
Futebol
|
Após se classificar para as oitavas de final do Mundial de Clubes, o Flamengo ainda tem mais um compromisso na fase de grupos do torneio. Desse modo, o Mais Querido volta a campo nesta terça-feira (24), em confronto contra o Los Angeles FC. Assim, a Fifa definiu a arbitragem da partida.
Salman Falahi será o árbitro responsável por apitar o confronto entre Flamengo e Los Angeles FC, pelo Mundial de Clubes. A Fifa também definiu os auxiliares para o jogo. São eles: Ramzan Al Naemi e Majid Al Shammari, todos do Catar.
Na reapresentação do elenco neste último domingo (22), Gerson e Ayrton Lucas fizeram protocolo de controle de carga por conta de desgaste físico dos últimos jogos. Além disso, Nico De La Cruz ainda segue no tratamento no joelho esquerdo.
Além dos jogadores com desgaste, o técnico Filipe Luís também se atenta aos atletas pendurados. Bruno Henrique, Pulgar, Gerson e Plata já receberam um cartão amarelo e caso levem outro podem desfalcar o Flamengo nas oitavas de final.
O Flamengo avançou às oitavas de final do Mundial de Clubes após bater o Chelsea de virada por 3 a 1, com gols de Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan. Os ingleses saíram na frente com Pedro Neto. Já o Espérance se saiu melhor contra o Los Angeles FC, vencendo os norte-americanos por 1 a 0 no grupo D.
Desse modo, antes de encarar o adversário nas oitavas de final, no dia 29 de junho, o Flamengo cumpre tabela contra o Los Angeles FC na terça-feira (24). O confronto entre as equipes será às 22h (horário de Brasília), em Orlando, na Flórida.
O árbitro paulista, que soma 44 jogos apitando o Mais Querido, tem um histórico de decisões polêmicas que incomodam a torcida de ambos os lados
|
A derrota para o Santos na última rodada tirou o Flamengo da liderança. O Cruzeiro, que venceu o Fluminense, assumiu a ponta com 30 pontos — três a mais que o Rubro-Negro. Sob comando de Filipe Luís, o Flamengo precisa de um resultado positivo para não deixar a vantagem dos mineiros crescer. A pressão é grande, ainda mais diante de um rival direto e de um árbitro com histórico polêmico.
Raphael Claus é considerado um dos principais árbitros do país. Mas, com o Flamengo, os números e decisões deixam dúvidas. 44 jogos já apitados do Flamengo, com diversas críticas envolvendo marcações de pênaltis e expulsões. A maior parte das polêmicas aconteceu em clássicos, confira abaixo algumas das polêmicas ocorridas:
Pênalti em Léo Pereira (2024): Claus marcou pênalti controverso para o Fluminense. Marquinhos chegou desequilibrado, mas a penalidade foi assinalada. O jogo terminou 2 a 0 para o Tricolor — primeira derrota de Filipe Luís como técnico.
Gol mal anulado contra o Vasco (2023): Em São Januário, Pedro marcou e teve o gol anulado por impedimento duvidoso. O VAR confirmou a decisão, mas as imagens não convenceram.
Cartão vermelho para Gabigol (2022): Em clássico contra o Botafogo, Claus expulsou Gabigol por reclamação. A decisão foi criticada por ser considerada exagerada.
Revisão de VAR ignorada (2021): No Fla-Flu, Claus não foi ao monitor rever uma possível penalidade clara sobre Bruno Henrique. A comissão de arbitragem depois reconheceu o erro.
Critérios duvidosos em faltas (diversos jogos): Reclamações recorrentes sobre diferença de critérios para times rivais, principalmente em lances físicos. Nas redes sociais, a #ForaClaus voltou a circular após o anúncio da arbitragem para o Fla-Flu. Torcedores citam "tendência" em decisões que prejudicam o clube nos momentos decisivos.
