Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Famosos

O FLAMENGUISTA MARCIUS MELHEM É DESMENTIDO POR UNIVERSIDADE QUE O ACUSOU POR MISOGINIA

Reitoria da UFRJ teve de desmentir o torcedor do Flamengo que disse que um estudo sobre os seus comportamentos na internet não era da instituição

Marcius Melhem / Divulgação
Marcius Melhem / Divulgação

  |

Icon Comentário0

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fez uma pesquisa apontando que o humorista Marcius Melhem criou uma rede misógina para atacar as mulheres que o denunciaram por assédio sexual. O torcedor do Flamengo tinha dito nesta segunda-feira (09) que o estudo não era da instituição, o que foi desmentido. 

Nesta terça-feira (10), a UFRJ divulgou uma nota em que explica que o estudo não tem vínculo algum com a reitoria, mas " é, sim, produto de um dos 1.456 laboratórios de pesquisa da nossa Universidade centenária”. Veja a nota na íntegra, no site da Universidade, através deste link.

“A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro informa que, diferentemente do que foi divulgado por Marcius Melhem, ex-diretor da TV Globo, a Reitoria não afirmou que a pesquisa Orquestração Multiplataforma da Misoginia: O Caso Marcius Melhem, produzida pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab), da Escola de Comunicação (ECO), não tem vínculo com a UFRJ. Ainda que tenha informado em e-mail que a pesquisa não possui relação com a Reitoria, é, sim, produto de um dos 1.456 laboratórios de pesquisa da nossa Universidade centenária”, afirmou a  reitoria.


“A pesquisa elaborada pelo NetLab é um estudo de caso, parte da linha de pesquisa Desinformação de Gênero e Discurso de Ódio. Nessa linha, o laboratório investiga diferentes campanhas de comunicação que atacam, difamam, violentam e desvalorizam mulheres e seus direitos por meio de plataformas digitais. (…) O NetLab pesquisa temas que ganharam destaque nos meios de comunicação e na agenda pública. Enfatizamos que o referido laboratório é reconhecido pela excelência e contribuição”, disse o texto.


Tudo isto começou por conta de mais acusações que foram levantadas no nome do ex-diretor da Globo. Melhem tinha sido acusado de assédio por várias mulheres. Em seguida, criou um canal no YouTube onde se justificava e dizia que elas eram mentirosas, com o pretexto de estar se defendendo. A plataforma e os seus conteúdos foram vistos como misóginos, já que atacavam as denunciantes. 

O estudo conduzido pela Universidade comprova este comportamento orquestrado em busca de desmoralizar as denunciantes e até prejudicar campanhas publicitárias com uma de suas acusadoras.


Melhem também tentou dizer que a pesquisa era mentirosa. Ele gravou, na tarde de ontem (09), um vídeo em que mostra um email da assessoria de imprensa da UFRJ, dizendo que o documento não é da reitoria. Seus seguidores, assim, começaram a disseminar que não era nada mais do que uma 'fake news', o que a Universidade negou. 



Famosos

CAROLINA DIECKMANN REBATE CRÍTICAS DEPOIS DE PUBLICAR FOTOS NA WEB

Atriz não poupou palavras para responder

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Carolina Dieckmann, de 45 anos, rebateu os comentários negativos que recebe em relação as suas fotos em um vídeo publicado no Instagram, nesta terça-feira (23). A atriz, que costuma a dividir com os fãs cliques de biquíni na rede social, comentou que alguns internautas a chamam de 'velha' nos comentários e refletiu sobre a situação. 

"Eu acordei feliz me sentindo bonita numa manhã de quarta-feira e resolvi publicar uma foto de biquíni que eu mesma tirei nesse dia. Rapidamente, algumas pessoas apareceram nos comentários falando o quanto eu parecia péssima, velha, como se aquela publicação tivesse sido uma afronta para a sociedade. Algumas pessoas pareciam estar torcendo para eu reconhecer no espelho aquela mulher que elas estavam descrevendo nos comentários", iniciou.


"Minha pele já não é boa o bastante? O cabelo já não é bom o bastante? O corpo já não é bom o bastante? Como se o auge da minha vida e da minha carreira já tivesse passado. O que seria certo então? Não publicar mais nenhuma foto? Me tornar invisível?", questionou.


"Eu sinto decepcionar, mas sim, a minha idade chegou. E com a minha idade chega junto todos os auges que eu ainda posso viver em cada nova fase. Eu continuo olhando no espelho e vendo a mulher incrível que eu sou. Cada vez que você ouvir 'a idade chegou', corrija a frase para 'o seu auge chegou', porque você precisa ver no espelho a mulher que tem uma trajetória incrível de conquistas e os auges que você ainda tem pela frente. Se olha no espelho, vai", finalizou. 


