Futebol

Filipe Luís terá que lidar com desfalques no Flamengo para sequência decisiva na temporada

Mengão tem que administrar um elenco curto durante a final da Copa do Brasil e rodadas decisivas do Brasileirão e novo treinador se vê já com um grande desafio

Filipe Luís terá que administrar o elenco curto para a reta decisiva das competições - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Filipe Luís terá que administrar o elenco curto para a reta decisiva das competições - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

28 Out 2024 | 08:59 |

Icon Comentário0

O Flamengo se reapresenta nesta segunda-feira para dar início à preparação de dois jogos decisivos que podem definir o rumo da temporada: o confronto direto pelo G-4 do Brasileirão contra o Internacional, na quarta-feira, e a partida de ida da final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, no domingo. Com desfalques por lesões e suspensões, Filipe Luís enfrenta o desafio de montar a equipe.


Entre as baixas, Carlinhos e De la Cruz são os mais recentes a integrarem a lista do departamento médico, que já contava com Viña, Cebolinha, Pedro e Luiz Araújo. Na última semana, o atacante foi diagnosticado com uma lesão no adutor direito, e o uruguaio apresentou problemas na posterior da coxa direita. O caso do camisa 18 é mais grave, e ele ficará fora por pelo menos um mês, o que o impede de disputar as finais da Copa do Brasil.


Outra preocupação é Alex Sandro, que sentiu desconforto muscular na posterior da coxa direita após a semifinal contra o Corinthians. Ele foi poupado do jogo contra o Juventude e será reavaliado, mas a expectativa é que esteja apto para a final da Copa do Brasil.


O Desafio de Filipe Luís no Brasileirão

Além das lesões, Filipe Luís também lida com suspensões no Brasileirão. Contra o Internacional, Léo Pereira e Arrascaeta desfalcam o Flamengo após receberem o terceiro cartão amarelo. Fabrício Bruno e Alcaraz devem ser os substitutos, enquanto Pulgar e Bruno Henrique, que estão suspensos para o jogo de domingo, deverão estar em campo. O camisa 27, inclusive, cumpriu suspensão automática no último jogo contra o Juventude. Com a final da Copa do Brasil em vista, o treinador pondera preservar alguns atletas contra o Internacional.


Foco na Copa do Brasil

Na final contra o Atlético-MG, Filipe Luís não poderá contar com De la Cruz e Bruno Henrique, ambos ausentes também contra o Juventude. O uruguaio ainda estará em tratamento, e BH cumpre suspensão automática após a expulsão na semifinal. Michael, que assumiu a vaga no ataque, teve boa atuação e participou da construção de jogadas, incluindo um gol e assistência. No meio, Evertton Araújo mostrou segurança em campo, destacando-se como uma alternativa confiável.

Para o confronto de domingo, Filipe Luís precisa resolver outra ausência: Pulgar, que também está suspenso. Ele pode recuar Léo Ortiz para a função de volante, usar Allan, que jogou pouco recentemente, ou escalar Evertton Araújo como volante, com Alcaraz substituindo De la Cruz no meio-campo.



Futebol

Flamengo ultrapassa Barcelona em lista de melhores clubes do mundo

Ranking da IFFHS coloca o Mengão à frente dos catalães e se posiciona perto do top-5 entre as principais equipes do futebol mundial

Flamengo aparece na sexta colocação e à frente do Barcelona em ranking de clubes da IFFHS - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Flamengo aparece na sexta colocação e à frente do Barcelona em ranking de clubes da IFFHS - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

31 Jan 2026 | 13:00 |

Icon Comentário0

A temporada de 2025 já chegou ao fim, mas o ano ainda rende marcas expressivas para o Flamengo. O clube foi apontado como o melhor da América e o sexto melhor do mundo em ranking divulgado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), posição que o coloca à frente de gigantes europeus, como o Barcelona.


O levantamento leva em consideração o desempenho dos clubes ao longo de todo o ano de 2025. As conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores tiveram peso decisivo na pontuação rubro-negra e a posição próxima do top-5.


