
FlaBasquete
|
Na vice-liderança do NBB, o Flamengo recebe o Vasco da Gama, atual 6º colocado, nesta quinta-feira (27), no Maracanãzinho. Com 20 vitórias e sete derrotas, o time da Gávea tentará voltar para a ponta da tabela de classificação. O Mais Querido tem 47 pontos, um ponto a menos que o líder Minas, com 48.
Onde assistir a Flamengo x Vasco
Existem três opções de onde assistir ao jogo entre Flamengo x Vasco pela 38ª rodada do NBB: Flamengo TV+, SporTV e NBB Basquet Pass. O SporTV é um canal fechado e o sinal aberto depende do seu plano de assinatura. Já a Flamengo TV+ é um conteúdo exclusivo para assinantes (assine).
Horário da partida
A partida no Maracanãzinho será às 20h (horário de Brasília).
Como foi o último jogo do FlaBasquete no NBB
No último dia 19, o Flamengo sofreu derrota para o Minas Tênis Clube por 94 a 70, na Arena UniBH, pelo Novo Basquete Brasil (NBB). A partida ficou marcada pela atuação ruim do Rubro-Negro nos dois lados da quadra, e o time mineiro liderou o confronto em todos os quartos.
Esse revés diminui drasticamente as chances do Flamengo terminar a primeira fase do NBB na liderança. O FlaBasquete segue na segunda colocação do campeonato, com 47 pontos e 74% de aproveitamento (20V e 7D), mas vê o time mineiro abrir grande vantagem. Com um jogo a menos, o Minas possui 84,6% (22V e 4D) e 48 pontos.
Alexey lidera virada do Flamengo contra o Vasco, garante duplo-duplo e comemora mais uma vitória no NBB da temporada 25/26
|
O Flamengo conquistou mais uma vitória no Clássico dos Milhões pelo Novo Basquete Brasil (NBB), derrotando o Vasco por 84 a 78. Após ver o rival dominar o primeiro tempo, o Rubro-Negro reagiu na segunda metade do jogo, especialmente no terceiro quarto, quando fez 29 a 15. Um dos protagonistas da virada, o armador Alexey teve atuação decisiva, registrando um duplo-duplo com 22 pontos e 12 assistências.
“A mudança de postura que a gente teve do intervalo para o segundo tempo foi muito importante. Voltamos com muita energia, agressividade na defesa e confiança no ataque. Isso tudo nos ajudou a sair com a vitória”, destacou Alexey após o jogo.
Além de mais um triunfo no NBB, a vitória marcou a 10ª consecutiva do Flamengo sobre o Vasco. O armador, que foi peça-chave na partida, ressaltou a importância de vencer jogos desse nível, que mexem com a torcida.
“É sempre muito importante vencer os jogos, principalmente um clássico. Acho que é um tipo de jogo que a torcida gosta mais. Não quero falar sobre o time adversário, porque acho que não vale a pena. Então o mais importante de hoje foi a nossa mudança de postura. Eles fizeram um primeiro tempo melhor que a gente, mas a gente conseguiu ser melhor que eles no segundo e garantiu a vitória”, afirmou Alexey.
O Vasco iniciou o jogo com mais volume e liderou o placar até o intervalo. No entanto, após a pausa, o Flamengo voltou com uma postura mais agressiva e conseguiu a virada no terceiro quarto. Segundo Alexey, o desempenho na segunda metade do jogo foi o que garantiu o resultado positivo.
“Sabíamos que precisávamos voltar mais intensos e aproveitar melhor as oportunidades. Conseguimos aumentar o ritmo, defender bem e atacar com mais eficiência. Essa mudança fez toda a diferença para que a gente saísse de quadra com a vitória”, analisou o armador.
Com a vitória no clássico, o Mais Querido mantém o bom momento na competição e segue forte na briga pelas primeiras posições do NBB. Já o Vasco, que agora tem uma sequência difícil contra Paulistano, Minas, Brasília, Franca e Bauru, busca reação para garantir um lugar nos playoffs.
