Futebol de Base
30 Out 2023 | 16:50 |
Os Garotos do Ninho viajam nesta segunda (30/10) para Camaragibe, em Pernambuco, onde disputa a 2ª Copa Atlântico, com o objetivo de conquistar mais um título para o futebol de base do Mengão, que já levantou taças em todas as categorias em 2023. São 26 conquistas ao todo, atualmente. A competição é Sub-19 e o Rubro-negro está no Grupo B com Vitória-BA, Novorizontino-SP e Clube Atlético do Porto-PE.
A equipe comanda por Leonardo Cherede estreia contra o Novorizontino, às 10h, na quarta-feira (01/11). O segundo jogo dos Garotos do Ninho será na quinta (02/11), às 10h, diante do Clube Atlético do Porto, e o último jogo da fase de grupos reserva um Flamengo e Vitória, na sexta (03/11), também no mesmo horário dos dias anteriores. Avançam para a Série Ouro os dois melhores clubes da chave, que devem encontrar as equipes do Grupo D nas quartas de final. Confira os relacionados para a competição:
- Goleiros: João Vitor Cangane (2004), Lucas Furtado (2005);
- Zagueiros: Adilson (2004), Darlan (2004), Carbone (2005), Iago (2005);
- Laterais: Eduardo Gabriel (2005), Felipe Brian (2004), Zé Welinton (2004);
- Volantes: Daniel Rogério (2005), Jean Carlos (2004), João Vitor Alves (2005);
- Meias: João Marcos (2005), Guilherme (2005);
- Atacantes: Euder (2005), Pedro Estevam (2005), Rodriguinho (2004), Shola (2005), Victor Silva (2004) e Wallace Yan (2005).
Comissão Técnica: Gilberto Melo (Coordenador Técnico), Cássio Cornachi (Supervisor), Leonardo Cherede (Treinador), Hugo Coelho (Preparador Físico), André Lima (Treinador de Goleiros), Fernando Freitas (Fisioterapeuta), Daniel Almeida (Médico), Tiago (Roupeiro).
De acordo com o regulamento da 2ª Copa Atlântico, os eliminados das quartas de final jogam a Série Prata, e os eliminados da fase de grupos a Série Bronze. Além disso, todas as partidas serão disputadas em dois tempos de 40 minutos, e as equipes podem fazer até 9 substituições, em 3 paradas. Na fase mata-mata, o empate persistindo, o jogo será decidido nos pênaltis. Em 2022, o Flamengo conquistou a Série Prata após vencer o Retrô nas penalidades. A competição será jogada entre os dias 01 e 06 de novembro.
Mengão já acertou a contratação de atacante e volante para reforçar a equipe visando uma reformulação no elenco e manter boa fase
14 Dez 2025 | 09:33 |
O Flamengo iniciou o planejamento para a próxima temporada também no futebol de base. Como parte desse processo, o clube chegou a um acordo com o Vila Nova para a contratação de Raimundo e Heitor, ambos de 16 anos, visando o fortalecimento das categorias inferiores.
Segundo informações da ESPN Brasil, houve pagamento pela aquisição dos atletas, embora os valores não tenham sido divulgados. O clube goiano, por sua vez, manterá um percentual sobre uma futura venda dos jogadores.
Raimundo atua como volante e já teve experiência no futebol profissional. O jovem chegou a entrar em campo pelo Vila Nova contra o CRB, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, tornando-se um dos atletas mais novos a disputar a competição em 2025.
Heitor é atacante e ainda não estreou no time principal do Vila Nova. O jogador vinha atuando pela equipe sub-17 do clube goiano, onde chamou a atenção do departamento de observação do Flamengo pelo desempenho e potencial de desenvolvimento.
Ainda não está definido para qual categoria os dois atletas serão direcionados. A expectativa é que, após avaliação interna, a dupla seja integrada ao sub-17 ou ao sub-20, com possibilidade de disputar competições como o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil de base.
Enquanto reforça a base, o elenco principal do Flamengo concentra atenções na grande decisão da Copa Intercontinental. O confronto contra o PSG acontece nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), em Doha, no Catar. A final terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV, GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube).
