Futebol

Filipe Luís terá que lidar com desfalques no Flamengo para sequência decisiva na temporada

Mengão tem que administrar um elenco curto durante a final da Copa do Brasil e rodadas decisivas do Brasileirão e novo treinador se vê já com um grande desafio

Filipe Luís terá que administrar o elenco curto para a reta decisiva das competições - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Filipe Luís terá que administrar o elenco curto para a reta decisiva das competições - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Flamengo se reapresenta nesta segunda-feira para dar início à preparação de dois jogos decisivos que podem definir o rumo da temporada: o confronto direto pelo G-4 do Brasileirão contra o Internacional, na quarta-feira, e a partida de ida da final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, no domingo. Com desfalques por lesões e suspensões, Filipe Luís enfrenta o desafio de montar a equipe.


Entre as baixas, Carlinhos e De la Cruz são os mais recentes a integrarem a lista do departamento médico, que já contava com Viña, Cebolinha, Pedro e Luiz Araújo. Na última semana, o atacante foi diagnosticado com uma lesão no adutor direito, e o uruguaio apresentou problemas na posterior da coxa direita. O caso do camisa 18 é mais grave, e ele ficará fora por pelo menos um mês, o que o impede de disputar as finais da Copa do Brasil.


Outra preocupação é Alex Sandro, que sentiu desconforto muscular na posterior da coxa direita após a semifinal contra o Corinthians. Ele foi poupado do jogo contra o Juventude e será reavaliado, mas a expectativa é que esteja apto para a final da Copa do Brasil.


O Desafio de Filipe Luís no Brasileirão

Além das lesões, Filipe Luís também lida com suspensões no Brasileirão. Contra o Internacional, Léo Pereira e Arrascaeta desfalcam o Flamengo após receberem o terceiro cartão amarelo. Fabrício Bruno e Alcaraz devem ser os substitutos, enquanto Pulgar e Bruno Henrique, que estão suspensos para o jogo de domingo, deverão estar em campo. O camisa 27, inclusive, cumpriu suspensão automática no último jogo contra o Juventude. Com a final da Copa do Brasil em vista, o treinador pondera preservar alguns atletas contra o Internacional.


Foco na Copa do Brasil

Na final contra o Atlético-MG, Filipe Luís não poderá contar com De la Cruz e Bruno Henrique, ambos ausentes também contra o Juventude. O uruguaio ainda estará em tratamento, e BH cumpre suspensão automática após a expulsão na semifinal. Michael, que assumiu a vaga no ataque, teve boa atuação e participou da construção de jogadas, incluindo um gol e assistência. No meio, Evertton Araújo mostrou segurança em campo, destacando-se como uma alternativa confiável.

Para o confronto de domingo, Filipe Luís precisa resolver outra ausência: Pulgar, que também está suspenso. Ele pode recuar Léo Ortiz para a função de volante, usar Allan, que jogou pouco recentemente, ou escalar Evertton Araújo como volante, com Alcaraz substituindo De la Cruz no meio-campo.



Futebol

Matheus Gonçalves aponta o diferencial de Filipe Luís no Flamengo

Cria do Mengão afirma que o atual treinador é muito vocal durante os treinamentos com situações de jogo, o que facilita o entendimento

Matheus Gonçalves aponta diferencial de Filipe Luís no Flamengo - Foto: Reprodução/Flamengo
Matheus Gonçalves aponta diferencial de Filipe Luís no Flamengo - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Após um período de poucas oportunidades, Matheus Gonçalves ganhou espaço no Flamengo nos últimos jogos de 2024, sob o comando do técnico Filipe Luís. Aos 19 anos, o jovem ponta demonstra entusiasmo ao avaliar o trabalho do treinador e projeta um ano de 2025 com mais chances de crescimento.


“Ainda não tive tantos treinadores no profissional, mas, para mim, o diferencial dele (Filipe Luís) é que o que ele fala (no treino), acontece no jogo. Ele deixa as coisas bastante claras, então, fica bastante fácil. Acredite que ele vai ser um grande treinador”, afirmou.


