
Futebol
|
O Flamengo encerrou a fase de grupos do Mundial de Clubes com a melhor campanha entre os representantes sul-americanos. Classificado com uma rodada de antecedência, o time comandado por Filipe Luís somou sete pontos em nove possíveis, com duas vitórias (sobre Espérance de Tunis e Chelsea) e um empate (contra o Los Angeles FC).
Com 77,7% de aproveitamento, o Rubro-Negro ainda se destacou pelo saldo: seis gols marcados e apenas dois sofridos. Fluminense, Botafogo e Palmeiras também sofreram dois cada, enquanto o River teve três bolas em sua rede e o Boca foi o mais vazado, com cinco.
Entre os brasileiros, o Botafogo, que também avançou às oitavas, com duas vitórias (Seattle Sounders e PSG) e uma derrota (Atlético de Madrid). Já o Palmeiras e o Fluminense tiveram o desempenho mais modesto, com apenas uma vitória (Al Ahly e Ulsan Hyundai, respectivamente), além de dois empates (Porto e Inter Miami; Borussia Dortmund e Mamelode Sundowns), apesar disso, também estará no mata-mata.
Os clubes argentinos não tiveram o mesmo sucesso. O Boca Juniors se despediu da competição com dois empates e uma derrota. O River Plate, por sua vez, venceu uma, empatou outra e perdeu uma, sendo também eliminado na fase de grupos.
Na próxima fase, o Flamengo encara o Bayern de Munique no duelo das oitavas de final. A partida acontece no domingo (29), às 17h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA). O confronto terá transmissão ao vivo na Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), CazéTV (YouTube) e DAZN (streaming).
Mengão foi derrotado pelo Peixe na Vila Belmiro pela 14ª rodada do Brasileiro apesar de ter dominado os números do confronto
|
Mesmo com amplo domínio da posse de bola e controle das ações durante boa parte do jogo, o Flamengo foi derrotado pelo Santos por 1 a 0 nesta quarta-feira (16), na Vila Belmiro, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol decisivo foi marcado por Neymar, já na reta final, aproveitando o desgaste físico da equipe rubro-negra.
1º tempo
2º tempo
Total da partida
De acordo com o SofaScore, Neymar foi o melhor jogador em campo, conseguindo uma nota de 7,9 no agregador de estatísticas. O goleiro santista foi um dos grandes nomes do jogo, fazendo defesas importantes que evitaram o gol rubro-negro. Allan teve bom início, distribuindo bem os passes e se movimentando com inteligência, mas caiu fisicamente no segundo tempo. Já Gonzalo Plata se destacou taticamente, ajudando na recomposição, mas também sofreu com o desgaste na reta final.
Elenco não tem folga depois do duelo contra o Peixe na Vila Belmiro e atividade acontece na parte da tarde no Ninho do Urubu
|
Após a derrota por 1 a 0 para o Santos, na quarta-feira (16), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o elenco do Flamengo não teve tempo para descanso. Nesta quinta-feira (17), os jogadores se reapresentam no Ninho do Urubu e iniciaram a preparação para o clássico contra o Fluminense.
A delegação rubro-negra desembarcou no Rio de Janeiro durante a madrugada e, no início da tarde, às 15h30, iniciou os trabalhos no CT. Serão três sessões de treino sob comando de Filipe Luís até o Fla-Flu de domingo (20), válido pela 15ª rodada do Brasileirão.
O clássico entre Flamengo e Fluminense acontece neste domingo, às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O mando de campo é do Rubro-Negro, e a partida será transmitida ao vivo e com exclusividade pelo Premiere (pay-per-view).
Apesar do revés na Vila Belmiro, o Flamengo segue na liderança do Campeonato Brasileiro com 27 pontos — mesma pontuação do Cruzeiro, que ainda joga nesta quinta (17), contra o Fluminense, no Maracanã. Uma vitória ou empate dos mineiros tira o Rubro-Negro da ponta.
Vale lembrar que o Flamengo ainda tem um jogo a menos na tabela diante do Sport, confronto válido pela 12ª rodada do Brasileirão, em função da participação no Mundial de Clubes. Caso vença a partida atrasada, o Mengão seguirá à frente da tabela.
Zagueiro alegou dores no quadril após final do primeiro tempo contra o Peixe e deixou o jogo e vira dúvida para o Fla-Flu de domingo (20)
|
A derrota por 1 a 0 para o Santos, na última quarta-feira (16), na Vila Belmiro, trouxe não apenas um revés no placar para o Flamengo, mas também uma preocupação no setor defensivo: o zagueiro Léo Ortiz deixou o campo com dores na região glútea e virou dúvida para o clássico contra o Fluminense.
Ortiz foi substituído no intervalo da partida por Léo Pereira. Logo após o jogo, o clube emitiu uma nota oficial confirmando o problema físico: “Léo Ortiz foi substituído por conta de dores na região glútea”. O zagueiro é titular absoluto com o técnico Filipe Luís e o torcedor espera para que seja apenas um susto.
A torcida rubro-negra já vinha demonstrando insatisfação com a atuação de Léo Ortiz no primeiro tempo. O defensor teve desempenho abaixo do esperado, não registrou ações defensivas relevantes, cometeu uma falta e ainda errou em um lance que terminou em finalização do Santos.
Mesmo com o tropeço, o Flamengo segue na liderança do Campeonato Brasileiro com 27 pontos. No entanto, a posição está ameaçada: o Cruzeiro, que enfrenta o Fluminense nesta quinta-feira (17), pode assumir a ponta com um simples empate, já que também soma 27 pontos e tem um jogo a menos.
Sem confirmação sobre a presença de Léo Ortiz, o Flamengo volta a campo neste domingo (20), às 19h30, no Maracanã, contra o Fluminense, pela 15ª rodada do Brasileirão. A expectativa é de um duelo decisivo para a manutenção da liderança e também para avaliar a situação física do zagueiro.