Futebol

Léo Ortiz está próximo de melhor temporada da carreira no Flamengo

Zagueiro é um dos principais nomes do time do técnico Filipe Luís e celebra boa fase tanto na defesa quanto na ida ao ataque

Léo Ortiz celebra fase artilheira no Flamengo e está próximo de se tornar temporada com mais gols na carreira - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Léo Ortiz celebra fase artilheira no Flamengo e está próximo de se tornar temporada com mais gols na carreira - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Destaque da vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre a LDU, no Maracanã, o zagueiro Léo Ortiz foi eleito o melhor em campo pela Conmebol. Além da atuação segura na defesa, o camisa 3 abriu o placar e chegou ao seu quinto gol com a camisa rubro-negra — três deles marcados nesta temporada.


Com menos de seis meses no clube, Ortiz se consolida como o zagueiro-artilheiro da equipe em 2025 e vê a possibilidade real de bater seu recorde pessoal de gols em uma temporada. Até aqui, sua melhor marca foi em 2020, quando balançou as redes cinco vezes pelo Red Bull Bragantino.


Estar preparado para ajudar a equipe nesses momentos...


“Acredito que sim, espero que aconteça. Sempre focando no principal, que é manter a nossa baliza a zero, que é o principal objetivo de um zagueiro. Mas quando surgir a oportunidade, estar preparado para ajudar a equipe nesses momentos”, afirmou Léo Ortiz.

EFICIÊNCIA NAS BOLAS PARADAS


Todos os gols marcados por Ortiz foram em lances de bola parada, setor em que se tornou referência ofensiva do Flamengo. Apesar da mudança na comissão técnica, com a saída do auxiliar Daniel Alegria — responsável por esse tipo de treino —, o defensor garantiu que o trabalho segue em alto nível.

“Seguindo a nossa linha de trabalho, ajustando algumas coisas. Mas já fizemos alguns gols de bola parada esse ano, e a busca é sempre pela melhora, tanto dos movimentos dentro da área como na execução da cobrança” explicou o zagueiro.

ELOGIOS AOS COBRADORES

Ortiz também comentou sobre as variações nas cobranças feitas por Arrascaeta, De La Cruz e Luiz Araújo. No duelo diante da LDU, o camisa 7 cobrou escanteio certeiro para o zagueiro abrir o placar de cabeça.

“São três caras que batem muito bem tanto falta quanto escanteio. Muda um pouco na maneira que eles cobram, uns cobram bolas mais rápidas e pesadas, outros com característica mais sem peso, mais viajada. E aí depende muito da estratégia e momento do jogo”, completou.


Futebol

“Melhor do Brasil” - ex-Seleção se encanta com o Flamengo após Mundial de Clubes

Apesar da eliminação diante do Bayern de Munique, Mengão chamou atenção de muitos jogadores e mídia pela forma como atuou

Ex-Seleção afirma que Flamengo é a melhor equipe do Brasil, mesmo eliminado do Mundial de Clubes - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Ex-Seleção afirma que Flamengo é a melhor equipe do Brasil, mesmo eliminado do Mundial de Clubes - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Ex-meia de Chelsea, Corinthians e da Seleção Brasileira, Willian revelou que chegou a acreditar em uma reação do Flamengo diante do Bayern de Munique, no duelo válido pelo Mundial de Clubes. Em entrevista à ESPN, o jogador comentou a partida, destacando o bom desempenho rubro-negro, mas também reconhecendo a diferença de nível entre equipes sul-americanas e os gigantes da Europa.


Willian sobre o Flamengo após Mundial de Clubes: "Entre os clubes do Brasil, o Flamengo é o mais qualificado"


“Existe uma certa distância, e todo mundo que entende de futebol sabe disso. Quando você enfrenta equipes mais qualificadas, como Bayern, Manchester City, PSG ou Real Madrid, dá para ver claramente a diferença em relação aos times do Brasil. A intensidade é outra”, afirmou.


