
Futebol
11 Mai 2024 | 14:55 |
Um dos grandes laterais brasileiros deste século foi Filipe Luís, que se aposentou no final do ano passado, com a camisa do Flamengo. Filipe construiu boa parte da sua carreira no futebol europeu. No Brasil, jogou cerca de um ano no Figueirense, entre 2003 e 2004, quando se transferiu ao Ajax (HOL). Depois, se destacou, principalmente, com a camisa do Atlético de Madrid (ESP), onde foi bicampeão da Liga Europa.
Retornou ao Brasil em 2019, para jogar no Flamengo, fazendo parte de uma geração histórica que venceu duas Libertadores, dois Brasileiros, entre outros. Filipe Luís ainda jogou no Chelsea (ING), Real Madrid B (ESP), La Coruña (ESP) e seleção brasileira, disputando a Copa do Mundo de 2018.
Aposentado do futebol, Filipe Luís esteve no podcast “10 & Faixa”, apresentado por Diego Ribas, que foi seu companheiro de Flamengo. Durante o papo, o ex-lateral disse como ele administra o dinheiro que ganhou na sua carreira de jogador. Ele contou que é muito “pé no chão” com os gastos e revelou quanto era o seu salário no Figueirense, seu primeiro time profissional.
“Eu sempre tive a ideia de que quando eu parasse de jogar, tenho que ganhar mais do que eu gasto. Sempre tive essa consciência financeira. Quando cheguei perto dos 30, comecei a programar já a minha aposentadoria”, iniciou Filipe Luís.
“No figueirense, eu estava ganhando um salário de mil reais por mês. Meu primeiro salário era R$ 250, ai depois subiram um pouco, para mil. Eu achei que estava bem, eram cinco anos de contrato, achava muito na época, achei que estava rico, com a vida financeira boa”, brincou o ex-lateral.
Em seguida, Filipe Luís reitera que tem muito cuidado com os gastos, principalmente porque podem acontecer coisas que fogem do nosso controle, como uma pandemia, por exemplo. “O mundo muda muito, a gente viu o Covid, quantas pessoas perderam tudo. Nas guerras agora também… então, tenho muita responsabilidade, levo uma vida sem esbanjar e cuido com carinho do que ganhei com muito esforço”, finalizou.
Equipe argentina inicia treinamentos no CT do Fluminense e deve jogar mais retrancada no Maracanã contra o Mengão nesta quinta-feira (18), às 21h30
17 Set 2025 | 15:15 |
O Estudiantes já está no Rio de Janeiro para a partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores contra o Flamengo, marcada para quinta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A equipe argentina realizou treinos nas instalações do Fluminense, preparando-se para o duelo decisivo.
O técnico Eduardo Domínguez testou um esquema mais conservador, incluindo um volante a mais no meio-campo, como estratégia para conter os ataques do Flamengo. Segundo informações da Rádio Província 1270, de La Plata, a alteração pode resultar em apenas um atacante em campo, demonstrando uma postura defensiva mais sólida.
A provável escalação do Estudiantes para o confronto inclui: Muslera; Gómez, Nuñez, Rodríguez, Arzamendia; Ascacibar, Piovi, Amondarain, Medina, Tiago Palacios; Carrillo.
Ainda não está definido se Piovi jogará como volante extra ou se será substituído por Castro. Amondarain, apesar de ser um meia ofensivo, pode recuar e atuar como um terceiro volante, dependendo da estratégia de Domínguez nos últimos treinos.
Com a perspectiva de um time argentino mais fechado, o Flamengo, sob comando de Filipe Luís, terá que trabalhar intensamente para furar a defesa do Estudiantes e buscar um resultado positivo na primeira partida das quartas da Libertadores.
Rubro-negro avalia alterações no time titular para o confronto com o time argentino nesta quinta-feira (18), às 21h30, pela Libertadores
17 Set 2025 | 14:49 |
No ataque, Bruno Henrique está recuperado e disponível para atuar, ampliando as opções do técnico Filipe Luís para a linha ofensiva. Plata e Luiz Araújo também são alternativas para a ponta. Já Léo Ortiz retorna ao sistema defensivo após ficar de fora do compromisso contra o Juventude.
Um possível Flamengo para quinta-feira tem: Rossi; Emerson Royal (ou Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (ou Viña); Allan (ou De La Cruz), Saúl e Arrascaeta; Plata, Pedro (ou Bruno Henrique) e Samuel Lino.
Segundo informações apuradas, a comissão técnica rubro-negra deve optar por preservar o volante Jorginho, que se recupera de um edema muscular. Embora reúna condições de jogo, o clube não quer arriscar a perda do atleta por um período maior.
Sem Jorginho, o técnico Filipe Luís avalia as melhores alternativas para a posição. De La Cruz e Saúl são os principais candidatos para formar dupla com Saúl no setor de meio-campo. O treinador comandará nesta quarta-feira (17) o último treino antes da partida para definir o substituto.
Outro desfalque confirmado é o lateral-esquerdo Alex Sandro, que trata uma lesão na panturrilha e não terá condições de jogo. Para o setor, Ayrton Lucas e Matías Viña disputam a titularidade na ala esquerda.
Conmebol anuncia mudança no processo do VAR e já estará válido para o duelo entre o Mengão e o clube de La Plata nas quartas de final
17 Set 2025 | 14:10 |
A Conmebol anunciou nesta terça-feira (16) uma novidade importante para a fase de quartas de final da Libertadores. A partir desta etapa, o árbitro principal comunicará imediatamente sua decisão a todo o público presente no estádio, garantindo maior transparência no processo de arbitragem.
Essa medida já havia sido utilizada em competições da entidade. Na Recopa Sul-Americana de 2024, por exemplo, a regra foi aplicada de forma experimental. Agora, retorna de maneira oficial para os jogos decisivos da Libertadores.
O primeiro duelo entre Flamengo e Estudiantes acontece nesta quinta-feira (18), no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília). O estádio terá casa cheia: Todos os ingressos foram vendidos de forma antecipada, garantindo um público estimado em cerca de 69 mil pessoas.
A partida de volta está marcada para o dia 25 de setembro, em La Plata (ARG), também às 21h30 (de Brasília). A transmissão será feita pela ESPN (canal fechado) e pelo Disney+ (streaming). Os torcedores ficam por dentro de todos os detalhes do confronto no Gazeta do Urubu.