
Futebol
|
O Flamengo segue mapeando o mercado em busca de peças para a disputa do Super Mundial de Clubes e da sequência da temporada de 2025. O clube já tem acerto com o volante Jorginho e agora busca um substituto para Arrascaeta. Além das chegadas, o Mais Querido também se prepara para eventuais saídas, como a de Wesley, que recebeu propostas nas últimas duas janelas.
De acordo com o jornalista Matheus Leal, o Flamengo estaria de olho na situação de Vinícius Tobias, lateral de 21 anos do Shakhtar, que teve uma passagem recente por empréstimo no Real Madrid. Segundo o jornalista, o diretor de futebol do Mengão, José Boto, é um dos maiores entusiastas do jovem atleta. O jogador foi contratado pelo clube da Ucrânia quando o português ainda era dirigente da equipe.
Cria das categorias de base do Internacional, Vinícius Tobias foi contratado em janeiro de 2022, ainda aos 18 anos, pelo Shakhtar, à época sob recomendação de José Boto, que vê no jogador um talento como um ‘camisa 10’ que joga na lateral. Em abril do mesmo ano, foi emprestado ao Real Madrid, onde nunca chegou atuar pela equipe principal, apenas entrou em campo pelo Castilla, equipe de formação merengue.
No meio de 2024, ao fim do empréstimo com o clube espanhol, retornou ao Shakhtar e vem sendo utilizado com frequência pelo técnico Marino Pusic. Após um início de adaptação, Vinicius vem sendo titular desde o início de 2025. No campeonato ucraniano, atuou em 11 partidas, 10 começando o jogo, e contribuiu com seis assistências. Na Champions League, participou em três duelos na campanha do Shakhtar, iniciando em campo em duas oportunidades.
Ainda contando com Wesley e com a possibilidade de contratar Vinícius Tobias ainda remota, o Flamengo se prepara para uma semana movimentada. O Mais Querido terá confronto importante pela Libertadores nesta quarta-feira (9) às 21h30 (horário de Brasília), diante do Central Córdoba. Esta será a estreia do Mengão no Maracanã pela competição continental.
Zagueiro não entra em campo desde a vitória sobre o Maricá a última rodada do Carioca e Mengão quer tratar volta do jogador com cautela
|
O Flamengo trata com extrema cautela o processo de recuperação de Danilo. O lateral de 33 anos não entra em campo há mais de um mês por conta de duas lesões musculares consecutivas na parte posterior da coxa direita. A expectativa do departamento médico é que ele esteja à disposição no domingo, contra o Grêmio, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A informação é do portal 'GE'.
Desde que sofreu a primeira lesão, antes da semifinal do Campeonato Carioca diante do Vasco, Danilo passou a receber atenção especial do clube. Quando já seguia protocolo de atividades no campo, sofreu novo incômodo no mesmo local e foi novamente diagnosticado com lesão — o que adiou ainda mais o retorno.
O departamento médico trabalha com prudência para evitar um retorno precoce e nova recaída. O lateral já realiza exercícios no gramado do Ninho do Urubu, com bola, sempre acompanhado por profissionais da fisioterapia e da preparação física. A prioridade, neste momento, é controlar a carga de trabalho e acelerar a recuperação de forma segura.
Apesar da evolução, Danilo dificilmente será relacionado para o jogo contra o Central Córdoba, nesta quarta-feira (10), pela Libertadores. A comissão técnica considera mínima a chance de utilizá-lo neste duelo, justamente para não comprometer o planejamento de retorno gradual. O foco é tê-lo em plenas condições diante do Grêmio, no fim de semana.
O lateral não atua desde o dia 22 de fevereiro, contra o Maricá. Após sentir dores na posterior da coxa direita, foi vetado das fases finais do Campeonato Carioca e também cortado da convocação da Seleção Brasileira. Posteriormente, desfalcou o time nas estreias do Flamengo no Brasileirão e na Libertadores, contra Internacional e Deportivo Táchira.
Repatriado nesta temporada, Danilo soma apenas cinco partidas com o Manto Sagrado — quatro delas como titular. Sob o comando de Filipe Luís, foi utilizado como zagueiro e atuou ao lado de Cleiton, Léo Ortiz e Léo Pereira (duas vezes).
