
FlaBasquete
Flamengo reformula elenco do basquete com reforços e renovações para disputa do Mundial
FlaBasquete
|
Na luta para se manter na liderança do NBB, o FlaBasquete foi até Campina Grande-PB e venceu o Unifacisa, por 90 a 82, na tarde deste domingo de Páscoa. Didi, com 20 pontos, foi o destaque da partida. Com mais um triunfo, o Orgulho da Nação segue em primeiro lugar na fase classificatória da competição nacional.
Destaques
Didi – 20 pontos;
Olivinha – 17 pontos;
Franco Balbi – 15 pontos;
Gabriel Jaú – 10 pontos e 12 rebotes.
1º Quarto
O jogo começou com os donos da casa abrindo quatro pontos de vantagem. Gabriel Jaú foi o responsável pelos primeiros dois pontos do Flamengo. Com um ataque forte, o Unifacisa trabalhava bem as jogadas ofensivas e conseguia se manter à frente no placar, com uma certa vantagem, no início de partida. Aos poucos, o time rubro-negro foi se encontrando em quadra. O argentino Balbi chamou a responsabilidade e converteu uma bola tripla importante, fazendo com que a equipe encostasse no marcador. Big Maique apareceu livre no perímetro e anotou três pontos. Com isso, o Mengão ficou em vantagem pela primeira vez no duelo. Jaú fez bela jogada individual, puxou o contra-ataque e foi pra aquela enterrada que causa frisson na arquibancada. Mostrando um grande poder de reação, o FlaBasquete fechou a parcial em 23 a 19.
2º Quarto
No início do segundo quarto, a equipe da casa conseguiu retomar a vantagem no placar. Em quadra, Olivinha brigou no garrafão e anotou dois pontos. O confronto era bem equilibrado e os times se alternavam na frente do marcador. Loku Cuello arremessou pra três e converteu uma cesta importantíssima. Um fator a se destacar é que a equipe rubro-negra conseguia ficar com a maioria dos rebotes defensivos. Destaque também para a atuação de Olivinha, que trabalhava muito bem as jogadas dentro do garrafão. Com seis pontos na frente, o Orgulho da Nação foi para o intervalo com a 44 a 38 no placar.
3º Quarto
Na volta para o terceiro quarto, Gui Deodato achou Didi com liberdade para converter uma bola tripla da zona morta. Com início forte, o Fla fez a vantagem aumentar para dois dígitos. No decorrer do período, o Unifacisa voltou a equilibrar o duelo e encurtou a diferença no marcador. Gui Deodato cortou a marcação e anotou uma bola tripla importante. Scott Machado fez bela jogada no garrafão e fez mais dois pontos para o Mengão, que seguiu na frente por nove pontos de vantagem: 67 a 58.
4º Quarto
Nos minutos iniciais do último quarto, Didi recebeu livre no perímetro e fez mais três pontos para o Mais Querido. Olivinha também seguiu os passos do companheiro e converteu sua primeira bola tripla no jogo. Balbi fez jogada individual e usou a tabela para converter mais dois pontos na bandeja. Os donos da casa cresceram nos minutos finais e diminuíram a vantagem rubro-negra, deixando o jogo eletrizante na reta final. Faltando dois minutos, Cuello girou pra cima do marcador e converteu dois pontos importantes. Didi, da zona morta, acertou mais uma bola de três que foi decisiva para manter a vantagem. Com isso, o Orgulho da Nação fechou a partida em 90 a 82 e se manteve na liderança do NBB.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima terça-feira (2) para enfrentar o Fortaleza BC, às 20h, no ginásio do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO).
Quinteto inicial
Franco Balbi, Gui Deodato, Didi Louzada, Maique e Gabriel Jaú.
Técnico: Gustavo De Conti.
Com destaque do time do Flamengo de basquete, Confederação Brasileira de Basquete chama atletas para amistosos na China visando os Jogos de 2028
|
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou, nesta semana, os nomes dos atletas selecionados para representar o Brasil na Solidarity Cup, torneio amistoso que acontecerá na China entre os dias 24 e 31 de julho. Entre os 12 convocados, estão dois nomes ligados ao Flamengo: o ala-pivô Kayo Gonçalves e o recém-contratado Daniel Onwenu.
A competição, com cinco jogos previstos, servirá como plataforma de desenvolvimento de novos talentos e será utilizada como etapa preparatória do ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028. A equipe será comandada por Rodrigo Carlos da Silva, enquanto o técnico principal da Seleção, Aleksandar Petrovic, ficará fora dessa missão.
Com 26 anos, Kayo Gonçalves voltou ao Flamengo na temporada passada após passagem pela base do clube. No último ano, teve média de 6,9 pontos e 4,1 rebotes, contribuindo significativamente para as conquistas da BCLA (Basketball Champions League Americas) e da Copa Super 8.
