Futebol

RELEMBRE! TITE, NOVO TREINADOR DO FLAMENGO, ESTAVA À FRENTE DO CORINTHIANS NO SEU ÁPICE

Será que a Nação Rubro-Negra pode esperar por um Mundial? Tite ganhou demais com o Timão: um Paulistão, dois Brasileirões, uma Libertadores, um Mundial, e uma Recopa Sul-Americana

Tite no Corinthians / Divulgação
Tite no Corinthians / Divulgação

  |

Icon Comentário0

O novo treinador do Flamengo já foi anunciado: Tite. O técnico é um dos mais aclamados do Brasil, principalmente pelo seu trabalho com o Corinthians, nas suas duas passagens pelo clube: entre 2010 e 2013, e entre 2015 e 2016. Foram seis prêmios, sendo que três internacionais, incluindo o mais importante de todos: o Mundial de clubes. Será que a Nação Rubro-Negra pode criar expectativas de ver a mesma história se repetindo no Mais Querido?


Tite assumiu o Corinthians em 2010 faltando oito jogos para o fim do Brasileirão e fez praticamente um milagre. Isso porque o treinador conseguiu tirar o time do buraco em que estavam (sem vitórias por 10 jogos seguidos) e assegurou a terceira posição no campeonato e uma vaga para a Pré-Libertadores depois de não perder nas últimas oito rodadas. 


Em 2011, o treinador pode até ter perdido o Paulistão e ter sido desclassificado da Libertadores no início do ano, mas ele conduziu o Timão para a conquista do pentacampeonato Brasileiro. E, no ano seguinte (2012), se redimiu e levou para casa a primeira taça da história do clube da Copa Libertadores da América. Com certeza não se deve esquecer do Campeonato Mundial de 2012, em que o Corinthians derrotou o Chelsea (ING) na final!


Na temporada de 2013, os resultados foram um misto de emoções, novamente! Depois da conquista do Mundial no início do ano, o time paulista ganhou a Recopa Sul-Americana  em cima do São Paulo e o Paulistão jogando contra o Santos na final.

Contudo, além de ser eliminado pelo Boca Juniors (ARG) nas oitavas de final da Libertadores, e pelo Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil, o Timão foi tão mal no Campeonato Brasileiro que nem mesmo conseguiu uma vaga para a Libertadores de 2014. Isso desencadeou na não renovação contratual de Tite com o Alvinegro. 


O ano de 2014 foi um ano sabático. Como nos nove primeiros meses de 2022, Tite estava sem trabalho e manteve-se afastado da profissão. Inclusive, o seu nome era o favorito para assumir a Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo de 2014, de acordo com um estudo realizado pelo instituto Datafolha.

Dunga foi chamado no seu lugar e ele continuou na espera até que, no final de 2014, em dezembro, ele retornou ao comando do Corinthians para a temporada de 2015.  A 'Era Mano Menezes' em 2014 tinha sido terrível e a diretoria alvinegra decidiu convidá-lo de volta. O Paulistão foi um desastre, a Copa do Brasil terminou nas quartas de final e ficou fora do G4 no Brasileirão, tendo de ir para a Pré-Libertadores do ano seguinte.

A volta de Tite ao Corinthians não foi um sucesso completo, mas teve o seu ponto alto. O treinador foi eliminado da Libertadores, da Copa do Brasil e do Paulistão, mas conquistou o hexacampeonato Brasileiro três rodadas antes do final da competição. 

2016 foi um ano curto para Tite, já que foi demitido ainda em junho depois de ser eliminado nas oitavas de final da Libertadores e perder o Campeonato Paulista para o Audax. Mas foi o 'timing' perfeito para ele assumir o comando da Seleção Brasileira, já que, um dia antes da sua demissão (14 de junho), Dunga deixou o cargo. 

Depois disso, a jornada de Tite defendendo a 'Amarelinha' começou até terminar no final do ano passado. Apesar do fracasso na Copa do Mundo da Rússia em 2018 e na de 2022, ele conquistou a Copa América de 2019. 