Não são apenas polêmicas. Algumas decisões de Claus impactaram diretamente em derrotas, perda de pontos e até eliminações. Em jogos apertados, um erro de arbitragem pode definir a história. Com Claus, a margem de confiança da torcida é praticamente zero. A nomeação de Claus levanta dúvidas sobre o critério da CBF.
As equipes se enfrentam em São Paulo na próxima quarta-feira (23), em confronto direto, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
|
O elenco do Flamengo está focado na preparação para o clássico contra o Fluminense, no domingo (20), pelo Brasileirão. Na próxima quarta-feira (23), o Rubro-Negro volta a campo contra o Bragantino, no Estádio Cícero de Souza Marques. Assim, pensando na partida, a equipe de Bragança Paulista iniciará a venda dos ingressos nesta sexta-feira (18).
A venda dos ingressos para a torcida do Flamengo será feita de forma escalonada, de acordo com os planos de sócio-torcedor. Os primeiros liberados serão os associados dos planos Nação Sem Fronteiras, focado justamente em torcedores de fora do Rio de Janeiro, e para os integrantes do Nação Maraca 1 (1 estrela).
Assim, o torcedor rubro-negro que quiser acompanhar a partida entre Bragantino x Flamengo in loco, terá que pagar entre R$ 120 (inteira) ou R$ 60 (meia) nos ingressos para o confronto. As vendas ocorrerão de forma exclusiva no site oficial: ingresso.flamengo.com.br.
Flamengo e Bragantino se enfrentarão na quarta-feira (23), em jogo válido pela 16ª rodada do Brasileirão. A partida será confronto direto para definir qual equipe tomará a liderança do Cruzeiro, já que os times torcem por um tropeço do clube mineiro, atual líder do torneio.
No entanto, antes de pensar no Bragantino, o Flamengo foca as atenções para o clássico contra o Fluminense. O Mais Querido encara a equipe das Laranjeiras no domingo (20), em jogo válido pela 15ª rodada do Brasileirão, no Maracanã, às 19h30. Vale lembrar que o Rubro-Negro é o vice-líder da competição.
Atacante terá que mostrar serviço nos próximos treinamentos para convencer o treinador que merece estar na lista para o clássico
|
Após a derrota para o Santos na última quarta-feira (16), o técnico Filipe Luís afirmou que a situação envolvendo o atacante Pedro foi resolvida internamente. No entanto, o comandante rubro-negro não confirmou se o camisa 9 será relacionado para o clássico contra o Fluminense, no domingo (20). A decisão dependerá do desempenho do jogador nos treinos.
Pedro, aliás, será avaliado ao longo das próximas atividades no Ninho do Urubu. Se mostrar bom rendimento e postura alinhada com o restante do grupo, poderá voltar a ser opção para a partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na tentativa de retomar espaço no elenco, Pedro reuniu o grupo na última segunda-feira (14) para uma conversa a portas fechadas. O atacante se explicou sobre os episódios recentes e compartilhou com os colegas como se sentiu diante das críticas públicas feitas por Filipe Luís.
O treinador, por sua vez, já havia declarado, após o jogo contra o São Paulo, que a ausência de Pedro foi motivada pela postura do jogador nos treinos. Filipe criticou o rendimento do camisa 9 nas atividades e deixou claro: “Quando ele treinar no nível dos companheiros, será convocado novamente.”
Tudo começou no dia 9 de julho, quando Pedro alegou estar com “pernas pesadas” e deixou o treino antes do fim. A atitude causou incômodo entre os companheiros, que procuraram a comissão técnica e a diretoria pedindo providências.
No dia seguinte, Pedro participou normalmente da atividade, mas acabou cortado do treino coletivo no dia 11 e ficou fora da lista de relacionados para o duelo contra o São Paulo. Mesmo assim, compareceu ao Maracanã para assistir à partida nas arquibancadas.
O Flamengo volta a campo neste domingo (20/07), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, para enfrentar o Fluminense pela 15ª rodada do Brasileirão. O clássico terá transmissão exclusiva do Premiere, via pay-per-view.