Futebol

QUEM SÃO OS CINCO MEMBROS DA COMISSÃO TÉCNICA DE TITE, CHEGANDO NO FLAMENGO? VEJA

A 'equipe de confiança' do treinador vai chegar no Mais Querido junto com ele para comandar o primeiro treino desta terça-feira (10)

Tite e Comissão Técnica da Seleção Brasileira / Lucas Figueiredo
Tite e Comissão Técnica da Seleção Brasileira / Lucas Figueiredo

  |

Icon Comentário0

Tite é o mais novo treinador do Flamengo, como anunciou o clube na noite desta segunda-feira (09). A expectativa é que o treinador vá ao Ninho do Urubu ainda nesta terça-feira (10) para comandar o seu primeiro treino, a partir das 16h00 (horário de Brasília). E ele não será o único novato no CT! Isso porque o ex-treinador da Seleção Brasileira trouxe consigo cinco profissionais da área técnica do futebol. Alguns até mesmo o acompanharam na Copa do Mundo do Catar em 2022. No total, são três auxiliares, um preparador físico e um analista: Matheus Bachi: Auxiliar


Filho mais velho de Tite, o profissional foi fundamental para a chegada do treinador no Flamengo ainda nesta temporada, uma vez que o seu plano inicial era conversar com clubes brasileiros a partir de 2024. Com 34 anos de idade, Matheus acompanha o pai desde 2015, quando estavam ainda no Corinthians. 


Na Seleção Brasileira, o jovem começou trabalhando na área mais de análise, mas, em seguida, começou a aparecer com mais frequência na beira de campo, dando orientações aos jogadores. 


Matheus tem liçença Pro da CBF e já disse desejar ter uma carreira própria como técnico no futuro. É interessante analisar que, enquanto estiveram na Seleção Brasileira, o treinador principal foi muito acusado de nepotismo. 

César Sampaio: Auxiliar


Ex-jogador da Seleção Brasileira, César foi vice-campeão com a 'amarelinha' na Copa do Mundo de 1998. O clube em que teve mais destaque foi o Palmeiras, onde levantou uma Libertadores e dois Brasileiros. Além disso, passou por outros grandes, como o São Paulo e o La Coruña (ESP). 

Sampaio começou a trabalhar com Tite na reta final da preparação para a Copa do Mundo de 2022. O ex-atleta tem licença Pro dada pela CBF Academy. Inclusive, foi no curso que os dois se conheceram. 

Cleber Xavier: Auxiliar

Cleber chegou à equipe Tite antes que todo mundo. Ele e o treinador trabalham juntos desde 2001, quando conquistaram a Copa do Brasil pelo Grêmio. Desde então, foram mais 13 títulos em mais de 20 anos juntos.

A sua experiência como funcionário de comissões técnica vai para além das atividades realizadas com o treinador. Ele passou pelas categorias de base do Internacional e do próprio Grêmio. É formado em Educação Física desde 1994, na cidade de Porto Alegre.

Fábio Mahseredjian: Preparador Físico

Um profissional na sua especialização desde a década de 80, Fábio passou pelo Flamengo antes que Tite, em 2003, e até chegou à Seleção Brasileira antes dele. Ele assumiu o seu cargo de preparador físico pela equipe Brasil um pouco antes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Lucas Oliveira: Analista de Mercado 

Ex-Palmeiras, o analista é a nova 'figurinha' na equipe de Tite. Lucas deixou o Verdão com o próprio de entrar na comissão do técnico no Flamengo, sendo que estava no time de Abel Ferreira desde 2020, com a função de observar potenciais contratações. 

Contudo, ele conhece o treinador desde a última Copa do Mundo, quando trabalhou como observador técnico. Além disso, ele já passou pelo Grêmio, Athletico-PR e Ludogorets (Bélgica) e atuou em seleções brasileiras de base.