O Flamengo entende que o jogador ainda está em processo de readaptação ao futebol brasileiro e, por isso, evita qualquer tipo de precipitação. A meta é garantir que Danilo esteja 100% fisicamente para o restante da temporada.
Equipe rubro-negra busca manter sequência de vitórias e liderança do Grupo B em duelo marcado para esta segunda-feira, no Raulino de Oliveira
|
Na atual edição do torneio, o Mais Querido soma três vitórias consecutivas e 16 gols marcados. Na estreia, a equipe aplicou 7 a 1 sobre o Sampaio Corrêa. Em seguida, goleou a Portuguesa-RJ por 5 a 0. Na terceira rodada, superou o Madureira por 4 a 2, consolidando-se como uma das equipes mais eficientes ofensivamente na competição.
Na última segunda-feira (31), os Crias do Ninho receberam o Madureira na Gávea e venceram por 4 a 2. O atacante Fred foi o principal nome da partida, contribuindo com dois gols e uma assistência. Lucas Vieira e Alan Santos completaram o placar, garantindo mais três pontos e a liderança provisória do grupo.
A edição 2025 da Copa Rio Sub-20 reúne 16 clubes do futebol carioca. A disputa está dividida em dois grupos com oito times cada. As equipes jogam entre si, dentro do grupo, em turno único. As duas melhores colocadas de cada chave avançam às semifinais. O Grupo B, onde está o Mengão, também conta com Fluminense, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Madureira, Portuguesa, Sampaio Corrêa e Resende.
O embate diante do Volta Redonda representa mais uma oportunidade para o Rubro-Negro manter o embalo e testar a consistência da equipe comandada pela comissão técnica da base. Com desempenho sólido e jogadores em destaque, o Flamengo entra como favorito, mas atento aos desafios fora de casa nesta fase classificatória da Copa Rio Sub-20.
O diretor técnico do Mais Querido falou sobre as dívidas que o clube tem a receber ainda de times do Brasil e Europa, destacando que levará a questão à FIFA
|
Isso foi uma ordem do presidente para os clubes brasileiros
"Se não pagar tem que sofrer consequência, como na Europa. Na Europa hoje em dia se o clube não lhe paga você faz uma queixa na UEFA, e eles sofrem um transfer ban. Enquanto não resolverem não podem comprar jogadores. Faz todo sentido, é a coisa mais normal. Hoje ninguém discute isso na Europa. (Só vender à vista ou com garantias bancárias) Isso foi uma ordem do presidente para os clubes brasileiros" disse, antes de finalizar:
"Aqui não podemos nos queixar à FIFA diretamente, tem um órgão intermediário da federação a quem temos que apresentar a queixa, mas demora muito tempo. Com os clubes estrangeiros não há problema, recorremos à Fifa e eles dão o transferban. Como isso não acontece no Brasil, tivemos que impor medidas para não ficar a ver navios. Ou pagam à vista ou apresentam garantias. É um montante grande, dava para comprar um jogador", concluiu Boto, em entrevista ao ‘MengoCast’.
André Luiz – Estrela Amadora (revendido ao Rio Ave) – 1,2 milhão de euros de dívida
Thiago Maia – Internacional – 4 milhões de euros de dívida
Werton – Leixões – 1 milhão de euro de dívida
Gabriel Noga – Leixões – 100 mil euros de dívida
Igor Jesus – Estrela Amadora (revendido ao Los Angeles) – 3,6 milhões de euros de dívida
Bap revelou que o Flamengo tem cerca de 10 milhões de euros (R$ 61 milhões) a receber de outras equipes. Um dos principais devedores, inclusive, é o Internacional. A equipe gaúcha acertou a compra de Thiago Maia junto ao Mais Querido por 4 milhões de euros (R$ 24,1 milhão), mas ainda não recebeu nenhuma parcela. Há também equipes do futebol português que possuem dívidas com o Rubro-Negro.
Enquanto o departamento financeiro segue resolvendo as pendências financeiras, o elenco do Mais Querido foca no confronto pela Libertadores. O Flamengo volta a campo na quarta-feira (9), às 21h30, no Maracanã, contra o Central Córdoba (ARG).