
Futebol
|
O Flamengo inicia sua caminhada no Brasileirão 2025 neste sábado (29), enfrentando o Internacional, no Maracanã. O Rubro-Negro busca começar a competição com vitória, mas terá pela frente um adversário que vive um bom momento.
O Colorado chega embalado após conquistar o Campeonato Gaúcho de forma invicta, superando o Grêmio na final. Na última edição do Brasileirão, o Inter somou 27 pontos como visitante, com sete vitórias, seis empates e seis derrotas fora de casa.
Histórico do Flamengo em estreias no Brasileirão
Apesar do desafio, os números trazem bons indícios para o torcedor rubro-negro. Desde 2003, o Flamengo tem um retrospecto equilibrado em estreias:
7 vitórias
9 empates
5 derrotas
O clube tem a chance de igualar sua segunda maior sequência invicta em estreias no Brasileirão. Entre 2010 e 2014, o Flamengo não perdeu nos primeiros jogos da competição, com quatro empates e uma vitória.
A última derrota do Mais Querido em uma estreia foi em 2020, contra o Atlético-MG. Desde então, são três vitórias e um empate.
Últimas estreias do Flamengo no Brasileirão:
2024 – Atlético-GO 1 x 2 Flamengo
2023 – Flamengo 3 x 0 Coritiba
2022 – Atlético-GO 1 x 1 Flamengo
2021 – Flamengo 1 x 0 Palmeiras
Caso vença ou empate neste sábado, o Flamengo igualará sua maior sequência invicta em estreias no Brasileirão de pontos corridos, superando o desempenho entre 2010 e 2014.
Clube merengue tem temporada abaixo do esperado e atacante, cria do Mengão, tem sido peça fundamental para manter o moral do grupo, segundo o treinador
|
Vini Jr voltou a ser decisivo com a camisa do Real Madrid. No último domingo (20), o atacante revelado pelo Flamengo foi o destaque da vitória por 1 a 0 sobre o Athletic Bilbao, no Santiago Bernabéu, em partida válida por La Liga. Após o jogo, o técnico Carlo Ancelotti exaltou a atuação do camisa 7.
Ele é um jogador extraordinário..."
"Ele é um jogador extraordinário. Vinicius teve uma atitude fantástica, fez um gol, acertou duas ou três bolas no gol, e no segundo tempo ficou esgotado. Foi determinante, como sempre. Não têm sido dias felizes para ele nem para nós, mas gostei muito da sua reação, ele vai ser muito importante nos próximos jogos. Pelo o que é em campo e pela sua atitude", disse o treinador.
A partida marcou o reencontro com a torcida no Bernabéu após a eliminação nas quartas de final da Champions League. O primeiro tempo foi abaixo do esperado, e a equipe saiu vaiada. Na etapa final, o Real Madrid melhorou, criou 17 chances e viu Vini Jr assumir o protagonismo.
O atacante chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento de Endrick. No fim, Valverde acertou um belo chute e garantiu a vitória para os merengues.
Mesmo em uma temporada irregular do time, Vini Jr mantém números expressivos em 2024/25: são 21 gols e 12 assistências em 47 jogos. Na Champions, foi o artilheiro do Real com oito gols, apesar das críticas por atuações discretas nas fases finais, principalmente contra Atlético de Madrid e Arsenal.
Com pelo menos dez jogos restantes na temporada — seis por La Liga, a final da Copa do Rei e três na fase de grupos do Mundial —, o brasileiro tem boas chances de superar sua melhor marca pelo clube, de 24 gols, registrada na temporada passada.
O Real Madrid volta a campo nesta quarta-feira (23), às 16h30 (de Brasília), contra o Getafe, pela 33ª rodada de La Liga. Os merengues estão a quatro pontos do líder, Barcelona, e precisam de uma vitória para seguir na briga pelo título da competição.
Encontro terá como ponto principal discutir o futuro do volante dos Gunners, que é um das prioridades do Mengão para a temporada 2025
|
João Santos, empresário de Jorginho, está em Londres para uma reunião decisiva com Andrea Berta, diretor esportivo do Arsenal, nesta terça-feira (22). Segundo a jornalista Raisa Simplicio, o encontro tratará da possível rescisão antecipada do contrato do volante, que termina em 30 de junho de 2025. A liberação antecipada é essencial para que o jogador possa reforçar o Flamengo e se preparar para o Super Mundial de Clubes da Fifa, que começa em junho.
O Rubro-Negro já tem um acordo salarial com Jorginho, oferecendo um contrato até 2028, com vencimentos de R$ 1,7 milhão por mês, o que o colocaria entre os jogadores mais bem pagos do elenco. O técnico Filipe Luís vê o ítalo-brasileiro como peça-chave no meio-campo.
Apesar do avanço nas negociações com o Flamengo, a liberação do Arsenal ainda é um entrave. O clube inglês, que contratou Jorginho por 12 milhões de libras em janeiro de 2024, inicialmente queria mantê-lo até o fim do contrato. Nos últimos dias, os Gunners sinalizaram que podem liberá-lo sem custos, mas há divergências sobre bônus de fidelidade e outras compensações financeiras.
Além do Flamengo, Besiktas e Juventus monitoram a situação. O clube turco chegou a apresentar proposta para contar com o volante a partir de julho. Equipes da Arábia Saudita também entraram em contato com o jogador, mas nenhuma oferta oficial foi feita.
Enquanto define seu futuro, Jorginho segue com o Arsenal nas semifinais da Champions League. Os ingleses eliminaram o Real Madrid nas quartas de final, com duas vitórias: 3 a 0 em Londres e 2 a 1 no Bernabéu.
Agora, o adversário será o PSG. O primeiro jogo acontece no Emirates Stadium, no dia 29 de abril, e a volta será em Paris, no dia 7 de maio. Caso avance à final, o Arsenal encerrará a temporada no dia 31 de maio — apenas duas semanas antes da estreia do Flamengo no Mundial, marcada para 16 de junho, contra o Espérance.
Mengão segue na sua reformulação do setor de scouting e acertou com profissional com passagem pelo rival e que estava em Portugal
|
O Flamengo continua se movimentando nos bastidores enquanto a bola rola pelo Campeonato Brasileiro. Com aval do diretor esportivo José Boto, o clube acertou a contratação do scout Guilherme Coimbra, que estava atuando no AVS Futebol SAD, de Portugal.
A informação foi divulgada pelo influenciador Guilherme Flazoeiro. Além do futebol português, Coimbra já passou por clubes brasileiros como Vasco e Coritiba. Sua chegada atende a um desejo antigo de José Boto, que tem promovido uma reformulação profunda no setor de inteligência do clube.
Além da experiência prática como olheiro, Guilherme Coimbra também atua na área acadêmica. Ele é professor de Análise de Desempenho no Futebol na PUC-PR, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo Esportivo. A combinação de experiência de campo com formação teórica foi um dos fatores que agradaram à diretoria.
Desde que assumiu o comando do departamento de futebol, José Boto vem promovendo mudanças importantes. No time profissional, o português tem fortalecido a equipe de apoio com a chegada de novos olheiros e profissionais de análise. Na base, já contratou treinadores, scouts e jogadores, reforçando a estrutura de formação do clube.
Enquanto reorganiza seu bastidor, o Flamengo mantém o foco nos desafios dentro de campo. A equipe de Filipe Luís volta a jogar nesta terça-feira (22), às 19h (horário de Brasília), contra a LDU, em Quito, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores.