
Futebol
16 Mai 2025 | 12:50 |
A quinta-feira (15) foi de vitória e declarações equilibradas no Maracanã. Após o 2 a 0 diante da LDU, que consolidou mais um bom resultado para o Flamengo, Gerson e Léo Ortiz passaram pela zona mista e comentaram a expectativa pela primeira convocação de Carlo Ancelotti como técnico da Seleção Brasileira.
O primeiro passo é estar sempre bem aqui no Flamengo" - disse Gerson em entrevista
Camisa 8 e capitão do time, Gerson preferiu não fazer campanha. Em tom sereno, afirmou que confia na consequência natural de um bom desempenho com a camisa rubro-negra: "Como eu sempre falo, para estar na Seleção eu tenho que fazer bem no meu clube. O primeiro passo é estar sempre bem aqui no Flamengo. Depois, a convocação é consequência do que está sendo feito.
A fala de Gerson representa bem o discurso institucional que o Flamengo tem adotado diante da possibilidade de nomes do elenco voltarem a ser convocados para a Seleção. Ao seu lado na zona mista, Léo Ortiz, que vem ganhando espaço no time titular, reforçou a linha de pensamento. O zagueiro reconheceu que Ancelotti ainda está se ambientando com o futebol brasileiro e terá um desafio extra para fazer escolhas no curto prazo.
— É um cara que, com certeza, a partir de agora que fechou, vai estar estudando e acompanhando todos os jogos. Vai falar com pessoas que conhecem bem o nosso futebol para se inteirar cada vez mais — pontuou Ortiz.
A dupla, que foi titular na vitória sobre os equatorianos, vive momento de crescimento no Flamengo. Gerson tem retomado o protagonismo no meio-campo após superar um início de temporada irregular. Ortiz, por sua vez, tem sido opção constante para Tite, tanto na zaga como no meio-campo, e se destaca pelo jogo aéreo e saída limpa de bola.
A chegada de Carlo Ancelotti, marcada para junho, após o fim da temporada europeia, gera expectativa em diversos setores do futebol brasileiro. Mesmo assim, a confirmação do nome do italiano como técnico da Seleção segue cercada por instabilidade nos bastidores da CBF. Nesta quinta, horas antes do jogo do Flamengo, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade. A decisão reacendeu questionamentos sobre possíveis impactos na vinda de Ancelotti.
Mengão recebe o Alviverde em confronto de caráter decisivo pela 29ª rodada do Brasileirão podendo igualar a pontuação do adversário na tabela
18 Out 2025 | 19:00 |
O Flamengo enfrenta o Palmeiras neste domingo (19), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto direto pela liderança será transmitido pela Rede Globo (canal aberto), GETV (YouTube) e Premiere (pay-per-view).
Filipe Luís deve promover pelo menos uma mudança em relação ao time que atuou no Engenhão. O chileno Pulgar tende a reassumir a vaga de Evertton Araújo no meio-campo. Na lateral direita, Varela e Emerson Royal disputam posição, enquanto Luiz Araújo deve permanecer entre os titulares após boa atuação no clássico.
Provável Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Samuel Lino e Pedro.
Do outro lado, o Palmeiras terá mudança importante no gol. Weverton está fora por lesão na mão, e Carlos Miguel, ex-Corinthians, desponta como favorito para substituí-lo, com Marcelo Lomba, cria das categorias de base do Flamengo, como alternativa.
Provável Palmeiras: Carlos Miguel; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Andreas Pereira e Raphael Veiga; Felipe Anderson, Flaco López e Vitor Roque.
Depois de vencer o Botafogo por 3 a 0, na última quarta-feira (15), o Flamengo teve uma semana intensa de treinamentos no Ninho do Urubu. O elenco trabalhou entre quinta (16) e sexta (17), e o técnico Filipe Luís comandou neste sábado (18), o último treino antes do duelo decisivo.
O Flamengo chega embalado e ocupa a segunda colocação do Brasileirão, com 58 pontos, resultado de 17 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Já o Palmeiras lidera o campeonato com 61 pontos, vindo de goleada sobre o RB Bragantino. O time de Abel Ferreira soma 19 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, e busca ampliar a vantagem na ponta.
Esta será a primeira vez que o jogador encara o Mengão desde que chegou ao Palmeiras e torcida não esquece lance fundamental
18 Out 2025 | 18:00 |
O duelo entre Flamengo e Palmeiras, neste domingo (19), às 16h, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro de Andreas Pereira com o clube carioca. Em 2021, o meio-campista viveu um dos momentos mais marcantes e dolorosos de sua carreira com a camisa rubro-negra, após a falha que culminou no gol do título palmeirense na final da Copa Libertadores daquele ano.
