Futebol

Flamengo divulga projeções para 2025 com foco no Maracanã e sócio-torcedor

Programa para aproximar a torcida será reformulado e Mengão planeja alavancar as receitas do estádio para a temporada após baixas em 2024

Flamengo quer mais receitas com o Maracanã em 2025 e reformulação do sócio-torcedor pode ser um aliado - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Flamengo quer mais receitas com o Maracanã em 2025 e reformulação do sócio-torcedor pode ser um aliado - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Flamengo divulgou nesta segunda-feira (31) o Relatório Anual de Demonstrações Financeiras 2024, apresentando detalhes sobre as finanças do clube e as diretrizes para o futuro. O documento de 80 páginas destaca desafios e estratégias para 2025, mas um ponto chamou a atenção: a ausência de menção ao estádio próprio, enquanto a gestão do Maracanã aparece como prioridade.


O relatório classifica 2024 como um ano de "transformações significativas", impulsionado principalmente pelo contrato da Libra com a Globo pelos direitos do Brasileirão. Segundo o presidente Luiz Eduardo Baptista (Bap), o Flamengo deixará de arrecadar até R$ 500 milhões em cinco anos. Além disso, o aumento de gastos no segundo semestre impõe desafios financeiros ao clube.


Diante desse cenário, o Rubro-Negro aposta na gestão do Maracanã como um dos pilares estratégicos para fortalecer suas receitas em 2025.


FLAMENEGO APOSTA NO MARACANÃ E ESTUDA NAMING RIGHTS

A diretoria projeta um maior protagonismo na administração do estádio, com um plano de aprimoramento operacional para melhorar a experiência dos torcedores. Entre as medidas estão melhorias nos serviços, acessos e áreas de convivência, além do fortalecimento das receitas de matchday — que incluem bilheteria, camarotes, venda de alimentos e bebidas, além do programa de sócio-torcedor.


Na estreia do Brasileirão, por exemplo, o Flamengo ficou com menos de 50% da receita bruta de bilheteria. Para reduzir custos operacionais, o clube já discute com o Governo do Rio de Janeiro a possibilidade de vender os naming rights do Maracanã.

SÓCIO-TORCEDOR E FLAMENGO TV COMO NOVAS FONTES DE RECEITA

O relatório também destaca novas frentes de arrecadação, classificadas como "subexploradas":

  • Reformulação do programa sócio-torcedor, com uma nova proposta de valor para expandir a base de associados;
  • Lançamento da Flamengo TV, transformando a plataforma em um canal de conteúdo com transmissões internacionais dos jogos como mandante no Brasileirão.
FLAMENGO ESTREIA NA LIBERTADORES

Uma das grandes fontes de receita do Flamengo na temporada começa nesta quinta-feira, quando o Mengão encara o Deportivo Táchira, na Venezuela, em sua estreia pela Libertadores de 2025. O Mais Querido busca se tornar o primeiro brasileiro a ser tetracampeão da competição, o que garante um grande prêmio financeiro,



Futebol

Galvão exalta Gerson pelo Flamengo e faz pedido a CBF: " Tem que jogar...."

Em entrevista recente, narrador destacou a falta de jogadores acostumados a grandes decisões na Seleção, ressaltando o volante do Mais Querido como exceção

Galvão Bueno destaca Gerson, do Flamengo, como único meio-campista da seleção atuando em grande clube internacionalmente. ( Foto/CRF )
Galvão Bueno destaca Gerson, do Flamengo, como único meio-campista da seleção atuando em grande clube internacionalmente. ( Foto/CRF )

  |

Icon Comentário0

 Em entrevista ao canal Romário TV, Galvão Bueno voltou a expressar sua insatisfação com os rumos da Seleção Brasileira. O experiente narrador, que já havia feito críticas em outras oportunidades, focou desta vez no perfil dos jogadores convocados por Dorival Júnior, ex-treinador da Seleção sendo especialmente no setor de meio-campo.




