Futebol

O QUÊ MUDOU? RELEMBRE O ELENCO DO FLAMENGO NA ESTREIA DA ÚLTIMA LIBERTADORES

O Mais Querido já teve oito saídas e três mudanças de técnicos comandando o elenco desde o começo de 2023

Vitor Pereira / Divulgação
Vitor Pereira / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Contagem regressiva! Nesta terça-feira (02), o Flamengo fará sua estreia na Copa Libertadores da América, enfrentando o Millonarios (COL). No jogo em Bogotá, na Colômbia, o Mengão almeja começar a busca pela Glória Eterna de forma distinta em relação à temporada anterior, na qual foi derrotado logo na primeira rodada da competição continental.


Na edição de 2023 da Libertadores, o Flamengo disputou o primeiro jogo da fase de grupos no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, localizado na altitude de Quito, Equador. Naquela ocasião, sob o comando de Vítor Pereira, a equipe carioca foi vencida pelo Aucas (EQU) por 2 a 1, de virada. Além disso, viu sua invencibilidade de quase três anos em jogos fora de casa na principal competição do continente ser interrompida.


Na partida ocorrida em 05 de abril de 2023, Vítor Pereira promoveu nove alterações na escalação em relação ao time que havia vencido o Fluminense no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. No entanto, as mudanças não surtiram o efeito desejado no desempenho do Flamengo, que acabou sendo derrotado por um estreante na Libertadores.


Segundo informações do site ‘Sofascore’, o Flamengo teve 61% de posse de bola contra 39% do Aucas. Além disso, a equipe rubro-negra acertou 89% dos passes (461/519), finalizou 13 vezes, com cinco chutes no alvo, e conquistou seis escanteios. Por outro lado, o adversário finalizou 12 vezes, sete delas em direção ao gol do Mengão.

Naquela época, como mencionado, Vítor Pereira ainda estava à frente do Flamengo. Dessa forma, o treinador português escalou os seguintes jogadores: Santos; Wesley, Pablo, Rodrigo Caio, Filipe Luís, Vidal, Victor Hugo, Matheus França, Marinho, Éverton Ribeiro e Gabigol. Apenas dois desses jogadores permanecem no elenco rubro-negro em 2024: Wesley e Gabigol.


Agora, sob o comando de Tite, o Flamengo busca iniciar sua campanha na Libertadores com uma vitória. Para isso, o treinador rubro-negro deverá escalar a sua equipe titular. Como cabeça de chave do Grupo E, o Mengão entrará em campo nesta terça-feira (02).



Futebol

Com 3 zagueiros, confira a provável escalação do Flamengo para encarar o Fortaleza

Mengão busca consolidar posição na tabela em partida na Arena Castelão, enquanto técnico Filipe Luís mantém mistério no time titular

Flamengo enfrenta o Fortaleza com desfalques e retornos cruciais em jogo decisivo no Castelão - foto: reprodução
Flamengo enfrenta o Fortaleza com desfalques e retornos cruciais em jogo decisivo no Castelão - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

Nesta terça-feira (26), o Flamengo enfrenta o Fortaleza, às 20h, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo, que acontece na Arena Castelão, promete ser decisivo para as pretensões do Mais Querido na reta final da competição.


Filipe Luís, técnico rubro-negro, adotou estratégia inédita de esconder a escalação titular, testando diversas formações no último treino realizado na segunda-feira (25). Entre as opções, Gabigol pode retornar ao time titular ao lado de Matheus Gonçalves e Michael, mas alternativas no ataque seguem em avaliação.


  


ESCALAÇÃO PROVÁVEL

Para o confronto, a possível formação do Flamengo é: Rossi; Léo Ortiz, David Luiz e Léo Pereira; Wesley, Pulgar, Alcaraz (De la Cruz), Gerson e Alex Sandro; Bruno Henrique e Michael.



DESFALQUES E RETORNOS NO MENGÃO

O Flamengo conta com desfalques significativos: Everton Cebolinha, Viña, Pedro e Arrascaeta seguem fora por lesões graves. Fabrício Bruno e Everton Araújo estão suspensos por acúmulo de cartões amarelos.

Apesar disso, o Rubro-Negro celebra importantes reforços. Gerson, Léo Ortiz, Plata e Varela retornaram das seleções, enquanto Gabigol foi reintegrado ao elenco após afastamento. David Luiz, De la Cruz e Carlinhos também estão disponíveis após se recuperarem de problemas físicos.


DISPUTA POR POSIÇÃO NA TABELA

O CRF busca somar pontos para consolidar sua posição no G-4 e manter as chances matemáticas de título. A equipe ocupa a quinta posição com 62 pontos, enfrentando um Fortaleza que também almeja encerrar a temporada com uma boa colocação


Futebol

MGM revela nomes que farão parte de sua gestão em caso de vitória nas eleições do Flamengo

Candidato a presidência do Mengão divulga lista de gestores que fazem parte de sua chapa no pleito de 9 de dezembro no clube

Maurício Gomes de Mattos revela nomes de sua chapa na eleição - Foto: Fred Gomes/GE
Maurício Gomes de Mattos revela nomes de sua chapa na eleição - Foto: Fred Gomes/GE

  |

Icon Comentário0

Na segunda-feira (25), Maurício Gomes de Mattos (MGM), candidato à presidência do Flamengo, anunciou novos integrantes de sua possível gestão. O evento ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), como parte de sua campanha para as eleições do clube, marcadas para o dia 9 de dezembro.