As expectativas para a sua história no Flamengo estão altas, mas a realidade é que, fazer pior do que o ano de 2023 será difícil e esta foi a condição que Tite encontrou o Corinthians no final de 2014, por exemplo. 


Futebol

Gerson pode parar em gigante Inglês e BAP teme prejudicar os planos para a temporada

Liverpool (ING) deve oficializar oferta pelo Coringa em janeiro de 2025, quando abrir a janela de transferências

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Assim como o Flamengo, outros clubes seguem se movimentando no mercado. Um dos destaques do Mais Querido na temporada, Gerson é a bola da vez entre os jogadores monitorados por gigantes europeus. Isso porque, times como Real Madrid (ESP) e Liverpool (ING) têm interesse no volante.



Dessa forma, o Liverpool prepara uma proposta inicial de 25 mihões de euros (cerca de R$ 154 milhões na cotação atual) por Gerson. A equipe inglesa ainda não fez a oferta, mas a oficialização deve acontecer em janeiro, assim que a janela de transferências abrir. O jornalista Julio Miguel Neto deu a informação inicialmente.


Importante ressaltar que o novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista se manifestou sobre o assunto: “Se quisermos competir por todos os títulos, podemos chegar a quase 90 jogos na temporada. Perder peças como o Gerson pode prejudicar muito nossos planos”, afirmou Bap.

Como dito anteriormente, o Real Madrid é outro clube que tem monitorado a situação de Gerson no Flamengo. Apesar disso, o clube espanhol, que tem Vini Jr entre as estrelas, não fez nenhuma proposta e nem tem uma oferta à vista neste momento.


Em suma, Gerson curte férias bem como o restante do elenco do Flamengo. O volante e os demais jogadores rubro-negros se reapresentam em 08 de janeiro, no Ninho do Urubu, para iniciar a pré-temporada. No dia 10, a delegação do Fla embarca para os Estados Unidos, onde enfrenta o São Paulo, em amistoso, em 19 do mesmo mês.



Futebol

Zagueiro do Flamengo tem sondagens da Premier League e pode ser vendido - afirma portal

Jogador já teve seu nome ligado ao futebol europeu e considera uma mudança de ares após perda de titularidade e temporada irregular em 2024

Fabrício Bruno tem sondagens de clubes da Premier League - Foto: Reprodução
Fabrício Bruno tem sondagens de clubes da Premier League - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

A saída de Fabrício Bruno do Flamengo, que esteve próxima ao longo de 2024, pode se concretizar em breve. O zagueiro perdeu espaço no time titular com o técnico Filipe Luís, que terminou a temporada apostando na dupla Léo Ortiz e Léo Pereira. Agora, o defensor é alvo de sondagens de clubes ingleses e do Rennes, da França.


Propostas iminentes


De acordo com o portal ‘BolaVip’, equipes da Inglaterra já notificaram o Flamengo sobre o envio de propostas. Além disso, os interessados estão reunindo informações detalhadas sobre o zagueiro. Fabrício Bruno, que tem o sonho de atuar na Europa, estaria inclinado a aceitar uma transferência caso surja uma oferta vantajosa.


Por outro lado, a diretoria rubro-negra enxerga espaço para negociação. Com a possível saída de Fabrício Bruno, o clube pretende dar mais oportunidades ao jovem Cleiton, de 21 anos, que já integra o elenco profissional. No entanto, o Flamengo também deve se movimentar no mercado para reforçar o setor defensivo, caso a transferência seja confirmada. Segundo Pablo Raphael, do Gazeta do Urubu, a diretoria do Mengão só negociará o jogador se houver consenso dentro da diretoria entre a proposta e o planejamento do clube.