Tirando o Gerson...todos os outros jogadores do meio-campo jogam em time pequeno.." - Disse Galvão Bueno



GERSON RECEBE ELOGIOS


Segundo Galvão, o único meio-campista da atual lista que atua em um time com peso internacional é Gerson, destaque do Flamengo. "Tirando o Gerson, que joga em um grande clube internacionalmente como o Flamengo, todos os outros jogadores do meio-campo jogam em time pequeno ou médio", afirmou o narrador.


CRÍTICAS A BRUNO GUIMARÃES

Durante a conversa, Galvão ressaltou que sente falta de atletas com histórico de grandes conquistas recentes. Para ele, há um contraste em relação ao passado, quando o Brasil era representado por jogadores que brilhavam em clubes de elite do futebol mundial. Um dos nomes citados foi Bruno Guimarães, meio-campista do Newcastle. Apesar de reconhecer o talento do jogador, Galvão apontou que o clube inglês, na sua visão, ainda não tem a grandeza necessária para formar a base de uma seleção brasileira forte.


Galvão destacou que, historicamente, o Brasil sempre contou com atletas vindos de gigantes europeus ou clubes nacionais de peso. Para ele, a atual realidade é preocupante e revela uma queda no nível de competitividade dos jogadores escolhidos. Sem mencionar diretamente o técnico Dorival Júnior, Galvão deixou claro seu desconforto com as escolhas feitas recentemente. A crítica se estende à dificuldade da comissão técnica em encontrar jogadores de meio-campo que tragam experiência em decisões importantes.


O narrador também chamou atenção para o fato de que, em Copas passadas, o Brasil levava ao Mundial atletas que eram protagonistas em clubes como Real Madrid, Barcelona, Milan e Manchester United, algo que hoje parece distante da realidade. Ao exaltar Gerson, Galvão não apenas reconheceu a força do Mengão no cenário atual, mas também reforçou a necessidade de a seleção buscar jogadores que estejam acostumados a grandes desafios. Para ele, a experiência em clubes vencedores é fundamental para formar um grupo competitivo.



Futebol

O que precisa acontecer para o Flamengo liderar o Brasileirão? Confira cenários

Mengão entra em campo diante do Corinthians neste domingo (27) e está a dois pontos do líder do torneio, o Palmeiras, que pega o Bahia

Confira os cenários que podem conceder a liderança do Brasileirão ao Flamengo neste domingo (27) - Foto: Reprodução/Flamengo
Confira os cenários que podem conceder a liderança do Brasileirão ao Flamengo neste domingo (27) - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

No Campeonato Brasileiro, o que realmente importa é ser líder na 38ª rodada. No entanto, começar a competição na ponta traz uma tranquilidade maior. Por isso, os torcedores do Flamengo já estão com a calculadora na mão e projetando os cenários para que o Rubro-Negro chegue ao topo da tabela neste domingo (27). Em resumo: basta vencer o Corinthians, e o Palmeiras precisa tropeçar contra o Bahia.


OS CENÁRIOS


O Alviverde é o líder da competição com 13 pontos, dois à frente do Mengão, segundo colocado com 11. O Flamengo precisa vencer o Corinthians neste domingo (27) para alcançar 14 pontos. Se o time empatar ou perder no Maracanã, não terá mais chances de terminar a rodada na liderança. Para que o Mais Querido chegue ao topo, é necessário que o Palmeiras não vença o Bahia.


A equipe paulista, comandada por Abel Ferreira, enfrenta o Bahia em casa, a partir das 18h30 (horário de Brasília) no domingo (27). Se Palmeiras e Flamengo terminarem a rodada com 14 pontos, o Mengão será o líder, já que tem um saldo de gols superior. No entanto, se o Palmeiras perder e o Flamengo vencer, o Rubro-Negro assume a liderança pela pontuação.

TORCIDA E SECADOR LIGADOS


Flamengo x Corinthians terá início às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. A Globo, em rede aberta, transmite a partida entre as duas maiores torcidas do Brasil para todo o país. O Premiere, via pay-per-view, também exibirá o duelo. Para os rubro-negros que preferem "ligar o secador" contra o Palmeiras, o jogo do time paulista contra o Bahia também será transmitido pelo Premiere.

Para o confronto diante do Corinthians, o técnico Filipe Luís, do Flamengo, deve mandar a campo uma equipe com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Michael (Luiz Araújo) e Bruno Henrique.



