Futebol

SUCESSO! TREINADORES INTERNACIONAIS ELOGIAM A COMPETIÇÃO FLAMENGO ADIDAS CUP

Os técnicos dos times estrangeiros convidados para o torneio Sub-16 aclamaram também a estrutura do Ninho do Urubu

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

28 Dez 2023 | 20:26 |

Icon Comentário0

A Flamengo Adidas Cup Sub-16 foi um grande sucesso em 2023 dentro e fora de campo. Bicampeão do torneio com a conquista deste ano, sobre o São Paulo, o Mengão é o organizador do competição internacional das camadas de base e recebeu muitos elogios dos treinadores do Arsenal (ING), do Atlético Nacional (COL) e do Midtjylland (DEN).


A estrutura que o Flamengo pode disponibilizar para os jovens foi um dos pontos que mais chamou a atenção. E não só os campos do CT, que receberam todas as partidas e permaneceram em ótimo estado. Com exceção do sub-15 e sub-16 do Fla, todos os outros seis times do torneio ficaram hospedados no Ninho do Urubu durante a estadia no Rio.


Mas o mais importante certamente é o nível alto de jogo e a possibilidade de conhecer novas culturas de futebol. Técnico do Arsenal, Michael Donaldson, destacou como a Flamengo Adidas Cup ajuda o time inglês a proporcionar as melhores oportunidades ao seus atletas jovens.


“Nós nos orgulhamos de oferecer aos meninos as melhores oportunidades. E isso é ampliado mundialmente ao sermos sortudos de virmos para o Brasil jogar contra times da América do Sul. Estou muito feliz de viajar para lugar como o Brasil, onde o clima é ótimo e o futebol é totalmente diferente do que nos acostumados a enfrentar no Reino Unido. Queremos ter certeza que nossos jogadores virão aqui e terão uma experiência futebolística incrível. Mas também aprendam sobre a culatra brasileira”, disse o inglês.

O treinador do time dinamarquês Midtjylland seguiu linha parecida com o outro europeu da competição. Mathias Rabek afirma que a competição é boa também para os treinadores aprenderem. Ele diz que as diferenças nos estilos de jogo fazem com que jogador e treinadores busquem novas soluções para problemas.


“Ótima organização. Muitas boas pessoas ao redor de nós e estamos muito felizes. E pelo lado do futebol, é um torneio incrível. Acredito que o estilo de jogar é o que considero mais difícil, por que não é como na Dinamarca. Mas é muito bom para nós tentarmos nos adaptar e criarmos coisas novas. “

Já o comandante do Atlético Nacional, da Colômbia, focou na organização da Adidas Cup e elogiou o nível das transmissões. Afinal, a Fla TV exibiu todas as partidas do torneio ao vivo no Youtube.

“É uma experiência maravilhosa e estamos muito contentes de estarmos aqui. Parabenizamos vocês (Flamengo) pela organização tão bem feita, transmissões incríveis. Todo meu agradecimento e admiração pelo Flamengo por fazer um torneio onde todos do mundo do futebol participem. “



Futebol

Afeta o Flamengo? CBF estuda mudança drástica no Brasileirão

Entidade quer discutir com clubes a possibilidade de alteração grande nas Séries A e B da competição que pode passar a valer já em 2027

CBF quer promover mudanças drásticas no futebol brasileiro e regulamento do Brasileirão pode ter alterações; Flamengo não deve ser afetado - Foto: Reprodução
CBF quer promover mudanças drásticas no futebol brasileiro e regulamento do Brasileirão pode ter alterações; Flamengo não deve ser afetado - Foto: Reprodução

06 Fev 2026 | 17:00 |

Icon Comentário0

A possibilidade de mudanças no regulamento do Campeonato Brasileiro voltou à pauta da Confederação Brasileira de Futebol. Atendendo a uma demanda de parte dos clubes, a CBF confirmou que irá debater a redução do número de rebaixados da Série A.


CLUBES DEFENDEM MUDANÇA NO Z-4


De acordo com informações do portal 'GE', alguns participantes do Brasileirão defendem a diminuição de quatro para três clubes rebaixados da Série A para a Série B. Caso a proposta avance, a alteração também impactaria diretamente a divisão inferior, com a redução de quatro para três acessos da B para a elite do futebol nacional.


OUTROS TEMAS NA PAUTA

Além do debate sobre o rebaixamento, a CBF pretende colocar em discussão outros pontos sensíveis do campeonato. Entre eles estão o uso de gramado sintético e o limite de jogadores estrangeiros relacionados por partida.


Atualmente, cada clube pode inscrever até nove atletas nascidos fora do Brasil por jogo. Nos últimos meses, algumas equipes passaram a defender a redução desse número, sob o argumento de que o alto contingente de estrangeiros prejudica a formação e a utilização de jovens jogadores brasileiros.

REUNIÃO AINDA SEM DATA

Apesar da sinalização de que os temas serão debatidos, a CBF ainda não definiu uma data para a reunião com os clubes. A tendência, no entanto, é que as conversas aconteçam ainda no primeiro semestre de 2026, antes do início das fases decisivas da Copa do Brasil. As possíveis mudanças, caso aprovadas, só passariam a valer após consenso entre os clubes e adequação ao regulamento geral das competições nacionais.



Futebol

Varela aponta principal problema do Flamengo no início da temporada: "fazer o que..."

