
Futebol
13 Jan 2025 | 09:57 |
O Flamengo estreou no Campeonato Carioca neste domingo (12) com um time formado por jovens da base e alguns veteranos, mas acabou derrotado pelo Boavista. A partida marcou a estreia profissional de cinco Garotos do Ninho com o Manto Sagrado.
O técnico Cleber dos Santos deu oportunidade ao goleiro Dyogo Alves, aos meias Fabiano, João Alves e Caio Garcia, além do centroavante Guilherme Santos. Confira mais detalhes sobre os atletas:
Dyogo Alves
Sobrevivente da Tragédia do Ninho do Urubu, Dyogo Alves fez sua estreia profissional após passar 2024 como terceiro goleiro do elenco principal. Aos 21 anos, o goleiro já acumula conquistas importantes na base, como o Mundial Sub-20, os Brasileiros Sub-20 e Sub-17 e a Copa do Brasil Sub-17. Além disso, fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil na temporada passada.
Fabiano
O volante de 19 anos chegou ao Flamengo em 2024, após se destacar na Copinha pelo Audax-SP. Após uma temporada no sub-20, conquistou a vaga de titular na estreia do Carioca. Fabiano jogou por 70 minutos na partida contra o Boavista.
João Alves
Outro meio-campista a estrear profissionalmente, João Alves substituiu Fabiano aos 25 minutos do segundo tempo. O jovem fez parte do elenco campeão da Libertadores e do Mundial Sub-20 em 2024, além de disputar as principais competições da base.
Caio Garcia
Caio Garcia, um dos maiores destaques do sub-20 em 2024, começou no banco de reservas, surpreendendo os torcedores. O meio-campista foi autor do primeiro gol na virada contra o Olympiacos no Mundial Sub-20. Sua ausência inicial e a demora para colocá-lo em campo geraram críticas ao técnico Cleber dos Santos. Em 2024, Caio disputou 27 jogos pelo sub-20.
Guilherme Santos
Nascido em 2006, Guilherme Santos é um centroavante recém-chegado do Cuiabá e foi a principal surpresa no banco de reservas. Cleber dos Santos promoveu sua estreia profissional na partida contra o Boavista, em um momento crucial em que o Flamengo buscava o empate.
Jogadores que podem estrear nas próximas rodadas
Esse elenco do Carioca disputará as próximas três rodadas do Estadual, contra Madureira, Nova Iguaçu e Bangu, oferecendo oportunidades para mais jovens estrearem com o Manto Sagrado. Entre os sete que permaneceram no banco contra o Boavista, apenas o lateral Lucyan já jogou pelo time principal. Confira os Garotos do Ninho que podem estrear em breve:
Lucas Furtado (GOL)
Da Mata (ZAG)
Felipe Vieira (ZAG)
Ainoã (LAE)
Daniel Rogério (VOL)
Rafael Couto (MEC)
Técnico Filipe Luís espera contar com o volante já na Libertadores, diante do Estudiantes, mas cenário mais provável indica volta em outubro
06 Set 2025 | 18:00 |
O volante Erick Pulgar pode estar perto de voltar a reforçar o Flamengo. Entre quinta (11) e sexta-feira (12), o jogador passará por uma tomografia computadorizada para avaliar a fratura no quinto metatarso do pé direito, sofrida no fim de junho. O exame será decisivo para definir o estágio da recuperação e o prazo de retorno aos gramados.
A análise mostrará ao departamento médico o grau de consolidação óssea. Há dois cenários possíveis:
O volante chileno se machucou no dia 29 de junho, durante o duelo entre Flamengo contra o Bayern de Munique, pela Copa do Mundo de Clubes. Dias depois, passou por cirurgia no Chile e, desde então, segue um protocolo rígido de recuperação.
Titular antes da lesão, Pulgar tem feito falta na rotação do elenco. Apesar da boa parceria entre Saúl e Jorginho, a comissão técnica considera o chileno peça fundamental para manter o nível de competitividade no meio-campo.
