
Futebol
|
De cogitado para integrar a comissão de Tite, Filipe Luís passou por títulos no Sub-17 e, mais recentemente, conquistou o Mundial com o Sub-20, demonstrando todo o potencial que muitos já enxergavam nele como treinador, antes mesmo de sua aposentadoria como jogador.
Início como treinador no Flamengo
Filipe Luís se aposentou dos gramados em novembro de 2023, após uma carreira brilhante no Flamengo. Sua despedida ocorreu na penúltima rodada do Brasileirão daquele ano, junto com Rodrigo Caio, que também estava de saída do clube.
Logo após pendurar as chuteiras, Filipe Luís iniciou seus estudos e a preparação para a carreira de técnico. Em janeiro de 2024, apenas dois meses depois de se aposentar, ele foi anunciado como técnico da equipe Sub-17 do Flamengo.
Na sua estreia como treinador, Filipe Luís guiou o time a uma goleada de 5 a 1 sobre o Boavista, mostrando que também renderia frutos fora de campo. Posteriormente, conquistou a Copa Rio Sub-17 em junho, vencendo o Vasco nos pênaltis e levantando o troféu em São Januário.
Títulos e ascensão no Sub-20
O título da Copa Rio Sub-17 também marcou sua saída do comando da categoria, já que o Flamengo o escolheu para substituir Mário Jorge no Sub-20, após a conquista da Libertadores pela equipe.
Filipe Luís precisou de pouco tempo para se destacar na nova função. Em agosto de 2024, apenas dois meses após sua chegada, ele liderou a equipe Sub-20 na conquista do Mundial de Clubes da categoria, virando a partida contra o Olympiacos por 2 a 1 no Maracanã.
Essa virada teve influência direta de Filipe Luís, que fez substituições estratégicas, colocando em campo Caio Garcia e Felipe Teresa, responsáveis pelos gols que garantiram o título inédito para um clube brasileiro.
Desafios como técnico interino e o futuro no Flamengo
Agora, três meses após assumir o Sub-20, Filipe Luís dá mais um passo importante em sua curta, mas promissora, carreira de treinador. Ele assume o comando do time principal do Flamengo em um momento decisivo da temporada, com o clube buscando se manter no G4 do Brasileirão e disputando as semifinais da Copa do Brasil.
Treinador chega no tricolor após a demissão de Mano Menezes; técnico fez história pelo Mengão como jogador, mas não conseguiu o mesmo como comandante
|
O Fluminense tem um novo comandante: o ex-Flamengo Renato Gaúcho. Ídolo tricolor e autor do histórico gol de barriga contra o Mengão, que garantiu o título carioca de 1995, o ex-jogador retorna ao clube para sua sexta passagem como técnico. Recentemente, Renato fez elogios a Filipe Luís, do rubro-negro.
O acordo entre clube e treinador já está selado, restando apenas a definição do tempo de contrato. A tendência é que o vínculo vá até o fim do ano, com cláusula de renovação. Os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles, o Fera, também ex-Flamengo, também farão parte da comissão técnica.
Como jogador, Renato entrou para a história do Flamengo ao conquistar o título Brasileiro de 1987. Ao lado de ídolos do clube como Zico, Leandro e Andrade, Renato Gaúcho foi peça fundamental da equipe, tendo sido eleito o melhor jogador da competição na Bola de Prata, prêmio à época distribuído pela Revista Placar.
Após passagem pela Itália, Renato voltou ao Mengão em 1990 e mais uma vez foi importante em uma conquista rubro-negra. Ao lado de Bobô e Gaúcho, foi campeão da Copa do Brasil, o primeiro título do Flamengo na competição. Já como treinador, o ex-camisa 7 não conseguiu ter o mesmo sucesso no Mengão, tendo sido vice-campeão do Brasileirão e da Libertadores em 2021.
Pelo Fluminense, como técnico, sua última passagem pelo clube foi em 2014, quando permaneceu por apenas três meses. No entanto, ele foi responsável por conquistar a Copa do Brasil de 2007 e levar o Fluminense à final da Libertadores de 2008, terminando como vice-campeão.
A expectativa do Fluminense é ter Renato já no comando do time contra o Red Bull Bragantino, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (07), às 16h, no Maracanã. A escolha pelo treinador ocorreu após a recusa de Gabriel Milito. O técnico argentino, ex-Atlético-MG, chegou a ser procurado pela diretoria tricolor, mas recusou a proposta alegando "questões familiares".
Retornando de lesão, o camisa 9 está próximo de superar Gabriel Barbosa como maior artilheiro do Mengão na Libertadores e pode alcançar a marca em 2025
|
Com 22 gols marcados na principal competição sul-americana, Pedro se aproxima da marca de Gabigol, maior goleador do clube no torneio, com 30 gols. Caso o camisa 9 marque nove ou mais vezes nesta edição, ele ultrapassa o ex-atacante do Flamengo e assume a liderança isolada no ranking histórico da equipe.
Apesar de ficar de fora do jogo contra o Deportivo Táchira, Pedro pode estar à disposição na segunda rodada da fase de grupos. O planejamento do departamento médico e da comissão técnica é que o atacante esteja pronto para enfrentar o Central Córdoba (ARG) na próxima quarta-feira (9), no Maracanã.
O confronto entre Flamengo e Central Córdoba será transmitido pelos canais ESPN, na TV por assinatura, e pela plataforma de streaming Disney+. A partida será realizada no estádio do Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília).
Deportivo Táchira estreia na Libertadores enfrentando o atual campeão carioca e busca superar histórico negativo; Mengão tenta o tetra do torneio
|
— É um jogo especial. Conversamos sobre isso hoje. São poucos clubes sul-americanos que disputam a Libertadores, então estar aqui já é uma conquista. Jogar contra o Flamengo em casa muda a dinâmica em relação ao torneio local, mas estamos focados em buscar um bom resultado — afirmou Greco.
O Deportivo Táchira, atual campeão da Venezuela, soma 26 participações na Libertadores, mas ainda busca um desempenho de destaque na competição continental. Enfrentar um adversário que já ergueu a taça é visto como um grande desafio, mas também uma oportunidade de mostrar evolução.
Enfrentaremos um campeão da Libertadores..."
— Estamos prontos para iniciar nossa caminhada. Sabemos que o planejamento para a Libertadores exige atenção redobrada, com jogos de alto nível em um curto espaço de tempo. Na quinta-feira, enfrentaremos um campeão da Libertadores, mas entraremos em campo com muita dedicação para buscar a vitória — declarou o treinador.
Para a estreia na fase de grupos, o Flamengo deve entrar em campo com a seguinte escalação: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro (Ayrton Lucas); Pulgar, De la Cruz (Allan); Luiz Araújo, Michael (Everton Cebolinha), Bruno Henrique e Juninho.
O duelo de estreia do Mengão na Libertadores 2025 não será transmitido em TV aberta. Os torcedores que desejam acompanhar a partida poderão assistir através dos canais ESPN, na TV por assinatura, e pelo streaming Disney+.