FLAMENGO X BAYERN É EXEMPLO

Willian usou o confronto entre Flamengo e Bayern como exemplo, ressaltando a capacidade das equipes europeias de controlarem o jogo, mesmo diante de dificuldades climáticas. “Os europeus estão sentindo o calor aqui nos Estados Unidos. Mesmo assim, ontem deu para ver o Bayern controlando o ritmo, acelerando e diminuindo o jogo quando precisava. Às vezes, o que falta aos times brasileiros é justamente essa intensidade”, avaliou.


FLAMENGO É O MELHOR DO BRASIL, DIZ WILLIAN

Apesar da análise crítica, o meia não poupou elogios ao Flamengo, destacando a qualidade e a postura da equipe em campo. “Entre os clubes do Brasil, o Flamengo é o mais qualificado, pelo estilo de jogo. Ontem, vimos o time pressionando alto. Para mim, é a melhor equipe do país, pela qualidade técnica, pela forma de jogar e pela intensidade com que pressiona os adversários”, elogiou.

Sobre o duelo com o Bayern, Willian apontou que os gols sofridos logo no início tiveram peso decisivo. “É complicado levar dois gols nos primeiros dez minutos. A gente conhece a qualidade do Bayern, e isso dá muito conforto para eles. Mesmo assim, o Flamengo reagiu, fez um gol… Nessa hora, eu realmente acreditei que poderia empatar”, revelou.

Apesar da eliminação, Willian vê a experiência como positiva para o futebol brasileiro: “Está sendo legal ver os clubes do Brasil competindo em alto nível. A gente sabe que é difícil, mas é importante enfrentar essas equipes de igual para igual. Isso faz bem para o nosso futebol”, concluiu.



Futebol

Flamengo x Bayern impressiona jornalista: “ensinou a Seleção Brasileira”

Mengão encarou o gigante alemão e teve atuação elogiada por grande parte da mídia especializada, que comparou com o 7 a 1 sofrido pelo Brasil

Jornalista afirma que mesmo perdendo, Flamengo ensinou a Seleção Brasileira a como se portar contra os alemães - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Jornalista afirma que mesmo perdendo, Flamengo ensinou a Seleção Brasileira a como se portar contra os alemães - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Quando o Bayern de Munique (ALE) abriu 2 a 0 sobre o Flamengo em menos de dez minutos, no último domingo (29), muitos torcedores chegaram a temer uma repetição do traumático 7 a 1 da Seleção Brasileira contra a Alemanha, em 2014. Mas o Rubro-Negro reagiu, equilibrou o jogo e deu trabalho ao gigante europeu, apesar da derrota e eliminação no Mundial de Clubes. Para o comentarista Paulo Cobos, da ESPN, a atuação do time carioca foi um verdadeiro contraste ao vexame da Seleção há 11 anos.





Paulo Cobos sobre Flamengo x Bayern: "ensinou à Seleção Brasileira como ser grande diante dos alemães"

LIÇÃO A SELEÇÃO


“O Flamengo ensinou à Seleção Brasileira como ser grande diante dos alemães. Bola, caráter, boa administração… O Flamengo teve tudo isso contra o Bayern, que é cinco vezes mais rico. O sonho acabou, mas o sentimento é outro. O Rubro-Negro provou que a distância para os gigantes europeus é bem menor do que aquela mostrada pelo Brasil na Copa de 2014”, afirmou Cobos.

O jornalista ainda destacou que o Flamengo teve mais posse de bola e finalizou mais vezes do que o Bayern, apesar dos erros na saída de jogo: “Cometeu erros tolos e teve confiança exagerada na saída de bola. Mas, durante boa parte do jogo, encarou o adversário de igual para igual. Bem diferente da covardia e do atraso tático da Seleção em 2014”, completou, citando também o trabalho de reestruturação do clube:

“O Flamengo trabalha há mais de uma década para chegar onde está. Passou por dificuldades, mas fez a lição de casa que muitos grandes clubes brasileiros não fazem. Hoje tem organização, finanças em ordem e poder de investimento. Ainda não dá para vencer os gigantes europeus, mas é possível voltar com a cabeça erguida”, finalizou.

