Futebol
14 Out 2024 | 10:28 |
Nos primeiros jogos de Filipe Luís, a vez foi dos laterais-esquerdos. Contra o Corinthians, Alex Sandro, da posição que era o técnico do Flamengo antes de se aposentar, marcou o gol da vitória por 1 a 0, e Ayrton Lucas repetiu a dose contra o Bahia, com Alcaraz fechando a conta de pênalti. Mas em clássicos contra o Fluminense, os Camisas 5 costumam se dar bem com o treinador, o que pode animar Erick Pulgar.
Foi assim nas categorias de base, onde Filipe Luís treinava antes de subir para o profissional. O treinador enfrentou os tricolores duas vezes, uma pelo Sub-17 e outra pelo Sub-20. Em ambas as oportunidades, foram os jogadores que fazem a função de camisa 5 quem decidiram. Pela Copa Rio Sub-17, em abril, o Mengão venceu o Fluminense por 3 a 0. Douglas Telles marcou duas vezes, mas foi Pablo quem fechou a conta e matou o rival. Era o primeiro Camisa 5 decidindo o clássico para o Flamengo de Filipe Luís.
No Sub-20, Filipe Luís não conseguiu uma vitória, mas um empate por 1 a 1. Mesmo assim, que marcou no Campeonato Carioca foi Caio Garcia, mais um jovem jogador que atua na função de Erick Pulgar. O atleta abriu o placar, mas os tricolores empataram ainda no primeiro tempo.
Erick Pulgar volta de Data Fifa
Apesar do dado favorável a Erick Pulgar, podendo ser o próximo Camisa 5 do Mengão a decidir um Fla x Flu com Filipe Luís, o chileno pode ficar no banco. Ainda não se sabe sobre a escalação e a possibilidade de Pulgar iniciar jogando. Isso porque o atleta serve a Seleção Chilena na Data Fifa. No entanto, contra o Brasil, o volante não jogou na primeira partida desta janela de jogos das Eliminatórias.
Antes de voltar ao Rio de Janeiro, Erick Pulgar ainda se coloca disponível para o jogo contra a Colômbia, na terça-feira (15), às 17h30 (horário de Brasília). Ou seja, apenas dois dias antes de Flamengo x Fluminense, o que pode tirá-lo do time titular de Filipe Luís. Ainda assim, caso entre durante o clássico, pode ser o fator decisivo.
Pulgar nunca perdeu um Flamengo x Fluminense
Outro aspecto animador para o chileno é seu retrospecto cristalino contra o rival. Mesmo antes de Filipe Luís, Erick Pulgar jamais perdeu para o Fluminense.
O estrangeiro, aliás, parece muito perto de marcar no clássico. Em seis jogos, Pulgar já deu duas assistências contra o Fluminense. Caso o roteiro siga o histórico do chileno contra esse rival, o gol, que se mostra cada vez mais maduro, pode mesmo sair.
Valorizado sob o comando de Filipe Luís, atacante desperta o interesse do clube russo que já tirou Gerson da Gávea; diretoria rubro-negra não pretende facilitar
16 Dez 2025 | 16:30 |
Luiz Araújo consolidou-se como uma das peças importantes do elenco do Flamengo na atual temporada. A identificação rápida com a torcida e a entrega em campo fizeram com que o atacante ganhasse a confiança irrestrita do técnico Filipe Luís. No entanto, o bom desempenho do camisa 7 ultrapassou as fronteiras nacionais e chamou a atenção do mercado europeu, especificamente do Zenit, da Rússia, que avalia uma investida pelo jogador.
O monitoramento do Zenit sobre o atleta rubro-negro traz à tona memórias recentes de negociações entre as duas equipes. O clube de São Petersburgo busca peças de reposição para o setor ofensivo e enxerga em Luiz Araújo as características ideais para o esquema tático da equipe.
Vale recordar que, ainda na janela do meio do ano, os russos foram responsáveis pela contratação do meio-campista Gerson. Na ocasião, a operação movimentou cerca de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 160 milhões na cotação da época), retirando um dos pilares do time carioca. Esse histórico recente faz com que a diretoria do Flamengo adote uma postura defensiva quanto a novas baixas para o mesmo destino.
Apesar do interesse externo, o Flamengo encontra-se respaldado contratualmente. Luiz Araújo, que veste o Manto Sagrado desde julho de 2023, possui vínculo firmado com o clube até dezembro de 2027. Desde sua chegada, o jogador acumulou títulos e tornou-se essencial para o funcionamento da equipe, o que endurece a posição do clube em eventuais conversas.
