Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

STJD DENUNCIA ATHLETICO-PR POR CASO DE RACISMO CONTRA TORCEDORES DO FLAMENGO

Punição para o clube paranaense pode chegar em até R$ 100 mil

Torcedor do Athletico-PR foi filmado fazendo gestos racistas. Foto: Reprodução
Torcedor do Athletico-PR foi filmado fazendo gestos racistas. Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O clima competitivo do futebol brasileiro muitas vezes ultrapassa os limites do esporte e acaba se tornando palco de atos racistas. Foi o que aconteceu na partida entre Athletico-PR e Flamengo, no dia 7 de maio, pelo Brasileirão. Durante a derrota do Fla por 1 a 2, um torcedor do time sulista imitou um macaco para a torcida rubro-negra. O caso repercutiu e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu denunciar o clube paranaense.

Apesar de grave, o Athletico-PR não corre o risco de perder pontos no Campeonato Brasileiro. Em regra, a pena de pontos de demérito só é aplicada quando o ato racista é cometido “por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade”. Dessa forma, o clube não será prejudicado na classificação, mas poderá sofrer consequências financeiras, com multas de até R$ 100 mil. Segundo informações do Globo Esporte.

Além da penalidade financeira, os torcedores responsáveis por condutas racistas também enfrentarão sérias consequências pela má conduta. Se condenado, o torcedor pode ser banido dos estádios por 720 dias ou até 2 anos, segundo a Polícia Civil.

Recentemente, outro caso de racismo também virou foco do futebol mundial. Cria do Ninho, Vinicius Júnior foi atacado pela torcida do Valencia (ESP), com ofensas racistas, durante a 35ª rodada do Campeonato Espanhol (La Liga). A partida teve uma atmosfera pesada dentro e fora de campo e o ex-Flamengo foi expulso ao tentar escapar de um “mata-leão” que recebeu do rival Hugo Duro. Com o cartão vermelho, Vini Jr foi privado do direito de jogar a próxima partida, só podendo retornar na 37ª rodada do campeonato.



Futebol

CONTA A NOVIDADE! ELENCO DO FLAMENGO É RECEBIDO COM FESTA NA CHEGADA EM SÃO PAULO

Flamengo encara o Palmeiras neste domingo (21), às 16h (horário de Brasília)

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

De olho na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o elenco do Flamengo chegou ao hotel em São Paulo no início da noite deste sábado (20). O time rubro-negro encara o Palmeiras neste domingo (21), no Allianz Parque, pelo torneio nacional.

O Flamengo desembarcou e, como de costume, contou com a presença da torcida rubro-negra em mais uma cidade. O elenco passou pelos torcedores, que recepcionaram o grupo na entrada do hotel. Pedro e David Luiz pararam para falar e dar autógrafos aos adeptos.


SITUAÇÃO DO FLAMENGO

A terceira rodada do Campeonato Brasileiro começou e o Flamengo está na liderança da competição, com seis pontos conquistados. O Internacional detém a mesma pontuação, mas o time rubro-negro é o primeiro colocado devido ao critério de desempate, que são os gols marcados.

Desse modo, o Flamengo voltou a liderar o Campeonato Brasileiro após 115 rodadas. A última vez tinha sido na 37ª rodada do torneio disputado em 2020, quando o Mengo foi campeão. Por fim, a equipe comandada pelo técnico Tite continua invicta em 2024, sendo a única entre os clubes da primeira divisão do futebol nacional.


O JOGO

O Flamengo segue focado no Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro encara o Palmeiras neste domingo (21), às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. 


Futebol

LICITAÇÃO DO MARACANÃ É RECORRIDA POR GESTORA DO MANÉ GARRINCHA, EM BRASÍLIA

Consórcio RNGD, da Arena 360, entrou com recurso para seguir na disputa pelo estádio

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A novela Maracanã ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (19). O Consórcio RNGD, da Arena 360, gestora do Mané Garrincha, entrou com recurso para seguir na disputa pelo estádio do Rio de Janeiro. O grupo alega que falta clareza ao edital elaborado pelo Governo do Estado e questiona perda de pontos no processo por conta das datas oferecidas

O Consórcio RNGD foi desclassificado por não alcançar o número mínimo de jogos previsto no edital da licitação. No entanto, a Arena 360 contesta a decisão, afirmando que as datas pertencem às Confederações, como a CBF, e não aos clubes. A empresa ressalta também que o instrumento convocatório não especifica como cada um dos concorrentes deve comprovar o número de jogos propostos e que irá cumprir o requisito de 70 partidas.


