Futebol
29 Ago 2023 | 14:46 |
O Flamengo vai chegar a marca impressionante de 10 técnicos no comando da equipe em menos de quatro anos. Desde a saída de Jorge Jesus, em 2020, até o momento, nenhum dos treinadores ficou com o time por mais de 50 partidas. Jorge Sampaoli tem saída decretada para o fim do ano, mas pode nem ter todo esse tempo.
Jorge Jesus esteve no Flamengo entre 2019 e 2020 por 58 partidas. Depois dele, a diretoria do clube não tem segurado muitos técnicos. Inclusive, este problema é extremamente atual, tendo em vista o anúncio da demissão de Sampaoli. Na noite deste domingo (27) foi divulgado que o técnico argentino não participaria da próxima temporada com o rubro-negro, ainda que o seu contrato estipulasse a sua permanência até dezembro de 2024.
Contudo, ao que tudo indica, pode ser que Sampaoli nem dure tanto assim na equipe. A Nação Rubro-Negra tem feito muitas manifestações contra o técnico - e também contra a diretoria - e os resultados terríveis das últimas semanas não vem ajudando a sua fama. O Mais Querido foi eliminado precocemente da Libertadores e teve apenas desempenhos catastróficos no Brasileirão durante agosto.
A final da Copa do Brasil contra o São Paulo nos dias 17 e 24 de setembro pode ser a redenção de Sampaoli ou o seu fim definitivo, dependendo da conquista ou a ausência dessa. Se o argentino for demitido logo após o jogo de volta, ele estará deixando o Flamengo com apenas 39 partidas disputadas.
O vexame contra o Internacional, neste sábado (26), foi o seu 34º jogo defendendo o Manto Sagrado e, em seguida, foi declarada a sua demissão. Sampaoli entrou na equipe técnica do Mengão em abril de 2023, substituindo Vitor Pereira. Parece um período curto, mas, mesmo assim, ele não já não é o treinador que passou pelo Flamengo por menos tempo nos últimos anos.
VEJA A LISTA COMPLETA:
- Jorge Jesus (2019/2020) - 58 jogos
- Domenec Torrent (2020) - 23 jogos
- Rogério Ceni (2020/2021) - 45 jogos
- Renato Gaúcho (2021) - 37 jogos
- Maurício Souza (2021) - 19 jogos
- Paulo Sousa (2022) - 32 jogos
- Dorival Júnior (2022) - 42 jogos
- Vitor Pereira (2023) - 18 jogos
- Jorge Sampaoli (2023) - 34 jogos até o dia 26 de agosto
Partida válida pela terceira rodada do Campeonato Carioca terá equipe completa de arbitragem confirmada; Mais Querido precisa da 1ª vitória no torneio
19 Jan 2026 | 11:57 |
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) oficializou, na manhã desta segunda-feira (19), a escala de arbitragem para o primeiro grande teste da temporada 2026 no futebol carioca. Bruno Arleu de Araújo foi o escolhido para comandar o apito no duelo entre Flamengo e Vasco, válido pela 3ª rodada da Taça Guanabara. O clássico acontece nesta quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Para auxiliar Bruno Arleu no campo, foram escalados os assistentes Thiago Henrique Correa e Hugo Filemon Soares. A tecnologia também estará presente: a cabine do VAR (Árbitro de Vídeo) ficará sob a responsabilidade de Rodrigo Cavalhães de Miranda.
O "Clássico dos Milhões" colocará frente a frente rivais em momentos e estratégias distintas neste início de estadual. Pelo lado da Gávea, a tendência é que o Flamengo mantenha o cronograma estabelecido pela comissão técnica e entre em campo novamente com a equipe Sub-20.
O Rubro-Negro vive um começo de ano turbulento com os garotos, somando apenas um ponto em três jogos e ocupando a modesta 6ª posição do Grupo B, o que acende um sinal de alerta na Gávea. Já o Vasco da Gama, comandado por Fernando Diniz, adotará postura agressiva. Após poupar os titulares no empate contra o Nova Iguaçu na rodada anterior, o Cruzmaltino deve escalar o que tem de melhor em seu elenco.