Matheus participou da 9ª edição do Craques da Paz, evento beneficente realizado no último sábado (21) em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro. O jogo, organizado por nomes como Fabinho Soldado, ex-Flamengo e atual executivo do Corinthians, também serviu como uma oportunidade para o atleta compartilhar sua visão sobre os conselhos recebidos e a importância de Filipe Luís na retomada de sua trajetória.


“Ele (conversa e dá dicas) faz isso com todo mundo. Ainda mais no meu caso, que fomos campeões do Mundial Sub-20 juntos. Ele fala do Matheus sem a bola, para correr, pressionar mais. Como ele foi lateral, dá bastante conselho em como marcar, temporizar defensivamente, essas coisas”, disse Matheus Gonçalves.

Temporada de 2024: altos e baixos


Revelado na base do Flamengo, Matheus Gonçalves teve sua sequência interrompida durante a passagem de Tite pelo clube, quando frequentemente retornava ao time sub-20 e era deixado fora das relações principais. Contudo, o cenário mudou com a chegada de Filipe Luís ao comando técnico, já que o treinador, que conhecia bem o trabalho dos jovens da base, abriu espaço para novas oportunidades no elenco principal.

Filipe Luís destacou desde o início seu compromisso em dar mais minutos aos jovens talentos em partidas específicas, o que permitiu a Matheus Gonçalves não apenas voltar a ser relacionado, mas também desempenhar papéis decisivos. Um dos destaques foi sua atuação na vitória por 2 a 1 contra o Cuiabá, em que foi fundamental para o resultado positivo.

2025: retomada e desafios

O Flamengo retorna aos treinos no dia 8 de janeiro, com Matheus Gonçalves integrado ao elenco. No dia 10 de janeiro, a delegação viaja para os Estados Unidos para um amistoso contra o São Paulo, em Fort Lauderdale, como parte da pré-temporada.

Além disso, o calendário de 2025 promete ser intenso para o Flamengo, com compromissos no Carioca, Brasileirão, Super Mundial, Copa do Brasil e Libertadores. Matheus Gonçalves, com seu potencial e a confiança de Filipe Luís, espera ser uma peça importante em meio a tantas competições e contribuir para mais conquistas do clube.



Futebol

Flamengo lidera crescimento de seguidores nas redes sociais entre clubes brasileiros em 2024

O clube carioca registrou um crescimento de 4 milhões de novos seguidores

A torcida do Flamengo teve um crescimento milionário em 2024 ( Foto: Flamengo )
A torcida do Flamengo teve um crescimento milionário em 2024 ( Foto: Flamengo )

  |

Icon Comentário0

De acordo com um estudo divulgado pela "Football Benchmark", plataforma especializada em dados e análises esportivas, o Rubro-Negro foi o clube brasileiro que mais ganhou seguidores nas redes sociais neste ano. O clube carioca registrou um crescimento de 4 milhões de novos seguidores, reafirmando sua popularidade e engajamento entre os torcedores.


Na segunda posição do ranking nacional aparece o Palmeiras, com um incremento de 3,6 milhões de seguidores. A equipe alviverde, conhecida pelo sucesso recente no cenário esportivo, mantém um alto nível de engajamento digital, impulsionado por títulos e uma base de torcedores ativa. Logo atrás está o Corinthians, que completa o Top-3 com um aumento de 3,1 milhões de novos seguidores em 2024. O clube paulista continua como um dos mais populares do Brasil, consolidando sua força no ambiente digital.


CENÁRIO MUNDIAL PARA O FLAMENGO 


Apesar do crescimento expressivo dos três gigantes brasileiros, nenhum deles conseguiu figurar no Top-10 global de clubes que mais ganharam seguidores nas redes sociais, evidenciando a diferença de alcance e engajamento em relação às principais potências europeias. No panorama mundial, o domínio digital pertence ao Real Madrid.

