
Futebol de Base
|
Nesta última quinta-feira (6), alguns jogadores do Palmeiras sofreram um triste episódio de racismo. A equipe paulista ia vencendo o Cerro Porteño por 3 a 0, quando Figueiredo foi alvo de um torcedor que imitou um macaco. Em seguida, Luighi também foi alvo de ofensas racistas. A situação revoltou a presidente do time paulista, Leila Pereira, que pedirá a exclusão do time rival da competição.
"Vamos requisitar a exclusão do Cerro Porteño da competição. Porque não é a primeira vez que esse clube ataca nossos atletas, nossos torcedores. Ele (árbitro) não cumpriu com uma determinação da Fifa", disparou Leila em entrevista coletiva.
FLAMENGO SE PRONUNCIA SOBRE CASO DE RACISMO NA LIBERTADORES SUB-20
Além do Palmeiras, o Flamengo, que também joga a competição, se pronunciou através de uma nota oficial. O Mais Querido repudiou as ofensas racistas contra Figueiredo e Luighi, além de pedir um posicionamento do Cerro Porteño e Conmebol.
"O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o crime de racismo sofrido pelo jogador Luighi, da Sociedade Esportiva Palmeiras, durante partida da Libertadores Sub-20 realizada ontem (06), no Paraguai. Não é o primeiro ato desse tipo e não será o último, enquanto a sociedade como um todo não entender que o racismo é crime. Esse tipo de agressão deixa marcas e dá voz a uma série de violências e desigualdades que impedem o desenvolvimento e a justiça social. Por fim, nos solidarizamos com o Luighi e mandamos todo apoio a ele nesse momento."
FLAMENGO NA LIBERTADORES
Assim como o Palmeiras, o Flamengo também já está praticamente classificado na Libertadores sub-20. Atual campeão da competição, o Rubro-Negro entra em campo nesta sexta (7), às 19h, em jogo contra o O'Higgins, do Chile.
O treinador português já teve conversas com o jovem, que ainda não se firmou no profissional e voltou a ser decisivo na base, onde segue marcando gols
|
Neste último domingo (6), o Flamengo venceu o Cuiabá, em jogo válido pelo Brasileirão sub-20, pelo placar de 3 a 0. Autor de um dos gols, Lorran tem voltado a se destacar na base do Mais Querido após passar por dias turbulentos no profissional.
Após ficar perto de uma venda ao CSKA (RUS) e de um empréstimo para o Fortaleza, o jovem voltou a atuar na base do Flamengo, que desistiu de negociar o jogador nesta janela. Em seu retorno ao sub-20, o camisa 10 soma quatro jogos, três gols e uma assistência.
Contratado para assumir a equipe sub-20 do Flamengo, o técnico português Nuno Campos pode ser um grande aliado de Lorran em sua volta por cima. Segundo informações do GE, o treinador já teve duas conversas em particular com o jovem desde que chegou ao clube em março.
Além disso, Nuno tem dito internamente que ajudará Lorran com conteúdos que talvez o atacante não tenha tido até agora em seu processo de formação. Nos diálogos com o camisa 10, o português tem procurado orientá-lo e transmitir confiança, afirmando que irá ajudá-lo a evoluir para poder voltar a brilhar no profissional.
O Flamengo entende que pode ter havido um erro de formação de Lorran na base e, por isso, ele não conseguiu se desenvolver da forma ideal para corresponder no time profissional. A decisão de mantê-lo no sub-20 faz parte do projeto da atual diretoria, que entende ser uma medida dura, mas necessária para seu desenvolvimento.
Na equipe profissional do Flamengo, Lorran soma 35 partidas, dois gols e três assistências. O jovem é considerado uma das maiores joias da base pós-Vini Jr e, nos bastidores, desde que surgiu teve seu nome especulado como alvo de clubes europeus. Além disso, com a renovação de contrato até o fim de 2029, sua multa rescisória passou a ser de 100 milhões de euros (R$ 636 milhões).
O Mais Querido contou com os tentos de Lorran, Pedro Leão e Fabiano, em partida disputada na Gávea, na tarde deste domingo (6)
|
Os Garotos do Ninho entraram em campo neste domingo (6), em confronto contra o Cuiabá, onde venceram pelo placar de 3 a 0, na Gávea. Assim, o Flamengo saiu do Z3 do Brasileirão e empatou em pontos com as equipes do G8. Os autores do gols foram Pedro Leão, Lorran e Fabiano.
A partida iniciou com o Flamengo já estreando o placar com Pedro Leão. O tento cedo não impediu o Mais Querido continuar atacando e tentando ampliar o marcador. No entanto, apesar da superioridade na posse de bola e volume de finalizações, o Rubro-Negro seguiu com o 1 a 0 até o fim da primeira etapa.
Já na volta do segundo tempo, o Flamengo continuou sendo superior ao Cuiabá, ampliando o placar mais duas vezes. O Rubro-Negro alcançou o 2 a 0 restando 10 minutos para o fim do confronto, com Lorran recebendo uma assistência de Rafa Couto. Logo depois, a equipe mato-grossense teve um jogador expulso e os Garotos do Ninho marcaram o terceiro, com Fabiano.
Com a vitória, o Mais Querido chegou a segunda vitória consecutiva, alcançando os seis pontos e saindo da 18ª colocação para a 9ª. Agora, o Rubro-Negro possui o mesmo número de jogos dos rivais e está empatado em pontos com o Athletico-PR (8º) e Internacional (7º), mas ainda está fora do G8 pelos critérios de desempate.
Assim, os Garotos do Ninho focam agora no próximo compromisso pelo Brasileirão sub-20. O Rubro-Negro encara o América-MG, na próxima quarta-feira (9), às 15h, na Gávea. Antes, a equipe enfrenta o Volta Redonda, na segunda (7), pela Copa Rio sub-20.
Com gols de Pedro Leão e Lorran, Rubro-Negro supera rival em clássico no estádio de Moça Bonita, no Rio de Janeiro e conquista pontos importantes
|
O confronto marcou o retorno do goleiro Lucão, recuperado de lesão, além de alterações nas laterais, com Wanderson e Gusttavo entre os titulares. O primeiro tempo teve boas investidas do Mais Querido, com chances criadas por Guilherme e Shola, que obrigaram a defesa tricolor a intervir.
A etapa final começou com maior volume ofensivo por parte da equipe rubro-negra. Aos 15 minutos, Pedro Leão abriu o placar após cobrança de escanteio e sobra dentro da área. Dois minutos depois, Lorran ampliou com chute de fora da área que desviou na defesa antes de balançar as redes. O Fluminense descontou aos 26 minutos, mas não conseguiu reagir.
O Flamengo volta a campo no domingo (6), às 15h, na Gávea, em duelo adiado da primeira rodada contra o Cuiabá. O confronto será oportunidade para manter o embalo e confirmar a recuperação na competição nacional da categoria.
Vale lembrar que o Lorran estava no profissional até o fim da temporada de 2024. No entanto, o treinador Filipe Luís optou em 'rebaixar' o jovem atleta para a base novamente. Lorran teve negociações travadas com Bragantino e Fortaleza, e agora, volta a se desenvolver na base do Mais Querido.