Futebol
Treinos no Flamengo tem clima leve e brincadeira entre jogadores e Filipe Luís
13 Jan 2025 | 15:24
0Futebol
23 Dez 2024 | 09:29 |
0O Flamengo terá um calendário recheado em 2025, disputando, no mínimo, seis competições ao longo do ano. Diante da maratona de jogos, o presidente eleito Luiz Eduardo Baptista destacou que o principal desafio do clube será adaptar-se à rotina intensa com apoio de ciência e tecnologia. Na visão do dirigente, o futebol brasileiro pode apresentar surpresas, caso os clubes favoritos não se ajustem às exigências físicas e estratégicas da temporada.
“As comissões técnicas gostam de trabalhar com 25 atletas, é mais fácil dar treino. Mas agora tem que ter um terceiro time, com treinos mais longos, as viagens são com mais gente. Vai ter mudança que vai afetar todos nós, e com o Flamengo não vai ser diferente. Ainda mais com o Flamengo, que pretende ganhar tudo. Está no nosso hino: vencer, vencer, vencer. Entendo que esse tipo de mudança é uma adaptação que quem está no futebol vai ter que sofrer. Qual é a boa notícia? Isso vale para o Flamengo, para o Palmeiras, para o São Paulo, para o Fluminense, para todo mundo”, disse Luiz Eduardo Baptista, em entrevista ao ‘BandSports’.
“Se você olhar de janeiro a dezembro, só teremos duas semanas com quartas-feiras sem jogos, em março. Dali para frente, quarta e domingo. Entendo que o planejamento do elenco, a parte de fisiologia… Normalmente você escolhe os jogadores (pelo que ele joga), acredito que teremos (que escalar) por minutagem. “Ah, fulano só pode jogar quatro mil minutos”. Pode ser um craque, mas temos que escolher os quatro mil minutos que ele vai jogar. Teremos que ter um planejamento mais sofisticado. Vai ser um mundo novo em 2025 e poderemos ter surpresas. Eu vou trabalhar duro para o Flamengo estar pronto para esse cenário”, acrescentou o presidente eleito.
As competições previstas para 2025
O Rubro-Negro está confirmado nas seguintes competições:
Campeonato Carioca
Supercopa do Brasil
Copa do Brasil
Brasileirão
Libertadores
Mundial de Clubes
Além disso, se conquistar o tetra da Libertadores, o Flamengo se classifica para a Copa Intercontinental, prevista para o final do ano. Esse cenário amplia ainda mais o número de compromissos, exigindo uma gestão cuidadosa do elenco.
“Um time que joga muito na Europa, está jogando 60 partidas por anos. O Flamengo, em 2025, se jogar todas as finais, fará incríveis 85 partidas. Para um jogador que seja muito forte fisicamente e não tenha o costume de ter lesões, ainda que elas possam acontecer eventualmente… O cara vai jogar oito mil minutos por ano. Se você for jogar oito mil minutos, você tem que ter dois atletas de alto nível para cada time", definiu Bap.
Preparação para 2025
Para lidar com o calendário apertado, o Flamengo já iniciou medidas práticas:
Divisão do elenco: Parte do grupo, formada principalmente por atletas da base, se apresenta nesta sexta-feira (27) para iniciar a preparação voltada às primeiras rodadas do Campeonato Carioca.
Treinamento com titulares: Os principais jogadores e o técnico Filipe Luís iniciam as atividades em 8 de janeiro.
Após o início dos trabalhos, o elenco viajará para os Estados Unidos, onde realizará os primeiros treinos completos do ano, focando na integração física e técnica necessária para a temporada.
Bap e a comparação com outros esportes
Luiz Eduardo Baptista reforçou que o futebol precisa adotar soluções semelhantes a esportes como vôlei e basquete, que utilizam a gestão de elenco e substituições frequentes para manter o desempenho. Com isso, o presidente pretende equilibrar a alta carga de jogos com o cuidado à saúde dos atletas, alinhando ciência, tecnologia e estratégias modernas de gestão esportiva.
"Então, o futebol vai ficar cada vez mais parecido com vôlei, basquete, para trocas e substituições. Aquela história de time com 15 jogadores, não vai funcionar. Isso é uma mudança que o futebol tem que enfrentar”, destacou Bap.
