Futebol
23 Out 2024 | 13:11 |
No próximo sábado (26), o Flamengo recebe o Juventude no Maracanã, em confronto válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para às 16h30 (horário de Brasília) e promete ser decisiva para as pretensões do Mengão na competição. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já definiu a equipe de arbitragem para o duelo, que contará com Bráulio da Silva Machado no comando, acompanhado dos assistentes Thiaggo Americano Labes e Gizeli Casaril, ambos de Santa Catarina. O árbitro de vídeo (VAR) será Diego Pombo Lopez, da Bahia.
Com a escala definida, o Flamengo se prepara para encarar um Juventude que busca se reerguer na competição. O objetivo do Rubro-Negro é se manter firme na parte de cima da tabela e reduzir a distância para o Botafogo, atual líder do Brasileirão. Atualmente, o Flamengo ocupa a quarta colocação, somando 51 pontos, e possui um jogo a menos em relação ao time de General Severiano.
FLAMENGO MANTÉM TRANQUILIDADE NA CBF
Esse confronto pendente será realizado no dia 30 de outubro, contra o Internacional, o que pode ser uma oportunidade crucial para o Mengão diminuir a diferença. Além dos nomes principais, a CBF também confirmou outros integrantes na arbitragem. João Vitor Gobi, de São Paulo, será o quarto árbitro, e Marcelo Rogério, também paulista, atuará como assessor.
No VAR, além de Diego Pombo Lopez, teremos Eder Alexandre, de Santa Catarina, como AVAR, e Rodrigo Batista Raposo, do Distrito Federal, como AVAR2. A supervisão ficará por conta de Marcos André Gomes da Penha, do Espírito Santo, enquanto Maria Victoria Benetti, da CBF, será a quality manager. No cenário atual do Campeonato Brasileiro, o Flamengo vive um momento importante na competição, em busca de alcançar o Botafogo.
OLHO ABERTO NO VAR
A vantagem de dez pontos do líder é significativa, mas a equipe comandada por Filipe Luis mantém o foco na recuperação e na luta pelo título. O Juventude, por outro lado, não atravessa a mesma fase e tentará surpreender o Rubro-Negro fora de casa. O embate no Maracanã é visto como uma oportunidade para o Flamengo consolidar sua posição entre os líderes e se aproximar da disputa pelo topo da tabela.
Sob pressão, time de Filipe Luís entra em campo neste sábado (07) precisando vencer para evitar o quadrangular da morte do Campeonato Carioca
07 Fev 2026 | 15:40 |
Em partida válida pela sexta e última rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca, o Flamengo recebe o Sampaio Corrêa neste sábado (07), no Maracanã com uma missão clara e inegociável: vencer. O triunfo é fundamental não apenas para manter vivas as esperanças matemáticas de classificação às semifinais, mas, principalmente, para afastar o risco real de disputar o quadrangular contra o rebaixamento no Estadual.
O confronto ganha ares dramáticos devido ao início de temporada irregular da equipe, que tem sido alvo de críticas por atuações abaixo do esperado. Diante deste cenário, a "decisão" no Maracanã torna-se o fiel da balança para o planejamento do primeiro semestre.
Para o confronto crucial, o técnico Filipe Luís vive um dilema. Embora conte com o retorno de atletas que estavam suspensos, a condição física do elenco é o principal adversário. A situação do volante Jorginho ilustra bem o momento. Apesar de ter cumprido suspensão automática no empate contra o Internacional pelo Brasileirão e estar juridicamente apto, o meio-campista voltou a sentir dores musculares na coxa direita.
Com isso, ele se junta à lista de desfalques confirmados pelo departamento médico do Flamengo, que já conta com o meia espanhol Saúl (em recuperação de cirurgia no tornozelo esquerdo) e o atacante Luiz Araújo (vetado por dores musculares).
O Flamengo deve ir a campo com: Rossi; Varela, Léo Pereira, Léo Ortiz (ou Vitão) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (ou Evertton Araújo), Nico De La Cruz e Arrascaeta (ou Carrascal); Lucas Paquetá (ou Plata), Samuel Lino (ou Cebolinha) e Pedro.
Capitão das conquistas da Libertadores e do Mundial Sub-20 deixa o clube rumo à MLS após ficar sem espaço no elenco profissional; Rubro-Negro mantém percentual
07 Fev 2026 | 15:10 |
Flamengo confirmou, na manhã deste sábado (7), a saída definitiva do zagueiro Iago. O destino do defensor de 20 anos é o Orlando City, equipe que disputa a Major League Soccer (MLS), nos Estados Unidos. O jogador integrou o grupo que disputou as rodadas iniciais do Campeonato Carioca deste ano, mas não figurava nos planos da comissão técnica principal para o restante da temporada.
A negociação encerra o ciclo de uma das principais lideranças recentes das categorias de base do clube, que optou por buscar novos ares diante da forte concorrência no setor defensivo da equipe comandada por Filipe Luís.
A transação foi fechada pelo valor de 1,4 milhão de dólares (aproximadamente R$ 7,3 milhões na cotação atual). A divisão dos direitos econômicos estabelece que o Flamengo, detentor de 60% do passe, repasse a parte restante (40%) ao Volta Redonda, clube formador do atleta.
Visando um lucro a longo prazo, a diretoria da Gávea inseriu uma cláusula contratual que mantém uma porcentagem dos direitos do zagueiro em posse do clube. Dessa forma, o Flamengo garante uma receita extra caso Iago seja negociado pelo Orlando City no futuro.
A situação contratual de Iago acelerou o desfecho. O vínculo do defensor com o Rubro-Negro era válido apenas até o final de 2026. A diretoria chegou a apresentar uma proposta de renovação recentemente, mas o staff do atleta e o próprio jogador ponderaram a falta de oportunidades no time de cima.
Zagueiro de 21 anos, autor do gol do título mundial na base, não está nos planos de Filipe Luís e deve ser transferido para o Lugano
07 Fev 2026 | 14:40 |
Flamengo está próximo de concretizar mais uma movimentação de saída em seu elenco nesta janela de transferências. O zagueiro João Carbone, de 21 anos, tem negociações avançadas para defender as cores do Lugano, da Suíça. As tratativas entre as partes caminham para um desfecho positivo e a expectativa é que o defensor deixe o Rubro-Negro nos próximos dias.
A operação é vista com bons olhos pela diretoria carioca, que busca dar rodagem aos atletas formados no Ninho do Urubu que estouraram a idade das categorias de base, mas que encontram pouco espaço no time principal.
João Carbone carrega em seu currículo um momento histórico pelo clube. Foi dele a cobrança de pênalti decisiva que garantiu ao Flamengo o título do Mundial de Clubes Sub-20 na última temporada. Apesar do protagonismo nas categorias inferiores, o zagueiro não conseguiu traduzir o sucesso da base em estabilidade no elenco profissional, perdendo espaço na hierarquia da defesa ao longo de 2025.
A situação contratual também pesa na decisão. Com vínculo válido apenas até dezembro de 2026, o Flamengo corre contra o tempo para negociá-lo agora. Caso contrário, o atleta poderia assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe no meio do ano e sair de graça. Internamente, a avaliação da comissão técnica é de que Carbone não faz parte dos planos imediatos do técnico Filipe Luís para a sequência da temporada.
A provável transferência de Carbone integra um movimento mais amplo de reformulação do Flamengo em relação aos seus jovens talentos. Recentemente, o clube negociou o zagueiro Iago com o Orlando City (EUA) e encaminhou a ida de Lucas Silva para o Cuiabá, abrindo espaço na folha e permitindo que esses jogadores busquem minutos em outras praças.