Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

CORAÇÃO MOLE! TITE SE EMOCIONA COM PRESENTE DO FLAMENGO (COM VÍDEO)

O novo treinador do Mais Querido foi presenteado pelo clube com uma memória da sua mãe, já falecida, Dona Ivone

Tite / CBF
Tite / CBF

  |

Icon Comentário0

Tite ainda está em fase de adaptação no Flamengo e o clube decidiu ajudá-lo a se sentir bem em casa e a vontade. Neste domingo (15), a página oficial do Mais Querido nas redes sociais divulgou um vídeo em que mostra alguns presentes que o treinador recebeu. Dentre estes está uma bonita memória com a mãe dele, que faleceu em 2019. O ex-técnico da Seleção Brasileira ficou emocionado. 

O treinador rubro-negro recebeu três coisas: uma camisa do Flamengo com o nome 'Ivone' (sua mãe), uma imagem de São Judas Tadeu (padroeiro do clube) e um terço com detalhes vermelhos e pretos. Este último também foi uma homenagem à Dona Ivone, porque ela tinha o costume de fazer o adereço religioso com as cores das equipes em que ele trabalhava. 

A chegada de Tite no Flamengo marca a primeira vez em que ele assume a liderança de uma equipe sem a sua mãe para celebrá-lo e para fazer o terço. O técnico ficou na Seleção Brasileira entre 2016 e 2022, sendo que não comandou nenhum clube desde a sua demissão em dezembro do ano passado (2022). 


"Vocês querem me arrebentar, me emocionar", brincou Tite com a equipe do clube, mas, mesmo assim, reconhecendo o gesto carinhoso: "Obrigado pela consideração." Completou ainda sobre a sua relação com a religião: "A espiritualidade, a fé acompanha todos nós, independentemente da situação."


"Tenho um legado da minha mãe, da fé, e tenho o legado do pai, do esporte", disse Tite, fazendo referência a Genor Bachi, seu pai, que faleceu em 2009. "Eu fui educado pelo meu pai pelo esporte. Esses dois, esporte e espiritualidade ficam ligados dentro de mim, no trabalho desenvolvido agora", terminou ele. Confira o vídeo:



Futebol

Não para: Gerson, do Flamengo, é o jogador com mais minutos desde a cirurgia

Meia vem sendo uma liderança técnica e moral dentro do clube

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Um dos principais jogadores do Flamengo em 2024, Gerson tem sido fundamental sob o comando de Tite. No último domingo (15), no empate por 1 a 1 com o Vasco, o meia anotou o gol do Rubro-Negro e se destacou mais uma vez. Neste ano, Gerson lidera a lista de atletas da Série A com mais minutos em campo desde que retornou de uma cirurgia no início da temporada.

Em março de 2024, Gerson passou por uma cirurgia no rim devido a uma hidronefrose, um problema renal que o afastou do Flamengo por cerca de um mês e meio. Desde o seu retorno, o atleta participou de todas as 37 partidas do Flamengo, além de mais duas pela Seleção Brasileira.


Top-5 de Atletas da Série A com Mais Minutagem (Após Retorno de Gerson):

Gerson (Flamengo) – 3246 minutos

Marcos Felipe (Bahia) – 3108 minutos


Fabrício Bruno (Flamengo) – 3077 minutos

Weverton (Palmeiras) – 3028 minutos

Agustín Rossi (Flamengo) – 3020 minutos

Dos 37 jogos do Flamengo desde o problema médico, Gerson foi titular em 32. O meia foi reserva nas três primeiras partidas do Brasileirão, enquanto recuperava o ritmo após a cirurgia, e também ficou no banco no duelo contra o Botafogo, após atuar os 90 minutos contra o Bolívar (BOL) na altitude, pela fase de grupos da Libertadores.

Após isso, Gerson iniciou 21 partidas consecutivas como titular. Ele retornou ao banco de reservas apenas no jogo contra o São Paulo, na segunda rodada do returno do Brasileirão, quando Tite optou por uma equipe alternativa. Gerson entrou na parte final daquela partida.

Próximo Compromisso

Com Gerson disponível, o Flamengo se prepara para as quartas de final da Libertadores. O Fla enfrentará o Peñarol (URU) nesta quinta-feira (19), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã. O jogo de volta está agendado para o dia 26 de setembro, no mesmo horário, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.



Futebol

Flamengo é apenas o sexto colocado em clubes que utilizam jogadores sub-21

studo do CIES aponta os clubes que mais utilizaram atletas com menos de 21 anos no Brasileirão

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

O Flamengo é o sexto time do Brasil que mais utilizou jogadores sub-21 no Brasileirão ao longo dos últimos três anos. Estudo publicado pelo Football Observatory (CIES), nesta quarta-feira (18), mostra que o clube está na média no número de atletas que colocou em campo, mas atrás de rivais no tempo que esses jovens atuam.

