Futebol

RENATO GAÚCHO SOBRE REVERTER O PLACAR DEPOIS DE DERROTA COM O FLAMENGO: "TEMOS QUE SER REALISTAS"

Treinador admite atuação abaixo, mas reconhece méritos do time de Sampaoli

Foto: Joao Vitor Teixeira
Foto: Joao Vitor Teixeira

  |

Icon Comentário0

O técnico Renato Portaluppi adotou um tom moderado após a derrota por 2 a 0 para o Flamengo, na noite desta quarta-feira, na Arena. O comandante reconheceu que ficou difícil para o Grêmio reverter a diferença de dois gols no Maracanã na semifinal da Copa do Brasil, falou em ser "realista" no momento para focar no Brasileirão e admitiu atuação aquém.


– O Flamengo tem praticamente dois times. Se pega os dois, separa os 22 jogadores, ambos vão disputar títulos. Eles formam elenco para chegar e ganhar. Elenco é deles, dinheiro é deles. Ficou difícil. Não é impossível. Mas, desde já, é bastante difícil reverter. Nosso principal objetivo agora é o Brasileirão, vamos tentar brigar pelo título. Se não der, vamos buscar vaga direta na Libertadores – disse Renato.


Antes de ser dominado pelo Flamengo, o Grêmio criou chances para abrir o placar. No melhor lance, Villasanti perdeu cara a cara com Matheus Cunha. A expulsão de Kannemann aos 14 do segundo tempo, com 1 a 0 contra no placar, acabou com a tentativa de reação gremista.


– Tivemos uma chance clara com Villasanti. Se fizesse, seria diferente. Flamengo teve oportunidades, criou e fez o primeiro gol. Cedemos um pênalti. É difícil enfrentar o Flamengo com 11, com 10 ainda mais. Não faltou vontade. Mas, às vezes, só vontade não adianta – acrescentou.

– Por título sempre trabalhamos, mas temos que ser realistas. O Grêmio vem da segunda divisão. Mudamos 50 ou 60% do grupo. Não vamos ganhar de todo mundo. Hoje, temos que elogiar o adversário. Sabemos que é muito qualificado, plantel com grandes jogadores. Deu tudo certo para eles e algumas coisas deram errado para a gente. Não tivemos a mesma atuação de outras partidas – reconheceu Renato.



Futebol

Flamengo se prepara a próxima janela de transferência como três nomes de saída - confira

Em meio à preparação para o confronto decisivo contra a Ldu, fora de casa pela Libertadores, diretoria do mais querido já articula movimentações para junho

José Boto, diretor de futebol, lidera o planejamento de saídas e reforços no elenco do Flamengo para a janela do meio do ano ( Foto/CRF)
José Boto, diretor de futebol, lidera o planejamento de saídas e reforços no elenco do Flamengo para a janela do meio do ano ( Foto/CRF)

  |

Icon Comentário0

Mesmo com o foco todo voltado para o confronto desta terça-feira (22), contra a LDU pela Copa Libertadores, a diretoria do Flamengo não perde tempo. Internamente, o clube já se movimenta nos bastidores visando a próxima janela de transferências, marcada para o meio do ano. A ideia é abrir espaço no elenco, liberando jogadores que não fazem mais parte dos planos do técnico Filipe Luís.




TRIO FORA DOS PLANOS DE FILIPE LUÍS



Segundo informações apuradas, o zagueiro Pablo, o jovem Cleyton e o lateral-esquerdo Zé Welinton estão com as saídas praticamente definidas. Os três têm vínculo até dezembro de 2025, mas a diretoria entende que antecipar a saída de atletas com pouco espaço pode ser benéfico para todas as partes. A missão de encaminhar esses acordos está nas mãos de José Boto, diretor de futebol do clube.



PABLO É O CASO MAIS COMPLEXO


Entre os nomes, a situação de Pablo é a mais delicada. Contratado com status de titular e um dos salários mais altos do elenco, o defensor perdeu espaço e sequer vem sendo relacionado. Desde o início do ano, sua ausência das listas de convocados chama atenção. A diretoria busca alternativas para reduzir o impacto financeiro que o jogador representa atualmente.


A estratégia de José Boto passa por oferecer os três jogadores a outros clubes, tanto do Brasil quanto do exterior. A expectativa é de que pelo menos dois deles consigam acordos por empréstimo ou rescisão amigável. Cleyton e Zé Welinton, mais jovens e com menor impacto na folha salarial, têm mais chances de movimentação rápida.


Enquanto isso, dentro de campo, o Mengão se prepara para um duelo duro contra a LDU, fora de casa. A derrota para o Central Córdoba, no Maracanã, ligou o alerta na Libertadores. Filipe Luís, como de costume, faz mistério quanto à escalação, mas é provável que mudanças ocorram no setor ofensivo. A altitude é outro fator que pesa para a escolha do time titular.


Futebol

Mudanças à vista: Filipe Luís antecipa transformações táticas do Flamengo para 2025 - veja

Treinador destaca domínio tático dos jogadores e admite que pode adotar o esquema com três defensores em partidas específicas na próxima temporada atual

Filipe Luís projeta mudanças táticas no Flamengo com a possível adoção de três zagueiros em 2025. ( Foto/ CRF )
Filipe Luís projeta mudanças táticas no Flamengo com a possível adoção de três zagueiros em 2025. ( Foto/ CRF )

  |

Icon Comentário0

Filipe Luís tem mostrado cada vez mais confiança no amadurecimento tático do Flamengo sob seu comando. Apesar de o esquema com três zagueiros ter sido deixado de lado na maior parte de 2024, o treinador já pensa em retomar essa formação de maneira mais frequente a partir da próxima temporada. A ideia é dar ao elenco uma maior versatilidade dentro das partidas.