Futebol

Flamengo vai aos bastidores e vê duas posições para reforçar no Super Mundial de Clubes - confira

Com o foco na disputa do Super Mundial de Clubes, o Mais Querido se movimenta para reforçar o elenco de Filipe Luís e planeja novas contratações para a próxima

Filipe Luís lidera o planejamento do Flamengo para reforçar o elenco visando o Super Mundial de Clubes 2025 ( Foto /CRF)
Filipe Luís lidera o planejamento do Flamengo para reforçar o elenco visando o Super Mundial de Clubes 2025 ( Foto /CRF)

  |

Icon Comentário0

O volante Jorginho, atualmente no Arsenal, é o principal nome tratado pela diretoria. Em reta final de contrato na Inglaterra, o ítalo-brasileiro deve chegar ao Rubro-Negro sem custos de transferência, trazendo experiência e qualidade para o setor de meio-campo. O Flamengo ajusta seu planejamento para o segundo semestre de 2025, de olho no Super Mundial de Clubes. Sob comando do técnico Filipe Luís, o clube articula a chegada de novos reforços para fortalecer o elenco e manter a competitividade em alto nível.





PLANOS VÃO ALÉM DA CONTRATAÇÃO DE JORGINHO

Segundo informações divulgadas pelo jornalista Venê Casagrande, o clube não pretende se limitar apenas à chegada de Jorginho. A diretoria trabalha para fechar também com um novo meio-campista e um ponta, buscando peças que agreguem diferentes características ao time. A ideia é contratar um jogador para atuar na função de Arrascaeta, aumentando as opções para a criação de jogadas. Filipe Luís conta hoje com boas alternativas, mas a avaliação interna é de que uma peça a mais no setor criativo pode ser determinante para a sequência da temporada.



A procura por um ponta também é prioridade. O objetivo é encontrar um jogador com estilo distinto dos que já fazem parte do elenco. Apesar da quantidade de opções na posição, o entendimento é de que um reforço com novas características pode enriquecer ainda mais o repertório ofensivo. A expectativa é de que a próxima janela de transferências seja movimentada para o Mengão. A chegada dos novos reforços será estratégica para alinhar o time às exigências do calendário e às expectativas da torcida para o Super Mundial.


Apesar da movimentação nos bastidores, até agora a diretoria, liderada por José Boto, mantém cautela. Nenhum nome foi oficialmente divulgado para as novas posições almejadas, reforçando a postura discreta nas negociações. Assim como na busca por reforços, a política de saídas do clube é conservadora. A diretoria não pretende liberar nenhum jogador do time titular durante a janela, priorizando a manutenção da base atual para encarar os desafios da temporada.


FLAMENGO TEM DUELO IMPORTANTE NO BRASILEIRÃO

Enquanto se movimenta no mercado, o Rubro-Negro entra em campo neste domingo (27), contra o Corinthians, no Maracanã, pela 6ª rodada do Brasileirão Betano. O jogo começa às 16h (horário de Brasília) e promete casa cheia para apoiar o time. Com a chegada de reforços como Jorginho e outros nomes que devem ser anunciados, a expectativa é que o Mais Querido entre ainda mais forte no segundo semestre. A torcida aguarda ansiosa pelas novidades e pela chance de ver o Mengão brilhando no Super Mundial de Clubes.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com Flamengo x Corinthians, confira os jogos deste domingo (27) pelo Brasileirão
Futebol

Com Flamengo x Corinthians, confira os jogos deste domingo (27) pelo Brasileirão

 

Icon Comentário0
Matheus Pereira é o reforço que o Flamengo precisava? Diretoria não fez proposta - afirma jornalista
Futebol

Matheus Pereira é o reforço que o Flamengo precisava? Diretoria não fez proposta - afirma jornalista

 

Icon Comentário0
Lei do Ex! Flamengo e Corinthians revivem histórias com Hugo Souza e Matheuzinho no Maracanã
Futebol

Lei do Ex! Flamengo e Corinthians revivem histórias com Hugo Souza e Matheuzinho no Maracanã

 

Icon Comentário0