Futebol

Olimpíadas: Bia Souza do judô desbanca a segunda melhor do mundo e conquista o primeiro ouro do Brasil em Paris

Depois de duas pratas, finalmente o ouro vem para o Brasil

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A judoca Beatriz Souza não se abalou quando o ginásio inteiro do Camps de Mars gritava o nome de sua rival da semifinal, Romane Dick. Nem se desesperou quando o placar marcava sua derrota nas quartas-de-final, revertida no VAR. E agora ela é medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024.


Invicta nos quatro embates contra a vice-campeã olímpica em Tóquio 2020, a israelense Raz Hershko, Bia encaixou um waza-ari com 44s de luta e esperou apenas o relógio zerar para ser campeã. Nem se impactou por disputar sua primeira Olimpíadas aos 26 anos ou então por encarar vice-líder do ranking mundial da disputa pelo ouro.


Sua primeira luta foi praticamente um atropelamento sobre a Izayana Marenco. Bia Souza usou a diferença de tamanho e força para acabar a luta com um ippon rápido. Nas quartas-de-final, sobrou tensão diante da coreana Kim Hayaun. A luta era equilibrada até que a judoca brasileira encaixou um golpe.


Só que, no movimento, ela caiu de costas no tatame. A arbitragem marcou ippon, o placar dizia que era para a coreana. Bia não tremeu. Mas os momentos de espera eram de apreensão na revisão do VAR.

Com a interferência dos árbitros de vídeo, o golpe foi dado como Waza-ari para Bia. A imagem mostrava como Bia tinha pego o quimono pelas costas da coreana, e tinha usado a perna para dar o gancho e derruba-la. Estava na semifinal na sua estreia olímpica.


Aí havia a luta complicada diante da francesa Romane Dick. Na arquibancada, o rosto da adversária em um cartaz enquanto o público gritava o tempo inteiro "Romane, Romane". Contudo, Bia não se desesperou e aplicou mais um golpe para chegar a grande final.

Com a primeira medalha olímpica já garantida, a brasileira quinta colocada no ranking mundial tinha uma velha conhecida pela frente, a isralense Raz Hershiko, nº2 do ranking mundial. Porém Bia, muito concentrada, aplicou um Waza-rio no começo da luta e só administrou para finalmente poder gritar que era campeã olímpica.


Futebol

Melhor jogando bola! Wesley e Gerson aproveitam a folga no Flamengo com pescaria pra lá de divertida no Rio

Jogadores se divertiram nas redes sociais e postaram fotos da "aventura" náutica em dupla

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

  |

Icon Comentário0

O Flamengo empatou sem gols com o Fortaleza, na Arena Castelão, e deu adeus às remotas chances do título brasileiro. A delegação folgou nesta quarta-feira, portanto, Gerson e Wesley aproveitaram o dia para pescar e divertir os torcedores na rede social.


O lateral compartilhou duas imagens logo na manhã. Na primeira, está ao lado de Gerson sorrindo com a legenda "papo de peixe", e um peixe bem pequeno. Na segunda, a dupla aparece com as mãos na orelha, insinuando querer ouvir algo, e um peixe enorme com a legenda "fala aí" 




Wesley e Gerson foram titulares no empate com o Fortaleza, e se reapresentam na manhã de quinta-feira no Ninho do Urubu. O próximo compromisso do Flamengo é contra o Internacional, no domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 36ª rodada.



Futebol

Gabigol vive expectativa de últimos 3 jogos pelo Flamengo; Camisa 99 está pendurado

Atacante só tem mais três partidas a fazer com a camisa do Mengão e número pode reduzir se tomar um cartão amarelo nos próximos duelo

Gabigol só tem mais 3 jogos pelo Flamengo - Foto: Reprodução
Gabigol só tem mais 3 jogos pelo Flamengo - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Após a conquista da Copa do Brasil, Gabigol confirmou que não continuará no Flamengo em 2025. A decisão foi anunciada em entrevista e, com apenas três jogos restantes na temporada, a torcida já entra em contagem regressiva para a despedida do camisa 99.


Reencontro com o time


Na última terça-feira (26), Gabigol voltou a ser titular na equipe de Filipe Luís após cumprir afastamento de duas partidas, determinado pela diretoria rubro-negra. Contra o Fortaleza, o atacante começou jogando, mas deixou o gramado logo após o intervalo.


Despedida no Maracanã

A diretoria, através do vice-presidente de futebol Marcos Braz, garantiu que Gabigol terá uma despedida à altura do que representou para o Flamengo. A expectativa é que a grande homenagem ocorra no último jogo da temporada, contra o Vitória, no Maracanã, no dia 08 de dezembro, pela 38ª rodada do Brasileirão.


