Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

GRITOS HOMOFÓBICOS DE TORCEDORES DO FLAMENGO CONTRA O GRÊMIO DEVEM SER PUNIDOS

Arbitragem tem ignorado manifestações preconceituosas de parte da torcida rubro-negra, dificultando punições no STJD

Torcida / Divulgação
Torcida / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Nem mesmo a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, que afetou mais de 2 milhões de pessoas e deixou quase duas centenas de mortos, foi capaz de sensibilizar parte da torcida do Flamengo que entoou cânticos ofensivos direcionados ao povo gaúcho e à torcida do Grêmio nesta quinta-feira, no Maracanã.

Já no segundo tempo da partida, quando os donos da casa venciam por 2 a 0, uma parcela considerável de torcedores rubro-negros puxou grito homofóbico habitual nas arquibancadas em jogos contra equipes gaúchas. Apesar das ofensas discriminatórias, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira não paralisou o jogo, tampouco o sistema de som do estádio foi acionado para repreender a torcida.


Graças à vista grossa da arbitragem, que tem ignorado reiteradas manifestações preconceituosas de parte da torcida rubro-negra, o Flamengo escapou de punição no ano passado por causa de cânticos homofóbicos em clássico diante do Fluminense. A denúncia acabou arquivada pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), já que o árbitro Wilton Pereira Sampaio não parou a partida nem relatou o incidente em súmula.


Até hoje, cinco anos depois da criminalização da LGBTfobia no Brasil, o Corinthians foi o único clube de primeira divisão punido com restrição de público no estádio devido a atos homofóbicos de seus torcedores. Para isso, foi fundamental a postura da arbitragem da partida, que paralisou o clássico contra o São Paulo assim que os primeiros cânticos discriminatórios foram ouvidos e acionou o protocolo de alerta à torcida corintiana, que seguiu proferindo as ofensas.

Também no ano passado, o sistema de som do Maracanã salientou aos torcedores do Vasco sobre o risco de punição caso continuassem entoando cântico homofóbico em clássico contra o Flamengo. Após o aviso sonoro e a exibição de mensagem nos telões do estádio, os gritos ofensivos cessaram, e o árbitro não precisou paralisar a partida.


Quando não há postura vigilante da arbitragem, a denúncia deixa de ser protocolada por órgãos da Justiça Desportiva e fica a cargo de entidades independentes, como o Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ ou o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, responsável pela última notícia de infração envolvendo a torcida do Flamengo.

Pela reincidência, inclusive, é urgente que a Procuradoria do STJD passe a ser mais proativa, não dependendo de denúncias externas para denunciar e punir os cânticos homofóbicos da torcida do Flamengo ou de qualquer outro clube, como prevê a legislação. A cultura intolerante nos estádios só vai mudar a partir do momento em que sanções esportivas por discriminação se tornarem comuns e irrestritas.



Futebol

Sesc Flamengo conquista o título da Copa Nacional de Clubes Pró-Vôlei

Rubro-negro começou a temporada com o pé-direito no vôlei feminino

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A primeira competição do vôlei feminino é do Mengão! Nesta sexta-feira (27), o Flamengo venceu a Copa Nacional de Clubes Pró-Vôlei. Contra o atual campeão da Superliga, o time de Bernardinho fez 3 sets a 0 no Minas, com parciais de 25-15, 25-18 e 25-17. O duelo aconteceu no Ginásio Wilson Mânica, em Ijuí, no Rio Grande do Sul.

O torneio contou com três clubes e serve de preparação para a Superliga 2024/25. Na quarta-feira (25), o Flamengo bateu o Maringá. Na quinta (26), o Minas também superou o time paranaense. Portanto, nesta sexta (27) aconteceu a grande decisão, que contou com ginásio lotado.


Vitória pra respeitar

Apesar de ser uma competição para abrir a temporada, a vitória do Flamengo dá um ânimo para a temporada. Afinal, o Minas é o time a ser batido no voleibol feminino brasileiro. Desse modo, nas últimas cinco Superligas, a equipe de Belo Horizonte conquistou quatro títulos e um vice-campeonato. No elenco, há atletas com passagens pela Seleção Brasileira, como Thaísa, campeã olímpica e bronze na edição deste ano, em Paris.

Superliga

As datas da Superliga Feminina ainda não foram divulgadas. Porém, existe a expectativa para que a competição tenha início no mês de outubro. No total, 12 times jogarão o torneio, no sistema turno e returno, com os oito melhores se classificando para as quartas de final.

Na edição passada, afinal, o Flamengo foi eliminado para o Praia Clube na semifinal. Portanto, a meta para 2024/25 é alcançar a decisão e repetir o título conquistado em 2000/01, quando o Rubro-Negro bateu o Vasco, em decisão histórica no Ginásio do Maracanãzinho.

Times que jogarao a Superliga

Minas (atual campeão)

Praia Clube

Abel Vôlei

Brasília

Maringá

Fluminense

Sesc Flamengo

Barueri

Pinheiros

Osasco

Mackenzie

Sesi Bauru


Futebol

Flamengo de olho! Fifa anuncia neste sábado as sedes do Mundial de Clubes

O evento será realizado no Central Park, em Nova York

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A Fifa vai anunciar as sedes do Super Mundial de Clubes de 2025 neste sábado (28). O anúncio será feito durante o Global Citizen Festival. O evento será realizado no Central Park, em Nova York. A Fifa não detalhou quantas cidades e estádios vão receber a edição de 2025. Esta será a primeira vez que o torneio contará com 32 times.

