Futebol

De la Cruz conta com apoio de seus ex-treinadores para o duelo diante do Peñarol

Meia é analisado por técnicos de infância que apontam as características que podem ajudar o Flamengo a vencer na Libertadores

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

25 Set 2024 | 09:08 |

Icon Comentário0

Precisando reverter um placar dificílimo no Uruguai, o Flamengo mais do que nunca vai precisar de um de seus maiores craques na temporada. Conterrâneo, De La Cruz volta para seu país natal buscando fazer história contra o Peñarol, e segundo seus treinadores da infância, deve conseguir, pois são desses jogos que ele gosta.


Em entrevista ao ‘GE’, os treinadores de base Aldo Correa e Gabriel Oroza, do Liverpool do Uruguai, afirmaram que, agora recuperado de lesão, o meia do Mengão tem tudo para “desequilibrar” o jogo de volta.


“Já demonstrou na sua carreira. No jogo passado, ele vinha de um estiramento. Tite o tirou no segundo tempo, e ele estava um pouco cansado. Agora, com uma semana de trabalho e rodagem, em seu melhor nível, ele desnivela o jogo. Ele é desnivelante”, destacou Gabriel Oroza.


“Estando na cabeça dele, imagino que ele queira mostrar todas suas condições. Não sei em que condições físicas está. No jogo passado, a condição física não o ajudou. Obviamente ele vai querer superar essa situação, porque o Flamengo quer passar”, completou Aldo Correa.

Treinador destaca qualidade importante de De La Cruz para partida contra o Peñarol


Formado pelo Liverpool do Uruguai, De La Cruz desde cedo se acostumou a jogar contra os grandes do país. Seja contra Peñarol, Nacional ou Danúbio, segundo o treinador de infância do jogador Gabriel Oroza, era justamente nesses jogos que o meia crescia.

“Sempre aparecia nos jogos mais difíceis. Tínhamos que cutucá-lo mais nos jogos mais fáceis. Nos jogos complicados, contra Nacional-URU, Peñarol, Defensor e Danúbio, era sempre o destaque. Sempre aparecia”, disse Oroza.

Recuperado de um estiramento, que o deixou fora por quase um mês, DLC voltou a campo justamente contra o Peñarol, no jogo de ida, onde atuou por 70 minutos. Após ser poupado contra o Grêmio, sem sequer viajar para o Rio Grande do Sul, assim como a maioria dos titulares, o uruguaio deve voltar a atuar entre os 11 iniciais na partida mais importante do Flamengo no ano.


Futebol

Vai passar na Globo? Onde assistir o jogo do Flamengo hoje contra o Madureira

Mengão encara o Tricolor suburbano pela partida de ida das semifinais do Campeonato Carioca no Maracanã e confronto terá transmissão gratuita

Jogo do Flamengo diante do Madureira pelo Carioca não terá transmissão da Rede Globo em TV Aberta - Foto: Reprodução
Jogo do Flamengo diante do Madureira pelo Carioca não terá transmissão da Rede Globo em TV Aberta - Foto: Reprodução

22 Fev 2026 | 09:18 |

Icon Comentário0

O Flamengo enfrenta o Madureira na noite deste domingo (22), no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca. A bola rola às 20h30 (horário de Brasília), mas o torcedor não poderá acompanhar pela TV aberta. A partida não terá transmissão da Rede Globo e será exibida apenas pelo Premiere (pay-per-view), SporTV (canal fechado) e pela GE TV, no YouTube.


DESFALQUES E POSSÍVEIS REFORÇOS


Para o confronto decisivo, o técnico Filipe Luís tem dois desfalques confirmados. O volante Jorginho segue o cronograma de recuperação após lesão na coxa, enquanto o meia Saúl ainda se recupera de cirurgia no tornozelo. Ambos permanecem sob cuidados do departamento médico e não ficam à disposição.


Por outro lado, há boas notícias. Plata retorna após cumprir suspensão na Recopa Sul-Americana e volta a ser opção no Estadual. Além disso, Wallace Yan, que havia relatado dores musculares, treinou normalmente com o grupo no sábado (21) e pode aparecer entre os relacionados, dependendo da avaliação final da comissão técnica.

TABU DE 18 ANOS EM JOGO


O Flamengo entra em campo defendendo um retrospecto expressivo diante do adversário: são 18 anos de invencibilidade contra o Madureira. A última derrota ocorreu em 2007, na ida da final da Taça Guanabara. Na ocasião, o Tricolor Suburbano venceu por 1 a 0 e surpreendeu no primeiro confronto da decisão.

Entretanto, na partida de volta, o Flamengo reagiu de forma contundente, goleou por 4 a 1 e garantiu o título do turno estadual. Desde então, o histórico é amplamente favorável ao clube da Gávea, que tenta manter a escrita e dar o primeiro passo rumo a mais uma final do Carioca.



