
Futebol
|
No próximo sábado, 26 de outubro, o Flamengo terá um desafio importante pelo Campeonato Brasileiro ao receber o Juventude no Maracanã. Enquanto o Rubro-Negro vem buscando consolidar sua posição na tabela, a equipe de Caxias do Sul enfrenta uma dura sequência de jogos longe de seus domínios, sem conseguir uma vitória há mais de dois meses fora de casa. O Juventude chega para o confronto com um histórico recente de cinco jogos como visitante, somando apenas dois empates e três derrotas. A última vitória da equipe gaúcha longe de casa foi no dia 18 de agosto, contra o Athletico-PR, por 2 a 1, na Ligga Arena.
Com o Flamengo atuando em casa, a expectativa é de um jogo em que o time carioca deve impor seu estilo, buscando aproveitar a fase instável do adversário. O Rubro-Negro conta com o apoio de sua torcida no Maracanã, que tem sido um diferencial em partidas como mandante. A equipe vem de resultados sólidos jogando em seus domínios, e o técnico espera que o fator casa seja um trunfo para alcançar mais três pontos e manter viva a briga por uma posição confortável na classificação.
FLAMENGO TEM ESQUEMA MONTADO
O Juventude, por outro lado, vive um momento de oscilação, especialmente nos jogos como visitante. Desde a vitória sobre o Athletico-PR, a equipe de Caxias do Sul não conseguiu repetir o bom desempenho fora de casa. Em suas últimas cinco partidas longe de seus domínios, o time enfrentou adversários difíceis e acumulou resultados que acenderam o alerta. Foram dois empates em confrontos diretos na parte de baixo da tabela e três derrotas contra times que brigam por vaga na parte superior.
Para o Juventude, o confronto contra o Flamengo representa uma oportunidade de mudar o panorama da campanha e reverter a sequência negativa longe de seus domínios. O time gaúcho sabe que precisa pontuar para seguir na luta contra o rebaixamento e, apesar do cenário desfavorável, espera surpreender o time carioca. A equipe conta com um sistema defensivo que busca se reorganizar e evitar os erros que custaram pontos preciosos nas últimas rodadas.
UM ELENCO COM DESFALQUES
A última vitória fora de casa do Juventude, contra o Athletico-PR, foi um jogo em que a equipe soube aproveitar as falhas do adversário e marcou gols em momentos estratégicos. Desde então, o time não conseguiu repetir a eficiência e vem enfrentando dificuldades para pontuar longe de casa. A missão contra o Flamengo promete ser complicada, mas os jogadores e a comissão técnica sabem que precisam se concentrar em corrigir as falhas apresentadas recentemente para sair com um bom resultado no Maracanã.
Diante desse cenário, o Flamengo terá o desafio de administrar a pressão do favoritismo em casa e buscar manter a boa fase como mandante. O Juventude, por sua vez, entra em campo para tentar quebrar o jejum fora de casa e somar pontos importantes na tabela. A expectativa é de um confronto em que o Rubro-Negro buscará aproveitar as fragilidades do adversário, enquanto o Juventude tentará surpreender em busca de reverter sua campanha longe de Caxias do Sul.
O treinador da equipe alemã disse que o nível do jogo foi de como qualquer outro nas grandes ligas europeias, onde destacou que o elenco rubro-negro é bom
|
Flamengo e Bayern de Munique fizeram neste último domingo (29) um grande confronto, onde a equipe alemã levou a melhor e eliminou o Mais Querido do Mundial de Clubes. Após a partida, o técnico Vincent Kompany elogiou a atuação do Rubro-Negro e disse que o Mengo não apresentou um nível muito diferente dos jogos que os alemãs fazem na Europa.
Kompany enaltece atuação do Flamengo: "Jogamos contra um time top hoje".
Ele continuou: "Não pareceu muito diferente dos jogos que fazemos quando enfrentamos os jogos mais difíceis da Europa", disse Kompany, ao analisar o confronto contra o Flamengo.
Logo em seguida, o técnico do Bayern disse que seu time pressionou a saída de bola do Flamengo, que é muito boa, impondo dificuldades para seguir sempre perigoso.
"Mesmo que eu tenha muita experiência como jogador, nunca joguei muitas vezes nesse clima. Fiquei preocupado com depois dos vinte minutos. Era um jogo competitivo. Acho que tivemos um momento em que defendemos com a linha baixa. A maneira em que concedemos o pênalti foi desnecessária. Mas sempre que conseguimos fazer uma boa pressão na saída de bola deles, que tem qualidade, são muito bons nisso. A chave foi que sempre nos mantivemos perigosos no ataque. Acho que essa foi a chave. Poderíamos marcar a qualquer momento", destacou Kompany.
