Futebol
30 Ago 2025 | 10:40 |
Guillermo Varela disputou sua primeira Copa América no ano passado, mas por pouco não ficou fora da lista de convocados do técnico Marcelo Bielsa. O lateral, que renovou recentemente com o Flamengo, revelou que o treinador da seleção uruguaia chegou a cogitar sua exclusão em razão do estilo de jogo que vinha apresentando sob o comando de Tite.
Varela sobre Tite no Flamengo: "priorizava a defesa, não me deixava passar"
“Eu quase fiquei fora da Copa América. Uma das razões é que o outro treinador que estava aqui (no Flamengo, Tite) priorizava a defesa, não me deixava passar por fora, para deixar mano a mano o nosso ponta. E Marcelo (Bielsa) me disse: “não está atacando, e eu preciso de laterais que ataquem. E se você não faz o que mais me deixa feliz em um lateral, por que você vai jogar?”, contou o jogador, em entrevista à Federação Uruguaia de Futebol.
O camisa 2 celebrou ainda a mudança de cenário com Filipe Luís no comando. “Isso que ele me pedia. A ideia do treinador de hoje em dia (Filipe Luís), que me deixa fazer o que eu gosto, prefiro mil vezes atacar do que defender, estou assim e acredito que hoje estamos todos contentes”, completou.
Desde que chegou ao Flamengo em 2022, Varela havia tido poucas participações ofensivas. Até o fim do ano passado, o lateral não tinha dado sequer uma assistência. O panorama mudou em 2025. Em 38 partidas na temporada, o uruguaio soma cinco passes decisivos para gol. O mais recente aconteceu na última segunda-feira (25), quando acertou um cruzamento preciso para a cabeçada de Samuel Lino, consolidando sua fase de maior protagonismo no ataque.
A saída de Wesley para a Roma abriu espaço para Varela ganhar mais minutos em campo. Apesar da contratação de Emerson Royal, o uruguaio se mantém como titular da lateral direita. Assim, a expectativa é de que Varela comece jogando neste domingo (31), quando o Flamengo recebe o Grêmio, no Maracanã, pela 22ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para as 16h (horário de Brasília).
Mengão vai à Recife encarar o Leão em jogo atrasado pela 12ª rodada do Campeonato e a entidade já escolheu o responsável pelo comando da partida
13 Nov 2025 | 16:24 |
A partida entre Sport e Flamengo, marcada para este sábado (15), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena de Pernambuco, será comandada por Rafael Klein (RS). O confronto é válido pela 12ª rodada atrasada do Brasileirão e pode colocar o Rubro-Negro na liderança da competição, aumentando a responsabilidade sobre o árbitro — que já se envolveu em polêmicas em jogos anteriores do clube.
Na temporada passada, Rafael Klein apitou o clássico entre Flamengo e Fluminense, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o time rubro-negro venceu por 1 a 0, com gol de Pedro, de pênalti. Ainda assim, o árbitro foi criticado por ignorar uma penalidade clara de Paulo Henrique Ganso em David Luiz, que poderia ter aberto o placar para o Mais Querido.
Flamengo e Palmeiras entram em campo neste fim de semana por rodadas atrasadas do Brasileirão, empatados com 68 pontos. Se vencer o Sport e o rival paulista tropeçar diante do Santos, o time comandado por Filipe Luís assumirá a liderança isolada da Série A.
O duelo será realizado na Arena de Pernambuco, local onde o Rubro-Negro tem bom retrospecto histórico. Ao longo da história, o Flamengo disputou 57 partidas em solo pernambucano, com 25 vitórias, 16 empates e 17 derrotas, um aproveitamento de 51,5%. Nessas partidas, o time carioca marcou 69 gols e sofreu 52.
A última vez que o Flamengo atuou em Pernambuco foi em 3 de dezembro de 2021, quando empatou em 1 a 1 com o Sport, pela 35ª rodada do Brasileirão daquela temporada. Mais recentemente, as equipes voltaram a se enfrentar no Maracanã, pela 31ª rodada de 2025, com vitória rubro-negra por 3 a 0. Os gols foram marcados por Bruno Henrique (2) e Arrascaeta.
