
FlaBasquete
|
Na noite desta sexta-feira (18), Flamengo e Franca se enfrentam em jogo válido pela semifinal da Champions League Américas (BCLA). O confronto coloca frente a frente duas equipes que protagonizaram a maior rivalidade do basquete brasileiro nas últimas temporadas. Assim, o técnico Sérgio Hernández, do Mais Querido, e Helinho, da equipe rival, projetaram o duelo de logo mais.
Nesta última quinta-feira (17), treinadores e capitães dos times participaram de uma coletiva de imprensa para promover a partida. Assim, Helinho começou afirmando que utilizará todo o repertório tático que adquiriu ao longo da temporada para tentar vencer o Flamengo.
É muito estratégico...
"Durante um trabalho de uma temporada, você vai adquirindo repertório técnico e tático ao longo dos dias, das semanas, dos meses. E quando você chega numa competição como essa, você tem todo aquele repertório que você adquiriu ao longo desses meses para colocar em prática. Mudanças táticas todas as equipes têm, todos os técnicos têm, e vai depender muito daquilo que vai acontecendo durante o jogo", disse, antes de finalizar:
"É muito estratégico, mas é claro que as equipes já têm o repertório traçado. Do jogo, 80% já está traçado e eventuais mudanças que vão ocorrendo. Talvez isso seja uma das coisas mais legais que aconteçam no basquete e gere essa paixão toda que tem o basquete ao redor do mundo, por ser um dos esportes mais vistos do mundo todo."
Flamengo e Franca disputaram quatro jogos na atual temporada, com duas vitórias para cada lado. No entanto, Sérgio 'Oveja' destaca que Helinho só enfrentou o Mais Querido sob sua liderança uma vez e possui muito mais experiência contra a equipe De Gustavo De Conti.
"O problema é que os jogos anteriores, a maioria contra o Gustavinho (Gustavo de Conti). Então, agora ele tem um problema. Não sabe se vão fazer as coisas que o Gustavo fazia. A verdade é que respeitei a bagagem táctica que tinha com o Gustavo, porque o time estava sentindo cômodo com isso, mas mudei algumas coisas", disse o técnico argentino antes de completar destacando que implementou algumas mudanças na equipe rubro-negra.
"A primeira vez que ele jogou contra o Flamengo dirigido por Sergio Hernández foi há dois dias. Então, com segurança, ele viu coisas diferentes, e ele tem que pegar algumas coisas desse jogo e algumas dos anteriores. Não é a mesma equipa de três meses atrás."
"Normalmente a identidade não muda, mas, sim, tem coisas que são diferentes. A estratégia, a tática e a identidade são coisas diferentes. Parecem o mesmo, mas não são. Então, você vai mudando algumas táticas, e aí é como um jogo de xadrez. Você tem que ir adaptando cada coisa, mas são dois times que já se conhecem muito bem, especialmente os jogadores", completou Sergio.
Assim, Flamengo e Franca se enfrentam na noite desta sexta-feira (18), em jogo válido pela semifinal da Champions League Américas. O confronto terá início às 21h10, no Maracanãzinho. Antes, Instituto Córdoba e Boca Juniors fazem a outra semifinal, às 18h10, no mesmo local.
A nova fase será disputada em série melhor de cinco a partir desta sexta-feira (9); o Flamengo estreia no sábado (10), contra o Corinthians
|
Na tarde do último domingo (4), foram definidos os playoffs das quartas de final do NBB 2024/25, após a classificação do Pinheiros diante do Unifacisa no jogo cinco das oitavas.
Desse modo, a equipe paulista se juntou ao Minas, Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Bauru e Franca, que já estavam classificados com antecedência.
A série de quartas de final será disputada em melhor de cinco partidas, assim como as oitavas, já a partir desta sexta-feira (8). A equipe de melhor campanha começa jogando fora, depois faz dois jogos seguidos em casa. O quarto duelo, caso necessário, ocorre na casa do clube com pior campanha. Já o quinto e decisivo confronto terá como mandante quem tem o melhor desempenho.