COMO FOI O JOGO

O Flamengo começou a partida nervoso, e o Bayern aproveitou: Erick Pulgar marcou contra, e Harry Kane ampliou logo nos primeiros minutos. Mas o Rubro-Negro respondeu com Gerson, que soltou uma bomba no canto de Neuer para diminuir. Ainda no primeiro tempo, Goretzka marcou o terceiro dos alemães.

Na segunda etapa, o Flamengo seguiu lutando e encostou no placar com Jorginho. No entanto, um erro na saída de bola custou caro, e Harry Kane selou a vitória alemã: 4 a 2. Mesmo com a derrota, o time carioca terminou o jogo com mais posse de bola e mais finalizações.

RETORNO AO BRASIL

Após a participação no Mundial, a delegação rubro-negra retorna ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (1º). O elenco terá alguns dias de folga e se reapresenta no sábado (5), iniciando a preparação para a sequência da temporada, com foco no Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.



Futebol

Barca? 5 jogadores podem deixar o Flamengo após o Mundial de Clubes

Atletas chamaram a atenção do mercado internacional com a participação do Mengão no torneio da FIFA e propostas devem surgir

Após participação no Mundial de Clubes, jogadores do Flamengo chamam a atenção do mercado - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Após participação no Mundial de Clubes, jogadores do Flamengo chamam a atenção do mercado - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Eliminado pelo Bayern de Munique (ALE) no último domingo (29), o Flamengo deu adeus ao Mundial de Clubes e já volta suas atenções para o mercado da bola. Com a janela de transferências em andamento, o clube precisará lidar com o assédio de outras equipes sobre jogadores do elenco atual, como Léo Ortiz, Gerson, Wesley, Arrascaeta e Wallace Yan.


Entre os nomes mais próximos de uma saída está Gerson. O Zenit (RUS) notificou oficialmente que pretende pagar a multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões) para contratar o meio-campista, que é também o capitão rubro-negro. Com isso, o “Coringa” está em fase final de negociação para se transferir ao futebol russo.


ITÁLIA DE OLHO NA DEFESA DO MENGÃO


Outro jogador visado por clubes europeus é Wesley. O lateral-direito foi observado de perto por dirigentes durante o Mundial e atraiu interesse de gigantes como Juventus (ITA), Roma (ITA), Inter de Milão (ITA) e Manchester City (ING), entre outros.

A Juventus, aliás, também tem Léo Ortiz no radar, embora o interesse, até aqui, tenha se limitado à observação. No México, o Cruz Azul monitora a situação de Arrascaeta e, segundo o diretor José Boto, já houve conversas com representantes do clube carioca. Já na Inglaterra, o Wolverhampton demonstrou interesse em Wallace Yan, mas ainda não formalizou uma proposta.


REFORÇO A CAMINHO

Enquanto alguns podem sair, o Flamengo também se movimenta para reforçar o elenco. O clube está a detalhes de acertar a contratação do meia colombiano Jorge Carrascal, que estava no Dínamo de Moscou (RUS). A operação envolve 12 milhões de euros fixos (R$ 76,9 milhões) e mais 2 milhões de euros em bônus por metas (R$ 12,8 milhões).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex-Flamengo usa Filipe Luís de exemplo no Mundial de Clubes da FIFA
Futebol

Ex-Flamengo usa Filipe Luís de exemplo no Mundial de Clubes da FIFA

 

Icon Comentário0
Flamengo reorganiza meio de campo após lesão de Pulgar
Futebol

Flamengo reorganiza meio de campo após lesão de Pulgar

 

Icon Comentário0
Elenco do Flamengo tem longo descanso pós Mundial de Clubes
Futebol

Elenco do Flamengo tem longo descanso pós Mundial de Clubes

 

Icon Comentário0