É importante destacar que o estudo analisa três anos de 9 de agosto de 2021 até o mesmo dia deste ano. Ou seja, os únicos Campeonatos Brasileiros analisados do início ao fim foram os de 2022 e 2023, junto ao fim do torneio de 2021 e 25 rodadas da temporada atual. Além disso, só foram contabilizados jogadores que não tinham completado os 21 anos.


O Flamengo é o sexto colocado no ranking nacional. Foram 21 jovens com até 20 anos que entraram em campo com o Manto Sagrado nesse período, sendo que eles ficaram em campo o total de 9,5% dos minutos disputados pelo time. Um índice maior que a média geral da Série A (6,34%), mas ainda abaixo da casa dos 10% atingida pelos cinco primeiros.


Veja o top-10:

Vasco- 22 jogadores- 13,2% dos minutos


Fluminense- 19 jogadores- 10,9%

Red Bull Bragantino- 26 jogadores- 10,6%

Palmeiras- 26 jogadores- 10,6%

Corinthians- 20 jogadores- 10%

Flamengo- 21 jogadores- 9,5%

Athletico-PR- 22 jogadores- 9%

Internacional- 20 jogadores- 8%

São Paulo-16 jogadores- 7,7%

Cruzeiro- 24 jogadores- 7,5%

Nesta temporada, por exemplo, acontece um aumento significativo nesse número. Três jogadores sub-21 entraram em campo pelo Flamengo no Brasileirão. São eles: Victor Hugo (20), Matheus Gonçalves (19) e Lorran (18), que somam 1.056 minutos em campo. Número que representa 46% dos 2.250 minutos disputados pelo Flamengo em 25 rodadas (sem acréscimos). Índice próximo aos maiores do mundo.

Vale destacar que os times acima do Flamengo utilizam os jovens para suprir carências do elenco, enquanto o Rubro-Negro costuma ir ao mercado. Isso é um dos motivos que explica a diferença de minutagem para sub-21, além da política de vendas rubro-negra, que libera jogadores muito jovens para o exterior.

Mas uma temporada em que o time está recheado de desfalques aumentou a presença dos jogadores muito jovens. Destaque para Lorran, que entrou em 15 partidas do Brasileirão e ficou em campo por 598 minutos até o momento.


Futebol

“Cada vez que você vê jogar, está pior”, diz Casagrande sobre o Flamengo de Tite

Comentarista não poupou críticas

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

As atuações do Flamengo têm dividido opiniões de torcedores e jornalistas. Após o empate em 1 a 1 do Rubro-Negro com o Vasco, no último domingo (15), o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande não poupou críticas à equipe comandada por Tite.

— Tudo que falamos de dúvida do Flamengo ganhar ou não é responsabilidade do próprio Flamengo, não porque os outros estão melhores – só o Botafogo, que é o melhor do Brasileiro e talvez da América do Sul. Mas em relação aos outros times, a dúvida sobre o Flamengo é por causa dele mesmo -, iniciou.


— Não pela escalação, pelo elenco. Você olha, e pensa: ‘Esse time não vai longe’. Olha de novo e não vê nada. Cada dia que você vê o Flamengo jogar, está pior que antes. Eu descarto um pouco o Flamengo (no Brasileiro). (…) Não adianta jogar bem e levar o empate no final -, finalizou, em participação no programa ‘Fim de Papo’, do UOL.


POUCOS PONTOS SOMADOS NOS ÚLTIMOS JOGOS

Cabe destacar que o Flamengo venceu apenas um dos últimos seis jogos no Brasileirão. Nesse recorte, foram três derrotas, dois empates e somente um resultado positivo. Ou seja, cinco pontos conquistados de 18 possíveis. Com o empate com o Vasco na 26ª rodada, o Rubro-Negro viu Botafogo e Palmeiras vencerem Corinthians e Criciúma, respectivamente. Dessa forma, os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro ‘esticaram’ na frente.


O Flamengo, no entanto, ainda possui um jogo a menos em relação aos três primeiros colocados da tabela do torneio nacional (Botafogo, Palmeiras e Fortaleza). Em suma, os comandados de Tite figuram no G-4 do Brasileirão e ainda possuem chances matemáticas de título.

Além disso, o Rubro-Negro está classificado às semifinais da Copa do Brasil, onde enfrentará o Corinthians. Por fim, tem pela frente as quartas da Libertadores. Nesta quinta-feira (19), inclusive, a equipe rubro-negra recebe o Peñarol (URU), em duelo pela competição continental. A bola rola às 19h (horário de Brasília), no Maracanã


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Especulado no Flamengo, jogador é anunciado na Grécia

 

Icon Comentário0
Futebol

Alcaraz sonha com a conquista da Libertadores no Flamengo

 

Icon Comentário0
Futebol

Ex-Flamengo estreia no Catar contra Al Hilal de Jorge Jesus

 

Icon Comentário0