Já confirmados como membros da chapa Mengão Maior, Wellington Silva será vice-presidente, enquanto Eduardo Bandeira de Mello presidirá a Assembleia Geral e Rosana Lomba atuará como vice da AG. Além disso, MGM apresentou nove novos nomes que poderão ocupar diferentes cargos, com destaque para o retorno de Daniel Orlean, ex-vice-presidente de Marketing do clube.


Confira os nomes anunciados:


Daniel Orlean: Ex-VP de Marketing do Flamengo (2016-2018), fundador do Flaesports e atual co-CEO da Voltz, do Grupo Energisa;

Wagner Bittencourt: Ex-ministro da Aviação Civil e ex-vice-presidente do BNDES;


Francisco Costa e Silva: Ex-presidente da CVM e especialista em direito societário;

Gilney Bastos: Presidente da White Martins;

André Carvalhal: Alto executivo do BNDES, PhD em Finanças e professor da Coppead;

Cláudio Baratta: Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do Rio de Janeiro;

Bruno Cotecchia: Advogado e ex-vice-presidente de Remo na gestão Bandeira de Mello;

Raphael Thuin: Ex-atleta e medalhista pan-americano, responsável pelo programa de Esportes Olímpicos da chapa.

Destaques e histórico

O retorno de Daniel Orlean chama atenção. Ele foi responsável por criar o programa de esportes eletrônicos do clube, que alcançou grande êxito com o título do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) em 2019. Crítico à terceirização dos esports pelo Flamengo, Orlean já havia sinalizado apoio político durante evento de lançamento de um livro sobre a gestão Bandeira de Mello, em abril.

"“Estou sempre à disposição para apoiar quem quiser acreditar o torcedor no centro, que não trata o torcedor só como fonte de receita. Eu batalhei muito para mudarmos algumas filosofias implantadas antes da nossa gestão, para o torcedor ser de fato o mais imporante", disse Daniel Orlean em entrevista ao 'Mundo Rubro-Negro'.

Outro nome de destaque é Raphael Thuin, que liderará o planejamento voltado aos esportes olímpicos do Flamengo.

Eleições no Flamengo

Os sócios do clube decidirão o presidente do Flamengo do triênio 2025-2027 no dia 9 de dezembro, na sede da Gávea. A eleição promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos, com três candidatos na disputa:

Bap (Chapa 1)

MGM (Chapa 2)

Dunshee (Chapa 3)

Além de eventos na mídia, os candidatos participarão de um novo debate organizado pelo jornal O Globo, no dia 4 de dezembro.



Futebol

Flamengo tem 7 desfalques e 6 pendurados para o confronto diante do Fortaleza pelo Brasileirão

Mengão não poderá contar com sete jogadores devido a lesões e suspensões e pode perder atletas importantes para confronto diante do Internacional

Gerson está entre os pendurados do Flamengo - Foto: Reprodução/Flamengo
Gerson está entre os pendurados do Flamengo - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Flamengo entra em campo nesta terça-feira (26) para enfrentar o Fortaleza, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto acontece na Arena Castelão, no Ceará, a partir das 20h (horário de Brasília), com transmissão exclusiva pelo Premiere.


Desfalques confirmados


O técnico Filipe Luís terá que lidar com sete desfalques para o duelo:


Everton Cebolinha (ruptura do tendão de Aquiles)

Matías Viña (ruptura do ligamento cruzado e fratura da tíbia)


Pedro (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho)

Arrascaeta (lesão no menisco)

Luiz Araújo (em transição física)

Fabrício Bruno e Evertton Araújo (suspensos pelo terceiro cartão amarelo).

Jogadores pendurados

Além dos desfalques, o Flamengo precisa estar atento aos seis jogadores pendurados com dois cartões amarelos: Carlinhos, David Luiz, Erick Pulgar, Gabigol, Gerson e Léo Ortiz. Caso sejam advertidos contra o Fortaleza, os atletas não poderão enfrentar o Internacional na próxima rodada, no domingo (01).

Reforços à disposição

Por outro lado, o Flamengo terá oito reforços importantes. Retornam ao time: Gerson, Léo Ortiz, Gonzalo Plata e Guillermo Varela que foram convocados para compromissos com suas seleções, Gabigol, reintegrado após afastamento, e David Luiz, De La Cruz e Carlinhos, recuperados de problemas físicos.

O confronto

O duelo contra o Fortaleza é decisivo para as pretensões do Flamengo no Brasileirão. Com 62 pontos, o Rubro-Negro ocupa a quinta colocação e busca ultrapassar o adversário cearense, que está em quarto lugar com 64 pontos. Uma vitória colocaria o Flamengo em posição privilegiada para disputar o terceiro lugar na reta final do campeonato.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Fortaleza x Flamengo: jogo terá transmissão da Globo? Confira
Futebol

Fortaleza x Flamengo: jogo terá transmissão da Globo? Confira

 

Icon Comentário0
Cria do Flamengo, Lucas Paquetá se destaca em vitória do West Ham sobre o Newcastle
Futebol

Cria do Flamengo, Lucas Paquetá se destaca em vitória do West Ham sobre o Newcastle

 

Icon Comentário0
Artilheiro da Série B é alvo do Flamengo para substituir Gabigol, afirma portal
Futebol

Artilheiro da Série B é alvo do Flamengo para substituir Gabigol, afirma portal

 

Icon Comentário0