Time rubro-negro carioca sobe de produção após o intervalo e conquista mais um triunfo sobre o rival na temporada 2024/25 do NBB
|
No Clássico dos Milhões pelo NBB, o FlaBasquete buscou a virada e venceu o Vasco por 84 a 78 na noite desta quinta-feira (27), no Maracanãzinho. Após os dois primeiros quartos bem abaixo, Orgulho da Nação voltou com outra postura do intervalo e conseguiu derrotar o rival carioca. Com 22 pontos, Alexey foi o destaque da partida, alcançando o duplo-duplo com 12 assistências.
Destaques
Alexey – 22 pontos e 12 assistências;
Shaq Johnson – 15 pontos.
1º Quarto
Os primeiros dois pontos do FlaBasquete na partida foram de Ruan, que trabalhou bem a bola no garrafão e fez na bandeja. Em seguida, Kayo Gonçalves anotou a primeira bola tripla do jogo. O clássico era bem equilibrado nos minutos iniciais, disputado ponto a ponto, com o Vasco levando uma ligeira vantagem no marcador. Quando descia para a quadra ofensiva, o time rubro-negro desperdiçava muitos arremessos, permitindo com que o adversário saísse em transição rápida para o ataque. Após ficar alguns minutos estacionado nos cinco pontos, Lucas Siewert e Alexey converteram duas bolas triplas para o Mengão. Apesar da reação rubro-negra nos segundos finais do quarto, o Vasco fechou a parcial vencendo por 19 a 16.
2º Quarto
O início do segundo quarto foi marcado por uma disputa intensa pela posse de bola. Shaq Johnson recebeu no perímetro e acertou de três, cortando um pouco a desvantagem. Um ponto positivo da equipe rubro-negra foi uma ligeira melhora nos arremessos. Na metade do segundo o período, a vantagem do Vasco era de apenas dois pontos. Com baixo aproveitamento nos lances livres, o Rubro-Negro desperdiçava pontos valiosos, já que a defesa do Vasco parava as jogadas com muitas faltas. Num momento importante, Alexey apareceu livre e acertou uma bola tripla. Com um primeiro tempo bem abaixo, o Orgulho da Nação foi para o intervalo perdendo por 41 a 32.
3º Quarto
Na volta para o terceiro quarto, o FlaBasquete seguia cometendo os mesmos erros no ataque, com dificuldades para concluir as jogadas com pontos. Até que Shaq Johnson recebeu com liberdade e cravou uma cesta de três. Ele ainda sofreu a falta e converteu o lance livre de bonificação. Em seguida, foi a vez de Jordan Williams também anotar de três. Momento importante que fez o Orgulho da Nação crescer no jogo e encostar no placar, fazendo a diferença cair para apenas dois pontos. E não demorou muito para o Mengão virar o placar. Shaq Johnson novamente tentou a bola tripla e ela entrou. Nos minutos finais, o Mais Querido deslanchou! As bolas voltaram a cair e a vantagem rubro-negra foi aumentando. Um excelente quarto de recuperação do Rubro-Negro, que mostrou seu poder de reação, fechando a parcial em vantagem: 61 a 56.
4º Quarto
No último quarto, o Orgulho da Nação manteve o ritmo. Alexey trabalhou bem no garrafão e marcou dois pontos na bandeja. Logo na sequência, Gui Deodato foi para a enterrada e Jordan Williams anotou mais uma bola tripla. Na defesa, o time rubro-negro conseguia conter os ataques do Vasco, que não oferecia mais tanto trabalho. Numa assistência de Alexey, Ruan foi para a enterrada, computando mais dois pontos para o Fla. Nos minutos finais, o jogo voltou a ficar eletrizante, com o Vasco encostando no placar. Mas o Mengão fez prevalecer sua qualidade, conseguindo os pontos necessários para vencer por 84 a 78.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra no sábado (29) para enfrentar o Botafogo, às 16h, no ginásio Oscar Zelaya, em mais uma rodada do NBB.
