Futebol

Especialista diz que ‘vaquinha’ para estádio do Flamengo é boa ideia, mas não resolve o problema

Arquiteto afirma que proposta de ‘tijolinho virtual’ de Landim tem de ser feito para engajamento dos torcedores, mas que não pagará as obras

Fabricio Chicca diz que 'tijolinho virtual' não resolve problema do estádio do Flamengo - Foto: Reprodução/Flamengo
Fabricio Chicca diz que 'tijolinho virtual' não resolve problema do estádio do Flamengo - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O tema estádio do Flamengo está a todo o vapor. Após o rubro-negro receber a escritura do terreno de forma oficial na última quinta-feira (3), o Presidente do clube, Rodolfo Landim, afirmou que o Mais Querido iria começar uma campanha batizada de ‘tijolinho virtual’ para que os torcedores pudessem fazer doações para contribuir com o sonho da ‘casa própria’.



O arquiteto especialista em estádios de futebol, Fabrício Chicca, falou em live no canal ‘É do Jogo!’ que a ideia tem sim de ser feita pelo engajamento e pela sensação de pertencimento ao qual os torcedores teriam com a participação no projeto, mas ressaltou que os valores arrecadados dificilmente farão diferença nos custos da arena rubro-negra.


“Um milhão de segundos são 11 dias, um bilhão de segundos são 32 anos. Dois bilhões são 64 anos. A questão é a seguinte: bilhão é muita coisa. Essa atitude do ‘tijolinho’ tem que ser feita, é fundamental, mas não pela arrecadação, não vai ser significativa, não vai resolver o problema. Uma parte da torcida acha que a torcida vai pagar o estádio. Isso é uma viagem. Vai ativar a torcida, vai movimentar, trazer engajamento, isso tem que acontecer”, afirmou Fabrício Chicca, antes de completar.


“Mas não vai pagar, não tem conta que faça. ‘Ah, são 50 milhões de torcedores’, mas não são 50 milhões que vão colaborar. Primeiro que vai ser uma família. Digamos que tenha um pai, mãe e filho que fazem uma só contribuição, já cai de 50 para 17 milhões. E vai ter uma parte, digamos, um terço que é pobre e não pode contribuir, já cai para 11 milhões de doadores. Esses vão doar quanto? 100 reais? 200 reais? Por que que o sócio torcedor do Flamengo não tem 250 mil pessoas? Não é para ajudar o clube? Então, vai ajudar, mas não vai ser significativo”, pontuou o especialista, dono do canal 'Mundo na Bola'.

Fabrício Chicca foi além e deu uma sugestão para o clube a respeito da doação por parte dos torcedores, onde um pedaço do estádio seria custeado pela torcida e esta área teria para sempre ingressos a preços populares para que os flamenguistas de baixa renda tivessem acesso a nova arena e que isso fosse um compromisso por parte do Flamengo.

“A minha ideia é a arquibancada do povo. É separar uma parcela, digamos cinco mil assentos, e fazer uma campanha para esses cinco mil assentos. A torcida pagaria a construção da arquibancada e pagaria a fração do terreno e o Flamengo se comprometeria pelo resto de sua história a vender naquele espaço sempre ingressos populares. Sempre. Não importa o jogo. Pode ser final do Mundial de Clubes Flamengo x Liverpool, Flamengo x Real Madrid, no estádio. Ali o ingresso vai ser 15 reais. Porque quem pagou foi a torcida. Aí talvez possa conseguir pagar aquilo. Acho que seria legal, mas não dá para ter certeza, dois bilhões de reais é muito dinheiro”, concluiu Fabrício Chicca.



Futebol

Despedida de Adriano: Campeão do mundo com a Itália confirma presença e se junta a outras lendas

Evento acontece dia 15 de dezembro, no Maracanã

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Um dos grandes centroavantes desse século no futebol mundial, Adriano Imperador enfim terá uma despedida oficial do esporte. Aposentado desde 2016, depois de anos de instabilidade extracampo na carreira, o ex-Flamengo agora jogará cercado de lendas em uma partida comemorativa, dia 15 de dezembro, no Maracanã.