Famosos

SOLTEIRO NA ÁREA! CAUÃ REYMOND TERMINA NAMORO COM DENTISTA APÓS 1 ANO DE RELACIONAMENTO

Os dois se relacionavam desde 2023

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Parece que o ator Cauã Reymond está solteiro. Isso porque, segundo informações do perfil Circo da Mídia, no Instagram, Luiz Watson, a dentista com quem ele vivia um relacionamento bastante secreto nos últimos meses, não conseguiu se adequar ao seu estilo de vida.

Destacando que Luiz mora em Minas Gerais e parou de viajar para o Rio de Janeiro para vê-lo e também deixou de publicar registros com o ator. Desse modo, os rumores de uma possível separação estão se espalhando pela web.

O agora ex-casal estava junto há 1 ano. Luiza chegou a passar o réveillon com a família de Cauã e conheceu Sofia, filha do ator com a atriz Grazi Massafera.


Nesta última quarta-feira (24), a dentista publicou uma mensagem em seu Instagram refletindo sobre enxergar além da superficialidade, rótulos, estereótipos e suposições.


“Eu queria que você pudesse ver a minha verdadeira natureza. Para além do meu corpo e dos rótulos, há um rio de ternura e vulnerabilidade. Para além dos estereótipos e das suposições, há um vale de franqueza e autenticidade. Para além da memória e do ego, há um oceano de consciência e compaixão”, diz a frase enigmática.


Famosos

EITA! MARCIUS MELHEM É DENUNCIADO POR PERSEGUIÇÃO E VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA MULHERES

O torcedor do Flamengo passou a usar as redes sociais para se defender, mostrando ao público a sua visão, depois de ser acusado de assédio

Marcius Melhem / Divulgação
Marcius Melhem / Divulgação

  |

Icon Comentário0

O ator e diretor Marcius Melhem é alvo de mais uma denúncia criminal, agora por suspeita de atacar nas redes sociais as mulheres que o acusam de assédio e importunação sexual. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pede que ele seja condenado pelos crimes de perseguição e violência psicológica.

Depois que o caso das acusações veio a público, o humorista passou a usar as redes sociais para dar a sua versão. Ocorre que, na avaliação do Ministério Público, ele ultrapassou os limites do direito de defesa e partiu para uma tentativa de "retaliação", o que a denúncia chama de "campanha vingativa".

O promotor de Justiça Paulo Henrique Castex, que assina a peça, afirma que o humorista expôs a intimidade das mulheres "sem qualquer preocupação com as consequências altamente danosas que estas exposições públicas podem causar". Ele lista, por exemplo, danos emocionais e até prejuízos financeiros. A denúncia também atribui ao artista um "plano de ataques massivos à honra e à dignidade" dessas mulheres, apoiado em discursos de ódio, tudo com o objetivo de desqualificá-las, segundo o MP.


"A pretexto de ‘exercer sua defesa’ perante o público, Melhem organizou e colocou em prática uma campanha de orquestração multiplataforma digital, com ataques de toda ordem contra as vítimas, inclusive com utilização de elementos de discriminação de gênero, imbuído de um sentimento de vingança, que se perpetuou no tempo", diz um trecho da denúncia, oferecida no dia 26 de fevereiro.


O Ministério Público afirma ainda que Marcius Melhem tentou atribuir às mulheres o estereótipo de "mentirosas, oportunistas, de comportamento sexual imoral". "A campanha de defesa pública de Melhem adota verdadeiros contornos da odiosa legítima defesa da honra, conceito arcaico que permitia ao homem agir com violência vingativa contra a mulher que o houvesse ‘desonrado’", acrescenta o MP.

O promotor cita um estudo do NetLab, laboratório de pesquisa sobre internet e redes sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que concluiu que o ator incitou seguidores a se engajarem nos ataques e criou uma "comunidade com atuação multiplataforma, que reforça a misoginia" online.O próximo passo é a análise da denúncia pelo Poder Judiciário. Se o juiz ou juíza responsável considerar que há indícios de crime, um processo penal será aberto.


A juíza Luciane Jabur Figueiredo, da 21.ª Vara Criminal de São Paulo, remeteu o caso para o Tribunal de Justiça do Rio, onde já tramitam ações penais contra o humorista.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Famosos

GRACYANNE BARBOSA FAZ FESTA DE ANIVERSÁRIO PARA MÃE DE BELO:"MEU AMORZINHO"

 

Icon Comentário0
Famosos

ARLINDO CRUZ APARECE NAS REDES SOCIAIS TOCANDO BANJO COM A AJUDA DA ESPOSA

 

Icon Comentário0
Famosos

IRMÃ DE GABIGOL, DHIOVANNA BARBOSA MUDA VISUAL RADICALMENTE E GANHA ELOGIOS NA WEB

 

Icon Comentário0