
FlaBasquete
É TRI! Flamengo detona o Boca Juniors e é campeão da Basketball Champions League Américas
FlaBasquete
|
A temporada 2024/25 do basquete está próxima de ser iniciada e o Flamengo chega sendo um dos clubes favoritos ao título do NBB. Desta vez, a estreia do Mais Querido na competição nacional será contra o Vasco, no dia 12 de outubro, às 17h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube.
Vale lembrar que os times avançaram à fase mata-mata na competição. O Vasco acabou caindo nas quartas de final, após ser derrotado em uma série de 3 a 2 para o Bauru. Já o Mais Querido ficou com o vice-campeonato após perder para o Franca, por 3 a 1.
PRÉ-TEMPORADA NA EUROPA
Após conquistar apenas um título na última temporada, o Flabasquete passou por uma série de mudanças em seu elenco. Desse modo, prestes a iniciar uma nova jornada, a equipe do Mais Querido fará a pré-temporada na Europa. O Orgulho da Nação jogará quatro amistosos de preparação na Espanha, a principal liga do basquete FIBA do mundo.
EQUIPES QUE O MAIS QUERIDO ENFRENTARÁ
Segundo a programação, o Mais Querido enfrentará três adversários da primeira divisão do basquete espanhol: UCAM Múrcia, em Yecla, o Básquet Coruña e o Granada, em Granada. Por fim, o Rubro-Negro também encarará o Baloncesto Fuenlabrada, da Leb Oro, em Madrid.
Para a pré-temporada, que durará entre 2 e 12 de dezembro, o técnico Gustavo de Conti relacionou os jogadores: Franco Balbi, Alexey Borges, Shaq Johnson, Gui Deodato, Jordan Williams, Jhonatan Luz, Luan Oliveira, Kayo Gonçalves, Lucas Siewert, Taya Gallizzi, N’Tio Diarra e Isaque Duarte.
MVP da Champions League das Américas, o armador estaca amadurecimento, tranquilidade e diversão como chaves para sua evolução no basquete
|
A conquista da Champions League das Américas no último fim de semana marcou não apenas mais um título importante para o Flamengo, mas também um ponto de virada na trajetória de Alexey Borges. Eleito o MVP da competição, o armador revelou ter mudado sua forma de enxergar o basquete nos últimos anos e, hoje, atua com mais tranquilidade, maturidade e prazer em quadra.
MATURIDADE COMO COMBUSTÍVEL NO BASQUETE
Alexey tem se destacado pelo rendimento técnico e pela forma como lida com a pressão. Aos 28 anos, ele afirma que sua principal motivação sempre foi viver momentos como os da final contra o Boca Juniors. A diferença agora está na forma como encara esses desafios: com mais autoconfiança. “Hoje, estou muito mais confiante. Me sinto tranquilo para jogar, mesmo sabendo da responsabilidade que é vestir essa camisa”, disse o armador, referência do elenco do Mais Querido.
DESEMPENHO INDIVIDUAL QUE CHAMOU ATENÇÃO
Durante o torneio continental, Alexey acumulou números expressivos. Na semifinal contra o Franca, anotou 24 pontos e distribuiu nove assistências. Na final, foram 15 pontos, quatro rebotes e seis assistências. Ele terminou a competição com média de 19,5 pontos, 7,5 assistências e três rebotes nos dois jogos decisivos, além de liderar o ranking de eficiência com 21,7%.
Apesar da seriedade com que encara o esporte, Alexey destacou que a leveza ao jogar tem sido essencial. Segundo ele, esse é um dos fatores que explicam seu bom momento. “Procuro me divertir ao máximo, como se estivesse brincando no quintal de casa”, afirmou. O armador soma, até o momento, 452 pontos, 114 rebotes e 288 assistências na temporada, números que comprovam sua consistência.