Atacante foi negociado pelo Mengão com o clube da MLS, mas rubro-negro mantém direitos econômicos para caso de venda futura
05 Dez 2025 | 13:59 |
O Orlando City concluiu a contratação do meia-atacante Pedro Leão, de 19 anos, formado na base do Flamengo. O acordo foi firmado em definitivo, mas não prevê pagamento imediato ao Rubro-Negro, que optou por manter 50% dos direitos econômicos do jogador para lucrar em uma transferência futura. A informação é do jornalista Venê Casagrande.
Pedro Leão se apresenta aos Estados Unidos para integrar, inicialmente, o Orlando City B. Mesmo sem receita imediata, o Flamengo adotou estratégia de mercado ao preservar metade dos direitos econômicos, apostando na valorização do jovem em médio prazo.
O meia-atacante encerrou a temporada como um dos destaques da base rubro-negra. Adaptado como centroavante por necessidade do elenco, marcou 20 gols e deu duas assistências em 41 partidas, com média de participação direta próxima a um lance decisivo a cada dois jogos.
Pelo Brasileirão Sub-20, Pedro Leão terminou como artilheiro do Flamengo. Também balançou as redes na Copa Rio Sub-20 e deixou sua marca contra o Bayer Leverkusen, em amistoso internacional. Foi ainda titular no duelo com o Barcelona e peça importante na campanha do Mundial Sub-20, disputado no Maracanã. O jovem acumula experiências com o elenco profissional desde 2022, tendo participado da pré-temporada de 2024 nos Estados Unidos sob o comando de Tite.
Com o título brasileiro garantido, o Flamengo entrará em campo no sábado (06), diante do Mirassol, com um elenco sub-20. A decisão faz parte da logística do clube, já que a delegação principal viaja para o Catar, onde disputará a Copa Intercontinental.
O time será comandado por Bruno Pivetti, técnico do sub-20. Ainda não há confirmação se algum membro da comissão principal permanecerá no Brasil. A provável escalação do Flamengo contra o Mirassol é: Léo Nannetti; Daniel Sales, Da Mata, Johnny, Germano; Pablo, Guilherme Gomes, Caio Joshua; Alan, Pedro Henrique e Ryan Roberto.
Diretoria decide não disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior para utilizar o elenco sub-20 no início do Campeonato Carioca, alegando limitações técnicas
19 Nov 2025 | 10:55 |
O Flamengo não irá disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026. A decisão foi tomada pela diretoria, que optou por concentrar os jogadores do elenco sub-20 na disputa do Campeonato Carioca, previsto para começar em 14 de janeiro. A sobreposição das datas inviabiliza a participação simultânea nas duas competições de base.
Nos últimos anos, o Rubro-Negro vinha utilizando equipes alternativas no Estadual e deve repetir a estratégia na próxima temporada. A principal diferença para edições anteriores é que o clube extinguiu o time sub-20 B, responsável por disputar a Copinha em outras temporadas, o que torna impossível montar um elenco competitivo para a competição nacional.
Mesmo sem anúncio oficial, pessoas ligadas ao departamento de futebol afirmam que o Flamengo considera o calendário inviável do ponto de vista técnico e logístico. Fontes internas confirmam que a decisão já circulava nos bastidores e foi consolidada nos últimos dias, diante da impossibilidade de dividir os atletas entre os dois torneios. A informação inicial é do 'Flazoeiro'.
Se o Flamengo não conquistar a Libertadores, o elenco profissional entra de férias a partir de 8 de dezembro, retornando um mês depois. Em caso de título, o descanso terá início após o Intercontinental, que vai até 17 de dezembro. O clube também avalia realizar parte da pré-temporada nos Estados Unidos e até mandar um jogo do Estadual no exterior.
Tetracampeão da Copinha (1990, 2011, 2016 e 2018), o Flamengo já havia sentido o impacto da utilização dos jovens no Carioca na última edição do torneio, quando foi eliminado pelo Bragantino na segunda fase. Em 2024, a base passou por profunda reestruturação com cortes de gastos, saídas de profissionais e ajustes na comissão.