Futebol

Bap aponta dificuldades para o Flamengo em 2025

Novo presidente do Mengão diz que o enorme número de partidas será o principal desafio a ser superado pela equipe na temporada

Bap define principal desafio do Flamengo em 2025 - Foto: Reprodução
Bap define principal desafio do Flamengo em 2025 - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo terá um calendário recheado em 2025, disputando, no mínimo, seis competições ao longo do ano. Diante da maratona de jogos, o presidente eleito Luiz Eduardo Baptista destacou que o principal desafio do clube será adaptar-se à rotina intensa com apoio de ciência e tecnologia. Na visão do dirigente, o futebol brasileiro pode apresentar surpresas, caso os clubes favoritos não se ajustem às exigências físicas e estratégicas da temporada.


“As comissões técnicas gostam de trabalhar com 25 atletas, é mais fácil dar treino. Mas agora tem que ter um terceiro time, com treinos mais longos, as viagens são com mais gente. Vai ter mudança que vai afetar todos nós, e com o Flamengo não vai ser diferente. Ainda mais com o Flamengo, que pretende ganhar tudo. Está no nosso hino: vencer, vencer, vencer. Entendo que esse tipo de mudança é uma adaptação que quem está no futebol vai ter que sofrer. Qual é a boa notícia? Isso vale para o Flamengo, para o Palmeiras, para o São Paulo, para o Fluminense, para todo mundo”, disse Luiz Eduardo Baptista, em entrevista ao ‘BandSports’.


“Se você olhar de janeiro a dezembro, só teremos duas semanas com quartas-feiras sem jogos, em março. Dali para frente, quarta e domingo. Entendo que o planejamento do elenco, a parte de fisiologia… Normalmente você escolhe os jogadores (pelo que ele joga), acredito que teremos (que escalar) por minutagem. “Ah, fulano só pode jogar quatro mil minutos”. Pode ser um craque, mas temos que escolher os quatro mil minutos que ele vai jogar. Teremos que ter um planejamento mais sofisticado. Vai ser um mundo novo em 2025 e poderemos ter surpresas. Eu vou trabalhar duro para o Flamengo estar pronto para esse cenário”, acrescentou o presidente eleito.




As competições previstas para 2025

O Rubro-Negro está confirmado nas seguintes competições:

Campeonato Carioca

Supercopa do Brasil

Copa do Brasil

Brasileirão

Libertadores

Mundial de Clubes

Além disso, se conquistar o tetra da Libertadores, o Flamengo se classifica para a Copa Intercontinental, prevista para o final do ano. Esse cenário amplia ainda mais o número de compromissos, exigindo uma gestão cuidadosa do elenco.

“Um time que joga muito na Europa, está jogando 60 partidas por anos. O Flamengo, em 2025, se jogar todas as finais, fará incríveis 85 partidas. Para um jogador que seja muito forte fisicamente e não tenha o costume de ter lesões, ainda que elas possam acontecer eventualmente… O cara vai jogar oito mil minutos por ano. Se você for jogar oito mil minutos, você tem que ter dois atletas de alto nível para cada time", definiu Bap.

Preparação para 2025

Para lidar com o calendário apertado, o Flamengo já iniciou medidas práticas:

Divisão do elenco: Parte do grupo, formada principalmente por atletas da base, se apresenta nesta sexta-feira (27) para iniciar a preparação voltada às primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

Treinamento com titulares: Os principais jogadores e o técnico Filipe Luís iniciam as atividades em 8 de janeiro.

Após o início dos trabalhos, o elenco viajará para os Estados Unidos, onde realizará os primeiros treinos completos do ano, focando na integração física e técnica necessária para a temporada.

Bap e a comparação com outros esportes

Luiz Eduardo Baptista reforçou que o futebol precisa adotar soluções semelhantes a esportes como vôlei e basquete, que utilizam a gestão de elenco e substituições frequentes para manter o desempenho. Com isso, o presidente pretende equilibrar a alta carga de jogos com o cuidado à saúde dos atletas, alinhando ciência, tecnologia e estratégias modernas de gestão esportiva.

"Então, o futebol vai ficar cada vez mais parecido com vôlei, basquete, para trocas e substituições. Aquela história de time com 15 jogadores, não vai funcionar. Isso é uma mudança que o futebol tem que enfrentar”, destacou Bap.

O Flamengo inicia 2025 com o objetivo de repetir o sucesso recente e, quem sabe, ampliar sua galeria de títulos, buscando a máxima eficiência dentro e fora de campo.