O atacante, contudo, corre risco de perder uma das três partidas restantes. Isso porque Gabigol está pendurado com dois cartões amarelos e, caso leve outro cartão diante do Internacional, ou do Criciúma, terá um jogo a menos a fazer com o Manto Sagrado antes do fim de seu contrato com o Flamengo.

Últimos compromissos do Fla em 2024

O Flamengo ainda tem três jogos para encerrar o ano:

01/12: Flamengo x Internacional | Maracanã

04/12: Criciúma x Flamengo | Estádio Heriberto Hülse

08/12: Flamengo x Vitória | Maracanã

Futuro no Cruzeiro?

O destino mais provável de Gabigol em 2025 é o Cruzeiro. Informações apontam que o atacante já possui um acordo verbal com o clube mineiro, que deve oficializar a contratação no início da próxima temporada. O Santos também tem interesse na contratação do camisa 99 do Flamengo. Criado nas categorias de base do Peixe, o presidente do clube, Marcelo Teixeira, afirmou já ter mandado a sua proposta ao atleta.



Futebol

Flamengo pode terminar a temporada com marca negativa bem expressiva e que preocupa para 2025

O treinador Filipe Luís terá trabalho para corrigir o atual momento do ataque rubro-negro até a volta de Pedro ano que vem

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Com 2024 chegando ao fim, fica um gostinho na Nação de um ano que, apesar do grande título da Copa do Brasil, poderia ter sido melhor frente a algumas escolhas e decisões ao longo do ano. Isso refletiu em aspectos dentro de campo, como no ataque, já que o Flamengo pode terminar a temporada com o pior desempenho ofensivo dos últimos seis anos.


Além do extracampo, e do sistema de jogo principalmente de Tite, que foi quem mais comandou o Flamengo ao longo de 2024. A lesão de Pedro “contribuiu” para que o desempenho do ataque do time, piorasse ainda mais, já que perdia ali, seu melhor jogador e artilheiro da temporada.



Considerando apenas jogos oficiais, até aqui, são 106 gols marcados em 70 jogos, uma média de 1,51 por jogo. Esse numero consegue ser menor do que ano passado, que em 74 partidas, o Rubro-Negro balançou as redes 119 vezes (1,61 gols p/jogo). Assim, para não terminar 2024 com a pior marca ofensiva em um longo período, o Fla teria de marcar 14 gols nos últimos 3 jogos da temporada, algo que beira o impossível.


A pior marca antes desse ano, foi em 2018, quando o Flamengo balançou as redes apenas 94 vezes, em 67 jogos. Uma média de 1,40 gols por jogo.

Veja números de gols e média de outros anos recentes:

2022 – 144 gols em 79 jogos (1.82)

2021 – 156 gols em 75 jogos (2.08)

2020 – 131 gols em 70 jogos (1.87)

2019 – 150 gols em 74 jogos (2.03)

Em contrapartida, Flamengo terá a melhor defesa em 6 anos

Se no ataque o Flamengo não correspondeu tão bem quanto se esperava, na defesa o Flamengo fez um 2024 muito digno, inclusive, tendo a melhor defesa dos últimos seis anos. Com Tite, apesar de um estilo de jogo pragmático e que não agradava em nada a torcida, a defesa sempre foi sólida, e com a chegada de Filipe Luís, se manteve assim.

Até agora foram apenas 47 gols sofridos. A última marca melhor do que essa foi também em 2018, quando o Mengão tomou apenas 46 gols.

Gols sofridos pelo Flamengo por temporada:

75 em 2023

70 em 2022

70 em 2021

78 em 2020

64 em 2019


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Perto de marca histórica no Flamengo, Pulgar tomou cartão em 35% dos jogos que fez pelo clube
Futebol

Perto de marca histórica no Flamengo, Pulgar tomou cartão em 35% dos jogos que fez pelo clube

 

Icon Comentário0
Árbitro de Fortaleza x Flamengo, Anderson Daronco xinga torcedor após crítica da arquibancada
Futebol

Árbitro de Fortaleza x Flamengo, Anderson Daronco xinga torcedor após crítica da arquibancada

 

Icon Comentário0
Filipe Luís evita criticar o calendário do Flamengo e vê lado positivo de muitos jogos
Futebol

Filipe Luís evita criticar o calendário do Flamengo e vê lado positivo de muitos jogos

 

Icon Comentário0