Futebol

Definição sobre futuro de Ednaldo Rodrigues no comando da CBF é adiada pelo STF

Ministro Flávio Dino pediu vista do processo, ou seja, mais tempo para analisar o caso, depois do voto do relator, ministro Gilmar Mendes

Ednaldo Rodrigues enfrenta o STF. Foto: Reprodução
Ednaldo Rodrigues enfrenta o STF. Foto: Reprodução

09 Out 2024 | 18:44 |

Icon Comentário0

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (9) o julgamento do caso que envolve a permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF.



O caso não foi concluído. Depois das sustentações orais de três advogados, inclusive o da CBF, só houve o voto do ministro Gilmar Mendes, relator do caso. Como era esperado, Gilmar defendeu os termos da decisão liminar dada por ele mesmo, que está em vigor atualmente. Ou seja, a permanência de Ednaldo no cargo.


O ministro Flávio Dino pediu vistas, e com isso não é possível prever quando o caso voltará ao Plenário. Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux se declararam impedidos. Inicialmente, o julgamento serviria para referendar ou não a liminar que Gilmar deu em janeiro. Mas o voto do ministro foi pela análise final do mérito do caso, o que traz uma perspectiva mais ampla à matéria.


Qual foi a discussão?

O centro da questão está a legitimidade do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a CBF. Esse TAC foi alicerce para a realização da eleição que levou Ednaldo Rodrigues ao poder.

A Justiça do Rio tinha derrubado a validade do TAC e da atuação do MP no caso. Com isso, chacoalhou as estruturas da CBF, nomeando o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) como gestor temporário da entidade. Só que o caso foi parar no STF, após ação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Então, veio a liminar de Gilmar.

O relator Gilmar Mendes defendeu que, sim, o MP poderia ter assinado o TAC com a CBF. No voto, ele ainda criticou a condução do processo por parte do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

"São coisas extravagantes nos processos e que precisam ser anotados", disse ele, no momento em que descrevia o trâmite e os fatos ocorridos enquanto o processo estava a caminho da 19ª Câmara Cível.

Uma das "extravagâncias" citadas por Gilmar foi:

"As apelações da CBF permaneceram pendentes de julgamento até novembro de 2023, quando o processo foi incluído em pauta na sessão da 19ª Câmara Cível, em 28/11. Pouco menos de uma semana da sessão de julgamento, o desembargador que era relator determinou a retirada de pauta. E assinou a suspeição por razões de foro íntimo. É isso mesmo o que os senhores ouviram. Dois dias depois, o novo relator do feito, de forma particularmente expedita, determinou reinclusão de pauta. Estava pronto para julgar. O processo estava incluído na sessão de 7/12/23".

Gilmar ainda pontuou que as decisões do TJ-RJ é que caracterizaram intervenção na CBF.

"A persistência de soluções como a que chegou o TJ-RJ inequivocamente implicará em violação ainda mais acentuada à autonomia da entidade. Um tribunal designando interventor, que designa diretores que passam a fazer a gestão da entidade desportiva".

Como a CBF se posicionou?

A CBF foi uma das partes que fizeram sustentação no processo. Ela foi representada pelo advogado Floriano Azevedo Marques.

"Venho aqui reiterando a necessidade de se ratificar a cautelar para evitar que, uma vez havendo a intervenção, a entidade é retirada da ordem esportiva internacional. O MP entrou com ação discutindo uma questão de governança. Criou-se uma incerteza que pode trazer danos. Diante da incerteza, o ente autônomo, resolve pacificar a questão travando um TAC com o MP. No exercício de competência constitucional. Fazia com que o conflito fosse resolvido em definitivo", disse ele, defendendo a validade do termo assinado pela entidade com o MP.

A questão técnica sobre o MP

A linha de raciocínio do voto do relator Gilmar Mendes foi apontar que o esporte é um direito social, previsto na constituição. Por isso, é legítimo que o MP atue em matérias ligadas a entidades esportivas.