Já Daniel Onwenu, de 25 anos, é uma das novas apostas do FlaBasquete. Recém-contratado, o ala tem passagens por Paulistano, Corinthians e pela G-League, liga de desenvolvimento da NBA. Suas qualidades físicas e técnicas prometem agregar ainda mais à rotação ofensiva da equipe carioca.
CONVOCAÇÃO TRAZ NOMES JOVENS E VARIADOS
Elinho Corazza – armador
Caio Pacheco – armador
Pedro Figueiredo – armador
João Gluck – ala/armador
Daniel Onwenu – ala/armador
Pedro Pastre – ala/armador
Victão – ala
Daniel Von Haydin – ala
Gabriel Jaú – ala/pivô
Rafael Paulichi – ala/pivô
Kayo Gonçalves – ala/pivô
Bernardo da Silva – pivô
O calendário oficial da seleção brasileira inclui as seguintes partidas:
26/07 – Brasil x Nova Zelândia – 06h30
27/07 – Brasil x Montenegro – 08h45
28/07 – Brasil x Guangdong – 08h45
30/07 – Brasil x Nova Zelândia – 06h30
31/07 – Adversário a definir
Kayo Gonçalves e Daniel Onwenu representarão o Mais Querido em torneio amistoso internacional com foco no ciclo olímpico até 2028
|
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta semana a lista de atletas convocados para disputar a Solidarity Cup, torneio amistoso internacional que ocorrerá na China entre os dias 24 e 31 de julho. Dois jogadores do Flamengo, o ala-pivô Kayo Gonçalves e o recém-contratado Daniel Onwenu, estão entre os escolhidos para vestir a camisa da Seleção Brasileira.
Com cinco partidas programadas, a competição servirá como plataforma de observação para jovens talentos e dará rodagem a atletas que podem integrar o elenco nacional no ciclo até os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. O técnico principal Aleksandar Petrovic não comandará a equipe nesta fase; a missão ficará a cargo de Rodrigo Carlos da Silva.
Aos 26 anos, Kayo Gonçalves é cria da base do Flamengo e retornou ao clube na temporada passada. Com médias de 6,9 pontos e 4,1 rebotes, ele teve papel importante nas conquistas da BCLA e da Copa Super 8, sendo recompensado com a renovação de contrato para a temporada 2025/26.
Já Daniel Onwenu, de 25 anos, foi anunciado recentemente como reforço do time. Com passagens por Paulistano, Corinthians e pela G-League — liga de desenvolvimento da NBA —, o ala traz ao Mengão características físicas e técnicas que reforçam a rotação ofensiva da equipe para os próximos desafios.
De acordo com a CBB, a Solidarity Cup tem o objetivo de ampliar o leque de opções para o ciclo olímpico. A competição reunirá adversários como Nova Zelândia, Montenegro e o time chinês Guangdong. O quinto adversário ainda será anunciado.
Americano chega ao Orgulho da Nação após ótima temporada no Japão e reforça o elenco para os desafios de 2025/2026 que não são poucos
|
O Flamengo anuncia a contratação do experiente ala-pivô americano Markeith Cummings, de 36 anos, para a temporada 2025/26 do FlaBasquete. Após passagem pela liga japonesa (B.League), o jogador chega com currículo internacional com muita experiência.
Nascido no Alabama (EUA) e ex-jogador de Kennesaw State, Cummings coleciona passagens por diversos países e ligas, incluindo Estados Unidos, França, Japão e Angola, onde foi campeão da Basketball Africa League em 2024 com o Petro de Luanda.
Na última temporada, atuou pela equipe japonesa Shiga Lakestars, onde registrou médias de 15,3 pontos, 5,1 rebotes e 3,1 assistências por jogo em 51 partidas, sendo um dos principais jogadores da liga.
Reconhecido por sua versatilidade ofensiva, capacidade de criação e eficiência — com 54,1% de aproveitamento nos arremessos de quadra na última temporada — Cummings chega ao Orgulho da Nação para reforçar a equipe rubro-negra com seu arsenal técnico e bagagem internacional.
O ala-pivô comentou sobre a chegada ao Flamengo e o que espera da nova temporada. “Minhas expectativas são chegar, ser o profissional que sempre fui e fazer tudo o que a equipe precisar de mim. Quero ajudar a manter a tradição de conquistas do clube. Estou muito animado, só ouvi coisas boas sobre a organização, e é um prazer poder fazer parte disso”, destacou Cummings.
Markeith Cummings se junta a Alexey Borges, Franco Baralle, Daniel Onwenu, Shaq Johnson, Gui Deodato, Jhonatan Luz, Kayo Gonçalves, Ruan Miranda e Wesley Castro como os nomes confirmados para a próxima temporada do basquete rubro-negro.