
Futebol
03 Set 2025 | 12:00 |
Na última semana, o Flamengo se reuniu com a Prefeitura do Rio de Janeiro e reafirmou o compromisso de construir seu estádio próprio no terreno do Gasômetro, localizado na região do Porto Maravilha. No entanto, o clube descartou a possibilidade de inauguração em 2029, como estava previsto inicialmente.
Bap sobre estádio do Flamengo em 2029: "Não seria possível"
Em entrevista à FlamengoTV, o presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, explicou que as exigências do edital foram o principal obstáculo para acelerar a fase de viabilidade do projeto. O presidente reforçou ainda que as pendências não são tão simples de serem resolvidas como a antiga diretoria tentava passar:
“Havia uma série de condicionantes para que a gente pudesse avançar, impostas no edital. À medida que fomos avaliando as pré-condições apresentadas como premissas no projeto inicial, nos deparamos com diversas dificuldades. As coisas não eram tão simples, rápidas ou fáceis de serem executadas. Não seria possível o Flamengo construir esse estádio para inaugurá-lo em 2029.”
Apesar do adiamento no prazo, Bap garantiu que o estádio do Gasômetro será construído, ressaltando que o projeto não comprometerá os cofres do clube nem exigirá a transformação em SAF, possibilidade que foi colocada em hipótese na antiga gestão:
“Quando passamos pela parte da viabilidade econômica, com a realidade da taxa de juros no Brasil, ficou claro que, para construir o estádio no prazo pré-acordado, teríamos que abrir mão da performance esportiva. Provavelmente, seria necessário transformar o Flamengo em SAF. Fizemos uma proposta para a Prefeitura e entendemos que o sonho continua de pé. O Flamengo terá seu estádio, mas não tão rapidamente quanto se imaginava.”
O clube segue avançando na etapa de análises técnicas e econômicas, considerada essencial para transformar o projeto em realidade. Segundo a gestão, os estudos começaram há cerca de oito meses, quando Bap assumiu a presidência.
Para isso, o Flamengo conta com o apoio de empresas especializadas, como FGV, Arena Venues + Events, Soloeste Engenharia Ltda. e AECOM, que auxiliam na avaliação de todos os aspectos envolvidos no desenvolvimento do estádio.
Treinador, ex-Mengão, não aceitou permanecer no tricolor com a queda na Sul-Americana e culpou os ‘gênios da internet’ pela decisão
24 Set 2025 | 14:40 |
O técnico Renato Gaúcho não resistiu à eliminação do Fluminense na Copa Sul-Americana e pediu demissão na madrugada desta quarta-feira (25). A decisão foi anunciada durante a coletiva pós-jogo, após o empate em 1 a 1 com o Lanús, no Maracanã, que decretou a saída do Tricolor da competição. Na única partida que treinou diante do Flamengo na temporada, o treinador saiu derrotado por 1 a 0.
Antes da revelação, Renato respondeu normalmente às perguntas por cerca de 17 minutos. No fim, surpreendeu: “Eu nem deveria estar falando isso com vocês, quem vai se manifestar é o presidente. Mas essas perguntas todas, de alguns gênios da internet, muita gente vai atrás desses gênios. Eu acabei, antes de vir para cá, de pedir demissão para o presidente”, declarou o treinador
“Então a partir de agora, vai estar outro cara aqui, vocês vão fazer as mesmas perguntas para ele, e eu quero ver as respostas que ele vai dar. Quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele”, finalizou o ex-Flamengo. Renato também desabafou sobre as críticas que recebeu, especialmente nas redes sociais, e afirmou que sua saída ocorre para "descansar a cabeça".
Com a saída de Renato, os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles também deixam o clube. O interino será Marcão, auxiliar permanente do Tricolor. O próximo compromisso do Fluminense é neste domingo (28), contra o Botafogo, pelo Brasileirão, novamente no Maracanã.
Renato Gaúcho chegou ao Fluminense em abril de 2025 e comandou a equipe em 42 partidas, com 21 vitórias, 9 empates e 12 derrotas. Sob seu comando, o time chegou às semifinais do Mundial de Clubes, garantiu vaga nas semis da Copa do Brasil e ocupa a 8ª colocação no Brasileirão.
Enquanto o Fluminense busca um novo treinador, o Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (25) às 21h30 (horário de Brasília) diante do Estudiantes pelas quartas de final da Libertadores. A partida terá transmissão ao vivo da ESPN, na TV fechada, e do Disney+, via streaming. Uma vitória ou um empate classifica o Mais Querido, já os Pincha precisam vencer por dois gols de diferença para garantir a vaga. Em caso de triunfo argentino por um gol, a decisão vai para os pênaltis.