Lateral uruguaio admite que falta de fôlego tem prejudicado a qualidade técnica da equipe e projeta recuperação do elenco para retomar o nível de atuação

Varela cita falta de "ar" para atacar e defender como motivo para o desempenho abaixo do esperado do Flamengo - foto: reprodução
Varela cita falta de "ar" para atacar e defender como motivo para o desempenho abaixo do esperado do Flamengo - foto: reprodução

06 Fev 2026 | 16:40 |

Icon Comentário0

Na última quarta-feira (04), o Flamengo recebeu o Internacional no Maracanã e ficou no empate em 1 a 1, em duelo válido pela segunda rodada da competição nacional. O resultado ampliou a sequência negativa da equipe, que agora soma quatro partidas consecutivas sem vitórias.


Após o apito final, o lateral-direito Guillermo Varela utilizou a zona mista para fazer um diagnóstico sincero sobre o momento vivido pelo clube, apontando o condicionamento atlético como o principal vilão. Ao ser questionado sobre as dificuldades encontradas pelo Flamengo neste início de temporada, Varela foi direto ao identificar a raiz do problema. 


IMPACTO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO


Para o defensor, a questão física é o fator preponderante que desencadeia outras falhas, inclusive técnicas. Segundo ele, a falta de resistência compromete a tomada de decisão e a execução das jogadas: "É lógico que é físico. Mas, se você não está bem fisicamente, não estará na qualidade, porque se não tem ar o suficiente para ir e voltar, vai perder em qualidade", explicou o uruguaio.

O jogador, no entanto, demonstrou otimismo quanto a uma virada de chave, condicionando a melhora do time à evolução na preparação atlética. "Então, quanto mais rápido o time voltar a estar 100% fisicamente, voltaremos a fazer o que fizemos há um mês. É o que nós queremos, e a torcida também", completou.


POSSE DE BOLA SEM EFETIVIDADE

Dentro das quatro linhas, o confronto apresentou um primeiro tempo equilibrado, mas com roteiro conhecido: o Flamengo deteve a maior parte da posse de bola, porém encontrou dificuldades para transformar o controle territorial em chances claras de gol. A ineficiência ofensiva foi punida nos acréscimos da etapa inicial, quando Rafael Borré balançou as redes aos 48 minutos, colocando o Internacional em vantagem.


Futebol

Diretoria toma decisão sobre possível decisão de Filipe Luís no Flamengo

Aproveitamento de 21% nos primeiros jogos de 2026 supera apenas a campanha de 2002; torcida protesta no Maracanã, mas comando do futebol renova confiança

Mesmo com o pior início de ano em 24 anos, Filipe Luís tem respaldo da diretoria para seguir no cargo - foto: reprodução
Mesmo com o pior início de ano em 24 anos, Filipe Luís tem respaldo da diretoria para seguir no cargo - foto: reprodução

06 Fev 2026 | 16:18 |

Icon Comentário0

Flamengo enfrenta um começo de ano historicamente negativo em 2026. Somando as atuações do elenco principal e da equipe Sub-20, utilizada nas rodadas iniciais do Estadual, o Rubro-Negro amarga seu pior arranque de temporada em 24 anos.


Os números atuais, compostos por cinco derrotas, dois empates e apenas uma vitória em oito confrontos, resultam em um aproveitamento de 21%. No século XXI, esse desempenho só não é inferior ao registrado em 2002, quando o clube perdeu seis vezes e empatou duas no mesmo recorte de jogos.


INSATISFAÇÃO DAS ARQUIBANCADAS


O clima nas arquibancadas reflete os números ruins. Na última quarta-feira, antes e depois do empate com o Inter, a torcida manifestou sua insatisfação de forma contundente. Gritos exigindo "raça" e disposição ecoaram no estádio, culminando em vaias após o apito final.

Apesar da pressão externa, a diretoria do Flamengo mantém a convicção no trabalho da comissão técnica. Internamente, o respaldo a Filipe Luís segue inabalável. O treinador, que acumula cinco taças desde que assumiu o cargo em 2024, teve seu contrato renovado recentemente até o fim de 2027. A cúpula do futebol entende que os resultados virão com a evolução física e o entrosamento natural ao longo das competições.


PIOR DESEMPENHO DO SÉCULO XXI 

A queda de rendimento do Flamengo é brusca quando comparada aos anos anteriores. Em 2025 e 2024, por exemplo, o aproveitamento nos oito primeiros jogos foi de 67% e 75%, respectivamente. A atual temporada quebra uma longa sequência de inícios estáveis, trazendo à tona questionamentos sobre o planejamento e a execução dentro de campo.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Evertton Araújo pede passagem no Flamengo em meio a início conturbado
Futebol

Evertton Araújo pede passagem no Flamengo em meio a início conturbado

06 Fev 2026 | 15:42

Icon Comentário0
Jornalista critica Bap, presidente do Flamengo: “cheira a chantagem…”
Futebol

Jornalista critica Bap, presidente do Flamengo: “cheira a chantagem…”

06 Fev 2026 | 15:24

Icon Comentário0
Exigências do Flamengo e Allan dificultam saída para o Vasco
Futebol

Exigências do Flamengo e Allan dificultam saída para o Vasco

06 Fev 2026 | 14:53

Icon Comentário0