Futebol

Flamengo x Juventude: Mudanças no trânsito e novo esquema de fiscalização - veja

Esquema especial começa às 19h e afeta ruas no entorno do Maracanã; jogo pode colocar o rubro-negro na liderança do Brasileirão

Trânsito alterado no entorno do Maracanã para Flamengo x Juventude; veja ruas interditadas e horários do esquema especial ( Foto/ CRF )
Trânsito alterado no entorno do Maracanã para Flamengo x Juventude; veja ruas interditadas e horários do esquema especial ( Foto/ CRF )

  |

Icon Comentário0

O Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR-Rio), junto à CET-Rio, divulgou que implantará um plano especial de mobilidade para esta quarta-feira (16), por causa do confronto entre Flamengo e Juventude, válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 21h30 no Maracanã, e o esquema começa a ser ativado às 19h.




INTERDIÇÕES ACONTECEM NO ENTORNO DO MARACANÃ


De acordo com a prefeitura, diversas vias nos arredores do estádio serão interditadas ao tráfego de veículos. A operação tem o objetivo de assegurar a segurança dos pedestres e manter o fluxo de carros e ônibus sob controle. A expectativa é de grande público, com mais de 40 mil ingressos já vendidos. Além das interdições temporárias, a prefeitura destacou que ruas com proibição regular de estacionamento seguirão fiscalizadas. Outras vias, no entanto, terão o estacionamento vetado já a partir das 10h da manhã. Motoristas que forem à região devem ficar atentos à sinalização e buscar rotas alternativas.



FLUXO DE TORCEDORES EXIGE MEDIDAS PREVENTIVAS

Com o Mengão brigando pelas primeiras posições do campeonato, a movimentação no entorno do Maracanã promete ser intensa. O Centro de Operações reforça que medidas como essa são importantes para evitar congestionamentos e garantir a tranquilidade dos torcedores que chegam de diferentes pontos da cidade. Para quem vai assistir ao jogo, a orientação das autoridades é priorizar o transporte público.

Metrô, trens e ônibus terão reforço na operação e são as melhores alternativas para evitar transtornos com bloqueios e falta de vagas para estacionar. Dentro de campo, o time comandado por Filipe Luís vai em busca de mais três pontos para tentar assumir de vez a ponta da tabela. A partida contra o Juventude é considerada importante para manter o embalo da equipe no início da competição.


Em comunicado oficial, o COR-Rio reforçou que as interdições começam pontualmente às 19h. Equipes estarão posicionadas para orientar motoristas e garantir a fluidez do trânsito. O órgão pede compreensão dos moradores e visitantes da área. As principais ruas que sofrerão alterações incluem a Radial Oeste, Rua Professor Eurico Rabelo, Rua Visconde de Itamarati e Rua São Francisco Xavier. Todas elas terão acesso restrito nos horários próximos ao início da partida e logo após o término do jogo.


Futebol

Juventude alerta surpresa para enfrentar o Flamengo nesta quarta (16) - confira

Time comandado por Fábio Matias deve adotar postura mais cautelosa fora de casa e tenta surpreender o Mais Querido no Rio de Janeiro

Davi Góes e Matheus Babi são as novidades no Juventude para o duelo contra o Flamengo no Maracanã. ( Foto / JUV)
Davi Góes e Matheus Babi são as novidades no Juventude para o duelo contra o Flamengo no Maracanã. ( Foto / JUV)

  |

Icon Comentário0

O Juventude encerrou sua preparação visando o confronto contra o Flamengo nesta quarta-feira (16), às 21h30, no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe de Caxias do Sul, comandada por Fábio Matias, terá mudanças importantes na formação titular. O técnico, que já trabalhou na base do clube carioca, precisou adaptar o time devido a desfalques e preferências táticas.




SAÍDA FORÇADA DE GIRALDO E ESTREIA DE JOVEM VOLANTE



A principal ausência é do volante Daniel Giraldo, que cumprirá o protocolo de concussão determinado pela CBF após se chocar na última partida. Para ocupar a vaga, Fábio Matias deve escalar o jovem Davi Góes, que recebe uma oportunidade de iniciar pela primeira vez como titular no Brasileirão. Outro ajuste será no comando de ataque. Matheus Babi, autor do gol da vitória sobre o Ceará no sábado, deve retornar ao time titular no lugar de Gabriel Taliari. A escolha premia o bom momento do centroavante e pode oferecer mais presença física contra a defesa do Mais Querido.



ESCALAÇÃO PRÉVIA CONFIRMA ESTRATÉGIA COM LINHAS BAIXAS


A provável escalação do Juventude conta com: Gustavo no gol; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Felipinho na defesa; Davi Góes, Jadson e Mandaca no meio; Giovanny, Batalla e Matheus Babi formando o trio ofensivo. A ideia é manter consistência defensiva e explorar os contra-ataques. O Juventude também pode contar com reforços vindos do departamento médico. O zagueiro Rodrigo Sam e o centroavante Gilberto treinaram com o grupo e podem ser relacionados, mas devem iniciar no banco. Já Peixoto, Caíque e Cipriano seguem fora por lesão. Petterson, emprestado pelo Flamengo, está vetado por contrato.