"A atuação do MP o coloca em uma zona de comunicação entre o sistema de Estado e o sistema social. Há uma relação dúplice no desempenho de suas funções. (...) A legitimidade deve ser reconhecida de forma ampla", disse Gilmar, citando posteriormente a atividade da própria CBF:

"É dever do estado o fomento de prática esportiva formais e não formais. O que bem demonstra o interesse social subjacente às atividades da CBF. E, portanto, a presença do interesse público necessário a legitimar a atuação fiscalizatória".


Futebol

Filipe Luís diz que Carrascal sofre com concorrência no Flamengo

Meia ainda não teve oportunidade no time titular do Mengão com o treinador, mas duelo por uma vaga parece ‘desleal’ para o comandante

Carrascal ainda não teve espaço como titular no Flamengo de Filipe Luís devido a fase de Arrascaeta - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Carrascal ainda não teve espaço como titular no Flamengo de Filipe Luís devido a fase de Arrascaeta - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

15 Set 2025 | 11:26 |

Icon Comentário0

O Flamengo venceu o Juventude por 2 a 0 neste domingo (14), pela 23ª rodada do Brasileirão. Além dos gols de Arrascaeta e Emerson Royal, a partida marcou um momento especial para Jorge Carrascal, que deu sua primeira assistência com a camisa rubro-negra. Após o jogo, o técnico Filipe Luís destacou o talento do colombiano e lamentou a concorrência direta com um dos principais jogadores do elenco.


Filipe Luís sobre concorrência de Carrascal com Arrascaeta no Flamengo: "Muito difícil para o jogador"

CONCORRÊNCIA COM ARRASCAETA


Em entrevista coletiva, Filipe exaltou as qualidades do reforço, mas reconheceu a dificuldade pela posição ocupada: “Sobre o Carrascal, praticamente a mesma situação. Um jogador que compete por posição originalmente com o Arrascaeta, que vive a melhor fase. Muito difícil para o jogador que chega competir com um dos melhores jogadores do Brasil no momento, se não o melhor”, iniciou o treinador.


"Sabemos que ele pode jogar em outras posições também. Estamos dando todo o carinho para ele, para que possa se adaptar o mais rápido possível, porque é um jogador que tem muito talento", concluiu Filipe Luís, durante entrevista coletiva.

PRIMEIRA ASSISTÊNCIA


Carrascal começou no banco e entrou aos 33 minutos do segundo tempo. Pouco depois, deixou sua marca: pela ponta esquerda, cruzou na medida para Emerson Royal, que cabeceou para fechar o placar. Foi a primeira contribuição direta do colombiano em gol pelo Flamengo.

COMO FICOU A TABELA DO BRASILEIRÃO?

Com o triunfo em Caxias do Sul, o Flamengo chegou a 50 pontos e segue como líder isolado do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos a mais que o Palmeiras, segundo colocado, mas com um jogo a mais que o clube paulista na competição.

OLHO NA LIBERTADORES

Com o meia à disposição, o Flamengo agora foca na Copa Libertadores da América. Na próxima quinta-feira (18), o Rubro-Negro enfrenta o Estudiantes de La Plata (ARG) no Maracanã, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de ida das quartas de final.


Futebol

Diretoria do Flamengo tentará retorno de Gerson em Janeiro? Diretoria define alvo

Meio-campista não atua há quase um mês pelo clube russo, soma números discretos na temporada e não tem clima para voltar à Gávea na próxima temporada

Gerson vive momento difícil no Zenit, não atua há quase um mês e vê seu retorno ao Mais Querido cada vez mais distante
Gerson vive momento difícil no Zenit, não atua há quase um mês e vê seu retorno ao Mais Querido cada vez mais distante

15 Set 2025 | 11:20 |

Icon Comentário0

O volante Gerson atravessa um momento de baixa no Zenit. O jogador não é titular há quase um mês e não entra em campo desde 23 de agosto. Contratado por 25 milhões de euros junto ao Flamengo em julho, o meio-campista soma seis partidas pelo clube russo, sem gols ou assistências, sendo quatro como titular e duas saindo do banco de reservas.


Segundo informações apuradas pelo blog do jornalista Jorge Nicola, a saída do atleta da Rússia pode ser apenas questão de tempo, mas um retorno ao Mais Querido, hoje, está completamente descartado.