O Flamengo inicia 2025 com o objetivo de repetir o sucesso recente e, quem sabe, ampliar sua galeria de títulos, buscando a máxima eficiência dentro e fora de campo.
rubro-negro espera contratar volante Ítalo-Brasileiro sem custos
13 Jan 2025 | 16:51 |
0O Flamengo veio com tudo e abriu negociação por Jorginho, volante do Arsenal, da premiere league. O ítalo-brasileiro de 33 anos tem contrato com o clube inglês até junho de 2025, e o Rubro-Negro tenta a contratação sem custos. As conversas estão em andamento. O Flamengo ouviu os números e agora analisa para fazer uma proposta pelo jogador. A ideia, já passada ao meio-campista, é um contrato de três anos.
Jorginho está livre para assinar um pré-contrato, mas o Flamengo quer o jogador para agora. A contratação só irá acontecer se o volante conseguir a liberação do Arsenal. Caso contrário, o Rubro-Negro não pretende esperar para tê-lo somente no meio do ano.
O clube conta com a boa relação de Jorginho com o Arsenal para a liberação sem custos. Em conversas passadas, o clube inglês já havia sinalizado que se chegasse uma proposta boa para o jogador, poderia liberá-lo - até para economizar meses de salário. Um dos líderes do elenco comandado por Arteta, o volante disputou 18 partidas na temporadas atual (10 como titular) e vê com bons olhos a possibilidade de atuar pela primeira vez como profissional no Brasil.
Nascido em Imbituba, Santa Catarina, Jorginho tem a carreira toda desenvolvida na Europa. Revelado pelo Hellas Verona, da Itália, se destacou no Napoli até chegar ao Chelsea, onde viveu seu melhor momento. Naturalizado italiano, foi campeão da Liga dos Campeões pelo clube inglês e da Euro pela Itália em 2021. No mesmo ano, foi eleito o melhor jogador da temporada pela UEFA e ficou em terceiro na votação para Bola de Ouro.
Meia é um dos titulares do Flamengo no início do Carioca
13 Jan 2025 | 16:30 |
0O CSKA Moscou, time da Rússica, enviou uma proposta ao Flamengo para contratar o meia atacante Lorran. O time russo ofereceu 4 milhões de euros (R$ 25 milhões aproximadamente) por 100% dos direitos econômicos do atleta. O Mais Querido, porém, recusou a oferta.
Segundo informação do jornalista Venê Casagrande, o CSKA não desistiu da contratação de Lorran. Não à toa, o time russo afirmou ao Flamengo que irá fazer uma nova proposta para ter o meio campista a partir desta janela de transferências em definitivo
O clube carioca já deixou claro que não irá negociar os titulares e, apesar de Lorran não fazer parte dessa lista, os valores não agradaram à diretoria do Flamengo. O Flamengo acredita que Lorran tem mercado. Há a possibilidade de uma negociação em que o Flamengo permaneça com um percentual para lucro em uma futura venda.
A renovação de contrato fez a a joia rubro-negra assinar um vínculo até o fim de 2029. A multa do jogador é 100 milhões de euros (R$ 600 milhões). Cria da Cidade de Deus, Lorran Lucas Pereira de Sousa tem 32 jogos e dois gols marcados pelo Flamengo. Ele se profissionalizou em 2023 e tornou-se o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Flamengo, aos 16 anos, em 24 de janeiro de 2023, no empate com o Bangu.
O atleta está no Fla desde 2021
13 Jan 2025 | 15:44 |
0O atacante Adriel, que foi campeão mundial sub-20 com o Flamengo em 2024, está de malas prontas para Portugal. Segundo o perfil Flazoeiro, o jogador de 19 anos fechou com o Santa Clara (POR), quinto colocado do Campeonato Português, e vai se apresentar ainda no mês de janeiro ao novo clube.
O contrato de Adriel com o Flamengo ia até o primeiro mês de 2025, mas jogador e clube não entraram em acordo pela renovação. Assim, a equipe de Portugal não precisará pagar nada ao Rubro-Negro pela contratação. O vínculo entre as partes já foi assinado.
No Flamengo desde 2021, quando ainda pertencia à categoria sub-17, Adriel foi galgando degraus ao longo dos anos e chegou ao sub-20 em 2023. Seu ano de maior participação, entretanto, foi mesmo 2024, quando entrou em campo 22 vezes e anotou nove gols.
Na final do Mundial Sub-20, contra o Olympiacos, o atacante foi acionado na reta final do segundo tempo e ficou em campo por poucos minutos, mas participou da principal glória da base na temporada passada.
Dos nove gols marcados por Adriel na última temporada, seis vieram na Taça Otávio Pinto Guimarães (três contra o Volta Redonda, dois contra a Portuguesa e um contra o Madureira), enquanto os outros três foram no Campeonato Brasileiro Sub-20 — dois contra o Grêmio e um sobre o Red Bull Bragantino.