Futebol

FLAMENGO PRECISA QUEBRAR ESCRITA PARA CONQUISTAR A COPA DO BRASIL CONTRA O SÃO PAULO

No mata-mata, Rubro-Negro nunca conseguiu classificação ou título após perder jogo de ida em casa

  |

Icon Comentário0

O Flamengo tem uma escrita para quebrar caso queira o pentacampeonato da Copa do Brasil: o clube jamais se classificou ou foi campeão após perder o jogo de ida na condição de mandante em torneios decididos no mata-mata (o Campeonato Carioca não entrou na conta).


A maioria das quedas rubro-negras com derrota em casa no primeiro jogo aconteceu dos anos 2000 em diante. Na década passada, por exemplo, foram seis. Um dos algozes do Flamengo foi a Universidad de Chile de Jorge Sampaoli, em 2011, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.


A vitória por 4 a 0 da La U de Sampaoli no Engenhão, aliás, representa o placar mais elástico sofrido pelo Flamengo em disputas de mata-mata como mandante. E olha que o Flamengo tinha em campo Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Os chilenos repetiram o que o Santos havia estabelecido nas quartas de final da Copa do Brasil de 2000, quando o 4 a 0 foi no Maracanã.


O time do treinador argentino venceu o jogo de volta, no Estádio Nacional do Chile, por 1 a 0. O Peixe, por sua vez, fez 4 a 2 na Vila Belmiro. A La U terminou como campeã daquela Copa Sul-Americana.

Na quartas de final da Libertadores de 2010, a Universidad de Chile também tirou o Flamengo após abrir a série com vitória no Maracanã. Venceu por 3 a 2 e levou vantagem para o Estádio Santa Laura. No Chile, o Rubro-Negro até venceu (2 a 1), mas o gol fora de casa favoreceu aos chilenos. Nesta ocasião, porém, o treinador da U de Chile era o uruguaio Gerardo Pelusso.


Derrota mais recente

A desclassificação mais recente com derrota no jogo de ida em casa teve o São Paulo, adversário do próximo domingo, como carrasco. E também foi pela Copa do Brasil, na ocasião em questão pelas quartas de final. Em partida que terminou com falha de Hugo Souza, que tentou driblar Brenner na saída de bola, o Flamengo perdeu por 2 a 1. Na volta, no Morumbi, derrota por 3 a 0 com direito a pênalti isolado por Vitinho.

Confira todos os jogos em que o Flamengo perdeu o jogo de ida em casa em torneios de mata-mata

Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo 1953 (final): perdeu a ida por 3 a 1 para o São Paulo, no Maracanã, e volta por 1 a 0, no Pacaembu.

Supercopa Libertadores 1989 (oitavas): perdeu a ida por 1 a 0 para o Argentinos Juniors, no Maracanã, e a volta por 2 a 1, no José Amalfitani.

Copa Mercosul 2000 (quartas): perdeu a ida por 2 a 1 para o River Plate, no Maracanã, e a volta por 4 a 3, no Monumental.

Copa do Brasil 2000 (quartas): perdeu a ida por 4 a 0 para o Santos, no Maracanã, e a volta por 4 a 2, na Vila Belmiro.

Copa do Brasil 2005 (oitavas): perdeu a ida por 2 a 0 para o Ceará, no Pedro Pedro Pedrossian, no Mato Grosso do Sul, e empatou a volta por 1 a 1 no Castelão.

Taça Libertadores 2010 (quartas): perdeu a ida por 3 a 2 para o Universidad de Chile, no Maracanã, e venceu a volta por 2 a 1 no Santa Laura - caiu pelo gol fora.

Copa Sul-Americana 2011 (oitavas): perdeu a ida por 4 a 0 para o Universidad de Chile e a volta por 1 a 0, no Estádio Nacional do Chile.

Copa do Brasil 2011 (quartas): perdeu a ida para o Ceará por 2 a 1, no Engenhão, e empatou por 2 a 2 na volta, no Presidente Vargas.

Copa do Brasil 2015 (oitavas): perdeu a ida por 1 a 0 para o Vasco, no Maracanã, e empatou o jogo de volta no mesmo estádio por 1 a 1.

Taça Libertadores 2018 (oitavas): perdeu a ida por 2 a 0 para o Cruzeiro, no Maracanã, e venceu a volta no Mineirão por 1 a 0.

Copa do Brasil 2020 (quartas): perdeu a ida 2 a 1 para o São Paulo, no Maracanã, e por 3 a 0 na volta, no Morumbi.



Futebol

Broncou! Band promete transmissão ‘espetáculo’ do Campeonato Carioca

Cariocão 2025 começa com Botafogo x Macaé na emissora

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Vai começar o Campeonato Carioca. Torneio que hoje já não tem o mesmo glamour e importância que ja se teve, abre a temporada para os clubes do Rio de Janeiro. Nesse sentido, a Band inicia suas transmissões do Campeonato Carioca 2025 com a partida entre Botafogo e Macaé, às 15h45 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos.


Denis Gavazzi, diretor de Esportes do Grupo Bandeirantes, expressou entusiasmo com a cobertura, declarando que a emissora fará "um verdadeiro espetáculo para todos os amantes da modalidade".


Equipe de transmissão escalada


Para o jogo que marca a abertura do Campeonato Carioca, a Band escalou Sergio Mauricio na narração, com comentários de Ricardo Rocha e Washington, o Coração Valente. Flávio Amendola e Gabriela Marino serão responsáveis pelas reportagens de campo.

Outros confrontos


Além do jogo inaugural, a Band transmitirá outras partidas importantes do Campeonato Carioca, incluindo a estreia do Flamengo contra o Boavista no domingo (12), com narração de Téo José, e o jogo do Vasco contra o Bangu na quinta-feira seguinte, narrado por Sergio Mauricio.