A diretoria rubro-negra não demonstra intenção de facilitar o negócio. Para tirar o atacante do Rio de Janeiro, o investimento precisaria ser significativo. O valor de mercado base de Luiz Araújo gira em torno do que foi pago pelo Flamengo ao Atlanta United para contratá-lo: cerca de 9 milhões de euros (R$ 48 milhões na cotação de 2023). Qualquer tratativa, portanto, teria que partir desse patamar mínimo para sequer ser ouvida pelos dirigentes cariocas.
O capitão do PSG elogiou a evolução tática trazida pelo treinador rubro-negro, garantiu estar recuperado de lesão no quadril e celebrou o retorno de companheiro
16 Dez 2025 | 16:00 |
O zagueiro Marquinhos, capitão do Paris Saint-Germain, projetou a grande final da Copa Intercontinental contra o Flamengo com palavras de respeito e admiração pelo adversário. Em entrevista concedida antes da decisão, o defensor brasileiro analisou o momento do clube carioca e destacou o impacto do trabalho do técnico Filipe Luís na forma de jogar da equipe.
Demonstrando estar atento ao que acontece no Brasil, Marquinhos não poupou elogios à postura do rival desta quarta-feira (17). Para o zagueiro, o Flamengo não é apenas um time forte tecnicamente, mas uma equipe que está mudando paradigmas sob o comando de seu ex-companheiro de Seleção Brasileira.
"Com certeza acompanho o futebol brasileiro e sei como o Flamengo está bem. O Flamengo vem revolucionando a ideia de jogo do futebol brasileiro. O Filipe Luís vem trazendo muita coisa do estilo europeu taticamente. É um time muito qualificado para fazer um bom jogo contra a gente", declarou o defensor.
Além da análise tática, a condição física do capitão era uma dúvida para a final. Marquinhos havia sofrido uma lesão no quadril na semana anterior, durante partida contra o Bilbao. No entanto, ele tranquilizou a torcida francesa e confirmou estar apto para o duelo no Estádio Ahmad bin Ali.
"Estou bem. Tive um problema contra o Bilbao, mas foi pouca coisa, apenas um alerta. Me recuperei bem e treinei estes últimos dias. Vai ficar para o treinador decidir quem vai jogar", afirmou o jogador que deve estar em campo para a grande decisão.
Flamengo e PSG decidem o título nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), em Al Rayyan, no Catar. A cobertura da final será ampla e multiplataforma, garantindo que a torcida possa assistir de qualquer lugar. Na televisão aberta, a TV Globo transmitirá a partida para todo o Brasil. Para quem prefere a TV por assinatura,o canal sportv exibirá o confronto com pré-jogo estendido e análises especializadas.
Em entrevista ao jornal espanhol Diario As, meio-campista compara a paixão das arquibancadas, critica atmosfera do Santiago Bernabéu
16 Dez 2025 | 15:30 |
Às vésperas da decisão contra o Paris Saint-Germain, o meio-campista Saúl Ñíguez concedeu uma entrevista impactante ao jornal espanhol Diario As, publicada nesta terça-feira (16). Ao fazer um balanço de seus primeiros seis meses vestindo a camisa rubro-negra, o jogador espanhol não poupou elogios ao clube carioca e fez uma comparação ousada, afirmando que o Flamengo supera o Real Madrid em termos de torcida e paixão.
Questionado sobre a dimensão do Flamengo no cenário global, Saúl foi direto e contundente. Para o ex-jogador do Atlético de Madrid, a experiência de jogar no Maracanã é incomparável, contrastando com o que vivenciou nos estádios europeus, especificamente no Santiago Bernabéu.
"É maior que o Real Madrid. Na verdade, o Real Madrid não tem torcida. O Real Madrid é famoso, sim, pelo que ganhou e é conhecido em todo o mundo, e por isso tem seguidores. Mas você vai ao estádio e não sente nada. Por outro lado, você vai ao Maracanã, um estádio emblemático, e está sempre cheio. Fora de casa, o campo está cheio de torcedores do Flamengo", declarou o atleta.
Saúl ainda utilizou exemplos logísticos e de mobilização para justificar sua opinião. Ele citou partidas fora do Rio de Janeiro onde a presença da Nação Rubro-Negra foi massiva, comparando inclusive com rivais locais.
"Há pouco tempo jogamos contra o Sport e nos mandaram a outro estádio porque se não nossa torcida não entraria [...] Você vai a Lima e nossa torcida enche [o estádio] 100%. E logo você vê que a do Palmeiras não enche... Você diz: 'Esta sim é uma torcida grande'", completou.
Contratado em julho de 2025 como um reforço de peso para o meio-campo, Saúl Ñíguez assinou vínculo com o Flamengo até 2028. Sua chegada ao Rio de Janeiro marcou o reencontro com Filipe Luís, seu antigo companheiro de equipe nos tempos de Atlético de Madrid e atual técnico do Rubro-Negro.