A equipe gaúcha chega para o confronto em terceiro lugar na tabela, com seis pontos. Já o Mengão lidera com sete, mesmo número do Palmeiras, mas em vantagem no saldo de gols. Quem vencer no Maracanã pode terminar a rodada isolado na ponta do Brasileirão. Com histórico de desempenho diferente como mandante e visitante, o Juventude deve repetir a estratégia usada fora de casa: compactação defensiva e saída rápida. Mesmo sem grandes mudanças na formação, Fábio Matias deve pedir marcação mais recuada, buscando conter o setor criativo rubro-negro.


A leitura do adversário e a necessidade de proteger o sistema defensivo podem levar o Juventude a utilizar um dos atacantes como auxiliar na recomposição, formando uma segunda linha de quatro. A depender da pressão flamenguista, há chance de variação para uma linha de cinco defensores. Essa configuração coloca novamente à prova o setor de criação da equipe comandada por Filipe Luís. O time carioca, que ainda não venceu em casa no Brasileirão, terá mais um desafio contra um adversário que tende a se fechar e buscar poucos, mas eficientes, ataques.


Futebol

Sesc Flamengo Amplia vinculo entre Bap e Bernardinho nesta tarde (15) - confira

Com um novo contrato, o Sesc Flamengo almeja um novo percurso na sua história com o presidente em exercício Bap, confira os bastidores

Bernadinho e Bap formalizam um novo acordo em prol do Sesc Flamengo RJ, com longo contrato e reformulação ( Foto/CRF )
Bernadinho e Bap formalizam um novo acordo em prol do Sesc Flamengo RJ, com longo contrato e reformulação ( Foto/CRF )

  |

Icon Comentário0

O Flamengo deu mais um passo estratégico no desenvolvimento de suas modalidades olímpicas. Em conjunto com o RJ Vôlei, o clube renovou e ampliou sua parceria para o vôlei feminino, estabelecendo um novo acordo de co-gestão com duração de três anos. A colaboração tem o objetivo claro de tornar o time competitivo em nível internacional, com foco total na classificação e na disputa do Mundial de Clubes.

CONTRATO DE TRÊS ANOS E AÇÕES IMEDIATAS


O novo ciclo da parceria já começa com mudanças práticas. A partir desta temporada, os investimentos no elenco e na infraestrutura da equipe serão intensificados. A meta é montar um grupo forte o bastante para brigar por títulos nacionais e internacionais. O contrato firmado reforça o compromisso das instituições envolvidas com o alto rendimento, e coloca o Mais Querido como protagonista na condução do projeto.




PRESIDENTE BAP DESTACA COMPROMISSO COM O FUTURO

Durante a oficialização da nova etapa, o presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, celebrou o acordo ao lado do técnico Bernardinho. Bap afirmou que o título mais importante é sempre o próximo, o que ainda não foi conquistado. Segundo ele, o foco da gestão é levar o time ao topo do cenário mundial nos próximos três anos, construindo um legado sólido.



O treinador Bernardinho também enalteceu a evolução da parceria. Para ele, o novo formato vai além da renovação do vínculo. “Agora temos mais proximidade na gestão esportiva e mais estrutura para competir em alto nível”, comentou. O multicampeão destacou que o grupo tem um objetivo único e desafiador: disputar o Mundial de Clubes com chances reais de título.


Com o novo modelo de co-gestão, o clube da Gávea passa a ter uma participação mais ativa em decisões estratégicas. Isso inclui desde a montagem do elenco até questões logísticas e de preparação física. A união entre Flamengo, RJ Vôlei e Sesc — principal patrocinador — cria um tripé de força para sustentar o projeto nos próximos anos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Para reduzir custos do Maracanã, Flamengo fecha 2 setores para jogo contra o Juventude - entenda
Futebol

Para reduzir custos do Maracanã, Flamengo fecha 2 setores para jogo contra o Juventude - entenda

 

Icon Comentário0
Léo Pereira 'cobra' Arrascaeta após vitória do Flamengo sobre o Grêmio
Futebol

Léo Pereira 'cobra' Arrascaeta após vitória do Flamengo sobre o Grêmio

 

Icon Comentário0
Especulado no Flamengo, meia paraguaio abre o jogo sobre seu futuro - confira
Futebol

Especulado no Flamengo, meia paraguaio abre o jogo sobre seu futuro - confira

 

Icon Comentário0