Confira, na íntegra, a nota oficial da Arena 360 sobre a licitação do Maracanã:

O consórcio RNGD, da Arena 360, entrou com recurso para seguir na disputa pelo Maracanã. O grupo alega que falta clareza ao edital elaborado pelo Governo do Estado e questiona de forma veemente a perda de pontos por conta das datas oferecidas.

Segundo a diretoria da Arena 360, as datas pertencem às Confederações, como a CBF, e não aos clubes, e ressalta que o instrumento convocatório não especifica como cada um dos concorrentes deve comprovar o número de jogos propostos. A Arena destacou em sua proposta o compromisso da realização de, no mínimo, 70 jogos.


A concorrente ressalta que o próprio edital cita a vocação do Estádio do Maracanã como o Templo Mundial do Futebol, e que a concessionária deve realizar esforços para realizar o maior número possível de jogos de futebol por ano. Além disso, afirma que, durante toda a análise das propostas, a Comissão de Licitação conduziu o trabalho sem manter contato com o consórcio, deixando de fazer diligências para esclarecimentos.

Além da Arena 360, consórcio Maracanã para Todos, formado por Vasco e WTorre, também recorreu. Apesar de ter sido habilitado à próxima fase da licitação, o concorrente alega que o processo beneficiou a dupla Flamengo e Fluminense, atual gestora do estádio e favorita para ganhar a disputa, já que a pontuação dos rivais foi muito superior às outras.


Futebol

CRIA DO FLAMENGO ESTÁ NEGOCIANDO CONTRATO COM GRANDE RIVAL CARIOCA

No final da janela de transferência, o time fez proposta ao Athletico-PR e aguarda para contratar, volante revelado no Mais Querido

Hugo Moura e Rodrigo Muniz / Divulgação
Hugo Moura e Rodrigo Muniz / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Faltando uma semana para o fim da janela de transferências, o Vasco da Gama negocia a contratação de Hugo Moura, jogador revelado no Flamengo. Cria do Ninho do Urubu, o volante de 26 anos está no Athletico-PR, e tem conversas em andamento para reforçar o clube cruzmaltino.

A informação foi publicada inicialmente pela TV Bandeirantes do Paraná, e confirmada por Venê Casagrande. O Vasco da Gama já teria formalizado a sua primeira proposta ao Athletico-PR, e oferece aproximadamente 2 milhões de euros. Hugo Moura também recebeu proposta do Grêmio, rejeitada pelos paranaenses.


O Athletico-PR ainda não respondeu as investidas, e o Vasco aguarda por uma resposta nos próximos dias. Em busca de um volante, já que Paulinho Paula e Jair sofreram graves lesões no início da temporada e ficarão fora de combate por mais alguns meses, Hugo Moura apareceu como uma das opções no mercado. Antes de avançar pelo ex-jogador do Flamengo, o Vasco da Gama já havia tentado Marlon Gomes, do Botafogo, e Emmanuel Martinez, ex-América-MG e hoje no Fortaleza, mas sem sucesso.

Volante de contenção, mas de bom passe, Hugo Moura foi revelado pelo Flamengo mas pouco jogou no time profissional rubro-negro. Depois de empréstimos para Coritiba e Lugano, em 2020 e 2021, o jogador voltou ao Mais Querido em 2022, mas partiu rumo ao Athletico-PR, inicialmente por empréstimo.


Em junho daquele ano, o clube paranaense exerceu a cláusula que garantia a compra de 50% dos direitos econômicos de Hugo Moura por 1.2 milhão de euros (6.6 milhões de reais na época). Após duas temporadas, o jogador perdeu espaço no elenco e agora pode estar de saída para o Vasco.




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

TITE DEVE "INOVAR" E MANDA DOIS TITULARES IMPORTANTES PARA O BANCO CONTRA O PALMEIRAS

 

Icon Comentário0
Futebol

JOGDOR DO AL HILAL ESPECULADO PELO FLAMENGO PODE DEFINIR LOGO SEU DESTINO

 

Icon Comentário0
Futebol

GANHANDO ESPAÇO! BRUNO HENRIQUE SERÁ TITULAR PELO TERCEIRO JOGO SEGUIDO COM TITE

 

Icon Comentário0