Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

PALMEIRAS X FLAMENGO: QUAL SERÁ QUE GANHOU MAIS TÍTULOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS? SAIBA TUDO

Os dois times dominaram o cenários do futebol nacional na última década, cada um de sua forma e com diferentes títulos

Palmeiras X Flamengo / Divulgação
Palmeiras X Flamengo / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Mais um ano está acabando com muitas coisas diferentes, mas um fator prossegue: Palmeiras e Flamengo continuam entre os times com mais destaque na temporada. Desde 2013, tanto o Verdão como o Mengão vem dominando o futebol brasileiro, acumulando vitórias, títulos e incríveis campanhas. Contudo, qual destes terá se saída melhor na última década?

Em quatro das últimas cinco edições da Copa Libertadores da América foram conquistadas ou pelo Palmeiras (2020 e 2021), ou pelo Flamengo (2019 e 2022). Antes disso, a primeira vitória do Mais Querido tinha sido em 1981, enquanto o Alviverde já tinha levantado a taça antes em 1999. Os dois estarão na competição do ano que vem como tricampeões. 


Já no Brasileirão, o time paulista conseguiu a vitória em 2016, em 2018, em 2022 e este ano! Ainda que a competição não tenha terminado, e o Alviverde não tenha conseguido acumular 72 pontos ao longo das 37 rodadas que já passara, é praticamente impossível que qualquer equipe o passe, já que tem um saldo de gols consideravelmente superior e está três pontos na frente de todos os seus rivais. O Flamengo, por outro lado, conquistou não quatro, mas dois Brasileiros. Ambas as premiações foram num intervalo de dois anos, em 2019 e em 2020.


Na 'categoria' Copa do Brasil, os dois times estão empatados, cada um com dois títulos. O paulista os conquistou em 2015 e 2020, enquanto o carioca em 2013 e 2022. Algo parecido acontece na Recopa Sul-Americana, onde cada um ganhou apenas uma: o Flamengo em 2020 e o Palmeiras em 2022. 

O único título do Palmeiras em uma Supercopa do Brasil foi conquistado este ano (2023), exatamente contra o Flamengo. O Mais Querido, por outro lado, ganhou as edições de 2020 e de 2021, sendo que ganhou a mais recente do Palmeiras. O Mengão disputou também a Supercopa de 2022, completando quatro anos seguidos tentando o prêmio. 


Desta forma, tirando os Campeonatos Estaduais, o Palmeiras estaria na frente com 10 títulos, enquanto Flamengo acumula, ao longo de dez anos nove títulos nacionais e internacionais. Contudo, o que dá a 'vitória' ao Fla é exatamente a quantidade de vezes que este levantou o troféu do Rio de Janeiro. Em dez anos, o Mais Querido conquistou cinco Campeonatos Cariocas (2014, 2017, 2019, 2020 e 2021), enquanto o Verdão apenas três (2020, 2022 e 2023). 

Resumindo, são 13 títulos para o lado do paulista e 14 para o lado do carioca. Juntos, os dois times acumulam 27 prêmios ganhos na última década. Nenhuma outra equipe conseguiu chegar perto deste feito, recentemente. 

Flamengo = 14 títulos

- Copa Libertadores (2): 2019 e 2022

- Campeonato Brasileiro (2): 2019 e 2020

- Copa do Brasil (2): 2013 e 2022

- Supercopa do Brasil (2): 2020 e 2021

- Recopa (1): 2020

- Campeonato Carioca (5): 2014, 2017, 2019, 2020 e 2021

Palmeiras = 13 títulos

- Copa Libertadores (2): 2020 e 2021

- Campeonato Brasileiro (3): 2016, 2018 e 2022

- Copa do Brasil (2): 2015 e 2020

- Supercopa do Brasil (1): 2023

- Recopa (1): 2022

- Campeonato Paulista (3): 2020, 2022 e 2023



Futebol

PALMEIRAS IDENTIFICA TORCEDOR QUE CUSPIU EM TITE NO JOGO CONTRA O FLAMENGO E ENVIA IMAGENS A POLÍCIA

O clube identificou a pessoa que cuspiu no técnico por meio das câmeras de segurança do Allianz Parque e do sistema de biometria facial

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

O Palmeiras identificou o torcedor que cuspiu em Tite no Allianz Parque durante a partida contra o Flamengo, pelo Brasileirão, no último domingo (21). O clube fez a identificação da pessoa que cuspiu no técnico por meio das câmeras de segurança do Allianz Parque e do sistema de biometria facial. O episódio aconteceu no intervalo da partida.

O Alviverde fará boletim de ocorrência e entregará as imagens da covardia contra Tite, à polícia. O Alviverde entende se tratar de uma atitude inaceitável e incompatível com os valores da atual gestão, que tanto preza pelo respeito aos adversários. 


O suspeito é cliente de um dos programas do clube, o "programa Passaporte", que atualmente é gerido pela Real Arenas. Sendo assim, o time paulista pedirá à superficiária que sejam tomadas providências exemplares contra este torcedor.


