Futebol
|
0O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (9) o julgamento do caso que envolve a permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF.
O caso não foi concluído. Depois das sustentações orais de três advogados, inclusive o da CBF, só houve o voto do ministro Gilmar Mendes, relator do caso. Como era esperado, Gilmar defendeu os termos da decisão liminar dada por ele mesmo, que está em vigor atualmente. Ou seja, a permanência de Ednaldo no cargo.
O ministro Flávio Dino pediu vistas, e com isso não é possível prever quando o caso voltará ao Plenário. Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux se declararam impedidos. Inicialmente, o julgamento serviria para referendar ou não a liminar que Gilmar deu em janeiro. Mas o voto do ministro foi pela análise final do mérito do caso, o que traz uma perspectiva mais ampla à matéria.
Qual foi a discussão?
O centro da questão está a legitimidade do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a CBF. Esse TAC foi alicerce para a realização da eleição que levou Ednaldo Rodrigues ao poder.
A Justiça do Rio tinha derrubado a validade do TAC e da atuação do MP no caso. Com isso, chacoalhou as estruturas da CBF, nomeando o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) como gestor temporário da entidade. Só que o caso foi parar no STF, após ação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Então, veio a liminar de Gilmar.
O relator Gilmar Mendes defendeu que, sim, o MP poderia ter assinado o TAC com a CBF. No voto, ele ainda criticou a condução do processo por parte do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).
"São coisas extravagantes nos processos e que precisam ser anotados", disse ele, no momento em que descrevia o trâmite e os fatos ocorridos enquanto o processo estava a caminho da 19ª Câmara Cível.
Uma das "extravagâncias" citadas por Gilmar foi:
"As apelações da CBF permaneceram pendentes de julgamento até novembro de 2023, quando o processo foi incluído em pauta na sessão da 19ª Câmara Cível, em 28/11. Pouco menos de uma semana da sessão de julgamento, o desembargador que era relator determinou a retirada de pauta. E assinou a suspeição por razões de foro íntimo. É isso mesmo o que os senhores ouviram. Dois dias depois, o novo relator do feito, de forma particularmente expedita, determinou reinclusão de pauta. Estava pronto para julgar. O processo estava incluído na sessão de 7/12/23".
Gilmar ainda pontuou que as decisões do TJ-RJ é que caracterizaram intervenção na CBF.
"A persistência de soluções como a que chegou o TJ-RJ inequivocamente implicará em violação ainda mais acentuada à autonomia da entidade. Um tribunal designando interventor, que designa diretores que passam a fazer a gestão da entidade desportiva".
Como a CBF se posicionou?
A CBF foi uma das partes que fizeram sustentação no processo. Ela foi representada pelo advogado Floriano Azevedo Marques.
"Venho aqui reiterando a necessidade de se ratificar a cautelar para evitar que, uma vez havendo a intervenção, a entidade é retirada da ordem esportiva internacional. O MP entrou com ação discutindo uma questão de governança. Criou-se uma incerteza que pode trazer danos. Diante da incerteza, o ente autônomo, resolve pacificar a questão travando um TAC com o MP. No exercício de competência constitucional. Fazia com que o conflito fosse resolvido em definitivo", disse ele, defendendo a validade do termo assinado pela entidade com o MP.
A questão técnica sobre o MP
A linha de raciocínio do voto do relator Gilmar Mendes foi apontar que o esporte é um direito social, previsto na constituição. Por isso, é legítimo que o MP atue em matérias ligadas a entidades esportivas.
"A atuação do MP o coloca em uma zona de comunicação entre o sistema de Estado e o sistema social. Há uma relação dúplice no desempenho de suas funções. (...) A legitimidade deve ser reconhecida de forma ampla", disse Gilmar, citando posteriormente a atividade da própria CBF:
"É dever do estado o fomento de prática esportiva formais e não formais. O que bem demonstra o interesse social subjacente às atividades da CBF. E, portanto, a presença do interesse público necessário a legitimar a atuação fiscalizatória".
Diretor de futebol do Mengão garante ter conversado com os agentes do jogador e diz que recebeu felicitações do atleta antes de sua apresentação
|
0Na coletiva de apresentação de José Boto como diretor de futebol do Flamengo, o português abordou a situação de David Luiz, que não terá seu contrato renovado com o rubro-negro. Boto confirmou não ter falado com o defensor de 37 anos a quem rasgou elogios, mas garantiu ter falado com seus representantes.
“O que se passou foi algo profissional. Quando quero contratar um jogador, não falo direto com o jogador. Os agentes ficam p**** quando fazemos isso”, disse Boto, que completou.
“Conheço as pessoas que lidam com o David há muitos anos. Eu estava na Croácia, eles pediram para que eu comunicasse assim que tivesse uma posição. Assim que me reuni com Filipe Luís, comuniquei pela manhã, muito cedo, às pessoas competentes. Desejo toda sorte ao David. É um excelente atleta e ser humano. Que seja muito feliz. Inclusive recebi felicitações por parte do David por meio de seus representantes”, afirmou o novo diretor do Flamengo.
David Luiz revela mágoa com o Flamengo
No Jogo das Estrelas, organizado por Zico, David Luiz se despediu da torcida do Mengão e disse que vai guardar sempre com carinho os momentos que passou vestindo o Manto Sagrado. O zagueiro, porém, revelou chateação por não ter sido comunicado diretamente pelo rubro-negro de que não teria seu contrato renovado.