Depois da folga concedida no último domingo (18), o elenco principal se reapresenta nesta segunda-feira (19), no Ninho do Urubu. A retomada marca a continuidade da pré-temporada, planejada para recondicionar fisicamente os jogadores após o desgaste da temporada passada e o período de férias. Flamengo precisa da vitória para continuar sonhando com classificação pro mata-mata.
Enquanto o planejamento do Mengão indica a persistência com o time sub-20 no clássico, o Cruzmaltino terá reforços do time principal
19 Jan 2026 | 11:10 |
O técnico Fernando Diniz optou por poupar os principais jogadores no empate sem gols entre Vasco e Nova Iguaçu, neste domingo (18), pelo Campeonato Carioca. Após a partida, o treinador confirmou que pretende escalar a equipe titular no clássico contra o Flamengo, marcado para esta quarta-feira (21).
“A tendência é voltar o time titular, essa é a ideia inicial”, afirmou Diniz em entrevista coletiva. Com isso, nomes como Philippe Coutinho e Rayan devem voltar a ficar à disposição para o confronto no Maracanã na próxima quarta-feira (21).
Apesar de estar nos planos para o clássico, Rayan pode acabar nem entrando em campo. A participação do atacante depende do desfecho da proposta feita pelo Bournemouth, da Inglaterra. Caso o Vasco avance na negociação, o jogador pode ser preservado.
Enquanto o Vasco se prepara para retornar com força máxima, o cenário no Flamengo ainda é de indefinição. Desde o início do Campeonato Carioca, o clube tem utilizado uma equipe formada majoritariamente por atletas do sub-20, enquanto o elenco principal segue em período de pré-temporada.
Após três rodadas e resultados abaixo do esperado, cresce a expectativa sobre a manutenção do planejamento. Os treinos desta segunda-feira (19) e terça-feira (20) serão determinantes para a decisão final da comissão técnica. O clássico entre Flamengo e Vasco está marcado para esta quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela sequência do Campeonato Carioca.
Jogador foi campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2019 com o Mengão e entrou no radar do Alvinegro para aumentar as opções de Dorival Júnior
19 Jan 2026 | 09:56 |
O Corinthians segue ativo no mercado em busca de reforços para a temporada 2026 e colocou como alvo para o meio de campo um jogador formado nas categorias de base do Flamengo. Trata-se do volante Vini Souza, atualmente no Wolfsburg, da Alemanha.
O nome de Vini Souza consta entre os pedidos feitos pelo técnico Dorival Júnior à diretoria alvinegra. Diante desse cenário, o clube paulista já realizou uma consulta para avaliar a possibilidade de contar com o atleta por empréstimo. O ex-jogador do Flamengo, no entanto, tem contrato com o Wolfsburg válido até 2030.
Inicialmente, Vini Souza não demonstrava interesse em retornar ao futebol brasileiro neste momento da carreira. Porém, após perder espaço no Wolfsburg, o volante mudou de postura nas últimas semanas e passou a enxergar com bons olhos a possibilidade de voltar ao país. A informação foi divulgada pelo GE.
Formado na base do Flamengo, Vini Souza integrou o elenco histórico comandado por Jorge Jesus em 2019. Naquela temporada, o volante participou das conquistas da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro.
Após a campanha vitoriosa de 2019, Vini Souza deixou o Flamengo em 2020, negociado com o Lommel, da Bélgica. Na sequência, passou por Mechelen, Espanyol, Sheffield United e, por fim, chegou ao Wolfsburg, onde vinha sendo usado como titular, mas perdeu espaço nos jogos mais recentes da Bundesliga.
Enquanto o Corinthians tenta avançar na contratação do volante, o Flamengo acompanha atentamente os movimentos do rival. As equipes se enfrentam no dia 1º de fevereiro, pela Supercopa do Brasil, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.