Futebol

Veja a provável escalação do Flamengo hoje contra o Madureira no Carioca

Mengão encara o Tricolor suburbano pela partida de ida das semifinais do Campeonato Carioca no Maracanã e quer se recuperar após derrota na Recopa

Confira a provável escalação do Flamengo para encarar o Madureira pelo Carioca - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Confira a provável escalação do Flamengo para encarar o Madureira pelo Carioca - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

22 Fev 2026 | 09:10 |

Icon Comentário0

O Flamengo volta a campo neste domingo, às 20h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Madureira no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca 2026. A partida será disputada no Maracanã, palco também do confronto de volta, marcado para o dia 2 de março, às 21h, após acordo entre as diretorias.


PROVÁVEL ESCALAÇÃO


O provável Flamengo para este domingo tem: Andrew; Emerson Royal, Danilo, Vitão e Ayrton Lucas; Pulgar (Evertton Araújo), Paquetá e Carrascal; Plata, Lino e Pedro (Bruno Henrique).


Para o primeiro duelo decisivo, o técnico Filipe Luís tem um desfalque confirmado: Jorginho. O volante sofreu lesão na coxa esquerda no início do mês e, embora apresente evolução considerada satisfatória pelo departamento médico, ainda não reúne condições de jogo. A presença do meio-campista na partida de volta contra o Lanús, pela Recopa Sul-Americana, também não é garantida, embora exista uma possibilidade remota de recuperação a tempo.

PRIORIDADE FÍSICA E POSSÍVEL TIME MISTO


Diante do cenário, Filipe Luís pode optar por repetir a estratégia utilizada nas quartas de final contra o Botafogo, quando escalou uma formação alternativa. Com a derrota no primeiro jogo da Recopa, a prioridade física do elenco passa a ser a decisão continental. Ainda assim, o desempenho recente abaixo das expectativas pode levar o treinador a promover ajustes e observar novas opções.

SITUAÇÃO DE WALLACE YAN

Quem pode aparecer como novidade é o jovem Wallace Yan. O atacante já participou de parte das atividades com o grupo após relatar dores musculares e está em estágio mais avançado de recuperação do que Jorginho. Apesar disso, ainda não há confirmação sobre sua presença entre os relacionados. O duelo deste domingo marca o início de uma sequência decisiva para o Flamengo, que tenta equilibrar a busca por mais um título estadual com a necessidade de reação imediata na temporada.



Futebol

Atacante do Fluminense faz bela homenagem ao VIni Jr, ex-Flamengo

Após marcar o gol de empate contra o Corinthians, atacante tricolor baila na bandeirinha de escanteio em solidariedade ao astro do Real Madrid

Bruna Pelé "baila" em jogo do Fluminense e presta solidariedade a Vini Jr contra o racismo no futebol - foto: reprodução
Bruna Pelé "baila" em jogo do Fluminense e presta solidariedade a Vini Jr contra o racismo no futebol - foto: reprodução

21 Fev 2026 | 21:39 |

Icon Comentário0

A onda de solidariedade a Vinicius Junior ganhou um novo e simbólico capítulo nos gramados brasileiros nesta sexta-feira (20). Durante a partida entre Fluminense e Corinthians, válida pelo Campeonato Brasileiro Feminino, a atacante Bruna Pelé protagonizou um protesto em forma de comemoração. O gesto ocorreu após a jogadora marcar o gol que garantiu o empate para a equipe carioca na reta final do confronto.


Ao balançar as redes, Bruna correu em direção à bandeirinha de escanteio e reproduziu a tradicional "dança" feita pelo camisa 7 do Real Madrid. O ato foi uma resposta direta aos recentes ataques racistas sofridos pelo brasileiro no futebol europeu.


BRUNA EXPLICA A HOMENAGEM


Em entrevista concedida logo após o término da partida, a atacante do Fluminense detalhou a motivação por trás de sua celebração. Bruna enfatizou que o momento transcendia o futebol e servia como um manifesto de identidade e resistência.

"Eu comemorei igual ao Vini Jr para representar a nossa cor e dizer que não em relação ao racismo e a discriminação. É isso, estou muito feliz com o meu feito", declarou a jogadora, reafirmando seu apoio ao Cria do Flamengo.


RELEMBRE O EPISÓDIO

O protesto de Bruna Pelé faz referência ao incidente ocorrido durante o jogo entre Real Madrid e Benfica, pela Champions League. Na ocasião, Vini Jr marcou o gol da vitória merengue e comemorou dançando, o que desencadeou reações hostis. Segundo relato do brasileiro, o argentino Gianluca Prestianni, cobriu a boca com a camisa para proferir insultos, chamando-o de "macaco". 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Time carioca tenta contratação de algoz do Flamengo na Recopa
Futebol

Time carioca tenta contratação de algoz do Flamengo na Recopa

21 Fev 2026 | 14:57

Icon Comentário0
Flamengo x Madureira: onde assistir, horário e escalações da semifinal do Carioca
Futebol

Flamengo x Madureira: onde assistir, horário e escalações da semifinal do Carioca

21 Fev 2026 | 15:44

Icon Comentário0
Athletic-MG anuncia a contratação de Alex, ex-meia do Flamengo
Futebol

Athletic-MG anuncia a contratação de Alex, ex-meia do Flamengo

21 Fev 2026 | 17:20

Icon Comentário0