Futebol

Zagueiro do Flamengo tem sondagens da Premier League e pode ser vendido - afirma portal

Jogador já teve seu nome ligado ao futebol europeu e considera uma mudança de ares após perda de titularidade e temporada irregular em 2024

Fabrício Bruno tem sondagens de clubes da Premier League - Foto: Reprodução
Fabrício Bruno tem sondagens de clubes da Premier League - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

A saída de Fabrício Bruno do Flamengo, que esteve próxima ao longo de 2024, pode se concretizar em breve. O zagueiro perdeu espaço no time titular com o técnico Filipe Luís, que terminou a temporada apostando na dupla Léo Ortiz e Léo Pereira. Agora, o defensor é alvo de sondagens de clubes ingleses e do Rennes, da França.


Propostas iminentes


De acordo com o portal ‘BolaVip’, equipes da Inglaterra já notificaram o Flamengo sobre o envio de propostas. Além disso, os interessados estão reunindo informações detalhadas sobre o zagueiro. Fabrício Bruno, que tem o sonho de atuar na Europa, estaria inclinado a aceitar uma transferência caso surja uma oferta vantajosa.


Por outro lado, a diretoria rubro-negra enxerga espaço para negociação. Com a possível saída de Fabrício Bruno, o clube pretende dar mais oportunidades ao jovem Cleiton, de 21 anos, que já integra o elenco profissional. No entanto, o Flamengo também deve se movimentar no mercado para reforçar o setor defensivo, caso a transferência seja confirmada. Segundo Pablo Raphael, do Gazeta do Urubu, a diretoria do Mengão só negociará o jogador se houver consenso dentro da diretoria entre a proposta e o planejamento do clube.

Carreira no Flamengo


Contratado em 2022 junto ao Red Bull Bragantino, Fabrício Bruno soma 148 jogos e seis gols com a camisa do Flamengo. Em 2024, foram 56 partidas e um gol. O defensor participou das conquistas da Libertadores (2022), Copa do Brasil (2022 e 2024) e do Campeonato Carioca (2023).

Formado na base do Cruzeiro, Fabrício Bruno se profissionalizou pelo clube mineiro antes de ser emprestado à Chapecoense. Posteriormente, retornou ao Cruzeiro e seguiu para o Red Bull Bragantino, de onde foi adquirido pelo Flamengo. Aos 28 anos, o jogador pode estar próximo de realizar seu desejo de atuar no futebol europeu.

Planejamento para 2025

A venda de Fabrício Bruno faz parte do planejamento do técnico Filipe Luís e do diretor de futebol José Boto para a próxima temporada. Com a manutenção de Léo Pereira e Léo Ortiz como titulares, a saída do defensor abre caminho para ajustes no elenco, tanto com o aproveitamento de jovens talentos quanto com possíveis contratações.



Futebol

Vítor Pereira reencontra João Gomes, que lhe causou problemas no Flamengo

Após a saída do volante, Mengão teve queda de desempenho defensivo e teve dificuldades para encontrar um substituto a sua produção em campo

Vítor Pereira reencontra João Gomes no Wolverhampton - Foto: Reprodução
Vítor Pereira reencontra João Gomes no Wolverhampton - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Após deixar o Al-Shabab, da Arábia Saudita, Vítor Pereira foi anunciado como treinador do Wolverhampton, da Inglaterra, no dia 19 de dezembro. No clube inglês, o técnico português volta a trabalhar com João Gomes, volante que marcou sua passagem pelo Flamengo e gerou desafios ao treinador no início de 2023.


Passagem conturbada pelo Flamengo


Vítor Pereira assumiu o Flamengo em janeiro de 2023, com João Gomes como um dos pilares do meio-campo rubro-negro. Contudo, menos de um mês após a chegada do treinador, o volante foi negociado com o Wolverhampton, deixando uma lacuna na equipe.


