Futebol
06 Jul 2023 | 10:30 |
No último jogo do Flamengo, nesta quarta-feira (05), foi a estreia de Luiz Araújo. O novo atacante participou de seu primeiro jogo com o manto sagrado num embate contra o Athlético-PR pelas quartas de final da Copa do Brasil. O desempenho do jovem foi satisfatório tendo até mesmo quase feito uma assistência.
Luiz Araújo entrou aos 33 minutos do segundo tempo, no lugar de Everton Ribeiro para dar mais volume de jogo pelo lado direito do ataque. A partida já estava praticamente decidida com o Flamengo a liderar com vantagem de dois gols a 1. Isso não impediu o novato de tentar colocar a sua marca no jogo quando o Athlético cometeu erros e deu espaços.
Fez um passe em profundidade para Bruno Henrique que quase acabou em assistência. O ponta conseguiu sair cara a cara com Bento depois de ganhar velocidade sob a defesa. O toque de Bruno Henrique do lado direito do gol, rente à trave, mas a jogada impressionou.
A presença de Luiz também foi importante por ter aumentado o “gás” do time, sobretudo nas disputas na faixa do meio-campo. “Sampaoli já me assistiu bastante. Pediu para ficar bastante aberto e pediu para o Wesley me esperar um pouquinho mais atrás para eu usar o 1 contra 1”, explicou Araújo, pontuando como o lateral-direito acabou por ficar mais preso à defesa. O camisa 22 tocou na bola sete vezes, acertou os quatro passes tentados e teve uma perda de posse de bola.
Luiz Araújo mostrou parte das características descritas por ele mesmo na apresentação, na segunda-feira (03). E a torcida não desapontou as expectativas que já tinha: “Na primeira parte, fiquei ali olhando um pouco da Nação, olhando a festa que estavam fazendo. Muito ansioso para poder entrar. Quando o Sampaoli me chamou, foi uma emoção muito grande. Muito feliz por ter estreado e mais feliz ainda pela vitória".
A próxima partida do Flamengo é contra o Palmeiras, sábado (8), às 21h, pelo Brasileirão. Esse clássico Luiz Araújo estará mais habituado, mas reconhece que terão de se esforçar: "O Palmeiras é um grande clube, é um jogo muito difícil. Já enfrentei pelo São Paulo. Temos que estar muito bem preparados. Não devemos mudar nosso estilo, trabalhamos muito forte e vamos fazer o nosso trabalho, atacando e tendo a posse de bola"
Já se especulava que Luiz Araújo poderia estrear nesta mesma partida. Na segunda-feira (03) foi apresentado numa coletiva de imprensa, onde revelou sua ansiedade em colaborar com a equipe de Jorge Sampaoli. Na terça-feira (04) foi oficialmente anexado à equipe carioca quando seu nome saiu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). E, neste mesmo dia (04) também esteve a treinar com a equipe no CT (Centro de Treinamento) Ninho do Urubu.
Ele também está, pelo que tudo indica, com uma condição física melhor do que os outros dois jogadores (Allan e Rossi) que se juntaram ao clube nesta segunda metade da temporada. O volante e o goleiro sofreram lesões no semestre passado e estão sem jogar há meses.
Zagueiro é o principal jogador na mira do Mengão para reforçar o setor, mas gigante de Portugal pode dificultar caminho rubro-negro
11 Dez 2025 | 17:00 |
Na mira do Flamengo, a situação de Vitão no Internacional entrou em zona de indefinição. Destaque na vitória que confirmou a permanência do Colorado na Série A, o zagueiro pode ter feito sua despedida no último domingo, diante do Bragantino, no Beira-Rio. O defensor, de 25 anos, não tem intenção de renovar o contrato, válido até dezembro de 2026 e agora, um gigante português entrou na disputa pelo jogador.
A boa fase de Vitão volta a movimentar o mercado. Flamengo e Benfica monitoram a situação do zagueiro, embora nenhuma proposta oficial tenha sido apresentada até agora. No Rio, José Boto, diretor de futebol do Mais Querido e ex-Shakhtar Donetsk, conhece bem o atleta e vê com bons olhos uma possível contratação. A ideia do clube carioca seria utilizar o perdão da dívida referente a Thiago Maia como parte da negociação, adicionando ainda uma quantia financeira. A informação é do portal GE.