Vale lembrar, que o Palmeiras pediu desculpas ao técnico Tite e ao Flamengo. Anderson Barros, diretor de futebol do clube, ligou para Bruno Spindel, diretor de futebol do Flamengo, para se desculpar em nome da instituição pelo episódio.

Enquanto esse assunto se resolve, o técnico Tite comanda o último treino do Flamengo antes da viagem para a Bolívia, que acontece nesta terça. Isso porque o rubro-negro carioca encara o Bolívar e a altitude de La Paz pela terceira rodada da Libertadores da América. Nesse sentido, o confronto ocorrerá na próxima quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília).



Futebol

SERÁ? "FLAMENGO TINHA OBRIGAÇÃO DE IR PARA CIMA DO PALMEIRAS", DEFINE COMENTARISTA

Jornalista palmeirense afirmou que o Mais Querido tinha que tomar a iniciativa fora de casa contra o atual bicampeão brasileiro

David Luiz e Endrick / Divulgação
David Luiz e Endrick / Divulgação

  |

Icon Comentário0

O empate em 0 a 0 entre Palmeiras e Flamengo, nesse domingo (21), frustrou muitos torcedores e analistas de futebol. O encontro entre os dois clubes mais vitoriosos dos últimos anos no Brasil e na América do Sul ficou bem abaixo das espectativas. O senso comum ditou que ambas equipes foram bastante cautelosas e se preocuparam mais em não perder do que se arriscar a ganhar.

Jogando em casa, o atual bicampeão brasileiro Palmeiras chegou ao segundo jogo como mandante no Campeonato Brasileiro 2024 ainda sem vencer. Depois da derrota para o Internacional na segunda rodada, o alviverde paulista precisava vencer o confronto direto com o Flamengo, rival pelo título. Mesmo assim, para o jornalista palmeirense Fábio Piperno era o Fla que tinha a obrigação de partir para o ataque.


Em programa da Jovem Pan, o comentarista afirmou que pelos jogadores que tem, o Flamengo tinha a obrigação de partir para cima do Palmeiras. Mesmo com o jogo sendo realizado na casa alviverde, para Piperno cabia ao Rubro-Negro tomar a iniciativa do jogo.


Apesar da opinião de Fábio Piperno, a verdade é que o Palmeiras tem encontrado muita dificuldade para vencer o Flamengo. Nos últimos sete jogos entre as duas equipes no Allianz Parque, aconteceram cinco empates e duas vitórias do Flamengo.


Na entrevista coletiva após o empate com o Palmeiras, o técnico do Flamengo disse que o resultado tinha sido justo em um jogo bastante equilibrado. Tite afirmou que o gramado sintético do Allianz Parque obriga os jogadores a se adaptarem rapidamente, o que causa problemas de desempenho.


Futebol

REPAROU NISSO? LANCE DE JOGADOR DO FLAMENGO CONTRA O PALMEIRAS REVOLTOU TORCEDORES

A jogada parecia ser de uma boa oportunidade para o Mais Querido tirar o zero do placar, mas o craque preferiu outro caminho, levantando barulho nas redes sociais

Torcida / Divulgação
Torcida / Divulgação

  |

Icon Comentário0

No último domingo (21), o Flamengo visitou o Palmeiras, no Allianz Parque, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, o placar não saiu do zero e a partida acabou empatada. Um momento envolvendo Gerson, outro que estava no banco e entrou durante o jogo, acabou chamando a atenção de muitos torcedores e de uma forma nada positiva.

Em um certo momento do segundo tempo, o camisa 8 driblou o jogador palmeirense Aníbal Moreno, em lance dentro da área. Porém, em vez de seguir a jogada, optou por simular um pênalti, o que não foi visto com bons olhos por muitos torcedores, nas redes sociais.


Nem o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima e muito menos o VAR consideraram a penalidade, pois o lance acabou sendo muito escandaloso. Nas redes sociais, os próprios flamenguistas criticaram o meio-campista.


“Foi extremamente ridículo. E ainda perdeu a chance de tentar uma chance clara de gol”, afirmou um torcedor no X, o antigo Twitter. Outro lamentou ele desperdiçar uma oportunidade: “O que me irrita é que ele ficaria com a bola limpa, na entrada da pequena área”, completou.



Agora, o Rubro-Negro do Rio de Janeiro concentra suas atenções na Copa Libertadores da América. Na próxima quarta-feira (24), a equipe visita o Bolívar, da Bolívia, em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos. A bola rola no Estádio Hernando Siles, em La Paz, às 21h30 (de Brasília).


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

GOLEIRO DO SUB-20 DO FLAMENGO É RELACIONADO POR TITE PELA 1ª VEZ PARA A LIBERTADORES

 

Icon Comentário0
Futebol

LEMBRA DELE? EX-JOGADOR DO FLAMENGO ESTÁ VIVENDO UM FIM DE CARREIRA INESPERADO

 

Icon Comentário0
Futebol

PREPARADOR FÍSICO DO FLAMENGO TRANQUILIZA TORCEDORES SOBRE DESGASTE DOS JOGADORES: "É NATURAL..."

 

Icon Comentário0