Futebol

Olimpíadas: Bia Souza do judô desbanca a segunda melhor do mundo e conquista o primeiro ouro do Brasil em Paris

Depois de duas pratas, finalmente o ouro vem para o Brasil

Reprodução
Reprodução

2 Ago 2024 | 12:44 |

Icon Comentário0

A judoca Beatriz Souza não se abalou quando o ginásio inteiro do Camps de Mars gritava o nome de sua rival da semifinal, Romane Dick. Nem se desesperou quando o placar marcava sua derrota nas quartas-de-final, revertida no VAR. E agora ela é medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024.


Invicta nos quatro embates contra a vice-campeã olímpica em Tóquio 2020, a israelense Raz Hershko, Bia encaixou um waza-ari com 44s de luta e esperou apenas o relógio zerar para ser campeã. Nem se impactou por disputar sua primeira Olimpíadas aos 26 anos ou então por encarar vice-líder do ranking mundial da disputa pelo ouro.


Sua primeira luta foi praticamente um atropelamento sobre a Izayana Marenco. Bia Souza usou a diferença de tamanho e força para acabar a luta com um ippon rápido. Nas quartas-de-final, sobrou tensão diante da coreana Kim Hayaun. A luta era equilibrada até que a judoca brasileira encaixou um golpe.


Só que, no movimento, ela caiu de costas no tatame. A arbitragem marcou ippon, o placar dizia que era para a coreana. Bia não tremeu. Mas os momentos de espera eram de apreensão na revisão do VAR.

Com a interferência dos árbitros de vídeo, o golpe foi dado como Waza-ari para Bia. A imagem mostrava como Bia tinha pego o quimono pelas costas da coreana, e tinha usado a perna para dar o gancho e derruba-la. Estava na semifinal na sua estreia olímpica.


Aí havia a luta complicada diante da francesa Romane Dick. Na arquibancada, o rosto da adversária em um cartaz enquanto o público gritava o tempo inteiro "Romane, Romane". Contudo, Bia não se desesperou e aplicou mais um golpe para chegar a grande final.

Com a primeira medalha olímpica já garantida, a brasileira quinta colocada no ranking mundial tinha uma velha conhecida pela frente, a isralense Raz Hershiko, nº2 do ranking mundial. Porém Bia, muito concentrada, aplicou um Waza-rio no começo da luta e só administrou para finalmente poder gritar que era campeã olímpica.


Futebol

Comentarista se irrita com desempenho do Flamengo e pressões antes do Brasileirão "É um lixo...."

As críticas fortes ao desempenho do Mais Querido contra a LDU geram repercussão; equipe vira a chave para enfrentar o Corinthians no Brasileirão

Filipe Luís comanda o Flamengo em jogo sob críticas após empate sem gols contra a LDU em Quito pela Libertadores ( Foto/ CRF )
Filipe Luís comanda o Flamengo em jogo sob críticas após empate sem gols contra a LDU em Quito pela Libertadores ( Foto/ CRF )

23 Abr 2025 | 19:10 |

Icon Comentário0

O empate em 0 a 0 entre Flamengo e LDU, na noite da última terça-feira (22), em Quito, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, ainda repercute negativamente. A atuação abaixo do esperado do time comandado por Filipe Luís foi o principal assunto entre comentaristas esportivos na manhã seguinte. Entre os mais incisivos, Flavio Prado, da Jovem Pan, classificou a partida como “uma das piores dos últimos tempos”.




O melhor momento foi quando o juiz terminou a partida” - disse o comentarista 





FLAVIO PRADO DETONA O DESEMPENHO DO TIME NA ALTITUDE DE QUITO


Durante o programa “Bate-Pronto”, Prado foi direto ao ponto ao avaliar a atuação do Mais Querido. “Foi um dos maiores lixos que eu vi. O jogo de ontem deu ânsia de vômito. Perdi duas horas da minha vida”, disparou. Para ele, o empate na altitude não justifica a performance fraca do time. O comentarista ainda afirmou que esperava mais do confronto e se sentiu frustrado com o que viu em campo.


JORNALISTA NÃO CULPA A ALTITUDE E DIZ QUE LDU TAMBÉM FOI MAL


Apesar dos quase 3 mil metros de altitude em Quito, Prado minimizou esse fator como justificativa para o baixo rendimento do elenco. “Nem a altitude explica. A LDU também não jogou nada. O melhor momento foi quando o juiz terminou a partida”, afirmou o comentarista, mostrando total desapontamento com o nível técnico da partida.


A crítica também foi técnica. Especialistas apontaram que o time não conseguiu se impor nem criou chances claras. A posse de bola foi ineficiente e a movimentação, lenta. A ausência de repertório ofensivo e o baixo rendimento de nomes importantes acenderam um alerta para os próximos compromissos da temporada.


Após a fraca exibição fora de casa, o Mengão vira a chave e concentra esforços no Brasileirão. Invicto na competição nacional e ocupando a vice-liderança, o time encara o Corinthians no domingo (27), às 16h, no Maracanã, pela sexta rodada. A expectativa é por uma resposta rápida diante da torcida após a atuação criticada na Libertadores.