O Internacional detém 80% dos direitos econômicos do defensor e deseja receber 10 milhões de euros para liberá-lo. O valor, porém, não agrada ao Flamengo, que não pretende pagar cifras tão altas por um atleta com contrato relativamente curto.
Nos bastidores, o Colorado admite que o timing ideal de venda pode ter passado, mas aguarda movimentações do mercado para definir o destino do jogador. Recentemente, o zagueiro afirmou estar apenas pensando nas férias e evitou falar sobre negociações.
Enquanto segue ativo na busca por contratações, o Flamengo enfrenta o Pyramids neste sábado (13), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmed bin Ali, em Doha. A Rede Globo transmite a partida em TV aberta, enquanto SporTV, GETV (YouTube) e CazéTV também exibem o confronto.
Entidade analisa a possibilidade de reduzir limite que hoje possibilita maior margem para contratações dos clubes brasileiros e Fla teria de se readequar
11 Dez 2025 | 16:00 |
A CBF indicou a intenção de reduzir o número máximo de estrangeiros por elenco no Campeonato Brasileiro a partir de 2026. A sinalização foi feita aos clubes durante o Conselho Técnico da Série A, embora a medida ainda dependa de debate ao longo da próxima temporada.
Atualmente, cada equipe pode inscrever até nove jogadores nascidos fora do país. O limite foi ampliado gradualmente nos últimos anos, mas a entidade vê necessidade de revisão. Segundo o UOL, o tema voltará à pauta em março, quando CBF e clubes discutirão um novo número, ainda não definido. Se aprovada, a mudança será aplicada de forma gradual, conforme dirigentes presentes.
A possível alteração reforça a estratégia já adotada pelo Flamengo para 2026. Como apurado pelo Gazeta do Urubu, a diretoria rubro-negra tem priorizado reforços brasileiros para preencher carências do elenco, principalmente porque o limite atual de estrangeiros já está completamente ocupado.
A avaliação interna é de que o grupo precisa de três a quatro contratações pontuais. Jogadores de fora não estão descartados, mas apenas se não implicarem ocupação de vaga de estrangeiro. Dentro desse contexto, o nome do zagueiro Vitão, do Internacional, ganha força nos bastidores.
O Flamengo já utiliza todas as nove vagas permitidas pela CBF. Atualmente, fazem parte da lista: Rossi, Guillermo Varela, Matías Viña, Erick Pulgar, Nico De La Cruz, Arrascaeta, Carrascal, Saúl e Gonzalo Plata. Com o elenco no limite, qualquer reforço internacional exigiria a saída de um estrangeiro, mais um motivo para que o clube direcione o radar para o mercado nacional.
Entidade quer expandir uma das premiações da competição e finalistas teriam garantia importante para a temporada seguinte; Mengão de olho
11 Dez 2025 | 15:00 |
A Confederação Brasileira de Futebol prepara um pacote de alterações para a temporada de 2026, e uma das principais mudanças envolve diretamente a Copa do Brasil. De acordo com o Estadão, o torneio passará a oferecer duas vagas para a Libertadores, contemplando campeão e vice.
A entidade ainda definirá se o segundo colocado vai direto para a fase de grupos ou se disputará a fase preliminar. A reconfiguração também impactará o Campeonato Brasileiro, já que a segunda vaga distribuída via mata-mata deixará de ser oferecida ao torneio por pontos corridos.
Enquanto a CBF projeta o futuro, a edição 2025 da Copa do Brasil caminha para sua reta final. Nesta quarta-feira (10), o Corinthians abriu vantagem ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Memphis Depay, no jogo de ida da semifinal. Pelo outro lado do chaveamento, Vasco e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 20h, no Maracanã, também pela ida. Os duelos de volta estão marcados para domingo (14).
Atual campeão, o Flamengo deixou precocemente a competição em 2025. O time foi eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas de final, após empate por 1 a 1 no agregado (1 a 0 para o Galo no Maracanã e 1 a 0 Mengão na Arena MRV) e derrota por 4 a 3 nos pênaltis.
Agora, o rubro-negro concentra todas as atenções no Intercontinental de Clubes. Neste sábado (13), a equipe de Filipe Luís encara o Pyramids (EGI), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Al Rayyan, no Catar, valendo vaga na decisão. Globo (TV aberta), GE TV e CazéTV transmitem o duelo.