Futebol
|
0Mais um ano está acabando com muitas coisas diferentes, mas um fator prossegue: Palmeiras e Flamengo continuam entre os times com mais destaque na temporada. Desde 2013, tanto o Verdão como o Mengão vem dominando o futebol brasileiro, acumulando vitórias, títulos e incríveis campanhas. Contudo, qual destes terá se saída melhor na última década?
Em quatro das últimas cinco edições da Copa Libertadores da América foram conquistadas ou pelo Palmeiras (2020 e 2021), ou pelo Flamengo (2019 e 2022). Antes disso, a primeira vitória do Mais Querido tinha sido em 1981, enquanto o Alviverde já tinha levantado a taça antes em 1999. Os dois estarão na competição do ano que vem como tricampeões.
Já no Brasileirão, o time paulista conseguiu a vitória em 2016, em 2018, em 2022 e este ano! Ainda que a competição não tenha terminado, e o Alviverde não tenha conseguido acumular 72 pontos ao longo das 37 rodadas que já passara, é praticamente impossível que qualquer equipe o passe, já que tem um saldo de gols consideravelmente superior e está três pontos na frente de todos os seus rivais. O Flamengo, por outro lado, conquistou não quatro, mas dois Brasileiros. Ambas as premiações foram num intervalo de dois anos, em 2019 e em 2020.
Na 'categoria' Copa do Brasil, os dois times estão empatados, cada um com dois títulos. O paulista os conquistou em 2015 e 2020, enquanto o carioca em 2013 e 2022. Algo parecido acontece na Recopa Sul-Americana, onde cada um ganhou apenas uma: o Flamengo em 2020 e o Palmeiras em 2022.
O único título do Palmeiras em uma Supercopa do Brasil foi conquistado este ano (2023), exatamente contra o Flamengo. O Mais Querido, por outro lado, ganhou as edições de 2020 e de 2021, sendo que ganhou a mais recente do Palmeiras. O Mengão disputou também a Supercopa de 2022, completando quatro anos seguidos tentando o prêmio.
Desta forma, tirando os Campeonatos Estaduais, o Palmeiras estaria na frente com 10 títulos, enquanto Flamengo acumula, ao longo de dez anos nove títulos nacionais e internacionais. Contudo, o que dá a 'vitória' ao Fla é exatamente a quantidade de vezes que este levantou o troféu do Rio de Janeiro. Em dez anos, o Mais Querido conquistou cinco Campeonatos Cariocas (2014, 2017, 2019, 2020 e 2021), enquanto o Verdão apenas três (2020, 2022 e 2023).
Resumindo, são 13 títulos para o lado do paulista e 14 para o lado do carioca. Juntos, os dois times acumulam 27 prêmios ganhos na última década. Nenhuma outra equipe conseguiu chegar perto deste feito, recentemente.
Flamengo = 14 títulos
- Copa Libertadores (2): 2019 e 2022
- Campeonato Brasileiro (2): 2019 e 2020
- Copa do Brasil (2): 2013 e 2022
- Supercopa do Brasil (2): 2020 e 2021
- Recopa (1): 2020
- Campeonato Carioca (5): 2014, 2017, 2019, 2020 e 2021
Palmeiras = 13 títulos
- Copa Libertadores (2): 2020 e 2021
- Campeonato Brasileiro (3): 2016, 2018 e 2022
- Copa do Brasil (2): 2015 e 2020
- Supercopa do Brasil (1): 2023
- Recopa (1): 2022
- Campeonato Paulista (3): 2020, 2022 e 2023
A dupla Fla-Flu venceu a concessão para gerir o Maracanã por 20 anos. O contrato foi assinado em setembro do ano passado
|
0Parceiro do Fluminense na gestão do estádio do Maracanã, o Flamengo caminha para a construção do estádio próprio. O movimento do Rubro-Negro, porém, ainda não causa impactos comerciais à gestão do "Maior do mundo", segundo o diretor Dilson Motta.
"Não sentimos esse impacto e acredito que não vai ter nos próximos anos, a curto e médio prazo. O Maracanã tem uma grande vantagem que é um nome já consolidado. Torço que dê muito certo o estádio do Flamengo e não vejo como possa prejudicar o Maracanã", Dilson Motta, diretor comercial do Maracanã
Vamos aos fatos
A dupla Fla-Flu venceu a concessão para gerir o Maracanã por 20 anos. O contrato foi assinado em setembro do ano passado. A participação econômica no Maracanã prevê 65% para o Rubro-negro e 35% para o Tricolor. O outro concorrente que tinha chegado à fase de abertura das propostas financeiras foi o consórcio Maracanã Para Todos, formado por Vasco e WTorre.