Futebol

Plata tem problema confirmado pelo Flamengo e deve ficar fora contra o Corinthians

O jogador, que não atuou contra a LDU em Quito, foi submetido a exames de imagem, que constataram leve edema ósseo na região do joelho direito

 o técnico Filipe Luís admitiu que Plata seria titular da equipe e lamentou a ausência do atacante diante da LDU em Quito
o técnico Filipe Luís admitiu que Plata seria titular da equipe e lamentou a ausência do atacante diante da LDU em Quito

23 Abr 2025 | 19:09 |

Icon Comentário0

O atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, foi submetido a um exame que confirmou um problema no joelho direito. Segundo o clube, ele tem um edema ósseo e por isso já tinha perdido o jogo contra a LDU, pela Libertadores. Isso quer dizer uma inflamação no osso por causa de uma pancada.



Agora, o equatoriano inicia tratamento, já sabendo que é improvável que esteja à disposição contra o Corinthians, no domingo, pelo Brasileirão.


TITULAR CONTRA A LDU

Plata seria titular contra a LDU, ontem. Mas abriu espaço para a entrada de Juninho. Ele já tinha ficado fora alguns jogos depois que voltou da data Fifa, em março, e tem feito uma boa temporada pelo Flamengo. Sem Plata, Filipe Luís pode manter Gerson aberto na direita, Arrascaeta e Bruno Henrique centralizados, com Michael ou Cebolinha na esquerda. 


Mas Pedro tem ganhado mais minutos gradualmente e pode motivar uma alteração na arrumação ofensiva da equipe rubro-negra.

NOTA DO FLAMENGO

"A ressonância magnética não constatou lesão grave, apenas um leve edema ósseo no joelho direito. O jogador equatoriano seguirá em tratamento com o Departamento Médico do Flamengo e será reavaliado diariamente, sendo liberado assim que estiver livre de dores", disse o clube.




Futebol

Jorge Jesus, ex- Flamengo, pode comandar possível Melhor do Mundo em 2025 - entenda

O atacante brasileiro recebeu oferta de quatro anos e salário de R$ 1,1 bilhão do Al-Hilal, comandado pelo português que é muito identificado com o mais querido

Raphinha pode deixar o Barcelona e ser comandado por Jorge Jesus no Al-Hilal, clube que busca substituir Neymar e mira grandes conquistas. ( Foto / Instagram )
Raphinha pode deixar o Barcelona e ser comandado por Jorge Jesus no Al-Hilal, clube que busca substituir Neymar e mira grandes conquistas. ( Foto / Instagram )

23 Abr 2025 | 18:49 |

Icon Comentário0

O atacante Raphinha, atualmente no Barcelona, entrou na mira do Al-Hilal, da Arábia Saudita, que é comandado por Jorge Jesus, técnico conhecido por sua passagem vitoriosa no Flamengo. O clube árabe formalizou uma proposta considerada uma das maiores da história para um jogador brasileiro: quatro anos de contrato e um salário total de R$ 1,1 bilhão.




DESEJO DE PERMANÊNCIA NA EUROPA FREIA NEGÓCIO



Mesmo com a proposta bilionária na mesa, Raphinha ainda não se mostrou inclinado a deixar o futebol europeu. O atacante quer seguir atuando em alto nível no continente, especialmente com a chance de conquistar a Liga dos Campeões e, quem sabe, figurar entre os finalistas da Bola de Ouro nesta temporada de 2025.



BARCELONA TEM JOGO DECISIVO NA CHAMPIONS


O próximo compromisso do Barcelona será decisivo na busca pelo título europeu. No dia 30 de abril, a equipe catalã enfrenta a Inter de Milão, na Espanha, pelo jogo de ida da semifinal da UEFA Champions League. A outra semifinal será disputada entre Arsenal e Paris Saint-Germain. A busca do Al-Hilal por um substituto à altura de Neymar é prioridade no clube. Raphinha surge como o nome preferido para ocupar essa lacuna técnica e de impacto midiático. A diretoria saudita quer manter o alto nível do elenco e acredita que o brasileiro tem o perfil ideal para liderar o novo projeto.


Apesar de estar no comando do Al-Hilal, Jorge Jesus ainda não tem permanência garantida para a próxima temporada. Seu contrato vai até junho de 2025, e há especulações de que ele pode assumir a Seleção Brasileira, caso Carlo Ancelotti, favorito da CBF, opte por seguir no futebol europeu. O histórico de Jorge Jesus no Brasil segue como trunfo em sua carreira.

À frente do Mais Querido, o português conquistou títulos importantes como a Libertadores, o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana. O prestígio segue elevado, tanto no Brasil quanto fora dele. Com investimentos robustos e uma política agressiva no mercado, o Al-Hilal se firmou como uma das potências do futebol asiático e mundial. A chegada de jogadores com alto status internacional é parte da estratégia para manter o clube no topo e ampliar a visibilidade da liga saudita.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Nação representa! Veja a parcial de ingressos vendidos para o duelo diante do Corinthians
Futebol

Nação representa! Veja a parcial de ingressos vendidos para o duelo diante do Corinthians

23 Abr 2025 | 18:35

Icon Comentário0
João Fonseca revela desejo ousado para Roland Garros: “Quero pegar o Djokovic”
Futebol

João Fonseca revela desejo ousado para Roland Garros: “Quero pegar o Djokovic”

23 Abr 2025 | 15:47

Icon Comentário0
Cauã Reymond provoca risadas ao ironizar Glória Pires e gera clima entre colegas de elenco
Futebol

Cauã Reymond provoca risadas ao ironizar Glória Pires e gera clima entre colegas de elenco

23 Abr 2025 | 15:45

Icon Comentário0