Futebol

Ex-Flamengo tem destaque na Europa e é chamado para Seleção Brasileira por Ancelotti

Zagueiro do Lille, com passagem pelas categorias de base do Mais Querido, é a principal novidade da primeira convocação de Carlo Ancelotti

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

26 Mai 2025 | 20:22 |

Icon Comentário0

Se a vitória sobre o Palmeiras no Allianz Parque por 2 a 0 já tinha deixado o torcedor do Flamengo animado, a manhã de segunda-feira (26) elevou ainda mais o astral na Gávea. Com a lista divulgada por Carlo Ancelotti para os jogos contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias, o Rubro-Negro teve cinco jogadores convocados, além de um nome que, apesar de estar longe, também tem raízes no Ninho do Urubu.


Aos 25 anos, Alexsandro é hoje um dos destaques do Lille, da França. A convocação, embora vista como surpresa por muitos, vem em linha com o bom momento vivido pelo defensor no futebol europeu. O que pouca gente sabe é que o zagueiro iniciou sua trajetória justamente no Flamengo, onde atuou nas divisões de base entre 2015 e 2016.


SAÍDA DO MAIS QUERIDO 


Na época, com apenas 15 anos, Alexsandro vestiu o Manto nas categorias inferiores, mas não chegou a ser aproveitado no profissional. Após deixar o clube carioca, passou pelo Resende e, depois, seguiu rumo à Europa, onde encontrou terreno fértil para consolidar sua carreira. No continente europeu, a história do zagueiro ganhou contornos de superação. Sem espaço no Brasil, ele recomeçou no modesto Amora, da terceira divisão portuguesa. 

Foi no Chaves que Alexsandro deu o salto. As boas atuações o levaram ao Lille, onde já está em sua terceira temporada. Na França, tem se firmado como titular, sendo elogiado pela imposição física, boa saída de bola e leitura defensiva — atributos valorizados por Ancelotti, que acompanha de perto os brasileiros na Europa.


UM MARCO NA CARREIRA 

A convocação é um marco na carreira do defensor e uma recompensa por um caminho não convencional. De promessa esquecida nas categorias de base, Alexsandro se transformou em jogador de Seleção, agora com a chance de vestir a Amarelinha sob o comando de um dos técnicos mais respeitados do mundo. Além de Alexsandro, outros jogadores com passagem pelo Flamengo também figuram na lista. Vini Jr, hoje um dos protagonistas do Real Madrid e do futebol mundial, está confirmado como um dos pilares do ataque. Hugo Souza, atualmente no Corinthians, foi lembrado pela primeira vez entre os goleiros.



Futebol

Arrascaeta minimiza feito no Flamengo após vitória: “vai ficar para…”

Uruguaio marcou belo gol na vitória do Mengão sobre o Sport e alcançou feito histórico com o Manto Sagrado, mas prefere não pensar nisso

Arrascaeta evita falar no feito histórico com a camisa do Flamengo e foca apenas na sequência da temporada - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Arrascaeta evita falar no feito histórico com a camisa do Flamengo e foca apenas na sequência da temporada - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

02 Nov 2025 | 10:02 |

Icon Comentário0

Poupado por Filipe Luís, Arrascaeta começou no banco de reservas na vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Sport, neste sábado (1º), pela 31ª rodada do Brasileirão. Mesmo atuando apenas no segundo tempo, o uruguaio precisou de poucos minutos para deixar sua marca: marcou um golaço de falta e chegou aos 94 gols com a camisa rubro-negra, igualando o argentino Doval como o maior artilheiro estrangeiro da história do clube.


Arrascaeta sobre marca com a camisa do Flamengo: "Isso vai ficar para quando eu parar de jogar"


Na saída de campo, o camisa 10 manteve a humildade característica e minimizou o feito pessoal, afirmando que prefere valorizar as conquistas coletivas enquanto estiver em atividade: “Sempre falo, tento dar o melhor para o grupo, para o Flamengo. Isso vai ficar para quando eu parar de jogar. Quando encerrar minha carreira no Flamengo, vou ter a dimensão do que conquistamos. Por enquanto, é seguir trabalhando e ajudando os companheiros”, afirmou o meia.