Andreas Pereira após lance capital em Flamengo x Palmeiras na Libertadores de 2021: "Tivemos que parar o ônibus mais cedo e trocar de carro"
Na época, Andreas era um dos destaques do time e vinha em grande fase, mas o erro na decisão em Montevidéu o transformou em alvo de duras críticas da torcida. Após o término do empréstimo, em junho de 2022, o jogador retornou ao Manchester United (ING), sendo posteriormente vendido ao Fulham, também da Inglaterra.
Em entrevista recente ao podcast FIVE, o meio-campista revisitou o episódio que marcou sua passagem pelo Flamengo. Segundo ele, o erro na prorrogação da final foi um dos momentos mais difíceis de sua trajetória no futebol.
“Quando aconteceu [o erro na Libertadores], eu talvez fosse o melhor jogador do time, vinha sendo especulado na seleção. A final foi meu melhor jogo, eu estava jogando o meu melhor futebol. A gente não conseguiu marcar o gol, eu não sei como. Depois, na prorrogação, estávamos sem opções no meio-campo”, relembrou.
Aos 6 minutos da prorrogação, Andreas escorregou ao tentar dominar a bola, permitindo que Deyverson ficasse livre para marcar o gol do título palmeirense: “Eu dei opção, recebi a bola e escorreguei. Então, o cara fez o gol. Logo após isso, foi um inferno”, desabafou o jogador.
Andreas também revelou detalhes inéditos sobre o retorno ao Brasil após a final. Segundo o meia, o clima de hostilidade foi tamanho que a delegação do Flamengo precisou trocar de transporte e utilizar um carro à prova de balas.
“De volta ao Brasil, tinham pessoas tentando atacar o ônibus, te atacar na sua casa. Tivemos que parar o ônibus mais cedo e trocar de carro, para um que não é normal... era à prova de balas. Quando cheguei em casa, pensei: ‘Não consigo acreditar que isso aconteceu comigo’”, contou.
Hoje, Andreas vive uma nova fase com a camisa do Palmeiras, onde rapidamente conquistou o apoio da torcida. Desde as primeiras especulações sobre sua chegada, o jogador passou a ser chamado de “Pitico” pelos torcedores alviverdes.
Anunciado oficialmente no fim de agosto, o meia custou R$ 62,9 milhões e assinou contrato até 2028. Até o momento, soma nove partidas e dois gols, tornando-se peça importante no esquema de Abel Ferreira. O reencontro com o Flamengo, justamente em um jogo decisivo pelo título brasileiro, promete fortes emoções — e memórias que Andreas Pereira jamais esquecerá.
Flabasquete começa a jornada na temporada diante do tradicional rival e quer a vitória para começar a temporada com uma boa campanha
18 Out 2025 | 16:50 |
O Flamengo inicia neste sábado (18) sua caminhada na temporada 2025/2026 do Novo Basquete Brasil (NBB). O duelo de estreia será diante do Bauru Basket, às 17h (horário de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). A partida terá transmissão ao vivo pelos canais SporTV, ESPN e Flamengo TV.
Comandado pelo técnico Sérgio “Oveja” Hernández, o Flamengo aposta em um elenco experiente e reforçado para brigar pelo título. A equipe conta com os armadores Alexey Borges, Dee Bost e Franco Baralle; os ala-armadores Shaq Johnson, Alex Negrete e Daniel Onwenu; os alas Gui Deodato e Jhonatan Luz; os ala-pivôs Markeith Cummings e Kayo Gonçalves; e os pivôs Ruan Miranda, Wesley Castro e Lucas Doria.
O grupo também integra jovens talentos da base, como Emanuel, Vitor Cauã, Yan Marun, Lucas Milchewski, Matheus Gueiros e Patrick Oliveira. Para a estreia, Franco Baralle e Ruan Miranda seguem no departamento médico e não estarão à disposição.
Maior vencedor da história do NBB, com sete títulos, o Flamengo busca retomar o protagonismo após quatro temporadas sem levantar o troféu, a última conquista foi em 2020/2021. Desde então, o Franca vem dominando a competição e é o atual tetracampeão, tendo superado o Rubro-Negro em duas finais recentes (2021/2022 e 2023/2024). O adversário da estreia, o Bauru Basket, também tem tradição: conquistou o campeonato nacional em 2016/2017 e costuma figurar entre os principais concorrentes aos playoffs.
O Bauru Basket entra em quadra com força máxima, incluindo o recém-contratado armador Vithinho Lersch. O técnico Paulo Jaú projeta uma temporada equilibrada: “Temos um campeonato longo e competitivo pela frente. Flamengo, Minas e Franca estão no pelotão de cima, mas do quarto ao 12º colocado o equilíbrio é muito grande. Precisamos fazer nossa lição de casa, como nas últimas temporadas, para chegar fortes aos playoffs”, declarou o treinador.