Minas (1º) x Vasco (8º)
Jogo 1: 9 de maio, sexta, 20h: Vasco x Minas – São Januário (sportv)
Jogo 2: 12 de maio, segunda, 19h: Minas x Vasco – Arena UniBh (sportv)
Jogo 3: 14 de maio, quarta, 19h: Minas x Vasco – Arena UniBh (sportv)
Jogo 4 (se necessário): 17 de maio, sábado, 13h: Vasco x Minas – a definir (sportv)
Jogo 5 (se necessário): 20 de maio, terça, 19h: Minas x Vasco – Arena UniBh (sportv)
Bauru (5º) x São Paulo (13º)
Jogo 1: 9 de maio, sexta, 20h30: São Paulo x Bauru – Morumbi (YouTube NBB)
Jogo 2: 12 de maio, segunda, 19h30: Bauru x São Paulo – Panela de Pressão (UOL)
Jogo 3: 14 de maio, quarta, 21h: Bauru x São Paulo – Panela de Pressão (ESPN)
Jogo 4 (se necessário): 17 de maio, sábado, 17h: São Paulo x Bauru – Morumbi (Cultura)
Jogo 5 (se necessário): 20 de maio, terça, a definir: Bauru x São Paulo – Panela de Pressão (a definir)
Chaveamento 2 (os times da esquerda têm melhor campanha)
Flamengo (2º) x Corinthians (10º)
Jogo 1: 10 de maio, sábado, 11h: Corinthians x Flamengo – Wlamir Marques (ESPN)
Jogo 2: 13 de maio, terça, 20h15: Flamengo x Corinthians – Tijuca (ESPN)
Jogo 3: 15 de maio, quinta, 18h30: Flamengo x Corinthians – Tijuca (YouTube NBB)
Jogo 4 (se necessário): 18 de maio, domingo, a definir: Corinthians x Flamengo – Wlamir Marques (a definir)
Jogo 5 (se necessário): 21 de maio, quarta, a definir: Flamengo x Corinthians – Tijuca (a definir)
Franca (3º) x Pinheiros (6º)
Jogo 1: 10 de maio, sábado, 15h: Pinheiros x Franca – Henrique Villaboim (TV Cultura)
Jogo 2: 13 de maio, terça, 19h: Franca x Pinheiros – Pedrocão (YouTube NBB)
Jogo 3: 15 de maio, quinta, 20h: Franca x Pinheiros – Pedrocão (YouTube NBB)
Jogo 4 (se necessário): 18 de maio, domingo, a definir: Pinheiros x Franca – Henrique Villaboim (a definir)
Jogo 5 (se necessário): 21 de maio, quarta, a definir: Franca x Pinheiros - Pedrocão (a definir)
Assim, o Flamengo estreia nas quartas de final do NBB no próximo sábado (10), às 11h, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. O Mais Querido irá em busca de mais um título da competição nacional.
O Mais Querido encara a equipe paulista nesta próxima fase da competição, onde busca o oitavo título do torneio nacional; primeiro jogo será no dia 10 de maio
|
Após garantir vaga nas quartas de finais do NBB, o Flamengo encara agora o Corinthians em série melhor de cinco. Assim, o Orgulho da Nação visita a equipe paulista no próximo sábado (10), pelo primeiro confronto da competição.
Segundo o regulamento do NBB, tanto nas quartas quanto nas semifinais e final, os jogos serão disputados em séries melhor de cinco. Destacando que o Flamengo avançou após superar em 3 a 1 o Caxias do Sul nas oitavas de final do torneio nacional. Já o Corinthians venceu o União Corinthians.
Assim, o segundo confronto entre Flamengo e Corinthians acontecerá na terça-feira (13), às 20h15, no Rio de Janeiro. A série segue com o terceiro jogo na quinta-feira (15), também Rio, às 18h30. Caso necessário, o quarto duelo será no dia 18 de maio (domingo), com horário a ser definido, em São Paulo.
Já o jogo cinco da série está previsto para o dia 21 de maio (quarta-feira), também com horário a ser definido. Campeão da Copa Super 8 e da Champions League das Américas (BCLA), o Mais Querido busca completar o calendário nacional com o título do NBB.
Na atual temporada, o Flamengo busca o oitavo título do NBB. Lembrando que a última conquista aconteceu na temporada 2020/21, quando o Rubro-Negro derrotou o São Paulo por 3 a 0 na decisão. Além disso, o Mais Querido também levantou o troféu em outras seis ocasiões: 2008/09, 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2018/19.
Com a vaga garantida, o Corinthians será o adversário do time rubro-negro nas quartas do Novo Basquete Brasil; datas ainda serão divulgadas pela liga
|
A equipe do Flamengo conheceu neste sábado (3) o adversário que enfrentará nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Será o Corinthians, que confirmou a classificação após vencer o União Corinthians por 79 a 72, encerrando a série melhor de cinco em 3 a 1. O embate entre as equipes ainda não tem datas definidas pela organização do campeonato.
Apesar de um início desfavorável, com desvantagem de 18 pontos no primeiro quarto (26 a 8), o Corinthians se reergueu na partida e virou o placar ainda no segundo período, fechando em 41 a 36. O confronto seguiu equilibrado, com o União Corinthians retomando a liderança no terceiro quarto, mas os paulistas se impuseram no último período e selaram a vitória por 79 a 72.
Melvin Johnson foi o principal nome do Corinthians na partida, contribuindo com 22 pontos. Já o destaque individual da noite veio da equipe eliminada: Duane Johnson anotou 23 pontos pelo União e foi o cestinha do jogo. A atuação do alvinegro garantiu a classificação e prepara o cenário para o confronto contra o Mais Querido nas quartas.
Com a classificação do Corinthians, cinco equipes já têm presença assegurada nas quartas: Flamengo, Franca, Minas, Vasco e agora o Alvinegro. Os duelos começam a tomar forma. O Franca aguarda o vencedor entre Unifacisa e Pinheiros, enquanto Minas e Vasco fazem confronto direto. Do outro lado da chave, os classificados São Paulo ou Brasília e Bauru ou Paulistano definirão os últimos emparelhamentos.
Campeão da Copa Super 8 e da BCLA, o Flamengo segue em busca do título do NBB para completar a temporada perfeita no basquete nacional. Antes de sonhar com a final, terá que passar pelo Corinthians nas quartas de final, em série novamente definida em melhor de cinco jogos.