RELAÇÃO DESGASTADA


O vínculo entre Gerson e o Flamengo se deteriorou desde a negociação para o Zenit. Na época, o volante exigia salário superior a R$ 2 milhões para renovar contrato. O departamento de futebol, liderado por José Boto, chegou a oferecer R$ 1,5 milhão, mas o impasse só foi resolvido quando a multa rescisória foi reduzida para 25 milhões de euros, valor que o Zenit aceitou pagar.

Além disso, o pai do jogador, que atua como seu agente, hoje é mal vista pela atual gestão do Flamengo. O distanciamento entre as diretorias do Rubro-Negro e do Zenit reforça o cenário de inviabilidade para uma possível volta.


JORGINHO E SAÚL DIMINUEM POSSIBILIDADES

O espaço que um dia foi de Gerson está hoje ocupado por reforços que rapidamente caíram nas graças da torcida. Jorginho e Saúl, contratados na janela de julho, vêm recebendo elogios da comissão técnica e dos torcedores pelo desempenho no meio-campo, minimizando qualquer nostalgia pela ausência do brasileiro.


Futebol

Ainda tem ingressos para Flamengo x Estudiantes? Confira a nova parcial

Com setores esgotados e mais de 57 mil ingressos vendidos, expectativa é de mais de 67 mil torcedores no Maracanã na ida das quartas de final

Torcida do Flamengo promete apoio massivo no Maracanã contra o Estudiantes, com mais de 57 mil ingressos vendidos - foto: reprodução
Torcida do Flamengo promete apoio massivo no Maracanã contra o Estudiantes, com mais de 57 mil ingressos vendidos - foto: reprodução

15 Set 2025 | 10:48 |

Icon Comentário0

A torcida do Flamengo voltou a mostrar sua força na Copa Libertadores. Para a partida contra o Estudiantes, válida pela ida das quartas de final, já foram vendidos 57.402 ingressos. O confronto acontecerá na próxima quinta-feira (18), às 21h30, no Maracanã.


Os setores Norte, Leste, Oeste Inferior e Maracanã Mais já estão esgotados. No momento, restam entradas apenas para o setor Sul, ao preço de R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia). A expectativa da diretoria é de que os 60 mil bilhetes disponibilizados se esgotem ainda nesta sexta-feira.


Somando cortesias, gratuidades, camarotes e cadeiras cativas, a projeção de público para o confronto é alta. A estimativa é que mais de 67 mil torcedores empurrem o Mengão em busca de uma vaga na semifinal da competição continental, criando um clima de apoio massivo no estádio.


PRÓXIMOS DESAFIOS

Antes do duelo decisivo contra o Estudiantes, o Flamengo enfrenta o Juventude pelo Campeonato Brasileiro neste domingo (14), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi. O time lidera a tabela com 47 pontos, enquanto os gaúchos ocupam a 18ª posição com 21. O jogo da volta contra os argentinos está marcado para o dia 25 de setembro, também às 21h30, no Estádio Jorge Luis Hirschi (UNO), em La Plata.


VITÓRIA DO MENGÃO NO BRASILEIRO

O último domingo (15) foi especial para o Flamengo, que encerrou um tabu de quase 28 anos sem vencer o Juventude no Alfredo Jaconi. Em Caxias do Sul, pela 23ª rodada do Brasileirão, o Rubro-Negro superou os gaúchos por 2 a 0, com gols de Arrascaeta e Emerson Royal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Filipe Luís exalta Flamengo após vitória sobre o Juventude: “história…”
Futebol

Filipe Luís exalta Flamengo após vitória sobre o Juventude: “história…”

15 Set 2025 | 10:30

Icon Comentário0
Filipe Luís diz que o Flamengo pode ajudar jogador a voltar à Seleção
Futebol

Filipe Luís diz que o Flamengo pode ajudar jogador a voltar à Seleção

15 Set 2025 | 09:46

Icon Comentário0
Estádio do Flamengo: FGV finaliza estudo e será apresentado ao CoDe
Futebol

Estádio do Flamengo: FGV finaliza estudo e será apresentado ao CoDe

15 Set 2025 | 09:19

Icon Comentário0