O Flamengo assinou termo de posse do terreno do futuro estádio em outubro. Ele será construído na região central do Rio de Janeiro.
A gestão anterior apontava, comandada por Rodolfo Landim, apontava para a inauguração do estádio em novembro de 2029. A nova diretoria rubro-negra, encabeçada por Bap, porém, não garante tal prazo. "Nós vamos construir um estádio, sim, no ritmo que a geração de caixa e de resultados do Clube de Regata do Flamengo não prejudiquem a performance esportiva do clube", disse, ao tomar posse.
"Em qualquer lugar do planeta em que você fala de estádio de futebol, um dos primeiros nomes que é citado é o do Maracanã. Torço e faço votos que fique bacana o estádio do Flamengo, mas o Maracanã vai continuar sendo sempre o Maracanã e sempre terá grandes jogos", Dilson Motta
O Maracanã anunciou um leilão de 11 camarotes em evento realizado na última terça-feira. Há uma projeção de que, com esse movimento, haja um aumento de receitas em relação ao planejado inicialmente.
Atacante reforçou a idolatria pelo camisa 10 da Seleção Brasileira e afirmou ser um privilégio ter um jogador desse calibre no Brasil
|
0Os rumores sobre uma possível volta de Neymar ao Santos têm movimentado o mundo do futebol, e jogadores da Seleção Brasileira já manifestaram apoio ao retorno do craque ao Brasil.
Após a goleada do Real Madrid sobre o RB Salzburg, Vini Jr., cria do Flamengo comentou sobre a possível transferência em entrevista à TNT Sports. Para o atacante merengue, a volta de Neymar seria algo muito positivo:
"O Ney é nosso ídolo. Espero que ele possa estar de volta o mais rápido possível. Para o Brasil, é importante ter um jogador como o Ney, ainda mais no Santos, que é a casa dele, onde ele brilhou em tantos jogos. Que ele possa tomar a melhor decisão para a vida dele", disse Vini Jr.
Raphinha também apoia o retorno de Neymar
Outro jogador da Seleção a se pronunciar foi Raphinha, atacante do Barcelona. Para ele, o futebol brasileiro pode ser uma excelente oportunidade para Neymar recuperar o ritmo e o alto nível:
"Acho que um jogador como ele não pode nunca estar parado, não estar em atividade. O que está acontecendo no clube dele pode estar prejudicando ele de voltar ao seu melhor momento fisicamente", opinou o jogador.
"Voltar a disputar em alto nível, e na minha opinião o Brasileiro é de alto nível, vai ser bom não só para ele, como para todo mundo", concluiu Raphinha.
Partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Carioca será em Uberlândia e contará com o time principal do Mengão em campo
|
0O Flamengo enfrentará a Portuguesa-RJ no dia 5 de fevereiro, pela 8ª rodada do Campeonato Carioca. O confronto será realizado no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e os ingressos para a partida estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (24), às 14h.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre os preços dos ingressos ou outras informações relacionadas à venda, que será feita pela plataforma responsável.
FLAMENGO EM UBERLÂNDIA
A última vez que o Flamengo jogou em Uberlândia foi em novembro de 2023, pelo Brasileirão, quando venceu o América-MG por 3 a 0. Agora, cerca de um ano e meio depois, os torcedores da região terão a oportunidade de ver o Mengão novamente.
JOGOS FORA DO RIO NO CARIOCA
A partida contra a Portuguesa será a sexta do Flamengo fora do Rio de Janeiro neste Carioca. As primeiras quatro rodadas marcaram um "tour" do clube pelo Nordeste, com jogos em Sergipe, Paraíba e Maranhão:
Na estreia, o Flamengo perdeu para o Boavista no Estádio Batistão, em Aracaju.
Na segunda rodada, empatou com o Madureira após estar vencendo, no Estádio Amigão, em Campina Grande.
No Maranhão, jogou duas vezes no Estádio Castelão, em São Luís, perdendo para o Nova Iguaçu e goleando o Bangu por 5 a 0.
A goleada sobre o Bangu encerrou o 'tour' pelo Nordeste e marcou o último jogo da equipe alternativa comandada por Cleber dos Santos.
AGENDA DO FLAMENGO
O time principal fará sua estreia neste sábado (25), enfrentando o Volta Redonda no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 16h30. Após a partida, o Flamengo retornará ao Rio de Janeiro para a estreia no Maracanã em 2025, contra o Sampaio Corrêa.
Antes do jogo em Uberlândia, o Mengão ainda disputará o título da Supercopa do Brasil contra o Botafogo no dia 2 de fevereiro, às 16h, no Estádio Mangueirão, em Belém.