Futebol
|
0Diego Ribas foi escolhido pelo presidente Rodolfo Landim para representar o Flamengo no sorteio dos grupos do Mundial de Clubes 2025, que será realizado em Miami, no dia 5 de dezembro, às 15h (horário de Brasília). A escolha do ex-jogador reflete sua trajetória marcante no clube, onde liderou como capitão uma das fases mais vitoriosas da história do Mengão.
Diego foi peça fundamental na campanha da Libertadores de 2022, título que garantiu a vaga do Flamengo no Mundial. Landim, que também estará presente no evento, destacou a relevância do ex-capitão, que encerrou sua carreira no final de 2022, como ícone rubro-negro e representante ideal para a ocasião.
TRAJETÓRIA DE DIEGO RIBAS NO MENGÃO
Chegando ao Flamengo em 2016, Diego Ribas assumiu a braçadeira de capitão entre 2017 e 2022. Durante sete temporadas, ele acumulou 12 títulos e marcou seu nome na história do clube. Entre as conquistas estão duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020) e a Copa do Brasil de 2022. Diego é um dos jogadores mais vitoriosos da história do Flamengo, ficando atrás apenas de nomes como Zico, Júnior, Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta.
Títulos de Diego Ribas pelo Flamengo:
Libertadores da América (2019 e 2022)
Brasileirão (2019 e 2020)
Copa do Brasil (2022)
Recopa Sul-Americana (2020)
Supercopa do Brasil (2020 e 2021)
Campeonato Carioca (2017, 2019, 2020 e 2021)
DETALHES SOBRE O MUNDIAL DE CLUBES 2025
A edição inaugural do "Super Mundial" contará com 32 equipes divididas em oito grupos de quatro. O torneio será disputado de 15 de junho a 13 de julho de 2025, em 11 cidades dos Estados Unidos, com a final marcada para o MetLife Stadium, em Nova York.
Entre as novidades da competição, está o critério de desempate nos grupos: confronto direto, seguido de saldo de gols e gols marcados. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para o mata-mata. Em caso de empate nos playoffs, a decisão será na prorrogação e, se necessário, nos pênaltis.
A ideia é mandar jogos do time feminino e da base rubro-negra, ja que ambos atualmente usam a Gávea
|
0O Flamengo segue acelerando as obras no Ninho do Urubu, centro de treinamento da equipe profissional, para a construção de um miniestádio que terá capacidade inferior a duas mil pessoas. A ideia inicial seria finalizar o chamado Campo 10 ainda neste ano, mas o projeto fica para 2025.
De acordo com o jornalista Lucas Bayer, do portal Lance, é possível observar parte do gramado (natural), que ainda está passando por processo de crescimento. Além disso, estruturas já foram colocadas ao redor do campo, que terá dimensões oficiais. O objetivo do Flamengo é construir uma arquibancada e três vestiários. Também terá um espaço destinado a arbitragem. O miniestádio do Flamengo será o décimo campo do Ninho o Urubu.
Em novembro de 2022, Leandro Leme, diretor do CT, programou que as obras já teriam terminado nesta altura de 2024. Todavia, ainda não foi possível.
"Já começaram obras de preparação, canalização e de recolhimento de água de chuvas. Pretende-se que ele seja inaugurado até o final da gestão do presidente Landim. Daqui a dois meses será feita a canalização. A intenção do presidente é ter um centro de treinamento adequado para a alta performance, tornando o Flamengo sempre competitivo para ganhar as competições", disse Leandro ao ge.
Flamengo manda jogos da base e do feminino na Gávea ou no Luso-Brasileiro
Atualmente, o Flamengo não tem uma situação adequada para mandar partidas do elenco profissional do feminino e das categorias de base. Isso porque o torcedor só pode comparecer aos jogos quando o Fla atua no Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador. Quando os jogos são na Gávea, o Mengão joga de portões fechados. A sede do clube ainda passa por reformar na estrutura da arquibancada.
Aliado ao projeto do estádio para a base, o Flamengo planeja iniciar as obras no Gasômetro em 2026 para uma arena de 78 mil pessoas.