Band e Globo dividem direitos de transmissão do Campeonato Carioca

A Globo, retomando a transmissão do Carioca, compartilhará os direitos com a Band. O acordo prevê a exibição dos jogos na televisão aberta, no canal pago SporTV e no pay-per-view Premiere. A decisão de dividir os direitos de transmissão surge após um período de ausência da emissora carioca, motivada por uma estratégia de redução de custos durante a pandemia do coronavírus.


Futebol

DM do Flamengo muda planejamento e corta atacante da pré-temporada nos EUA

Exames médicos apontaram que o atacante ainda não está 100% recuperado da lesão no tendão de Aquiles

Everton Cebolinha desfalca o Flamengo na pré-temporada  - foto: reprodução
Everton Cebolinha desfalca o Flamengo na pré-temporada - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo já tem um desfalque importante para a pré-temporada nos Estados Unidos. O atacante Everton Cebolinha, que vinha se recuperando de uma lesão no tendão de Aquiles, não estará disponível para a viagem da equipe. Os exames realizados durante a reapresentação do elenco apontaram que o jogador ainda não está completamente recuperado, o que fez com que o novo Departamento Médico (DM) do clube alterasse o planejamento inicial.


A decisão foi tomada pelo departamento liderado por José Luiz Runco, que assumiu recentemente a diretoria médica do Rubro-Negro. A gestão anterior, comandada por Rodolfo Landim e com Márcio Tannure à frente do DM, havia previsto o retorno de Cebolinha para a pré-temporada.


No entanto, a nova equipe médica optou por um cuidado maior na recuperação do atacante. Com isso, Everton Cebolinha permanecerá no Rio de Janeiro para concluir o tratamento da lesão antes de retornar às atividades em campo.



RELEMBRE A LESÃO DE EVERTON CEBOLINHA


Everton Cebolinha sofreu uma grave lesão no tendão de Aquiles em 11 de agosto, durante a partida entre Flamengo e Palmeiras, válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante se machucou após uma dividida com um jogador adversário e precisou ser substituído aos 11 minutos de jogo.

Após exames detalhados, foi constatada a ruptura do tendão de Aquiles, o que afastou o camisa 11 dos gramados por vários meses. Embora o jogador tenha iniciado treinos leves com bola em novembro, sua recuperação ainda não foi finalizada, exigindo maior cautela do DM rubro-negro.


MUDANÇAS NO DEPARTAMENTO MÉDICO DO FLAMENGO

A chegada de José Luiz Runco ao Departamento Médico faz parte da reestruturação iniciada pela nova gestão do Flamengo, liderada por Luiz Eduardo Baptista, o Bap. Uma das primeiras mudanças foi a demissão de Márcio Tannure, que ocupava o cargo de gerente de saúde e alto rendimento há 23 anos no Mais Querido.


Futebol

Flamengo volta atrás em saídas de funcionários após desconforto com jogadores

Muitos não ficaram contentes com as mudanças bruscas feitas pela nova diretoria do Fla

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Os impactos das demissões em massa e das mudanças bruscas no Flamengo continuam. Depois de uma insatisfação interna, especialmente dos jogadores do futebol profissional, o clube voltou atrás e reviu algumas saídas promovidas nos últimos dias. Entre elas o nutricionista de performance e um dos fisioterapeutas.


O clube decidiu readmitir pelo menos dois funcionários que tinham sido desligados. As demissões no departamento médico geraram críticas tanto de aliados do presidente Bap como dos atletas, que voltaram ao Ninho na quarta-feira e encontraram uma estrutura completamente diferente.



Um dos que retornou foi Paulo Cavalcanti, o Paulinho, nutricionista de performance. Ele participa das viagens e cuida da alimentação e suplementação individual de cada um. A saída dele foi muito sentida pelos atletas e até pela comissão, que já contava com esse trabalho. Ele voltou mais rápido e já esteve na reapresentação de quarta-feira. A nova nutricionista, Silvia Ferreira, também enxergou como um erro a saída.

Outro profissional foi o fisioterapeuta Lanyian Neves. Ele só foi chamado de volta na quarta para trabalhar quinta. A comissão técnica foi fundamental na volta dele. Os dois apareceram em imagens divulgadas pelo clube das atividades nos últimos dias. Foram 40 desligamentos entre base e profissional. Poucos funcionários sobraram dentro da estrutura que já existia.José Luiz Runco foi o responsável por definir quem ficava e quem saía do clube.


Diante do cenário, algumas pessoas entenderam que havia necessidade de recalcular rota. Alguns mais ligados à atual gestão entendem que o primeiro movimento foi mais radical, mas o processo ainda não estava completamente definido e, por isso, eles retornaram ao trabalho.

O clube ainda não havia enviado os documentos para os trâmites de demissão. Por isso, houve tempo hábil para os retornos. O técnico Filipe Luís também voltou ao Ninho apenas na quarta e encontrou esse cenário. Ele ajudou a fazer algumas ponderações e participou de conversas para definir as situações.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex-Flamengo anuncia aposentadoria aos 41 anos - confira
Futebol

Ex-Flamengo anuncia aposentadoria aos 41 anos - confira

 

Icon Comentário0
Com Carlinhos, confira a provável escalação do Flamengo para a estreia do Campeonato Carioca
Futebol

Com Carlinhos, confira a provável escalação do Flamengo para a estreia do Campeonato Carioca

 

Icon Comentário0
AGORA! Qarabag aceita oferta do Flamengo por Juninho
Futebol

AGORA! Qarabag aceita oferta do Flamengo por Juninho

 

Icon Comentário0