MEIA REAGE COM NATURALIDADE À DECISÃO DE FILIPE LUÍS

Diferente do habitual, Arrascaeta iniciou a partida no banco de reservas. Filipe Luís optou por poupá-lo devido à sequência intensa de jogos, e o uruguaio entrou apenas na etapa final, tempo suficiente para converter uma cobrança de falta com categoria e marcar o terceiro gol da equipe.


Com tranquilidade, o craque elogiou a decisão do treinador e destacou a importância de rodar o elenco: “Falei com o Filipe: ‘Enquanto estiver bem, quero jogar’. Ele achou que era melhor começar no banco. Temos um elenco que também precisa de minutagem, e isso é importante para todos. Fico feliz por ter ajudado o time quando entrei”, explicou.

PARCERIA COM BRUNO HENRIQUE É CELEBRADA

Arrascaeta também aproveitou o momento para celebrar a convivência dentro de campo com Bruno Henrique, autor de dois gols na vitória: “Compartilhar o campo com o Bruno é um privilégio. Ele é um grande jogador e tem uma história linda aqui. Fico feliz por viver esses momentos ao lado dele”, completou o uruguaio.

PRÓXIMO DESAFIO

Após a vitória no Maracanã, o Flamengo volta as atenções para o São Paulo, adversário da próxima quarta-feira (5), pela 32ª rodada do Brasileirão. A partida será disputada na Vila Belmiro, às 21h30 (horário de Brasília).



Futebol

Bruno Henrique celebra fim de jejum no Flamengo e exalta Arrascaeta

Atacante marcou dois gols na vitória do Mengão diante do Sport pelo Brasileirão e elogiou o uruguaio após atingir marca histórica

Bruno Henrique celebra fim de jejum na vitória do Flamengo sobre o Sport e rasga elogios a Arrascaeta - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Bruno Henrique celebra fim de jejum na vitória do Flamengo sobre o Sport e rasga elogios a Arrascaeta - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

02 Nov 2025 | 08:59 |

Icon Comentário0

O Maracanã voltou a sorrir para Bruno Henrique. Na noite deste sábado (1º), o atacante foi o grande destaque na vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Sport, pela 31ª rodada do Brasileirão. Autor de dois gols, o camisa 27 encerrou um longo jejum e comemorou a volta às redes com emoção, destacando também a parceria especial com Arrascaeta.


Bruno Henrique sobre gols na vitória do Flamengo sobre o Sport: "fui coroado"


O ídolo rubro-negro não marcava há 11 partidas e não balançava as redes duas vezes no mesmo jogo desde fevereiro, contra o Botafogo. Ao final da partida, Bruno Henrique revelou que a persistência foi o fator decisivo para o reencontro com os gols.


“Como eu falei no primeiro tempo, era só caprichar um pouquinho mais na finalização. No primeiro chute, a bola quicou e me atrapalhou, mas fui para o vestiário focado em voltar melhor e ajudar o time. Graças a Deus, fui coroado com dois gols hoje”, disse o atacante ao SporTV.

PARCERIA COM ARRASCAETA É MOTIVO DE ORGULHO


Durante a entrevista, Bruno Henrique também fez questão de exaltar Giorgian de Arrascaeta, com quem tem uma relação próxima dentro e fora de campo. O atacante relembrou o desejo antigo de atuar ao lado do uruguaio e destacou a sintonia entre os dois.

“O Arrasca é um grande amigo. Desde quando eu jogava no Cruzeiro, tinha o sonho de jogar do lado dele. É um cara excepcional, um gringo brasileiro. Estou muito feliz de construir história ao lado dele e de viver esse momento com o Flamengo e com a Nação”, afirmou.

LIDERANÇA E SOLIDARIEDADE COM EVERTTON ARAÚJO

Mesmo sendo o protagonista da partida, Bruno Henrique mostrou liderança ao defender Evertton Araújo, expulso nos minutos finais após uma dividida com um jogador do Sport. O camisa 27 fez questão de isentar o jovem companheiro de qualquer intenção violenta.

“É complicado, porque deu pra ver que não houve maldade do Evertton. Ele disputa a bola e, no movimento, acaba pegando o adversário. Não foi com a intenção de machucar. Isso é difícil, mas deixo para a diretoria do Flamengo avaliar”, declarou o atacante.

