
Futebol
|
O Flamengo oficializou nesta semana a contratação do volante Jorginho, de 33 anos, que estava no Arsenal, da Inglaterra. O atleta firmou vínculo com o clube carioca até julho de 2028 e vestirá a camisa de número 21. O meio-campista será integrado ao elenco que disputará o Mundial de Clubes da FIFA, torneio que começa neste mês nos Estados Unidos.
Natural de Imbituba (SC), Jorginho iniciou sua trajetória nas categorias de base no Brasil, mas se transferiu ainda jovem para o futebol italiano. Atuando pelo Hellas Verona e, posteriormente, pelo Napoli, conquistou a Copa da Itália e a Supercopa Italiana. Ganhou destaque na Europa e se naturalizou italiano.
Em 2018, transferiu-se para o Chelsea, onde permaneceu por cinco anos. No clube londrino, foi campeão da Liga Europa em 2019, derrotando o Arsenal. Em 2021, venceu a Supercopa da UEFA, sendo eleito o melhor da partida. Também participou do elenco campeão mundial de clubes em 2022, relativo à temporada 2020/21.
Após passagem vitoriosa pelo Chelsea, Jorginho se juntou ao Arsenal em 2023 e atuou até o fim da temporada europeia. Pela seleção italiana, teve participação importante na conquista da Eurocopa 2020. A chegada ao Mais Querido marca o retorno ao futebol brasileiro após mais de 15 anos atuando no exterior.
O primeiro jogo de Jorginho com o Manto Sagrado será diante do Espérance, da Tunísia, no dia 16 de junho, às 22h (horário de Brasília), na Filadélfia. A competição será transmitida pela plataforma DAZN. A apresentação oficial do novo reforço está marcada para este sábado (7), no CT George Helal, com transmissão ao vivo na Flamengo TV.
O Diretor de Futebol do Mengão, José Boto, entre suas colocações tem sua assinatura violada no documento que é considerado falso
|
No último domingo (20), após a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Fluminense, um tema inesperado tomou conta dos bastidores do clube: uma suposta proposta pelo atacante Taty Castellanos. A notícia veio à tona por meio do jornalista Thiago Asmar, do canal Pilhado, que divulgou um documento que indicaria a oferta do Flamengo pelo jogador.
Entretanto, o documento levantou dúvidas, e rapidamente o clube veio a público afirmar que se tratava de uma falsificação. O mais grave foi a presença da assinatura de José Boto, diretor de futebol do Flamengo, no papel divulgado. O dirigente nega ter assinado qualquer tipo de proposta e classifica o caso como um crime de falsidade ideológica.
Segundo o clube, José Boto está diretamente envolvido na apuração do caso e deve levar a situação à Justiça para identificar quem produziu o material falsificado. A assinatura no documento seria uma reprodução sem autorização, o que agrava ainda mais a infração. A versão do documento divulgada apresentava vários erros básicos, o que aumentou a suspeita sobre sua veracidade:
Nome incompleto de Taty Castellanos, o que não é comum em documentos oficiais.
Data de nascimento errada do atleta.
Uso do escudo antigo do Flamengo, que não é mais utilizado em correspondências formais.
Valor da suposta proposta: 20 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 130 milhões, sem qualquer confirmação oficial de negociações com a Lazio, clube que detém os direitos do jogador.
Logo após o fim da coletiva do técnico Filipe Luís, dirigentes confirmaram aos jornalistas que o documento era falso e que o clube não fez proposta nenhuma por Taty Castellanos no Flamengo. A postura do clube foi firme, apontando o material como fraudulento.
O jogador espanhol, de 30 anos, já atuou com Filipe Luís, na época em que o técnico do Mais Querido ainda jogava pela equipe comandada por Diego Simeone
|
O Flamengo segue no mercado de transferências em busca de novos reforços. Desse modo, o Mais Querido chegou a um acordo verbal com o volante Saúl Ñínguez, do Atlético de Madrid (ESP). O atleta, de 30 anos, assinará um contrato de três anos com o Rubro-Negro.
Segundo informações do jornalista Fabrízio Romano, o Flamengo está próximo de fechar a contratação de Saúl. As conversas avançaram na madrugada, onde José Boto trabalhou intensamente durante a madrugada para convencer o jogador espanhol a vir para o Rubro-Negro.
Ainda segundo o jornalista, Saúl esteve próximo de se transferir para o Trabzonspor, da Turquia, mas as negociações acabaram não sendo concretizadas por detalhes nos ajustes finais. Assim, a desistência abriu espaço para o Flamengo avançar nas tratativas.
Saúl tem contrato com o Atlético de Madrid até junho de 2026. O volante foi uma das peças chaves da equipe comandada pelo técnico Diego Simeone. O jogador já tinha encaminhado a rescisão de vínculo com a equipe espanhola e deve chegar de graça ao Rubro-Negro. O seu valor atual no mercado é avaliado em 3 milhões de euros (R$ 19 milhões).
O meia foi revelado nas categorias de base do Atlético de Madrid e nos últimos anos passou por empréstimos: em 2021/22, ele defendeu o Chelsea, e na última temporada, vestiu a camisa do Sevilla (ESP). Em 2024/25, ele somou um gol e seis assistências em 26 partidas.
A equipe disputa títulos em múltiplas frentes e lida com lesões e desgaste físico em diversas posições durante a temporada
|
O nome Otávio no Flamengo começou a circular com força nesta semana, após o meio-campista do Al-Nassr ter sido oferecido ao clube carioca. A informação veio do perfil Sou Rubro-Negro de Coração, no X (antigo Twitter), e agitou os bastidores da Gávea.
Apesar de o Flamengo estar satisfeito com o elenco atual, a janela de transferências continua aberta e a diretoria monitora oportunidades de mercado. A possível chegada de Otávio pode ser vista como uma reposição estratégica, diante da saída de jogadores importantes no meio de campo.
Aos 30 anos, o jogador brasileiro naturalizado português busca um novo desafio na carreira, após perder espaço no Al-Nassr, clube que passa por reformulação liderada por Jorge Jesus.
A negociação envolvendo Otávio no Flamengo não é simples. Além do Rubro-Negro, o Palmeiras aparece como outro interessado direto, especialmente após a perda de Richard Ríos para a Seleção Colombiana.
Além dos rivais brasileiros, Al-Ahli e Al-Qadisiyah, também da Arábia Saudita, demonstraram interesse no atleta e já iniciaram conversas. Esse cenário indica que, caso o Flamengo deseje mesmo avançar nas tratativas, terá de agir rapidamente para evitar leilão e aumentar a concorrência salarial.