Camisa 10 teve grande atuação diante do Peru, participando da jogada do primeiro gol e marcando o seu nos 3 a 0 em Montevidéu
06 Set 2025 | 17:00 |
O Uruguai garantiu vaga direta na Copa do Mundo de 2026 ao vencer o Peru por 3 a 0, nesta quinta-feira (04). Um dos grandes nomes da partida foi Arrascaeta, camisa 10 do Flamengo, que participou do lance do primeiro gol e ainda deixou sua marca. O desempenho rendeu destaque no jornal uruguaio El País, que exaltou o meia rubro-negro.
El País sobre Arrascaeta, do Flamengo: "influencia diretamente o desempenho do Uruguai"
“Giorgian de Arrascaeta foi a estrela, não apenas pelo gol, mas por sua participação constante no setor ofensivo, algo raramente visto antes. Em vários momentos, a Celeste utilizou o corredor central, enquanto ele se movimentava para aparecer livre e receber a bola em vantagem”, publicou o veículo.
A análise ainda ressaltou o impacto do meia no nível da seleção: “Ter o camisa 10 do Flamengo em grande fase — com 31 participações em gols em 46 jogos em 2025 — influencia diretamente o desempenho do Uruguai. Ele arriscou finalizações em diversas oportunidades até ser recompensado com o gol, aos 12 minutos da etapa final.”
Titular no confronto, Arrascaeta iniciou a jogada do gol de Rodrigo Aguirre, aos 14 minutos da primeira etapa. No segundo tempo, aproveitou cruzamento de Varela, também do Flamengo, e anotou um golaço para ampliar a vantagem. Já nos minutos finais, Viñas completou a vitória da Celeste.
Vivendo uma das melhores temporadas da carreira, o meia soma 46 partidas no ano, com 19 gols e 13 assistências, contabilizando jogos pelo Flamengo e pela seleção uruguaia. A meta agora é manter o alto nível para estar na lista de convocados para o Mundial de 2026.
Arrascaeta e seus companheiros voltam a campo na próxima terça-feira (09), às 20h (de Brasília), contra o Chile, no Estádio Nacional, em Santiago, pela 18ª rodada das Eliminatórias. O craque deverá estar à disposição do técnico Filipe Luís no próximo domingo (14), quando o Flamengo encara o Juventude pelo Brasileirão.
Mengão segue na preparação para o jogo diante do Juventude no próximo domingo (14) e jogador anima o clube na atividade de sábado
06 Set 2025 | 16:00 |
O sábado (6) foi de preparação no Ninho do Urubu em meio à pausa da Data Fifa. Durante os trabalhos, o técnico Filipe Luís recebeu uma ótima notícia: Jorginho completou o segundo dia seguido de treinos em campo e deve estar à disposição para o próximo compromisso.
O ítalo-brasileiro desfalcou o time nas últimas rodadas após sentir dores na coxa durante a goleada por 8 a 0 sobre o Vitória. Depois de ser preservado contra o Grêmio, voltou a treinar normalmente nesta semana e está liberado para enfrentar o Juventude, no próximo domingo (14), pelo Brasileirão.
Além de Jorginho, o Flamengo também aguarda a recuperação de Alex Sandro. O lateral sofreu lesão na panturrilha esquerda ainda no primeiro tempo contra o Vitória e não atuou no empate em 1 a 1 contra o Grêmio no Maracanã.
Desde então, vem realizando tratamento intensivo no departamento médico. A expectativa é que a pausa da Data FIFA ajude em sua evolução, mas a presença diante do Juventude ainda depende da resposta nos próximos dias.
O Flamengo lidera o campeonato e volta a campo no dia 14 de setembro, às 16h (de Brasília), contra o Juventude, em Caxias do Sul. O adversário ocupa a 18ª colocação, com 21 pontos em 21 partidas, e luta para sair da zona de rebaixamento.