A expulsão de Evertton Araújo gerou comparações com o lance envolvendo Gustavo Gómez, do Palmeiras, na rodada anterior — quando o zagueiro recebeu apenas cartão amarelo em jogada semelhante contra o Cruzeiro.



Futebol

Real Madrid goleia mesmo com pênalti perdido por Vini Jr e segue líder de La Liga

Cria do Flamengo poderia ter ampliado o placar diante do Valencia, mas não apagou o brilho na partida do clube merengue no campeonato espanhol

Vini Jr perde pênalti, mas Real Madrid goleia o Valencia e segue na liderança de La Liga - Foto: Reprodução/Instagram
Vini Jr perde pênalti, mas Real Madrid goleia o Valencia e segue na liderança de La Liga - Foto: Reprodução/Instagram

02 Nov 2025 | 08:46 |

Icon Comentário0

Com Vini Jr entre os titulares, o Real Madrid venceu mais uma partida neste sábado (1º), pela La Liga, ao superar o Valencia por 4 a 0 no Santiago Bernabéu. O time de Xabi Alonso teve domínio total da partida, controlando as ações do início ao fim e construindo o placar com naturalidade. Os gols foram marcados por Mbappé (duas vezes), Bellingham e Álvaro Carreras. O cria do Flamengo desperdiçou um pênalti, mas teve boa atuação e foi um dos destaques ofensivos da equipe merengue.


DOMÍNIO ABSOLUTO E PLACAR CONSTRUÍDO COM FACILIDADE


O Real Madrid começou o jogo impondo seu ritmo e empurrando o Valencia para o campo de defesa. O primeiro gol saiu aos 18 minutos, em pênalti convertido por Mbappé, após toque de mão dentro da área. Pouco depois, aos 30, o francês ampliou o placar após bela jogada de Arda Güler, destaque do meio-campo.


Aos 42 minutos, o time teve a chance de fazer o terceiro também de pênalti, mas Vini Jr parou no goleiro Agirrezabala. O erro não custou caro, já que, logo em seguida, Bellingham marcou um golaço de fora da área, fechando o primeiro tempo em 3 a 0.

SEGUNDO TEMPO MORNO E DESCANSO PARA OS TITULARES


Com ampla vantagem, o Real Madrid reduziu o ritmo na etapa final e controlou a posse de bola. O Valencia teve sua primeira finalização perigosa apenas aos 17 minutos, com chute de André Almeida, mas sem assustar Courtois.

Aos 34 minutos, Vini Jr e Mbappé foram substituídos por Endrick e Rodrygo, sendo aplaudidos pela torcida. O camisa 7 deixou o campo com tranquilidade e cumprimentou o técnico Xabi Alonso, em contraste com o clima tenso do último clássico contra o Barcelona.

Dois minutos depois, o lateral Carreras marcou o quarto gol do Real Madrid com um chute forte da entrada da área, seu primeiro com a camisa do clube. O Valencia ainda acertou a trave com Javi Guerra nos minutos finais, mas o placar se manteve inalterado.

ESCALAÇÕES

REAL MADRID: Courtois; Valverde, Éder Militão, Huijsen e Carreras; Tchouaméni, Bellingham, Güler e Mastantuono; Vini Jr e Mbappé.

VALENCIA: Agirrezabala; Thierry Correia, Tárrega, Copete e Gayà; Santamaria, Pepelu, Rioja e Diego López; Danjuma e Lucas Beltrán.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Filipe Luís revela chances de Pedro atuar em Flamengo x Palmeiras
Futebol

Filipe Luís revela chances de Pedro atuar em Flamengo x Palmeiras

02 Nov 2025 | 08:16

Icon Comentário0
Arrascaeta iguala Doval e se torna o maior artilheiro estrangeiro da história do Flamengo
Futebol

Arrascaeta iguala Doval e se torna o maior artilheiro estrangeiro da história do Flamengo

01 Nov 2025 | 23:22

Icon Comentário0
Flamengo vence o Sport no Maracanã e assume a liderança do Brasileirão
Futebol

Flamengo vence o Sport no Maracanã e assume a liderança do Brasileirão

01 Nov 2025 | 22:53

Icon Comentário0