Futebol
|
0O clima competitivo do futebol brasileiro muitas vezes ultrapassa os limites do esporte e acaba se tornando palco de atos racistas. Foi o que aconteceu na partida entre Athletico-PR e Flamengo, no dia 7 de maio, pelo Brasileirão. Durante a derrota do Fla por 1 a 2, um torcedor do time sulista imitou um macaco para a torcida rubro-negra. O caso repercutiu e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu denunciar o clube paranaense.
Apesar de grave, o Athletico-PR não corre o risco de perder pontos no Campeonato Brasileiro. Em regra, a pena de pontos de demérito só é aplicada quando o ato racista é cometido “por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade”. Dessa forma, o clube não será prejudicado na classificação, mas poderá sofrer consequências financeiras, com multas de até R$ 100 mil. Segundo informações do Globo Esporte.
Além da penalidade financeira, os torcedores responsáveis por condutas racistas também enfrentarão sérias consequências pela má conduta. Se condenado, o torcedor pode ser banido dos estádios por 720 dias ou até 2 anos, segundo a Polícia Civil.
Recentemente, outro caso de racismo também virou foco do futebol mundial. Cria do Ninho, Vinicius Júnior foi atacado pela torcida do Valencia (ESP), com ofensas racistas, durante a 35ª rodada do Campeonato Espanhol (La Liga). A partida teve uma atmosfera pesada dentro e fora de campo e o ex-Flamengo foi expulso ao tentar escapar de um “mata-leão” que recebeu do rival Hugo Duro. Com o cartão vermelho, Vini Jr foi privado do direito de jogar a próxima partida, só podendo retornar na 37ª rodada do campeonato.
Carrillo admite superioridade do Mengão e afirma que placar poderia ser pior
|
0O Corinthians foi derrotado pelo Flamengo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (2), em partida válida pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, disputada no Maracanã. Apesar do revés, os próprios jogadores do Timão reconheceram que o placar poderia ter sido mais desfavorável, dado o domínio do Mengão durante boa parte do confronto.
O peruano Carrillo, que chegou recentemente ao Corinthians e é um dos atletas mais experientes do elenco, comentou sobre a partida logo após o apito final. Para ele, o time paulista teve sorte em sair do Maracanã com apenas um gol sofrido.
“Eles controlaram o jogo com o estádio lotado, conseguiram se impor e foram superiores. Temos que ter consciência que, por sorte, só tomamos um gol. Temos condições de reverter o resultado. Não é positivo, viemos com a mentalidade de ganhar, mas acho que é possível mudar o cenário no próximo jogo”, afirmou o jogador, confiante na possibilidade de reverter o placar no duelo de volta.
GOLEIRO DO CORINTHIANS DESTACA A SOBREVIVÊNCIA NA SEMIFINAL
Além de Carrillo, o goleiro Hugo Souza também reconheceu a superioridade do Mais Querido no embate. Para o arqueiro, o Corinthians "saiu vivo" do Maracanã, graças à boa atuação defensiva, mas com a consciência de que será necessário um grande desempenho na partida de volta para tentar a classificação à final da Copa do Brasil.
PRÓXIMO DESAFIO DO MENGÃO
Agora, o Flamengo já se prepara para o próximo confronto pelo Campeonato Brasileiro. A equipe entra em campo no sábado (5), às 19h, contra o Bahia, em jogo válido pela 29ª rodada, que será disputado na Arena Fonte Nova.
O técnico do Mais Querido estreou com o pé direito nesta ultima quarta-feira (2)
|
0A noite desta quarta-feira (2), marcou a estreia de Filipe Luís como novo técnico da equipe principal do Flamengo. Com apenas dois dias comandando o Rubro-Negro, o time surpreendeu a torcida, já que jogou de forma ofensiva. Após o confronto contra o Corinthians, o novo comandante comentou sobre ter pedido aos atletas para pressionar bastante o rival.
"O que eu peço aos meus jogadores não é fácil, pressionar 90 minutos não é fácil. E eu quero tentar, porque eu sei que dar, porque eu já fiz. Os problemas físicos vão acabar acontecendo, mas é um risco que eu quero correr. Sou privilegiado de ter um elenco desse na mão", disse.
POUCO TEMPO PARA TREINOS
Filipe Luís deseja deixar o Flamengo ainda mais ofensivo, já que tem jogadores de qualidade. Porém, o novo comandante rubro-negro sofre com o pouco tempo para trabalhar, já que no próximo sábado (5) tem o jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão.
Porém, logo após a partida contra a equipe baiana, o Mais Querido terá um tempo de descanso. Isso porque, o calendário do futebol brasileiro terá uma pausa por conta da Data FIFA, que está programada para os dias 6 e 15 de outubro. Assim, Filipe Luís terá tempo para preparar o time da sua maneira.
FOCO NO PRÓXIMO JOGO
Agora, Filipe Luís prepara a equipe rubro-negra para o confronto contra o Bahia, no sábado (5). O Mais Querido visita os baianos para a disputa da 28º rodada do Brasileirão. O Flamengo precisa vencer para permanecer no G-4.
Ex-lateral faz estreia promissora e imprensa internacional elogia sua atuação
|
0Com uma carreira de destaque na Europa, a estreia de Filipe Luís como treinador do Flamengo teve grande repercussão internacional. A vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, já refletiu as mudanças táticas implementadas pelo ex-lateral. A imprensa espanhola, especialmente o diário As, destacou o bom início de Filipe como treinador da equipe principal.
"Filipe Luís surpreende o Brasil", foi o título de uma das manchetes do veículo. O jornal ressaltou a importância da vitória, atribuída ao gol de Alex Sandro, e destacou o retorno de Gabigol à equipe como uma das principais decisões do novo técnico. "Sua estreia não poderia ter sido melhor", enfatizou o As.
f
CARREIRA COMO TREINADOR E PROMOÇÃO RÁPIDA NO MENGÃO
Filipe Luís iniciou sua trajetória como técnico no início de 2024, quando assumiu o time sub-17 do CRF. Em junho, subiu para o comando da equipe sub-20, após a saída de Mario Jorge para um clube na Arábia Saudita. Em outubro, após a demissão de Tite, Filipe foi promovido à equipe principal, algo que ele já almejava desde os tempos em que atuava como jogador.
A velocidade com que atingiu a posição de treinador do time profissional surpreendeu a imprensa estrangeira. A "rapidez" com que Filipe chegou ao posto de treinador principal foi apontada pelo As como um fator inesperado. Apesar de ser anunciado como interino no início, Filipe Luís já tem contrato com o CRF até dezembro de 2025, mesmo com as eleições do clube marcadas para este ano.
PRÓXIMOS DESAFIOS
Com a vantagem no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, o Flamengo já foca em seus próximos compromissos. O Mais Querido enfrentará o Bahia no sábado (5), às 19h, na Arena Fonte Nova, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.