Além da performance técnica, Alexey também se consolidou como uma das lideranças do elenco rubro-negro. O técnico Sérgio Hernández, conhecido por valorizar o aspecto mental dos atletas, não poupou elogios ao armador. “É um cara muito tranquilo, mas que ajuda bastante na parte tática. Ele pensa o jogo como um técnico. Para ele, cada partida tem peso de final”, comentou.
Competição será realizada no meio de setembro e Flamengo já está classificado após a terceira conquista da Basketball Champions League Américas
|
O tricampeonato das Américas conquistado no último sábado (19) confirmou: o FlaBasquete está novamente no topo do continente e garantido na Copa Intercontinental da Fiba, o Mundial de Clubes de Basquete. A vitória sobre o Boca Juniors na final da Champions League coroou mais um capítulo da hegemonia rubro-negra nas quadras.
Logo após a conquista, a Fiba confirmou as datas do torneio. A competição acontecerá em Singapura e terá início nos dias 18 e 19 de setembro, com a disputa da fase de grupos. A grande final está marcada para 21 de setembro, entre os líderes de cada grupo.
A Copa Intercontinental reunirá seis clubes, divididos em dois grupos de três times. Apenas os primeiros colocados de cada grupo avançam à decisão, tornando o torneio um verdadeiro desafio de tiro curto — com duração de apenas quatro dias.
Até o momento, além do Flamengo, apenas o campeão da NBA G-League, o Stockton Kings (equipe afiliada ao Sacramento Kings), tem presença praticamente garantida.
A Fiba ainda aguarda os campeões de outras competições para completar o quadro de participantes:
Com o calendário definido e a expectativa pela confirmação dos adversários, os torcedores do Flamengo já podem começar a se preparar: em setembro, o Orgulho da Nação vai em busca de mais um título mundial em Singapura.
Mengão conquistou o tricampeonato do torneio e agora vira a chave para a fase decisiva da competição nacional contra equipe do Rio Grande do Sul
|
A fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB) chega ao fim neste sábado (19), e o tricampeão da BCLA, Flamengo, já conhece seu adversário nos playoffs. Garantido na vice-liderança geral da competição, o FlaBasquete enfrentará o Caxias do Sul, 16º colocado, nas oitavas de final.
Com a segunda colocação, o Rubro-Negro terá a vantagem de mando de quadra em todas as fases dos playoffs, exceto em uma eventual final contra o Minas, líder da tabela e único time acima do Flamengo na classificação. A partir desta fase, as séries voltam a ser disputadas no formato melhor de cinco jogos.
O primeiro confronto entre Flamengo e Caxias está previsto para acontecer na próxima semana, possivelmente na quarta-feira (23) ou quinta-feira (24). A CBB ainda divulgará oficialmente as datas e horários da série.
Na fase regular, as equipes se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. O Flamengo venceu no Maracanãzinho por 84 a 55, enquanto o Caxias levou a melhor em casa por 85 a 82. Apesar do equilíbrio no histórico recente, o favoritismo é amplamente rubro-negro, e a expectativa é de uma classificação em até três jogos, o que permitiria ao elenco mais tempo de descanso antes das quartas de final.
Maior campeão da história do NBB com sete títulos, o Flamengo busca voltar ao topo da liga após três temporadas sem levantar o troféu, incluindo o vice-campeonato na edição passada. Já campeão da Copa Super 8 e atual bicampeão da BCLA, o FlaBasquete pode conquistar todos os principais títulos do calendário nacional em 2024/25.
Na primeira fase, o FlaBasquete somou 60 pontos em 34 partidas, com 26 vitórias e oito derrotas, alcançando 76,5% de aproveitamento. A diferença para o Minas, primeiro colocado, foi de apenas três pontos.
O Flamengo conquistou neste sábado (19) o seu terceiro título da Basketball Champions League Américas (BCLA) com uma vitória contundente sobre o Boca Juniors por 83 a 57 e vai disputar o Mundial de Clubes da categoria no segundo semestre.