"Vou ser bem sincero. Com a outra diretoria, eu já tinha um acordo verbalizado que eu ia ficar. Ia ter algumas coisas que eu ia conversar, porque tem os meus desejos pessoas. A gente ia ter essa conversa depois do campeonato. Vivi com muito respeito com todos. Tentei ser o máximo possível respeitoso e agir da maneira correta. A única vírgula de chateação que eu fico é que da mesma maneira que vocês receberam o comunicado pelo Instagram, assim foi comigo. Ou foi intencional, ou amador", disse o zagueiro.
No entanto, a versão apresentada pelo clube é de que o defensor foi informado da decisão na manhã do dia 22 de dezembro, antes do anúncio oficial. A notícia também já era amplamente comentada, com o site 'GE' publicando detalhes sobre a não renovação dois minutos antes da postagem oficial do Flamengo na rede social X (antigo Twitter).
O dirigente rubro-negro já conhece o atacante, que está no radar do Mais Querido para substituir Gabigol na próxima temporada
|
0Com a saída de Gabigol e a lesão de Pedro, o Flamengo está no mercado em busca de um novo centroavante até o retorno do camisa 9 aos gramados. Desse modo, o Rubro-Negro abriu negociações para contratar Lassina Traoré, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Questionado sobre o jogador, José Boto, novo diretor esportivo do Mais Querido, abriu o jogo sobre o atleta.
"Conheço muito bem. Contratamos ele do Ajax com 18 anos e pagamos 10 milhões de euros. É um jogador que pensamos, mas que está em análise como muitos outros estão. A posição de atacante é prioridade. Não queremos falhar. Temos que encontrar o perfil que interessa ao treinador e ao Flamengo. Pode ser um nome mais pesado, ou menos. Nomes mais pesados são para agradar torcida. Estamos num processo de análise", disse José Boto em entrevista coletiva nesta segunda-feira (30).
CONVERSAS EM ANDMENTO
De acordo com informações do GE, Lassina Traoré foi oferecido ao Flamengo, que gostou do nome e abriu conversas para tentar a contratação do jogador. Além disso, José Boto já conversou com o atacante e está conduzindo as negociações.
VALOR DA MULTA DE TRAORÉ
A vinda de Traoré ao futebol brasileiro é considerada 'complicada', por diversos fatores, como, por exemplo, o valor de mercado do atleta, que está avaliado em 5,6 milhões de euros (R$ 35 milhões). Além disso, a duração do contrato com a equipe ucraniana vai até 30 de junho de 2026. Além disso, o interesse de clubes da Premier League no atacante pode aumentar a concorrência pela contratação.
HISTÓRICO DO JOGADOR
Lassina Traoré foi revelado pelo Rahimo FC, de Burkina Faso em 2017. Logo depois, ele foi para o Ajax (HOL) para integrar as categorias de base em janeiro de 2019. Em meados do mesmo ano passou a integrar o time profissional da equipe holandesa, onde teve destaque entre os jogadores mais promissores nascidos a partir de 2001.
Em julho de 2021, Traoré foi negociado pelo Ajax ao Shakhtar Donetsk, pelo valor de 10 milhões de euros. Desde então, o atacante funciona como peça fundamental no ataque do time ucraniano, onde soma experiências em competições como a Champions League.
O novo diretor esportivo do Mais Querido concedeu uma coletiva de imprensa nesta segunda (30) e falou sobre o comandante do Rubro-Negro
|
0Na arde desta segunda-feira (30), José Boto concedeu sua primeira entrevista coletiva como novo diretor esportivo do Flamengo. O dirigente foi questionado sobre a decisão de manter Filipe Luís no comando do Flamengo e destacou que dá total apoio e confiança para o treinador do Mais Querido.
"O Bap me deu carta branca para mudar o treinador. Eu analisei o Filipe Luís, vi muita coisa que gostei, entrevista, coletiva e depois o contato diário tem se confirmado o que pensava. Normalmente eu não erro em treinador: o Filipe será top mundialmente", disse José Boto sobre Filipe Luís.
JOSÉ BOTO REVELA QUE AMBIÇÃO DE FILIPE LUÍS O CONVENCEU
Logo em seguida, o dirigente do Mais Querido revelou que analisou Filipe Luís e os jogadores do Flamengo e destacou que o técnico o agrada por ter repertório tático e saber se comunicar com os atletas. Além disso, Boto destacou que ambição do treinador rubro-negro o convenceu pela permanência do comandante no clube.
"Vi todos os jogadores do Filipe Luís duas vezes. Uma para analisar o elenco e outra para analisar o Filipe. Quem é experiente consegue perceber nuances táticas que me agradaram muito. Também me agradou a forma como comunica. Humilde, mas assertivo. Ele sabe o que quer. Depois falei com ele e percebi ambição. Vontade de aprender. Quando achamos que sabemos tudo é o primeiro passo para estarmos mortos", disse o dirigente rubro-negro.
REAPRESENTAÇÃO DO ELENCO
Assim, com aval de José Boto, Filipe Luís retoma os trabalhos com o elenco do Flamengo somente no dia 08 de janeiro, quando o plantel se reapresenta no CT Ninho do Urubu. Logo em seguida, os jogadores viajarão para os Estados Unidos, onde realizarão a pré-temporada.