O Super Mundial será realizado entre 15 de junho a 13 de julho de 2025. A competição já tem 30 times classificados, com três brasileiros entre eles: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. O Brasil pode ter mais um representante. Isso porque Atlético-MG e Botafogo brigam pela última vaga sul-americana na competição — o título da Libertadores dá a vaga. Peñarol [se for campeão da Libertadores] e Olímpia [se o River vencer a Libertadores] são os outros times no páreo.


Como será o Super Mundial?

A competição organizada pela Fifa será disputada pela primeira vez com 32 times no ano que vem. Os Estados Unidos sediarão a primeira edição do torneio neste formato. Os 32 times serão divididos em oito grupos com quatro equipes cada, com elas se enfrentando em um turno único. Os dois primeiros de cada chave avançarão para as oitavas de final. O mata-mata será disputado em jogo único.

As vagas estão dividas em: 12 para a Europa, seis para a América do Sul, quatro para Ásia, África e América do Norte, Central e Caribe, uma para a Oceania e uma para o país-sede.


Além da vaga restante da MLS, que ainda não definiu seu representante, a outra entrada disponível pertence à América do Sul. Ela está destinada ao campeão da edição de 2024 da Libertadores. Caso o River Plate conquiste o título, ela será repassada ao ranking da Conmebol na Fifa e já teria dono: o Olímpia-PAR.

Quem já está no Super Mundial de Clubes de 2025? América do Sul

Palmeiras (Brasil) - campeão da Libertadores 2021

Flamengo (Brasil) - campeão da Libertadores 2022

Fluminense (Brasil) - campeão da Libertadores 2023

River Plate (Argentina) - via ranking da Conmebol -- pode ser campeão da Libertadores 2024

Boca Juniors (Argentina) - via ranking da Conmebol

Europa

Chelsea (Inglaterra) - campeão da Champions League 2020/2021

Real Madrid (Espanha) - campeão da Champions League 2021/2022

Manchester City (Inglaterra) - campeão da Champions League 2022/2023

Bayern de Munique (Alemanha) - via ranking da Europa

Borussia Dortmund (Alemanha) - via ranking da Europa

Paris Saint-Germain (França) - via ranking da Europa

Inter de Milão (Itália) - via ranking da Europa

Porto (Portugal) - via ranking da Europa

Benfica (Portugal) - via ranking da Europa

Juventus (Itália) - via ranking da Europa

Atlético de Madri (Espanha) - via ranking da Europa

RB Salzburg (Áustria) - via ranking da Europa

Ásia

Al-Hilal (Arábia Saudita) - campeão da Champions League da Ásia de 2021/22

Urawa Red Diamonds (Japão) - campeão da Champions League da Ásia de 2022/23

Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) - ranking asiático

Al Ain (Emirados Árabes Unidos) - campeão da Champions League da Ásia de 2023/24

África

Al Ahly (Egito) - campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021

Wydad Casablanca (Marrocos) - campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022

Espérance (Tunísia) - ranking africano

Mamelodi Sundowns (África do Sul) - ranking africano

América do Norte, Central e Caribe

Monterrey (México) - campeão da Concachampions de 2021

Seattle Sounders (Estados Unidos) - campeão da Concachampions de 2022

León (México) - campeão da Concachampions de 2023

Pachuca (México) - campeão da Concachampions de 2024


Futebol

Adeus? Rival do Flamengo coloca Tite como prioridade para 2025

O treinador não deve permanecer no Mengão na próxima temporada

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O técnico Tite, atualmente à frente do Mais Querido, pode não continuar no comando da equipe em 2025. As recentes atuações do CRF têm sido alvo de críticas, e a permanência do treinador para a próxima temporada está cada vez mais incerta. Segundo o jornalista Venê Casagrande, o treinador já teria decidido deixar o time no final do ano, especialmente porque seu nome não é o favorito de nenhuma das principais chapas eleitorais do clube.

Essa situação abre caminho para que outros clubes busquem a contratação de Tite. Um dos interessados seria o Grêmio, que vê o técnico como prioridade para o próximo ano.




INTERESSE DO GRÊMIO NO TÉCNICO

De acordo com informações do portal Sou Grêmio, Tite é considerado o principal alvo do Imortal para 2025. O clube gaúcho, que atualmente conta com Renato Gaúcho no comando, não deve renovar com o treinador. A possível chegada de Tite é vista com bons olhos pela diretoria gremista, especialmente por conta de sua experiência e prestígio no cenário nacional.


O jornalista João Batista Filho reforça que um dos dirigentes mais influentes do Grêmio mantém uma relação próxima com Tite, o que pode facilitar as negociações. No entanto, o interesse em Tite é para o próximo ano, e o Grêmio segue com Renato Gaúcho até o fim da temporada.


FOCOS PARA O RESTANTE DA TEMPORADA

Apesar das especulações, tanto Grêmio quanto Mengão permanecem focados em seus objetivos para o restante de 2024. O CRF, sob o comando de Tite, busca melhorar o desempenho e se manter competitivo nas competições nacionais. Já o Tricolor gaúcho avalia as opções para a próxima temporada, com Tite sendo o principal nome para o comando técnico em 2025.


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Treino FlaBasquete 26/09/2024

 

Icon Comentário0
Futebol

Jogador do Peñarol diz que mesmo com Messi no Flamengo, avançariam para as semifinais da Libertadores

 

Icon Comentário0
Futebol

Landim pode ser ajudado a seguir no Flamengo após as eleições do clube: Entenda

 

Icon Comentário0