Comentarista não esquece o Mengão ao apontar as equipes com mais chances de conquistar o troféu, mas diz que há um time abaixo do radar
24 Set 2025 | 14:19 |
O Flamengo ficou no 1 a 1 com o Vasco, no último domingo (21), e viu a distância para os concorrentes diretos na tabela do Brasileirão diminuir. Ainda assim, o ex-jogador e apresentador Neto segue apontando o Rubro-Negro como principal favorito ao título.
Neto sobre quem será campeão do Brasileirão: "Para mim, o Flamengo"
“Quem ganha o campeonato? Para mim, o Flamengo. É um dos dois (Mengão e Palmeiras), mas a gente não pensa no Cruzeiro? Tem 50 pontos, velho”, disse Neto, na Rádio Bandeirantes, na última segunda-feira (22). O comentarista elogiou ainda a consistência defensiva do Mais Querido.
Com o empate, o Flamengo chegou a 51 pontos. Logo atrás vem o Cruzeiro, que venceu o Bragantino por 2 a 1 e chegou a 50. O Palmeiras, por sua vez, goleou o Fortaleza por 4 a 1 e soma 49. O detalhe é que o Rubro-Negro tem um jogo a mais que o Palmeiras e um a menos que o Cruzeiro.
Além da disputa nacional, Neto também destacou a força de Flamengo, Palmeiras no cenário continental, os colocando também no favoritismo para fazerem a final da Libertadores 2025, mas fez alerta sobre a arbitragem na competição.
“(São os melhores) sul-americanos. Eles são melhores que Boca Juniors, River Plate, Vélez Sarsfield, LDU, São Paulo… Flamengo e Palmeiras são os melhores times sul-americanos que a gente tem. A Conmebol está fazendo um esforço para ter um time argentino na decisão. O Palmeiras que não fique esperto com o River Plate, e o Flamengo que não fique esperto com o Estudiantes”, afirmou.
O Rubro-Negro agora volta as atenções para a Libertadores. Na quinta-feira (25), encara o Estudiantes, em La Plata, pelo duelo de volta das quartas de final. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), com transmissão de ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming).
Atleta terá de ser disciplinado na Argentina para não ficar de fora de uma eventual semifinal de Libertadores, em caso de classificação do Mengão
24 Set 2025 | 13:37 |
O Flamengo enfrenta o Estudiantes, nesta quinta-feira (25), em La Plata, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Para a decisão, o Rubro-Negro entra em campo com apenas um jogador pendurado: Guillermo Varela.
O lateral-direito uruguaio soma dois cartões amarelos, ambos recebidos nos confrontos contra o Internacional, nas oitavas de final. Caso seja advertido novamente, ficará suspenso da primeira partida da semifinal, em caso de classificação. A tendência é que Varela seja titular diante dos argentinos, já que não atuou no clássico contra o Vasco.
Se o cartão ocorrer e o Flamengo avançar, Emerson Royal deve assumir a posição no jogo de ida da semifinal contra o Racing. A Conmebol já definiu que o Rubro-Negro fará o primeiro duelo no Maracanã e o segundo no Estádio El Cilindro, em Avellaneda.
Jorginho sobre Estudiantes x Flamengo: "A gente sabe da importância do jogo"
Outro destaque para a partida é o retorno de Jorginho, recuperado de lesão na coxa esquerda que o afastou dos jogos contra Grêmio, Juventude, Estudiantes e Vasco. O volante volta a ser opção de Filipe Luís para reforçar o meio-campo.
Em entrevista à Flamengo TV, o ítalo-brasileiro demonstrou confiança: “A gente sabe da importância do jogo e minha expectativa pessoal é grande de poder voltar a campo. Foi um período longo, não estou acostumado com isso, então a vontade de ajudar meus companheiros e o Flamengo é enorme. Temos que seguir acreditando, impondo o nosso futebol, independentemente de onde seja o jogo”, afirmou.
O duelo marca o retorno do Flamengo ao Estádio Jorge Luis Hirschi após 31 anos. Em 1993, o time carioca foi derrotado por 2 a 0 e eliminado da Supercopa Libertadores. Agora, chega em situação mais favorável: venceu o jogo de ida no Maracanã, por 2 a 1, e depende de um empate para avançar à semifinal.
Exclusivo: Flamengo adota cautela e só traçará novos reforços após imbróglio com Filipe Luís
24 Set 2025 | 12:26