Mesclando jogadores que atuaram ao seu lado nos clubes que defendeu ao longo da carreira, a partida de despedida de Adriano terá nomes como Materazzi, Córdoba, Burdisso, David Pizarro, Gamarra, Maicon e Maxwell, todos esses com passagem notória na Inter de Milão.



Lendas do Flamengo e ex-companheiros do Imperador também estarão presentes

Além dos parceiros de Europa, lendas do Flamengo e companheiros que jogaram ao seu lado no Mais Querido também entrarão em campo. Dos nomes mais notórios, Zico e Maestro Junior estão entre os confirmados no evento. Além dos dois, Petkovic, Ronaldo Angelim, Julio Cesar, Sávio, Athirson, Léo Moura e Beto são outros ídolos do Mengão que estarão no gramado do Maracanã.


Outros com passagem pelo Rubro-Negro e amigos de Adriano são Toró, Zé Roberto, Reinaldo, Emerson Sheik, Denílson e Vagner Love, que também integram a lista.


Futebol

Flamengo x Borussia Dortmund: assista ao vivo - Amistoso em tributo ao Rei Pelé

O jogo das lendas de cada equipe será em homenagem a Pelé e uma forma de celebrar sua contribuição para o futebol

Assista ao vivo o amistoso entre Flamengo x Borussia Dortmund (Foto: reprodução)
Assista ao vivo o amistoso entre Flamengo x Borussia Dortmund (Foto: reprodução)

  |

Icon Comentário0

Na tarde desta quarta-feira (20), a Nação Rubro-Negra terá um "pré-jogo" mais que especial. Isso porque, Flamengo e Borussia Dortmund se enfrentarão às 16h, na Arena Mané Garrincha, em Brasília. O evento será em homenagem ao Rei Pelé, que deixou um legado imortal no esporte. Assim, o confronto contará com a participação de lendas dos dois clubes. Veja abaixo ao vivo:



A expectativa para o amisto é alta, com ingressos sendo altamente procurados por fãs do futebol brasileiro e internacional. A expectativa é para um grande público, com a presença da Nação Rubro-Negra.



Futebol

Projeto do estádio será apresentados para sócios do Flamengo em evento nesta sexta-feira

O encontro acontece a partir das 19h (horário de Brasília), na sede do clube, na Gávea

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo comprou o terreno do Gasômetro para construir o estádio próprio. No entanto, o Mais Querido ainda não apresentou o projeto para os sócios. Sendo assim, o Rubro-Negro convidou os associados para um evento nesta sexta-feira (22), às 19h (de Brasília), na sede do clube, na Gávea, para detalhar o modelo de negócio.



Além disso, o Flamengo preparou uma camisa para os sócios que votaram a favor da construção do estádio próprio. O Rubro-Negro separou um Manto Sagrado personalizado e os conselheiros podem resgatar o uniforme também na sexta-feira (22), na sede do clube.


Segue o comunicado oficial:


“Temos um agradecimento especial para você que votou a favor da realização do sonho da Nação. Além de ver a apresentação com mais informações sobre nossa futura casa, conforme prometido, venha buscar seu Manto do estádio! Ele foi personalizado especialmente para os conselheiros que participaram direta e ativamente deste momento histórico para o Flamengo!

A distribuição começa nesta sexta-feira (22), no auditório Rogerio Steinberg, ao lado do Salão Nobre, após o término da apresentação das informações do estádio, que tem início marcado para 19h”.

Qual a previsão para entrega do estádio?

De acordo com as palavras do atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, a expectativa é que o estádio esteja pronto a partir do segundo semestre de 2029. Contudo, o mandatário entende que há possibilidade de a praça esportiva estar à disposição no final de 2028. Ou seja, em torno de quatro a cinco anos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo Feminino tem conversas adiantas com Goleira da Seleção Brasileira
Futebol

Flamengo Feminino tem conversas adiantas com Goleira da Seleção Brasileira

 

Icon Comentário0
Jornalista compara Vinícius Júnior com Neymar na seleção e dispara: "Não é extraordinário"
Futebol

Jornalista compara Vinícius Júnior com Neymar na seleção e dispara: "Não é extraordinário"

 

Icon Comentário0
Flamengo vê elenco misto e titular pendurado na partida contra o Cuiabá - confira
Futebol

Flamengo vê elenco misto e titular pendurado na partida contra o Cuiabá - confira

 

Icon Comentário0