Futebol
|
0Nesta sexta-feira, 15 de novembro, o Flamengo comemorou 129 anos de história, uma data especial para a Nação Rubro-Negra. Entre as inúmeras homenagens recebidas, destacou-se a mensagem de Zico, maior ídolo da história do clube.
“Quando meu Pai, o querido Velho Antunes nasceu, em 1901, o Clube de Regatas do Flamengo já existia há seis anos. Hoje, o clube completa 129 anos e, graças ao Velho Antunes, o Flamengo entrou na vida da família que ele criou, da qual eu estou incluído”, escreveu, antes de finalizar:
“Parabéns ao Flamengo e que venham outros tantos anos, com vitórias e grandes conquistas. Obrigado Flamengo por ter aberto as portas para que eu pudesse ajudar nessa linda história rubro-negra. Obrigado Velho Antunes por nos fazer amar e entender o que é ser Flamengo. Saudações Rubro-negras”, concluiu Zico, em publicação nas redes sociais.
Zico e sua história com o Flamengo
Arthur Antunes Coimbra, o eterno camisa 10, é sinônimo de Flamengo. Com números impressionantes e conquistas marcantes, Zico é o maior artilheiro da história do clube, com 508 gols em 730 partidas disputadas entre 1972 e 1989.
Além dos gols, o ídolo acumula 13 títulos com o Manto Sagrado, igualando-se a lendas como Júnior, Gabigol, Arrascaeta e Bruno Henrique:
Títulos estaduais: 7 (1972, 1974, 1978, 1979, 1979 Especial, 1981 e 1986).
Campeonatos Brasileiros: 4 (1980, 1982, 1983 e 1987).
Conquistas internacionais: Libertadores (1981) e Mundial Interclubes (1981).
Próximo desafio do Flamengo
Após celebrar mais um aniversário, o Rubro-Negro busca manter viva a luta pelo topo da tabela no Brasileirão. Na próxima quarta-feira (20), o Flamengo enfrenta o Cuiabá, às 19h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, pela 34ª rodada da competição.
Um resultado positivo seria o "presente atrasado" ideal para a torcida, que espera ver o time honrar sua rica história com mais uma grande atuação.
Novo diretor de futebol do Mengão desembarca no Rio de Janeiro na manhã de sábado e vai conhecer o Centro de Treinamento antes de falar à imprensa
|
0O novo diretor de futebol do Flamengo, José Boto, chega ao Rio de Janeiro às 6h35 (horário de Brasília) deste sábado (28). No mesmo dia, às 13h, o português participará de uma entrevista coletiva no CT Ninho do Urubu, onde falará pela primeira vez como dirigente rubro-negro. O evento também contará com a presença do novo presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap.
Início dos trabalhos antes mesmo da chegada
Apesar de ainda não estar no Brasil, José Boto já iniciou seu trabalho à frente do futebol do Flamengo. O diretor mantém contato com o técnico Filipe Luís há semanas, incluindo um encontro em Portugal na última segunda-feira (23), onde discutiram o planejamento para a temporada de 2025.
Além de Boto, o coordenador técnico português Alfredo Almeida chegará em janeiro para trabalhar no Flamengo. Alfredo chega para ser assistente do novo diretor esportivo e ocupar a coordenação técnica, assim como trabalhava no NK Osijec, da Croácia.
Primeiras ações e decisões
Com vasta experiência em scouting e gestão de contratações, José Boto assume a responsabilidade de liderar o departamento de futebol, incluindo a busca por reforços e a seleção de treinadores.
Uma de suas primeiras decisões no cargo, tomada em conjunto com Filipe Luís, foi a não renovação do contrato de David Luiz, que se encerra em 31 de dezembro. O zagueiro foi informado no último domingo (22) de que não faz parte dos planos do clube para 2025.
Agora, com a chegada ao Rio, o diretor deve intensificar as ações no mercado de transferências para reforçar o elenco do Flamengo na próxima temporada.
Alfredo chega para ser assistente do novo diretor esportivo e ocupar a coordenação técnica
|
0O coordenador técnico português Alfredo Almeida chegará em janeiro para trabalhar no Flamengo. Com indicação de José Boto, Alfredo chega para ser assistente do novo diretor esportivo e ocupar a coordenação técnica, assim como trabalhava no NK Osijec, da Croácia.
Quem é Alfredo Almeida?
Alfredo Almeida, com vasta experiência no futebol, pode ser o nome que José Boto busca para assumir o cargo de Coordenador Técnico e Assistente do Diretor de Futebol no Flamengo.
Alfredo possui grande experiência no cenário internacional, tendo destaque como Coordenador Técnico na Benfica Ukrainian Football Academy. Lá, ele ajudou a implementar a filosofia do Benfica, desenvolvendo talentos e expandindo o clube globalmente.
Sua passagem pelo Brasil, no SL Benfica/Coimbra Sports, também foi boa. Isso porque desempenhou um papel essencial na adaptação do futebol europeu à realidade brasileira, com foco na formação de jogadores e na estruturação de novas academias de futebol.
Atualmente, Alfredo ocupava o cargo de Assistente Diretor Desportivo e Coordenador Técnico no NK Osijek, na Croácia. O novo coordenador do Flamengo, é reconhecido por sua filosofia focada no desenvolvimento técnico e estratégico das equipes, especialmente na formação de jovens atletas.
Com Licença UEFA A + Elite Jovem, Alfredo possui uma formação internacionalmente reconhecida. Com sua experiência internacional e visão estratégica, Alfredo pode ser o responsável por alavancar a base do Flamengo e otimizar as operações técnicas, ajudando o clube a se manter competitivo em nível mundial.
Atacante foi peça importante e cresceu de rendimento com o técnico Tite, mas sofreu com lesões e ficou fora por mais de 30 partidas
|
0O Flamengo encerrou sua temporada no empate por 2 a 2 contra o Vitória, no dia 8 de dezembro. Para Everton Cebolinha, porém, o ano acabou muito antes. Fora desde agosto, o atacante foi o jogador que mais desfalcou o Rubro-Negro por lesão em 2024.
Cebolinha sofreu uma grave ruptura no tendão de Aquiles, o que o afastou dos gramados por 38 partidas. A lesão exigiu cirurgia e marcou um ano complicado para o camisa 11, que também lidou com outros problemas físicos antes da contusão mais séria.
Matías Viña é o segundo no ranking
Logo atrás de Everton Cebolinha aparece o lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña, que desfalcou o Flamengo em 28 jogos. Viña passou por cirurgia após uma lesão multiligamentar no cruzado anterior do joelho direito e enfrenta um longo período de recuperação.
Recuperação e planos para 2025
Everton Cebolinha está focado em retornar aos gramados na pré-temporada de 2025. Quando o elenco do Flamengo se reapresentar no dia 8 de janeiro, o atacante terá completado cerca de cinco meses de recuperação.
O Departamento Médico do clube planeja realizar atividades especiais para ajudar o jogador a recuperar a forma física e passar pelo processo de transição até estar apto a competir.
Pré-temporada nos EUA e início do Carioca
O Flamengo viaja para os Estados Unidos no dia 10 de janeiro, onde realizará a pré-temporada. Durante a estadia em solo norte-americano, o Rubro-Negro enfrentará o São Paulo, no dia 19. Após o amistoso, a delegação retornará ao Brasil, onde o time principal estreará no Campeonato Carioca 2025.