Quinteto inicial
Alexey, Shaq Johnson, Jordan Williams, Kayo Gonçalves e Ruan Miranda.
Técnico: Sérgio Hernández.
Mais Querido não sabe o que é perder para os rivais cariocas nesta década. São jogos em sequência e nada de vitória dos rivais estaduais
|
O Flamengo terá uma semana agitada no NBB, com dois clássicos estaduais em sequência. Nesta quinta-feira (27), o time enfrenta o Vasco, às 20h, no Maracanãzinho, em partida com transmissão do SporTV e FlaTV+. Já no sábado (29), o desafio será contra o Botafogo, às 16h, no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, com exibição da FlamengoTV.
A expectativa é de grandes duelos, nos quais o Orgulho da Nação tem um impressionante retrospecto recente. Pelo NBB, Flamengo e Vasco já se enfrentaram nove vezes, com ampla vantagem para o Mais Querido, que venceu oito partidas. O único triunfo cruzmaltino aconteceu no primeiro encontro entre as equipes na competição, em janeiro de 2017. Desde então, o Rubro-Negro tem dominado o confronto, incluindo uma vitória recente pela Super 8, competição que o Flamengo acabou vencendo.
Confira os números do confronto:
NBB
Vasco 78 x 77 Flamengo – 28/01/2017
Flamengo 94 x 86 Vasco – 11/03/2017
Flamengo 89 x 81 Vasco – 30/12/2017
Vasco 75 x 89 Flamengo – 27/01/2018
Flamengo 90 x 70 Vasco – 10/11/2018
Vasco 67 x 107 Flamengo – 16/03/2019
Vasco 65 x 68 Flamengo – 10/11/2023
Flamengo 84 x 79 Vasco – 08/01/2024
Vasco 50 x 59 Flamengo - 12/10/2024
Super 8
Flamengo 92 x 73 Vasco - 26/01/2025
Contra o Botafogo, o Flamengo também tem histórico para lá de favorável. A equipe rubro-negra não perde para o rival de General Severiano desde 2019, quando eliminou os alvinegros nos playoffs por 3 jogos a 1, avançando rumo ao título daquela temporada. Na última edição do torneio, o domínio se manteve, com o Flamengo novamente superando o Botafogo na fase eliminatória, desta vez nas oitavas de final, com uma varrida por 2 a 0 na série.
O técnico Sergio Hernandez fará seu primeiro clássico à frente da equipe rubro-negra e ressaltou a importância desses jogos e a preparação do elenco para os desafios.
"Clássicos como esses são sempre muito importantes. O time sabe que para a torcida o clássico é um jogo diferente, o ambiente é mais especial. Temos que nos concentrar como qualquer jogo e ficar otimistas. Vamos jogar com toda nossa energia. Joguei mais de 30 clássicos na minha vida, fiz muitos clássicos contra o River quando estava no Boca. Joguei Argentina e Brasil muitas vezes pela seleção. São jogos muito especiais. Nossa responsabilidade é jogar com muita raça, com muita concentração e energia. Procuraremos dar alegria à torcida do Flamengo", afirmou o treinador.
A venda de ingressos para o clássico entre Flamengo e Vasco ainda está aberta. Os torcedores rubro-negros podem garantir presença no duelo acessando o site oficial: ingressos.flamengo.com.br ou presencialmente na Bilheteria 2 do Maracanã, das 17h às 20h.
Além dos compromissos pelo NBB, o Flamengo segue atento à disputa da Champions League Americas (BCLA). Já garantido no Final Four, o clube aguarda a definição da sede do torneio, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril. Na semifinal, o adversário será o Franca. Boca Jrs e Instituto Córdoba, da Argentina, completam o quadrangular final.
Relacionados: Alexey Borges, Franco Balbi, Matheus Gueiros, Gui Deodato, Shaq Johnson, Jhonatan Luz, Jordan Williams, Luan Rodrigues, Kayo Gonçalves, Lucas Siewert, Ruan Miranda e Taya Gallizzi.