TOP 10 DOS MELHORES CLUBES DO MUNDO


Segundo a IFFHS, o ranking mundial ficou definido da seguinte forma:

  1. Paris Saint-Germain (FRA) – 613 pontos
  2. Real Madrid (ESP) – 471 pontos
  3. Chelsea (ING) – 447 pontos
  4. Inter de Milão (ITA) – 447 pontos
  5. Bayern de Munique (ALE) – 440 pontos
  6. Flamengo – 424 pontos
  7. Barcelona (ESP) – 419 pontos
  8. Arsenal (ING) – 407 pontos
  9. Palmeiras – 384 pontos
  10. Borussia Dortmund (ALE) – 384 pontos


Com isso, Palmeiras e o Mais Querido aparecem como os únicos representantes sul-americanos entre os dez melhores do mundo. O clube paulista, vice-campeão da Libertadores e do Brasileirão, também ficou atrás do time carioca na lista.

CRITÉRIO GERA QUESTIONAMENTOS

Apesar do reconhecimento, a sexta colocação gerou debates entre torcedores. O primeiro colocado do ranking, o Paris Saint-Germain, não superou o Flamengo no tempo regulamentar na decisão do Mundial de Clubes, sendo necessário o desempate por pênaltis.

A IFFHS, no entanto, adota critérios que atribuem pesos distintos às competições nacionais e internacionais. A avaliação é validada por um júri formado por especialistas de 120 países, o que acaba priorizando, na pontuação final, o nível das competições europeias em relação às sul-americanas.

OLHO NA TEMPORADA 2026

Com foco no próximo ciclo, o Flamengo já pode começar a somar pontos importantes para o ranking de 2026 neste domingo (1º). A equipe decide a Supercopa Rei contra o Corinthians, no Mané Garrincha, em Brasília, em confronto que vale mais um título e impacto direto na pontuação internacional.



Futebol

Atacante na mira do Flamengo tem negociações avançadas com Atlético de Madrid

Mengão quer jogador para disputar a posição com Pedro, mas um dos nomes em sua lista está próximo de caminhar ao futebol europeu

Atlético de Madrid está próximo de contratar Marcos Leonardo, que estava na mira do Flamengo - Foto: Reprodução
Atlético de Madrid está próximo de contratar Marcos Leonardo, que estava na mira do Flamengo - Foto: Reprodução

31 Jan 2026 | 12:00 |

Icon Comentário0

Apesar de segurar para a janela do meio do ano, o Flamengo ainda busca de um centroavante de peso, mas um dos nomes monitorados pela diretoria está próximo de sair do radar. O atacante Marcos Leonardo, atualmente no Al-Hilal, encaminhou sua transferência para o Atlético de Madrid, da Espanha, o que representa um revés para os planos rubro-negros.


ATLÉTICO DE MADRID AVANÇA POR MARCOS LEONARDO


De acordo com o jornalista Matteo Moretto, especialista em mercado da bola, o clube espanhol está muito próximo de concretizar a negociação. A ESPN informa que as partes discutem um empréstimo junto ao Al-Hilal. A movimentação ganhou urgência porque a janela de transferências na Espanha se encerra na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, e o Atlético corre para finalizar a documentação e anunciar o reforço.


O interesse dos Colchoneros não é recente. Marcos Leonardo é um desejo antigo do técnico Diego Simeone, que acompanha o atacante desde os tempos de Santos. Aos 22 anos, o brasileiro apresenta números consistentes na atual temporada saudita, com 14 gols em 24 partidas.

INTERESSE EXISTIA, MAS PARA JANELA FUTURA


O nome de Marcos Leonardo esteve em pauta na diretoria do Flamengo como uma possibilidade para reforçar o ataque. O clube trabalha com um orçamento estimado em 30 milhões de euros, cerca de R$ 185 milhões, para investir na contratação de um centroavante de referência a partir de 2026.

Segundo o jornalista Marcelo Courrege, da Globo, o perfil do jogador agradava à cúpula rubro-negra e ele era tratado internamente como uma alternativa viável caso a diretoria não conseguisse fechar com outro nome até o meio do ano. Com o encaminhamento da transferência para a La Liga, essa possibilidade se torna remota.