Em entrevista após uma das últimas partidas, o técnico deixou claro que vê com bons olhos a possibilidade de trabalhar com diferentes estruturas táticas, dependendo do tipo de jogo e do adversário. Para ele, dominar dois sistemas é um passo necessário para um time que disputa títulos em alto nível, como é o caso do Mais Querido.


ADAPTAÇÕES E VANTAGENS TÁTICAS DURANTE OS JOGOS


Mesmo com a base tática no tradicional 4-4-2, Filipe ressaltou que a equipe já varia bastante o posicionamento em campo, muitas vezes se reorganizando em um 3-4-3 no decorrer da partida. Segundo ele, essas transições acontecem naturalmente, com os jogadores compreendendo bem os ajustes táticos propostos. “Durante o jogo, tivemos várias situações onde nos ajustamos para um 3-4-3 e criamos as vantagens que buscávamos. Isso mostra que os atletas assimilaram bem o modelo”, comentou o treinador. A proposta é usar esse entendimento como base para incluir novas opções ao repertório da equipe.

ZAGA COM TRÊS JOGADORES JÁ TEM NOMES DEFINIDOS


Ao comentar a estrutura com três zagueiros, Filipe Luís já citou algumas opções que pode usar em campo. Os nomes de Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo foram mencionados como peças-chave para formar essa linha defensiva, mas o técnico também destacou a possibilidade de adaptar laterais como Varela, Alex Sandro e Ayrton Lucas nessa função.


Para o comandante, o importante é observar o que cada partida exige e moldar o time em função do adversário. “Vai ter jogo para 3-4-3, para 3-5-2, para 4-4-2. O fundamental é que todos saibam atuar em mais de um sistema”, afirmou. Apesar dos testes e estudos de novas formações, o compromisso imediato do Mengão está na Sul-Americana, diante da LDU. A tendência é que Filipe mantenha o esquema com dois zagueiros e dois laterais. Wesley deve ganhar a vaga na direita, enquanto Ayrton Lucas é o preferido pela esquerda. Na zaga, Léo Ortiz e Léo Pereira seguem como titulares.



Futebol

Com Flamengo x LDU, confira os jogos de hoje na Libertadores

Enquanto o Mengão encara os Albos nesta terça-feira (22), outras cinco partidas movimentam a noite pela competição; Internacional também em campo

Confira os jogos desta terça-feira (8) pela Copa Libertadores; Flamengo encara a LDU (9) - Foto: Reprodução/Conmebol
Confira os jogos desta terça-feira (8) pela Copa Libertadores; Flamengo encara a LDU (9) - Foto: Reprodução/Conmebol

  |

Icon Comentário0

O Flamengo volta a campo nesta terça-feira (22) para um confronto decisivo pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A equipe enfrenta a LDU, no Estádio Casa Blanca, em Quito, às 19h (horário de Brasília), em busca da segunda vitória fora de casa na competição.


O duelo é crucial para as pretensões rubro-negras no Grupo C. Atualmente, o time comandado por Filipe Luís ocupa a terceira colocação com três pontos. Já a LDU lidera com quatro. Uma vitória fora de casa recolocaria o Flamengo na briga direta pela primeira posição da chave.


OUTROS JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA


A terça-feira será movimentada na Libertadores, com mais cinco partidas além de LDU x Flamengo. Veja os confrontos:

19h – LDU x Flamengo | Estádio Casa Blanca


19h – Alianza Lima (PER) x Talleres (ARG) | Estádio Alejandro Villanueva

19h – Carabobo (VEN) x Universidad de Chile (CHI) | Estádio Misael Delgado

21h30 – Internacional x Nacional (URU) | Estádio Beira-Rio

21h30 – Colo-Colo (CHI) x Racing (ARG) | Estádio Monumental

23h – Barcelona (EQU) x Universitário (PER) | Estádio Monumental Banco Pichincha

(Todos os jogos no horário de Brasília)

FLA BUSCA REAÇÃO APÓS DERROTA EM CASA

O Flamengo chega pressionado para o confronto após a derrota por 2 a 1 para o Central Córdoba (ARG), no Maracanã, pela segunda rodada. O resultado acendeu o alerta na Gávea e reforçou a importância do duelo contra os equatorianos, disputado a 2.850 metros de altitude.

Uma vitória em Quito pode não apenas aliviar a pressão sobre o time, mas também recolocar o Rubro-Negro na zona de classificação para as oitavas de final da Libertadores. A partida terá transmissão da ESPN (TV fechada) e do Disney+ (streaming).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Como chegam Flamengo e LDU para o confronto na Libertadores nesta terça ( 22 )
Futebol

Como chegam Flamengo e LDU para o confronto na Libertadores nesta terça ( 22 )

 

Icon Comentário0
Arrascaeta, do Flamengo, se destaca no Brasileirão e lidera estatísticas
Futebol

Arrascaeta, do Flamengo, se destaca no Brasileirão e lidera estatísticas

 

Icon Comentário0
Ex-Flamengo, Tite diz não ao Corinthians e anuncia pausa na carreira
Futebol

Ex-Flamengo, Tite diz não ao Corinthians e anuncia pausa na carreira

 

Icon Comentário0