UM ESPELHO PARA OS CLUBES 


O clube espanhol, que já é um dos maiores do mundo em termos de títulos e popularidade, teve um crescimento impressionante de 44,5 milhões de novos seguidores, representando um aumento de 11% em suas plataformas. Esse salto mantém o Real Madrid como uma referência global tanto dentro quanto fora de campo, alavancado por campanhas de marketing bem-sucedidas, conquistas recentes e a força de sua marca.

O segundo lugar do ranking global é ocupado pelo rival Barcelona, que adicionou 23,8 milhões de seguidores às suas redes sociais. O clube catalão continua sendo uma das marcas mais reconhecidas no esporte, impulsionado por jogadores de renome e uma presença digital estratégica. Surpreendentemente, quem fecha o pódio global é o Atlético de Madrid, com um crescimento de 18 milhões de novos seguidores. O clube colchonero tem se destacado tanto no cenário esportivo quanto na forma como conecta com seus fãs no mundo digital.


Futebol

Flamengo tem sua agenda de Janeiro divulgada - veja os jogos

A expectativa é que o Rubro-Negro entre como um dos favoritos, mas a competição é conhecida por sua imprevisibilidade

A torcida do Flamengo terá um janeiro recheado de emoção ( Foto; CRF )
A torcida do Flamengo terá um janeiro recheado de emoção ( Foto; CRF )

  |

Icon Comentário0

O Flamengo terá um calendário repleto de compromissos nos próximos dias, com disputas importantes no basquete e no futebol. A equipe rubro-negra divide sua atenção entre o Novo Basquete Brasil (NBB), a Champions League das Américas e a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, que marca o início da temporada para os jovens talentos.


O time de basquete do Flamengo inicia sua maratona nesta quarta-feira (27), quando enfrenta o São José pelo NBB 2024/2025, às 20h, no Maracanãzinho. A partida terá transmissão ao vivo pelo SPORTV e pela FlaTV. O confronto marca mais uma etapa da busca do Flamengo por uma posição de destaque na tabela do campeonato nacional, onde a equipe busca reafirmar sua hegemonia.


AGENDA ACELERADA NO FIM DE ANO DO FLAMENGO 


Logo na sequência, no dia 29 de dezembro, o Rubro-Negro retorna ao Maracanãzinho para medir forças com o Mogi, em partida que ocorre às 11h, novamente com transmissão ao vivo pelos mesmos canais. Esses dois compromissos pelo NBB são fundamentais para consolidar o ritmo de jogo antes da disputa internacional.

CHAMPIONS LEAGUE DA AMÉRICA 


No início de 2025, o Flamengo volta suas atenções para a Champions League das Américas, principal competição de clubes do continente. Os compromissos no torneio ocorrerão no Panamá, onde o Rubro-Negro enfrentará o Toros de Chiriquí no dia 12 de janeiro, às 20h40 (horário local). No dia seguinte, 13 de janeiro, o adversário será o Boca Juniors, no mesmo horário. Ambos os jogos terão transmissão pelo canal do YouTube da FIBA das Américas.

Enquanto isso, os jovens talentos do futebol rubro-negro terão um início de 2025 movimentado na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Considerada a principal vitrine para jovens promessas no Brasil, a competição é tradicionalmente uma prioridade na formação de jogadores. A caminhada do Flamengo começa no dia 5 de janeiro, contra o Cruzeiro-PB, às 17h, no Estádio de Mogi das Cruzes, com transmissão ao vivo pelo SPORTV. O segundo desafio ocorre no dia 8 de janeiro, às 21h30, contra o Zumbi-AL, no mesmo local e também com transmissão pelo SPORTV.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Indireta? Firmino publica foto com luzes em vermelho e preto e torcedores do Flamengo se animam
Futebol

Indireta? Firmino publica foto com luzes em vermelho e preto e torcedores do Flamengo se animam

 

Icon Comentário0
Pelo terceiro ano seguido, o Flamengo atinge marca de receita bilionária
Futebol

Pelo terceiro ano seguido, o Flamengo atinge marca de receita bilionária

 

Icon Comentário0
Flamengo alcança rival em números de vitórias na história dos pontos corridos
Futebol

Flamengo alcança rival em números de vitórias na história dos pontos corridos

 

Icon Comentário0