Atacante não conseguiu desempenho esperado em sua passagem pelo Santos e Mengão pode ser o caminho ao final do campeonato
13 Nov 2025 | 15:59 |
O Flamengo segue totalmente concentrado na reta final da temporada de 2026, ainda vivo na disputa pelos principais títulos do ano. No entanto, uma conquista específica pode abrir caminho para um movimento ousado no mercado: a chegada de Neymar.
Sormani sobre Neymar: "Se o Flamengo ganhar a Copa Libertadores..."
Durante o programa Revista Placar desta quinta-feira (13), o jornalista Fábio Sormani levantou a possibilidade de o craque vestir a camisa rubro-negra caso o clube conquiste a Copa Libertadores. “Se o Flamengo ganhar a Copa Libertadores, eu já ouvi falar que ele pode jogar este Mundial de Clubes”, revelou Sormani.
Com contrato com o Santos até dezembro de 2026, Neymar ainda não tem futuro definido na Vila Belmiro. O cenário pode mudar drasticamente caso o clube paulista seja rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o que abriria espaço para uma saída antecipada do jogador. Além disso, o atacante busca retornar à Seleção Brasileira, agora sob o comando de Carlo Ancelotti. Sem convocações recentes, o camisa 10 tenta recuperar espaço na equipe nacional visando a Copa do Mundo de 2026.
O Flamengo ainda precisa confirmar sua vaga no Mundial de Clubes. Para isso, depende da final da Copa Libertadores, marcada para o dia 29 de novembro, às 18h (horário de Brasília), contra o Palmeiras, no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru. Caso conquiste o torneio, o Rubro-Negro representará o Brasil na competição internacional, que será disputada no Catar, no fim do ano.
Antes de pensar em Neymar, Mundial e Libertadores, o Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. O time comandado por Filipe Luís enfrenta o Sport, neste sábado (15), às 18h30 (de Brasília), na Arena de Pernambuco. A partida terá transmissão exclusiva do Amazon Prime Video.
Mengão encara o Alviverde na final da Libertadores e lateral confirma conversas no elenco da amarelinha sobre a grande decisão
13 Nov 2025 | 15:31 |
Convocado para defender a Seleção Brasileira, o lateral Alex Sandro, do Flamengo, concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (13) e comentou sobre a expectativa para a final da Libertadores, contra o Palmeiras. O camisa 26 destacou o clima descontraído nos bastidores da equipe nacional e revelou que a torcida rubro-negra é maioria entre os jogadores da “Amarelinha”.
“A gente comenta, conversa, é um assunto principalmente por esses jogadores que passaram pelo Flamengo. Mas é nos momentos de descontração, na piscina, nos momentos fora do campo. É normal e saudável, e tenho certeza que vamos ter uma grande torcida também com esses jogadores que aqui estão. Acho que a torcida do Flamengo está em maioria nesse momento na Seleção Brasileira”, afirmou Alex Sandro.
A decisão da Libertadores 2025 está marcada para o dia 29 de novembro, às 18h (horário de Brasília). O confronto entre Flamengo e Palmeiras acontece no Estádio Monumental U, em Lima (Peru). O campeão será o primeiro clube brasileiro a conquistar quatro títulos da competição.
Apesar da convocação para a Seleção, Alex Sandro não estará à disposição de Filipe Luís no próximo jogo do Flamengo. O lateral cumpre compromissos pela Data FIFA de novembro, quando o Brasil disputa dois amistosos internacionais.
Sem o lateral, o Flamengo volta a campo neste sábado (15), contra o Sport, em jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileirão. A partida será disputada na Arena de Pernambuco, às 18h30 (de Brasília), com transmissão exclusiva do Amazon Prime Video.
Manchester United avalia contratação de Cria do Flamengo para substituir Casemiro
13 Nov 2025 | 14:41