
FlaBasquete
Flabasquete atropela Pato Basquete e garante liderança no Torneio de Abertura do NBB
01 Out 2025 | 10:36
FlaBasquete
02 Jan 2025 | 09:48 |
O Flamengo encerrou o ano de 2024 com vitória no NBB, contra o Mogi. No entanto, a comissão técnica já começa a pensar e planejar o início de 2025. Enquanto os atletas ganham alguns dias de folga, o técnico Gustavo de Conti já projeta as primeiras de janeiro. Entre elas, o clássico com o Vasco pela Copa Super 8.
O Flamengo terá outros compromissos antes da partida eliminatória, marcada para o dia 26 de janeiro, às 11h. No entanto, Gustavinho entende que o time não pode perder o rival de vista, e aproveitará esse tempo até o clássico para se especializar no rival. O técnico também destaca comentar as outras chaves, pois afirmou que o Rubro-Negro se tornou tricampeão focando apenas nos seus jogos.
“O desafio é o Vasco. Temos de pensar apenas no Vasco, temos de ficar especialista em Vasco, fazer de tudo para ganhar esse primeiro jogo e depois ver o que vai acontecer como todos os anos nos fazemos. O segredo para gente ter ganho esses três títulos e ser o maior vencedor de Super 8 até hoje, é pensar em um jogo depois do outro e jogar todas as nossas fichas desse jogo contra o Vasco”, afirmou Gustavinho em entrevista ao portal oficial do NBB.
Em caso de avançar para as semifinais, o Flamengo terá pela frente o vencedor de Sesi Franca (3º) x Pinheiros (6º). Dou outro lado da chave, os confrontos são: Minas (1º) x São Paulo (8º) e Brasília (4º) x União Corinthians (5º). O torneio é disputado em sistema de jogo único e o mando de quadra é o do time de melhor campanha. A grande final está marcada para o dia 4 de fevereiro.
RETORNO DA CHAMPIONS LEAGUE AMÉRICAS
Antes de pensar na decisão contra o Vasco, o Flamengo terá confrontos importantes pela frente. O Mais Querido volta às quadras nos dias 12 e 13 de janeiro pela Champions League Américas. O Rubro-Negro encara o Boca Juniors (ARG) e Toros de Chiquirí (PAN), na cidade de David, no Panamá.
FlaBasquete é o atual campeão da competição continental e inicia a jornada rumo ao terceiro título em dezembro, no Uruguai
10 Out 2025 | 12:52 |
O Flamengo já sabe o caminho que percorrerá na próxima edição da Champions League das Américas (BCLA), o principal torneio de clubes do basquete sul-americano. Após o sorteio dos grupos, a Fiba divulgou oficialmente as datas e horários de todos os jogos da primeira fase. Sorteado no Grupo B, o FlaBasquete enfrentará Nacional (Uruguai) e Obras (Argentina). As outras chaves ficaram:
A BCLA será disputada em três janelas, cada uma sediada por um dos países dos clubes do grupo. Ao fim da fase inicial, cada equipe terá atuado seis vezes, duas em casa e quatro fora. No caso do Flamengo, a primeira janela será em Paysandu (Uruguai), casa do Nacional. Depois, o grupo se transfere para o Rio de Janeiro, antes de encerrar a fase na Argentina. Em cada sede, o time rubro-negro fará três partidas.
O Flamengo estreia na competição no dia 13 de dezembro, às 21h10 (horário de Brasília), contra o Nacional, em Paysandu. No dia seguinte, enfrenta o Obras, no mesmo horário. A segunda janela será no Rio de Janeiro, com o time recebendo o Obras no dia 17 de janeiro e o Nacional no dia 19. Por fim, na Argentina, o Flamengo encara novamente o Nacional, no dia 8 de fevereiro, e encerra a fase no dia 9, diante do Obras.
Atual campeão continental, o Flamengo entra na BCLA em busca do tricampeonato. O clube já venceu o torneio nas temporadas 2020/2021 e 2024/2025, e soma cinco finais disputadas, sendo vice em 2019/2020, 2022/2023 e 2023/2024 — recorde absoluto da competição.
