
Futebol
|
Gabigol recebeu a notícia na nesta segunda-feira (25) de que teria de pagar uma multa de quase 100 mil reais para a Conmebol. A notícia pode até ser incômoda, mas a decisão não é injusta, já que o atacante do Flamengo trouxe este problema para si próprio ao criticar a arbitragem da partida contra o Olimpia (PAR), que acabou por eliminar o rubro-negro da Libertadores.
"Roubo muito grande", disse Gabriel Barbosa há algumas semanas, quando foi questionado sobre a sua opinião acerca dos juízes que apitaram o segundo jogo do Mais Querido das oitavas de final da Copa Libertadores de 2023. Na ocasião, o Flamengo perdeu, inesperadamente, para o Olimpia, no Paraguai, por 3 a 1.
Depois da partida, que aconteceu no dia 10 de agosto, o camisa 10 disse que o time tinha sido a vítima na situação, insinuando com a sua declaração de que os árbitros tinham favorecido o time paraguaio. Ele ainda disse que a própria Confederação estava envolvida na manipulação: "a Conmebol é aqui do lado", fazendo referência ao fato de que a sede da organização é no Uruguai.
Apenas dois dias depois do jogo a Confederação iniciou um processo de investigação ao atacante. Ele chegou até mesmo a apresentar uma defesa, pedindo desculpas. Alegou também que não usou as palavras no sentido literal e que no Brasil é corriqueiro mencionar "roubo" quando há insatisfação com a arbitragem.
O discurso não colou e a Unidade Disciplinar da Conmebol divulgou na última segunda-feira (25) a punição aplicada a Gabigol pela insinuação maldosa. O atacante rubro-negro foi multado em USD 20 mil dólares, equivalente a R$ 99,4 mil na cotação atual (quantia que é descontada da própria cota do clube dos direitos de transmissão), e também foi advertido para punições mais graves em caso de reincidência.
Ele teria infringido o artigo 19 do Código Disciplinar da Conmebol, que trata de manipulação de jogos ou competições. Ainda que a investigação preliminar tivesse o foco neste trecho documento, a multa foi aplicada com base no artigo 11.2, que fala sobre os "princípios de conduta". Veja uma parte deste artigo:
b. Comportar-se de maneira ofensiva, insultante ou realizar manifestações difamatórias de qualquer índole;d. Insultar de qualquer maneira e por qualquer meio a CONMEBOL, suas autoridades, oficiais, etc.;f. Comportar-se de maneira tal, que o futebol como esporte em geral e a CONMEBOL em particular, possam se ver desacreditados como consequência desse comportamento;
O Mais Querido se vê em uma situação complicada no Grupo C da competição e precisa de dois resultados positivos para avançar de fase
|
Central Córdoba x Flamengo ficou no empate em 1 a 1 na noite desta última quarta-feira (7), em jogo disputado em Santiago del Estero, na Argentina. Com a igualdade no placar, o Flamengo se vê em uma situação complicada no Grupo C da Libertadores. Desse modo, veja abaixo o que o Rubro-Negro precisa fazer para avançar às oitavas de final.
1º LDU – 8 pontos
2º Central Córdoba – 8 pontos
3º Flamengo – 5 pontos
4º Deportivo Táchira – 0 ponto
Com o empate, o Flamengo foi a cinco pontos, ocupando a terceira posição no grupo. Já a LDU venceu o Deportivo Táchira e tomou a liderança, indo a oito pontos assim como o Central Córdoba. Desse modo, para que o Mais Querido avance de fase sem depender de outros, precisa vencer os dois confrontos restantes.
Caso o Rubro-Negro não vença os jogos contra a LDU e Deportivo Táchira, o Flamengo precisará torcer contra os adversários. Dessa forma, o Mais Querido terá que contar com os venezuelanos tirando pontos do Central Córdoba ou em Quito, contra a equipe equatoriana.
Agora, o Flamengo muda o foco para o Brasileirão. O Mais Querido encara o Bahia no próximo sábado (10), às 21h, no Maracanã. O Rubro-Negro entra em campo com o foco na vitória para retornar à liderança da competição.
O técnico do Mais Querido destacou a situação que pode colocar a equipe nas oitavas de final da competição, já que precisa vencer os dois próximos jogos
|
O que está ao nosso alcance hoje é ganhar os próximos dois jogos...
"Claro que me preocupa (a classificação à segunda fase). Nós estamos nessa situação porque nós mesmos nos colocamos nessa situação. E só depende da gente para poder sair. Então, o que está ao nosso alcance é ganhar os dois jogos em casa, fazer o maior número de saldo possível, porque podemos depender de uma combinação de resultados, dependendo do que aconteça", iniciou o treinador rubro-negro.
“Então, o que está ao nosso alcance hoje é ganhar os próximos dois jogos em casa para poder passar nessa fase de grupos. E a realidade é que não tem está sendo da forma como a gente esperava”, acrescentou o técnico do Flamengo, Filipe Luís
O próximo jogo do Mais Querido na Libertadores será contra a LDU, no Maracanã, na quinta-feira (15). Assim, o Flamengo buscará a segunda vitória na competição para tentar sonhar com a classificação para as oitavas.
Agora, o Flamengo muda o foco para o Brasileirão. O Mais Querido encara o Bahia no próximo sábado (10), às 21h, no Maracanã. O Rubro-Negro entra em campo com o foco na vitória para retornar à liderança da competição.
O meia do Mais Querido foi o autor do único tento da equipe no confronto disputado pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores
|
O Flamengo se complicou na fase de grupos da Libertadores após ficar apenas no empate com o Central Córdoba nesta última quarta-feira (7). Após o jogo, Arrascaeta, autor do único tento do Mais Querido, não escondeu a revolta com a situação e cobrou o time.
Erramos muitos pontos...
"Na verdade é muito pouco, muito pouco (o empate). Pela qualidade dos jogadores e o time que temos. Precisávamos dos três pontos hoje. Sabíamos que ia ser uma partida difícil, mas erramos muitos pontos. A verdade é que não fizemos uma boa partida, também não viemos de um bom jogo contra o Cruzeiro. Agora é levantar a cabeça e seguir trabalhando e melhorando", disse Arrascaeta.
Com o empate em 1 a 1 com o Central Córdoba, o Flamengo se complicou no grupo C. Isso porque, o Mais Querido precisará vencer os confrontos contra a LDU e Deportivo Táchira, além de fazer saldos de gols, já que poderá ficar empatado com o time argentino em pontos nas próximas rodadas.
O próximo jogo do Mais Querido na Libertadores será contra a LDU, no Maracanã, na quinta-feira (15). Assim, o Flamengo buscará a segunda vitória na competição para tentar sonhar com a classificação para as oitavas.
Agora, o Flamengo muda o foco para o Brasileirão. O Mais Querido encara o Bahia no próximo sábado (10), às 21h, no Maracanã. O Rubro-Negro entra em campo com o foco na vitória para retornar à liderança da competição.