Apesar de ter sido eliminado, o Flamengo conseguiu demonstrar um pouco da qualidade do elenco. Após ter a desvantagem de 2 a 0 no placar, o Mais Querido seguiu buscando diminuir o marcador. Em meio as tentativas, o Mengo incomodou e balançou as redes em duas oportunidades, com Gerson e Jorginho.
Agora, o Flamengo volta a campo somente na semana do dia 13 de julho, quando encara o São Paulo, pelo Brasileirão. Enquanto isso, o elenco rubro-negro aproveitará alguns dias de férias antes de retornar às atividades.
O meia da equipe alemã destacou a força do elenco do Mais Querido na partida deste último domingo (29), pelo Mundial de Clubes
|
O Flamengo foi eliminado do Mundial de Clubes após ser derrotado pelo Bayern de Munique. Depois da partida, o meia da equipe alemã, Serge Gnabry, fez questão de elogiar o elenco Rubro-Negro e a dificuldade imposta à sua equipe.
Gnabry elogia o Flamengo: "Eles jogaram bem, eles foram bastante agressivos, obviamente".
Ele continuou: "Foi um jogo complicado, um jogo realmente duro. Eles sempre conseguiram fazer um gol ali, então foi um jogo bastante complicado", disse Gnabry em entrevista à "Cazé TV".
Apesar de ter sido eliminado, o Flamengo buscou jogo contra o Bayern de Munique, que abriu dois gols de diferença. No entanto, o Mais Querido conseguiu reagir e diminuir a distância. Assim, para Gnabry, a capacidade de manter a diferença no marcador foi crucial para o resultado final.
"A gente conseguiu manter essa diferença de dois gols por algum tempo. Isso nos ajudou bastante, mas, como eu disse, foi um jogo bastante complicado", reforçou o jogador.
Agora, o Flamengo volta a campo somente na semana do dia 13 de julho, quando encara o São Paulo, pelo Brasileirão. Enquanto isso, o elenco rubro-negro aproveitará alguns dias de férias antes de retornar às atividades.
Mengão cometeu muitos erros que geraram gols do Bayern de Munique, mas teve atuação convincente para grande parte da mídia especializada
|
Após a eliminação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, o jornalista Mauro Beting utilizou suas redes sociais para elogiar a atuação da equipe rubro-negra diante do Bayern de Munique. Nas oitavas de final, o Flamengo acabou derrotado por 4 a 2, mas, para o comentarista, o desempenho foi digno de aplausos.
Mauro Beting sobre o Flamengo no Mundial: "é de virar casaca e revisitar conceitos"
"Bayern 4x2 Flamengo foi um festival de futebol europeu, sul-americano e mundial. O melhor jogo da Copa do Mundo de Clubes. Não sou flamenguista. Mas o futebol do Flamengo em 1981-82, em 2019, e neste Mundial, é de virar casaca e revisitar conceitos", escreveu Mauro.
O Flamengo começou a partida de forma nervosa, com muitos erros de passe. Logo aos 5 minutos, Erick Pulgar marcou um gol contra após jogada cruzada. Pouco depois, aos 10, Harry Kane ampliou o placar para os alemães, aproveitando uma falha de Arrascaeta na saída de bola. A resposta rubro-negra veio aos 32 minutos, com um belo chute de Gerson que diminuiu o placar. No entanto, ainda antes do intervalo, Goretzka marcou o terceiro do Bayern.
Na segunda etapa, o Flamengo voltou com postura ofensiva e conseguiu reduzir novamente com um gol de Jorginho, de pênalti, fazendo 3 a 2. O time cresceu no jogo, mas um novo erro defensivo permitiu que Harry Kane marcasse seu segundo na partida, fechando o placar em 4 a 2 para os bávaros.
O Mengão agora volta ao Brasil ainda nesta segunda-feira (30) e foca no retorno da temporada do futebol brasileiro. O Flamengo está classificado para às oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, onde vai enfrentar Atlético-MG e Internacional, respectivamente. O primeiro compromisso, porém, é pelo Brasileirão, quando recebe o São Paulo no Maracanã. A CBF ainda não definiu as datas devido ao Mundial de Clubes.