O pivô de 28 anos, com passagem pelo Fuerza Regia e destaque no Paulistano, chega ao Mais Querido para reforçar o elenco após lesões na pré-temporada
08 Out 2025 | 16:32 |
O departamento de basquete do Flamengo oficializou a contratação do pivô Lucas Doria, de 28 anos, como novo reforço para a temporada 2025/2026. O atleta de 2,05m e 100kg chega ao clube após passagem pelo Fuerza Regia, do México, e um histórico de cinco anos de destaque no Paulistano.
A contratação de Doria ocorre em meio a um período de desfalques por lesão no elenco durante a pré-temporada. O contrato do jogador tem validade até o fim da temporada 2025/26. Em sua primeira declaração como atleta do clube, o pivô revelou a emoção de vestir a camisa rubro-negra.
“Sempre foi um sonho meu jogar no Flamengo, desde criança. Faz uns três anos que meu irmão me perguntou qual era meu maior objetivo profissional e eu falei pra ele que era jogar no Flamengo. Meu pai jogou aqui, o padrinho do meu irmão jogou aqui. Sempre foi importante pra mim chegar neste clube e estou realizando este sonho. Espero contribuir e ganhar muitos jogos vestindo o Manto Sagrado”, afirmou Doria.
Com a chegada de Lucas Doria o time se prepara para a estreia na temporada 2025/26 do NBB, marcada para o dia 18 de outubro, diante do Bauru. O elenco conta agora com os armadores Alexey Borges e Dee Bost; os ala-armadores Shaq Johnson, Alex Negrete e Daniel Onwenu; os alas Gui Deodato e Jhonatan Luz; os ala-pivôs Markeith Cummings e Kayo Gonçalves; e os pivôs Wesley Castro e Lucas Doria.
O grupo também inclui jovens promessas como Emanuel, Vitor Cauã, Yan Marun, Lucas Milchewski, Matheus Gueiros e Patrick Oliveira. Já Franco Baralle e Ruan Miranda seguem em recuperação junto ao departamento médico.
O torneio realizado pela CAIXA definiu seus finalistas em uma fase semifinal marcada por equilíbrio, viradas e grandes atuações individuais
03 Out 2025 | 12:49 |
O Flabasquete está na final do Torneio de Abertura do NBB. Na noite da última quinta-feira (2), o Rubro-Negro superou o Unión Santa Fé, da Argentina, por 80 a 73, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, e garantiu sua vaga na decisão da competição. A final será amanhã, sábado (4), às 20h, contra o Minas.
Após a partida contra o Unión, Alexey analisou a atuação do time e projetou a sequência da temporada. "A gente ainda está se encontrando, é normal termos esse tipo de jogo (pegado) nesse momento da temporada. A gente não teve muito tempo pra treinar juntos ainda, em razão dos torneios de seleção, Intercontinental", disse antes de concluir.
Alexey comemora bom momento do Flamengo: "Continuaremos trabalhando"
"Estamos nos acertando, o Torneio de Abertura é pra isso mesmo, melhorarmos como equipe para chegarmos bem na hora de decidir os campeonatos. Continuaremos trabalhando para atingir nosso melhor", finalizou o jogador do Flamengo.
Do outro lado da chave, o Minas (KTO Minas) venceu o Brasília Basquete em um duelo intenso e repleto de alternâncias no placar. O equilíbrio entre defesa e ataque marcou a semifinal, mas a equipe mineira conseguiu se impor nos momentos decisivos e conquistou a vaga na grande final. A vitória reforça o bom momento do time e coloca à prova sua força contra o Flamengo.
Com campanhas sólidas, Flamengo e Minas chegam embalados para a grande decisão. O Rubro-Negro aposta no talento de Alexey Borges e no aproveitamento perfeito até agora, enquanto os mineiros confiam na força coletiva e no bom momento para tentar surpreender.