A equipe vai para a pré-temporada sem um centroavante de ofício no elenco
|
0O Flamengo terá um problema importante no ataque para 2025. Sem Pedro nos primeiros meses do ano, o rubro-negro vai ao mercado com urgência por um centroavante titular, mas pode também ter de buscar um reserva. Com Carlinhos entregue ao time alternativo que vai disputar o Campeonato Carioca, o setor pode dar dores de cabeça a Filipe Luís.
Carlinhos sem moral
Sem Tite, Carlinhos nunca mais voltou a jogar. Ele chegou a se tornar a segunda opção do ataque ainda no antigo comando, atrás de Bruno Henrique e à frente de Gabigol. O ex-treinador elogiava a presença de área e o poder de decisão para explicar a escolha. Mesmo assim, os rendimentos nos treinamentos não eram de grande destaque. Por isso, o camisa 27 seguiu sendo improvisado.
Quando Filipe chegou, Gabriel assumiu imediatamente a posição. Bruno Henrique e até Gonzalo Plata improvisados vieram em seguida e o ex-Nova Iguaçu foi sequer cogitado. Uma lesão que o deixou um mês fora também atrapalhou esse processo.
Carlinhos não teve sequência no Fla e está de férias de maneira antecipada. A avaliação passou também por isso. A falta de minutos não mudaria nessa reta final, e a próxima diretoria pode ter nas mãos a necessidade de negociar o jogador caso ele não dê uma resposta no Estadual.
Carlinhos não entra em campo desde o dia 22 de setembro. Ele foi titular contra o Grêmio com o time todo reserva montado por Tite, acabou expulso no segundo tempo e depois não teve mais oportunidades. Ficou no banco contra Peñarol, Bahia, Fluminense, se lesionou e voltou contra o Fortaleza. Agora, encerra a temporada e volta ao Ninho do Urubu em 27 de dezembro para iniciar os treinos.
Problemas
O Flamengo vai iniciar 2025 sem um centroavante na pré-temporada. Gabigol está de saída, e Pedro só tem retorno mais para frente, entre março e abril em uma primeira previsão. Carlinhos disputará apenas o Estadual e não vai aos Estados Unidos.
A ideia é mapear o mercado logo. Isso para que o Fla tente já retornar aos treinos com pelo menos um reforço nesse sentido. Nas últimas janelas, porém, o clube tem encontrado forte dificuldade nas negociações. Como o departamento de futebol inevitavelmente vai sofrer mudanças, o cenário liga um alerta.
Dependendo do desdobramento, Filipe Luís terá que improvisar logo de início. Os pontas seguem sendo alternativas no setor. É importante frisar que Filipe Luís ainda não está montando o planejamento para 2025. Além de querer manter o foco na reta final do Brasileirão, o Flamengo também vai passar por uma eleição no próximo dia 9. Por isso, ainda não pode fazer movimentações significativas.
Até a quarta rodada, o rubro-negro usará o sub-20, enquanto o time principal faz a pré-temporada nos EUA
|
0O Flamengo já tem sua programação montada para a pré-temporada de 2025. No dia 10 de janeiro, o Rubro-Negro embarca rumo aos Estados Unidos, onde no dia seguinte (11), iniciará a preparação visando a partida amistosa contra o São Paulo. Entretanto, a volta está programa para dia 24, mas não será para o município do Rio de Janeiro.
A princípio, a delegação rubro-negra deixará a Flórida rumo ao estádio Raulino de Oliveira, casa do Volta Redonda, no interior do Rio. Com o time titular, o Flamengo irá enfrentar o Voltaço pela quinta rodada do Campeonato Carioca. A competição terá transmissão da Globo, Band e BandSports.
Vale ressaltar que os quatro primeiros jogos do Flamengo serão disputados pela equipe sub-20.
Confira a tabela de jogos do Flamengo no Carioca de 2025:
1ª rodada
Flamengo x Boavista
2ª rodada
Madureira x Flamengo
3ª rodada
Flamengo x Nova Iguaçu
4ª rodada
Bangu x Flamengo
5ª rodada
Volta Redonda x Flamengo
6ª rodada
Flamengo x Sampaio Corrêa
7ª rodada
Flamengo x Botafogo
8ª rodada
Portuguesa x Flamengo
9ª rodada
Fluminense x Flamengo
10ª rodada
Flamengo x Vasco
11ª rodada
Flamengo x Maricá