
Futebol
05 Fev 2025 | 17:45 |
O Flamengo está pronto para enfrentar a Portuguesa nesta quarta-feira (07), às 19h (horário de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), pela oitava rodada do Campeonato Carioca. O técnico Filipe Luís optou por uma equipe alternativa, poupando os principais jogadores para o clássico contra o Fluminense no fim de semana.
A escalação confirmada do Mengão traz algumas novidades, como a estreia de Danilo como titular e Luiz Araújo ganhando espaço no ataque titular. Arrascaeta, que ainda busca recuperar o ritmo de jogo, começa no banco.
Uma das principais mudanças na equipe é a presença de Danilo na defesa. O jogador de 33 anos, contratado recentemente, já havia entrado em campo nos minutos finais da vitória sobre o Botafogo na Supercopa do Brasil, mas agora começa jogando. Com isso, Daniel Sales assume a lateral direita, aproveitando as ausências de Wesley e Varela.
ATAQUE VELOZ COM LUIZ ARAÚJO, CEBOLINHA E JUNINHO
No setor ofensivo, Luiz Araújo ganha mais uma oportunidade entre os titulares. O atacante tem se destacado em 2025, com um gol e duas assistências em dois jogos. Ele formará trio de ataque ao lado de Cebolinha e Juninho, apostando na velocidade para superar a defesa adversária.
ESCALAÇÃO CONFIRMADA DO MENGÃO
O Flamengo entra em campo com: Matheus Cunha, Daniel Sales, Cleiton, Danilo, Ayrton Lucas, Allan, Evertton Araújo, Cebolinha, Arrascaeta, Luiz Araújo e Juninho.
Contratado por 5 milhões de euros, jogador não se firmou no elenco do Mais Querido e já avalia proposta para deixar o clube no início de 2026
17 Out 2025 | 14:26 |
O atacante Juninho, primeira contratação da gestão de BAP e José Boto, deve estar de saída do Flamengo em janeiro. Após nove meses no clube, o jogador ainda não conseguiu se firmar e já busca um novo destino para 2026.
Contratado junto ao Qarabag, do Azerbaijão, por 5 milhões de euros (R$ 31 milhões), o atleta foi tratado como uma aposta estratégica para o futuro, mas o retorno em campo ficou abaixo das expectativas. Em 2025, ele teve poucas oportunidades e não convenceu a comissão técnica liderada por Filipe Luís.
Durante a pré-temporada nos Estados Unidos, o diretor executivo José Boto chegou a elogiar o perfil do atacante e o usou como exemplo do tipo de contratação que desejava implementar. “Aquilo que quero implementar é que o departamento de scouting nos dê mais Juninhos”, afirmou o dirigente em entrevista ao portal ge.
Entretanto, o próprio Boto reconheceu que a chegada do jogador não passou pelo departamento de análise de mercado, mas foi uma indicação direta de Filipe Luís, que já conhecia o atleta de observações anteriores. Nos bastidores, a decisão é vista com autocrítica.
A tendência é que Juninho deixe o clube já na próxima janela de transferências, marcada para janeiro de 2026. A decisão parte tanto do atleta quanto da diretoria, que entende que o ciclo pode ter chegado ao fim. A intenção de José Boto é recuperar o investimento feito, e, por isso, o Mengão só deve aceitar propostas na casa dos 5 milhões de euros.
Mesmo com contrato até 2027, atacante pode deixar o clube em janeiro; Filipe Luís ainda busca um centroavante mais móvel para o esquema tático ideal
17 Out 2025 | 14:12 |
A janela de transferências está fechada, mas o mercado da bola segue movimentando os bastidores. No caso do Flamengo, o futuro de Pedro volta a ser pauta interna. Segundo o jornalista Fabrício Lopes, as negociações para renovação contratual do atacante estão paralisadas e o técnico Filipe Luís ainda não está convencido de que o camisa 9 se encaixa na proposta tática desejada para o time.
“O contrato de renovação de Pedro, neste momento, está parado. Filipe Luís não se convenceu que o Pedro é o jogador para o esquema tático que ele julga ser o melhor”, revelou o jornalista em seu canal.
Ainda de acordo com a apuração, Filipe Luís tem preferência por um centroavante com mais movimentação e participação fora da área — um perfil semelhante ao de Richarlison ou Gabriel Jesus. O treinador enxerga nesse tipo de jogador uma melhor adaptação ao modelo de jogo mais dinâmico que vem tentando implementar desde que assumiu o comando.
O técnico também demonstrou apreço pela movimentação de Gonzalo Plata e Bruno Henrique, atletas que têm apresentado intensidade e variação de posição no ataque. Mesmo após marcar no clássico contra o Botafogo, Pedro ainda não tem vaga garantida entre os titulares no duelo decisivo contra o Palmeiras, no próximo domingo (19), no Maracanã.
O Flamengo prioriza concluir as renovações de Filipe Luís e Arrascaeta ainda em 2025. Sendo assim, na lista do rubro-negro para extensão de contrato em 2026, tem nomes como Rossi e Pedro. A ideia é renovar com o camisa 9 por mais 3 anos.
Mesmo com boa avaliação interna, diretoria alviverde esfria possibilidade de avançar por meia, que tem vencimentos milionários e deve priorizar clubes
17 Out 2025 | 13:59 |
O nome de Gerson, ex-jogador do Flamengo, voltou a circular nos bastidores do futebol brasileiro após rumores sobre uma possível saída do Zenit, da Rússia. O meio-campista, de 28 anos, foi recentemente associado ao Palmeiras, que vê o atleta com bons olhos, mas não planeja avançar em negociações neste momento.
De acordo com informações apuradas pelo portal Bolavip, o jogador possui um dos salários mais altos entre atletas brasileiros atuando na Europa, recebendo cerca de R$ 4 milhões por mês. Esse valor torna difícil qualquer possibilidade de retorno ao Brasil, tanto para o Verdão quanto para outros clubes que demonstraram interesse, como o Cruzeiro.
Durante o programa Fala a Fonte, da ESPN, o jornalista André Hernan destacou que, apesar de ser bem avaliado pela diretoria palmeirense, o negócio é considerado financeiramente inviável. “Existe um trauma entre Palmeiras e Zenit pela situação recente envolvendo o Claudinho. O lado do Palmeiras é o seguinte: Gerson é muito bem avaliado dentro do clube, mas não existe negociação em andamento”, explicou o repórter.
O jornalista ainda lembrou que o meio-campista tem valor de mercado estimado em 25 milhões de euros, quantia considerada alta para um jogador de 28 anos. “O Palmeiras já fez investimentos desse porte, mas em atletas mais jovens, como o Vitor Roque. Gerson ajudaria tecnicamente, mas é preciso avaliar custo e idade”, completou.
Para manter o patamar salarial atual, o estafe de Gerson e o próprio jogador priorizam uma transferência para o mundo árabe. O Al-Nassr, comandado pelo técnico Jorge Jesus, manifestou interesse na contratação do meia, com quem o treinador trabalhou nos tempos de Flamengo.