Futebol

Flamengo não entra em estado de crise, mas vê Supercopa como vital

Mengão perdeu na estreia do Brasileirão e corre risco de ir para o torneio da morte no Carioca, colocando a decisão em um estágio prioritário

Supercopa ganha status de prioridade após início irregular do Flamengo na temporada - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Supercopa ganha status de prioridade após início irregular do Flamengo na temporada - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

31 Jan 2026 | 11:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo não vive o início de temporada imaginado internamente. A campanha irregular no Campeonato Carioca e a estreia com derrota no Campeonato Brasileiro ainda não foram suficientes para acender o sinal de alerta nos bastidores, mas a Supercopa do Brasil aparece como um teste importante para medir o momento da equipe.


PLANEJAMENTO INICIAL NÃO SURTIU EFEITO


O planejamento previa a utilização do elenco sub-20 nas primeiras rodadas do Estadual, mas os resultados ficaram aquém do esperado. Diante do cenário, a rota foi ajustada. A partir dos clássicos, os profissionais passaram a ser utilizados, com o retorno de Filipe Luís ao comando. Houve vitória no confronto com o Vasco, mas o time voltou a tropeçar na rodada seguinte, ao ser derrotado pelo Fluminense.


CENÁRIO COMPLICADO NO CARIOCA

Atualmente, o Flamengo ocupa a penúltima colocação de seu grupo no Carioca. Para evitar o quadrangular do rebaixamento, precisa vencer na próxima rodada e ainda depender de combinações de resultados de equipes como Nova Iguaçu, Boavista ou Madureira.


ESTREIA NO BRASILEIRO AUMENTA O INCÔMODO

O início no Brasileirão também não ajudou a aliviar o ambiente. Mesmo contando com nomes como Jorginho e Arrascaeta, a equipe saiu na frente contra o São Paulo, no Morumbis, mas acabou sofrendo a virada. O resultado gerou incômodo nos bastidores por representar a primeira sequência de duas derrotas consecutivas desde que Filipe Luís assumiu o comando.

De acordo com apuração do UOL, o vestiário teve discussões após a partida, potencializadas por um possível pênalti em Arrascaeta, não assinalado por Wilton Pereira Sampaio. Apesar disso, a situação foi controlada ainda no estádio, e a delegação retornou ao Rio de Janeiro sem maiores desgastes, já com o foco totalmente voltado para a Supercopa do Brasil.

DECISÃO SEM PRESSÃO IMEDIATA, MAS COM PESO

Filipe Luís e o elenco não chegam pressionados para a final contra o Corinthians, mas uma derrota pode mudar o cenário. Internamente, o confronto é visto como crucial para uma virada de chave na temporada. Não há, neste momento, qualquer possibilidade de mudanças mais profundas no elenco ou na comissão técnica. O treinador segue bem avaliado, e a chegada de Lucas Paquetá é entendida como um reforço importante, embora ainda exista a avaliação de que o grupo precise de um centroavante para servir como alternativa direta a Pedro.

DERROTA PODE ELEVAR COBRANÇA NA RECOPA

Caso o Mengão seja derrotado na Supercopa, a Recopa Sul-Americana passaria a ser tratada como obrigação nos bastidores. Segundo o Uol, não seria uma crise, mas a pressão aumentaria. A bola rola para Flamengo e Corinthians neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Vini Jr manda recado para Paquetá após acerto com o Flamengo: “por nós…”
Futebol

Vini Jr manda recado para Paquetá após acerto com o Flamengo: “por nós…”

31 Jan 2026 | 09:46

Icon Comentário0
Ex-Flamengo e Corinthians revela torcida na Supercopa: “sempre fui…”
Futebol

Ex-Flamengo e Corinthians revela torcida na Supercopa: “sempre fui…”

31 Jan 2026 | 09:24

Icon Comentário0
Paquetá revela procura de gigantes antes de acerto com o Flamengo
Futebol

Paquetá revela procura de gigantes antes de acerto com o Flamengo

31 Jan 2026 | 09:12

Icon Comentário0