Carreira no Flamengo


Contratado em 2022 junto ao Red Bull Bragantino, Fabrício Bruno soma 148 jogos e seis gols com a camisa do Flamengo. Em 2024, foram 56 partidas e um gol. O defensor participou das conquistas da Libertadores (2022), Copa do Brasil (2022 e 2024) e do Campeonato Carioca (2023).

Formado na base do Cruzeiro, Fabrício Bruno se profissionalizou pelo clube mineiro antes de ser emprestado à Chapecoense. Posteriormente, retornou ao Cruzeiro e seguiu para o Red Bull Bragantino, de onde foi adquirido pelo Flamengo. Aos 28 anos, o jogador pode estar próximo de realizar seu desejo de atuar no futebol europeu.

Planejamento para 2025

A venda de Fabrício Bruno faz parte do planejamento do técnico Filipe Luís e do diretor de futebol José Boto para a próxima temporada. Com a manutenção de Léo Pereira e Léo Ortiz como titulares, a saída do defensor abre caminho para ajustes no elenco, tanto com o aproveitamento de jovens talentos quanto com possíveis contratações.



Futebol

Vítor Pereira reencontra João Gomes, que lhe causou problemas no Flamengo

Após a saída do volante, Mengão teve queda de desempenho defensivo e teve dificuldades para encontrar um substituto a sua produção em campo

Vítor Pereira reencontra João Gomes no Wolverhampton - Foto: Reprodução
Vítor Pereira reencontra João Gomes no Wolverhampton - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Após deixar o Al-Shabab, da Arábia Saudita, Vítor Pereira foi anunciado como treinador do Wolverhampton, da Inglaterra, no dia 19 de dezembro. No clube inglês, o técnico português volta a trabalhar com João Gomes, volante que marcou sua passagem pelo Flamengo e gerou desafios ao treinador no início de 2023.


Passagem conturbada pelo Flamengo


Vítor Pereira assumiu o Flamengo em janeiro de 2023, com João Gomes como um dos pilares do meio-campo rubro-negro. Contudo, menos de um mês após a chegada do treinador, o volante foi negociado com o Wolverhampton, deixando uma lacuna na equipe.


A saída de João Gomes impactou a marcação do Flamengo, algo evidente durante a temporada. Na época, Vítor Pereira reconheceu o problema, mas prometeu buscar soluções internamente:

“Um treinador é uma pessoa que tem que encontrar soluções. Eu vou tentar achar. A questão está entregue à diretoria. Nossa estratégia está pensada internamente e não pode ser pública. Vai ser tratada dentro do clube”, afirmou.


A passagem de Vítor Pereira no Flamengo foi breve e marcada por insucessos: em três meses, o treinador somou 18 jogos, com dez vitórias, sete derrotas e um empate. Nesse período, o time ficou com os vices do Campeonato Carioca, da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além de terminar o Mundial de Clubes na terceira colocação.

Desafios no Wolverhampton

Agora, no comando do Wolverhampton, Vítor Pereira tem a difícil missão de tirar a equipe da zona de rebaixamento da Premier League. A estreia do treinador foi promissora, com uma vitória de 3 a 0 sobre o Leicester.

Com João Gomes à disposição no elenco, o português enfrentará mais um grande desafio nesta quinta-feira (26), às 14h30 (horário de Brasília), contra o Manchester United. A expectativa é que a parceria entre técnico e jogador traga resultados positivos para os Wolves na luta contra o rebaixamento.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


José Boto chega neste sábado (28) no Flamengo e dará coletiva no Ninho do Urubu
Futebol

José Boto chega neste sábado (28) no Flamengo e dará coletiva no Ninho do Urubu

 

Icon Comentário0
Auxiliar de José Boto chega no Rio em Janeiro para trabalhar no Flamengo
Futebol

Auxiliar de José Boto chega no Rio em Janeiro para trabalhar no Flamengo

 

Icon Comentário0
Everton Cebolinha é o jogador que mais desfalcou o Flamengo em 2024
Futebol

Everton Cebolinha é o jogador que mais desfalcou o Flamengo em 2024

 

Icon Comentário0