Futebol
|
0Nos últimos anos, a importância da saúde mental no esporte tem ganhado destaque, especialmente no futebol, onde a pressão por resultados pode ser intensa. No entanto, apesar dessa crescente conscientização, uma análise recente revela que 8 dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro ainda não contam com psicólogos em suas comissões técnicas.
Os psicólogos esportivos desempenham um papel crucial no desenvolvimento mental e emocional dos atletas. Eles ajudam a melhorar o desempenho, lidar com a pressão, superar lesões, manter a motivação e garantir que os jogadores estejam em um bom estado psicológico para competir. Em um ambiente de alta pressão como o futebol profissional, onde os atletas são constantemente desafiados física e mentalmente, o suporte psicológico pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
UMA QUATÃO A SER LEVANTADA
Esses clubes têm demonstrado um compromisso com o bem-estar de seus jogadores, entendendo que o sucesso em campo também depende de uma mente saudável. O trabalho desses profissionais vai além da conversa, incluindo técnicas de visualização, relaxamento e controle de estresse, além de intervenções em momentos críticos da temporada, como fases decisivas de campeonatos e períodos de recuperação de lesões.
Integrar a psicologia esportiva no futebol não é uma tarefa simples. Envolve uma mudança cultural dentro dos clubes e entre os próprios atletas, que muitas vezes podem ver a procura por ajuda psicológica como um sinal de fraqueza. Além disso, há o desafio financeiro: manter um psicólogo na equipe é um investimento que nem todos os clubes estão dispostos a fazer, especialmente aqueles com orçamentos mais limitados.
Ex-Mengão, atacante foi homenageado pelo clube após vencer o prêmio de melhor do mundo da FIFA e expressou seu amor pelo time de coração
|
0Vini Jr, eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, segue mostrando que suas origens rubro-negras estão sempre presentes. Neste sábado (21), o atacante agradeceu ao Flamengo pela homenagem após a conquista do prêmio The Best e emocionou os torcedores ao relembrar sua história com o clube.
“A minha maior paixão”, escreveu Vini Jr em seu Instagram, ao repostar uma publicação do Flamengo. A postagem, feita na última terça-feira (17), exibia uma montagem com fotos do jogador vestindo o Manto Sagrado na infância e adolescência. A legenda exaltava a trajetória do craque: “Quem diria que esse dia chegaria? A Nação diria que o Vini Jr chegaria um dia”.
Lembrança ao Flamengo no palco do The Best
O vínculo de Vini Jr com o Flamengo também ficou evidente em seu discurso de agradecimento ao receber o prêmio, em Doha, no Catar. Entre muitos agradecimentos, o craque fez questão de mencionar o clube que o revelou para o futebol mundial.
“Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me colocou no campo e ruas. Sou grato ao Flamengo. Agradeço aos jogadores da seleção e ao meu país, que vem torcendo por mim e me dando muita força para seguir na minha luta”, disse Vini Jr., na terça (17).
Uma semana histórica
Além de conquistar o título de melhor jogador do mundo, Vini Jr teve outros motivos para celebrar na semana. Na quarta-feira (18), apenas um dia após a premiação, o craque brilhou na final da Copa Intercontinental, ou Mundial de Clubes. Na vitória por 3 a 0 sobre o Pachuca (MEX), ele deu uma assistência para Mbappé e marcou um gol de pênalti, confirmando o terceiro título da competição em sua carreira, após as conquistas de 2018 e 2022.
O garoto de São Gonçalo reafirma a cada passo o orgulho de ser rubro-negro, carregando as cores do Flamengo em sua história e em seus feitos no futebol mundial.
O atacante está longe dos gramados desde agosto e tem previsão de retorno já em janeiro, na pré-temporada do elenco
|
0Everton Cebolinha está em fase de recuperação de lesão e tem treinado bastante durante as férias no Centro de Excelências Alcides Santos, do Fortaleza. Lembrando que o atacante está longe dos gramados desde agosto, quando rompeu o tendão de Aquiles na partida contra o Palmeiras, no Maracanã.
Assim, Cebolinha apareceu em um vídeo publicado nas redes sociais onde treinava finalizações e cabeceio e parecia conduzir a bola normalmente, aparentando já estar recuperado.
CONFIRA O VÍDEO:
PREVISÃO DE RETORNO
De acordo com informações do Departamento Médico do Flamengo, é possível que Everton Cebolinha esteja à disposição de Filipe Luís já na pré-temporada, que acontecerá em janeiro nos Estados Unidos.
O Mais Querido enfrenta o São Paulo no dia 19 de janeiro, em amistoso nos Estados Unidos. No entanto, é possível que Everton Cebolinha não entre em campo no confronto, mas há chances do jogador ser relacionado para o banco de reservas.
O arqueiro revelou que teve uma conversa com o técnico, que prometeu dar mais minutos em campo futuramente
|
0Matheus Cunha atuou somente em 12 jogos pelos Flamengo em 2024, mas teve apenas uma oportunidade sob o comando de Filipe Luís, quando foi titular na vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, pela 37ª rodada do Brasileirão. No entanto, o arqueiro negou qualquer mágoa com o técnico.
Em entrevista ao 'Lance', Matheus Cunha relembrou como foi perder a vaga na Copa do Brasil com a chegada de Filipe Luís, que não aderiu ao rodízio promovido por Tite. Lembrando que com o antigo técnico, o arqueiro era titular no mata-mata nacional.
De acordo com o arqueiro, a conversa com Filipe Luís aconteceu no mesmo dia que ele assumiu o cargo de técnico do Flamengo. A relação entre os dois sempre foi boa, segundo Matheus, e o comandante explicou que seguiria contando com ele no futuro.
"O Filipe assume na segunda-feira, e nosso primeiro jogo é na quarta. Na segunda-feira mesmo, ele já me chama para conversar depois do treino e me explica. Me explica os motivos dele, queria que eu entendesse que ele contava muito comigo, que confiava em mim e que naquele momento ele precisava tomar decisões difíceis", revelou.
"Sempre tivemos uma relação muito boa, eu e Filipe. Tanto no ano passado, com ele como atleta, e agora como treinador", destacou Matheus Cunha, que também elogiou a postura do técnico em torno da conversa que os dois tiveram e disse que as coisas ainda "vão acontecer".
"Eu entendo, entendi no momento, a gente teve uma conversa muito clara e muito leve. Depois a gente continuou tendo conversas, e coisas vão acontecer mais para frente. Vamos ver, deixar tudo nas mãos de Deus", completou Matheus.
CONVERSAS POR RENOVAÇÃO
Matheus Cunha ainda não foi procurado pelo Flamengo para uma possível renovação de contrato. Isso porque, o arqueiro aguarda a chegada integral do novo departamento de futebol, mas já avalia os próximos passos da carreira.