A saída de João Gomes impactou a marcação do Flamengo, algo evidente durante a temporada. Na época, Vítor Pereira reconheceu o problema, mas prometeu buscar soluções internamente:

“Um treinador é uma pessoa que tem que encontrar soluções. Eu vou tentar achar. A questão está entregue à diretoria. Nossa estratégia está pensada internamente e não pode ser pública. Vai ser tratada dentro do clube”, afirmou.


A passagem de Vítor Pereira no Flamengo foi breve e marcada por insucessos: em três meses, o treinador somou 18 jogos, com dez vitórias, sete derrotas e um empate. Nesse período, o time ficou com os vices do Campeonato Carioca, da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além de terminar o Mundial de Clubes na terceira colocação.

Desafios no Wolverhampton

Agora, no comando do Wolverhampton, Vítor Pereira tem a difícil missão de tirar a equipe da zona de rebaixamento da Premier League. A estreia do treinador foi promissora, com uma vitória de 3 a 0 sobre o Leicester.

Com João Gomes à disposição no elenco, o português enfrentará mais um grande desafio nesta quinta-feira (26), às 14h30 (horário de Brasília), contra o Manchester United. A expectativa é que a parceria entre técnico e jogador traga resultados positivos para os Wolves na luta contra o rebaixamento.


Futebol

José Boto chega neste sábado (28) no Flamengo e dará coletiva no Ninho do Urubu

Novo diretor de futebol do Mengão desembarca no Rio de Janeiro na manhã de sábado e vai conhecer o Centro de Treinamento antes de falar à imprensa

José Boto chega no sábado (28) ao Flamengo - Foto: Reprodução/Shakhtar
José Boto chega no sábado (28) ao Flamengo - Foto: Reprodução/Shakhtar

  |

Icon Comentário0

O novo diretor de futebol do Flamengo, José Boto, chega ao Rio de Janeiro às 6h35 (horário de Brasília) deste sábado (28). No mesmo dia, às 13h, o português participará de uma entrevista coletiva no CT Ninho do Urubu, onde falará pela primeira vez como dirigente rubro-negro. O evento também contará com a presença do novo presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap.


Início dos trabalhos antes mesmo da chegada


Apesar de ainda não estar no Brasil, José Boto já iniciou seu trabalho à frente do futebol do Flamengo. O diretor mantém contato com o técnico Filipe Luís há semanas, incluindo um encontro em Portugal na última segunda-feira (23), onde discutiram o planejamento para a temporada de 2025.


Além de Boto, o coordenador técnico português Alfredo Almeida chegará em janeiro para trabalhar no Flamengo. Alfredo chega para ser assistente do novo diretor esportivo e ocupar a coordenação técnica, assim como trabalhava no NK Osijec, da Croácia.

Primeiras ações e decisões


Com vasta experiência em scouting e gestão de contratações, José Boto assume a responsabilidade de liderar o departamento de futebol, incluindo a busca por reforços e a seleção de treinadores.

Uma de suas primeiras decisões no cargo, tomada em conjunto com Filipe Luís, foi a não renovação do contrato de David Luiz, que se encerra em 31 de dezembro. O zagueiro foi informado no último domingo (22) de que não faz parte dos planos do clube para 2025.

Agora, com a chegada ao Rio, o diretor deve intensificar as ações no mercado de transferências para reforçar o elenco do Flamengo na próxima temporada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Auxiliar de José Boto chega no Rio em Janeiro para trabalhar no Flamengo
Futebol

Auxiliar de José Boto chega no Rio em Janeiro para trabalhar no Flamengo

 

Icon Comentário0
Everton Cebolinha é o jogador que mais desfalcou o Flamengo em 2024
Futebol

Everton Cebolinha é o jogador que mais desfalcou o Flamengo em 2024

 

Icon Comentário0
Zagueiro Pablo volta do Botafogo e tem seu futuro praticamente definido no Flamengo
Futebol

Zagueiro Pablo volta do Botafogo e tem seu futuro praticamente definido no Flamengo

 

Icon Comentário0