
Futebol
|
O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (28), diante do Deportivo Táchira (VEN), pela sexta e última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Antes do duelo no Maracanã, o técnico Filipe Luís comanda, na tarde desta terça-feira (27), o último treino no Ninho do Urubu, ocasião em que será definida a equipe titular.
A tendência é que o Flamengo entre em campo com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Varela (ou Gerson), Arrascaeta, Luiz Araújo, Bruno Henrique (ou Michael) e Pedro. Entretanto, a escalação oficial será confirmada somente após a atividade marcada para esta tarde.
A apresentação dos jogadores está prevista para às 15h (de Brasília), com o início do treinamento programado para às 15h30. A atividade será a última oportunidade para ajustes táticos e técnicos antes do confronto que pode garantir a classificação do Rubro-Negro às oitavas de final.
O Flamengo segue sem poder contar com Erick Pulgar e Allan, ambos em recuperação de lesão no músculo posterior da coxa direita. A dupla já realiza trabalhos no campo, mas ainda não está liberada para atuar. Além deles, o atacante Plata trata um edema ósseo no joelho direito e permanece sob cuidados médicos.
De La Cruz, com entorse no joelho esquerdo, também está fora. Já Matías Viña realiza a fase de transição física e ainda não está à disposição. A dúvida fica para a participação de Gerson, que sentiu dores na vitória sobre o Palmeiras no Brasileirão.
Com 8 pontos, o Flamengo ocupa a segunda colocação do Grupo C, empatado com a LDU (EQU), mas à frente no saldo de gols. O líder da chave é o Central Córdoba (ARG), com 11 pontos. O Deportivo Táchira é o lanterna e já está eliminado, sem somar pontos. O confronto decisivo será transmitido pela TV Globo, em rede aberta, e pela ESPN, na TV por assinatura. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Meia não terá seu contrato renovado com os merengues, deixa o clube após 13 anos e rubro-negros já pedem a contratação do croata
|
Em busca de um meia que possa dividir responsabilidades com Arrascaeta, o Flamengo acompanha com atenção os movimentos do mercado. Uma das possibilidades surge da Espanha: Luka Modric, que não seguirá no Real Madrid no segundo semestre, foi sondado por clubes brasileiros, segundo revelou o jornalista italiano Santi Aouna.
A informação rapidamente ganhou repercussão entre torcedores rubro-negros, que se mobilizaram nas redes sociais diante da chance — ainda que remota — de ver o craque croata com a camisa do Flamengo, principalmente com o Mundial de Clubes batendo à porta.
De acordo com Aouna, além do interesse vindo do Brasil, clubes como Al Nassr e Al Ettifaq, da Arábia Saudita, e o Inter Miami, dos Estados Unidos, também fizeram consultas pelo jogador. Aos 39 anos, Modric teria como prioridade atuar na Major League Soccer (MLS).
Apesar de o nome do Flamengo não ter sido citado diretamente pelo jornalista, a torcida rubro-negra se manifestou com entusiasmo. Comentários como “Modric no Flamengo seria f…”, “Imagina Modric no Mengão” e até sugestões de campanhas virtuais para viabilizar a chegada do meia tomaram conta das redes sociais.
Mesmo com 57 partidas disputadas na temporada 2023/24, o Real Madrid optou por não renovar o contrato de Luka Modric, que termina em 30 de junho. O veterano se despediu da torcida merengue no último fim de semana, mas ainda participará do novo Mundial de Clubes da FIFA, que será realizado nos Estados Unidos a partir de 14 de junho.
Apesar da empolgação da torcida, o Flamengo dificilmente avançará por Modric. O diretor técnico José Boto tem reiterado que o clube não fará "loucuras" no mercado, mesmo com a disputa do Mundial pela frente. O discurso vale também para outras especulações de peso, como o nome de Cristiano Ronaldo, recentemente vinculado a clubes brasileiros.
Jogador está próximo do fim de seu contrato e é tratado como prioridade do técnico e de José Boto para um novo vínculo com o Mengão
|
Preocupado com a possível saída de Wesley na próxima janela de transferências, o Flamengo encontrou em Guillermo Varela um nome de confiança para a temporada. Titular em diferentes funções e considerado um dos homens de confiança de Filipe Luís, o uruguaio virou prioridade no planejamento rubro-negro e está próximo de renovar contrato.
Segundo o portal ‘ge’, o clube está otimista quanto à extensão do vínculo, que atualmente se encerra em dezembro. Restam apenas ajustes finais para que a renovação seja oficializada. A permanência também é desejo do próprio jogador.
A versatilidade e o desempenho recente colocaram Varela à frente de nomes consagrados do elenco nas tratativas por novos contratos. Internamente, ele é hoje o único foco do clube em termos de renovações, superando inclusive atletas como Arrascaeta, Pedro e Rossi na fila de prioridades.
Em 2025, Varela já atuou em três posições diferentes: lateral-direito, volante e até lateral-esquerdo, quando o elenco ficou sem opções para o setor. No clássico contra o Palmeiras, entrou no meio-campo e foi elogiado inclusive por companheiros nas redes sociais. O bom desempenho reforçou seu valor no grupo e destacou sua capacidade de liderança — ainda que discreta — fora das quatro linhas.
“Estou treinando e me preparando para jogar. A escolha é do treinador. Tenho que treinar bem para quando jogar ser da melhor forma. A outra opção como volante era eu, eu já tinha treinado e estava preparado para jogar ali”, declarou o uruguaio após a vitória no Allianz Parque.
Ao todo, são 20 partidas na temporada, 16 delas como titular. Varela também soma um gol e uma assistência — ambos na goleada sobre o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil. Com a camisa do Mengão, ao todo são 93 aparições com o Manto Sagrado, três tentos e uma contribuição para os companheiros.
Com Wesley valorizado no mercado europeu e expectativa de propostas entre 35 e 40 milhões de euros, o Flamengo se prepara para uma possível venda. Caso a transferência se concretize e o clube não consiga repor à altura, Varela deve ser o único nome da posição até o fim do ano, reforçando ainda mais sua importância no elenco rubro-negro.
O ex-jogador do Mais Querido revelou estar deixando o futebol asiático e destacou a procura de uma nova equipe para atuar ainda nesta temporada
|
O ex-Flamengo, Diego Maurício, cria da base do Mais Querido, revelou que está de saída do futebol asiático, já que seu contrato com o Odisha se encerra em junho. Em participação no programa 'Charla Podcast', o atacante explicou o motivo.
Tem que estar sempre em alto nível...
"Entrei no top 5 dos artilheiros da Índia de todos os tempos. Como trocam muito de estrangeiros, eles têm a parte financeira, e se não der certo, eles já trocam o estrangeiro, então não fica muito tempo no país. Para ficar em um clube quatro, cinco anos, tem que estar sempre em alto nível", disse Diego.
O atacante também destacou estar vivendo um grande momento na carreira e avisou que a partir do dia 1º de junho estará livre no mercado, dando a entender que não recebeu outras propostas ainda.
"Estou no top 3 já, praticamente, da artilharia de todos os tempos da Liga. Então, eu estou muito feliz, cara, estou muito feliz. O ciclo se encerrou de quatro anos, a partir do dia 1º estou livre no mercado aí, vamos ver o que vai acontecer", finalizou.
Diego Maurício subiu para os profissionais do Flamengo em 2010, pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Logo depois, o atacante ganhou a vaga de titular no time que brigava para não cair no Brasileirão. Diego permaneceu na Gávea até 2012. Ao todo, ele marcou 8 gols em 79 partidas, conquistando o Carioca em 2011.