
Futebol
|
Clichês à parte, o Flamengo de 2023 está em outro patamar e não mais no topo. Há uma chance de atenuar a temporada ruim com o título da Copa do Brasil, e a principal esperança pelo penta é o "iluminado" Bruno Henrique, um dos maiores ídolos da história do clube e atleta que vive grande fase após superar gravíssima lesão.
Em entrevista exclusiva à TV Globo, Bruno foi perguntado se uma eventual conquista contra o São Paulo "deixaria tudo normal" novamente no Flamengo. Sincero, reconheceu que não e disse enxergar a possibilidade de ser campeão como uma oportunidade de zerar processos e de se recalcular rotas para devolver o Rubro-Negro ao posto de melhor time do país.
"Normal não vai ficar, né (risos)? Porque é um título que a gente quer e que (o desejo de conquistá-lo) vem de outros que a gente não conquistou. Trazendo esse título, isso pode ser um divisor de águas. Que seja uma porta para a gente no ano que vem traçar novos objetivos, traçar tudo do zero e traçar tudo alinhado para poder conquistar tudo o que a gente disputar em 2024", disse o atacante.
O assunto "renovação de contrato" não entrou em pauta por Flamengo e Bruno Henrique estarem concentrados unicamente nas partidas decisivas contra o São Paulo, mas o atacante deu esperanças aos rubro-negros ao fazer projeções sobre 2024. De volta à atual temporada, BH foi convidado a escolher uma palavra para definir a volta por cima em altíssimo nível depois de derrotar dores que o tiraram de ação por 10 meses. Não pensou duas vezes para escolhê-la.
"Iluminado. Sou um cara muito iluminado. Já passei por diversas situações em que não desisti. A palavra que deixo sobre minha pessoa é iluminado", concluiu o camisa 27.
Time de Filipe Luís alcança números impressionantes em 2025 que colocam o Mengão em lista restrita entre participantes do torneio
|
A estreia do Flamengo no Mundial de Clubes está marcada para a próxima segunda-feira (16), contra o Espérance de Tunis (TUN), às 22h (horário de Brasília), na Filadélfia. E o time de Filipe Luís chega à competição com um dos ataques mais produtivos do torneio, além de ser uma das equipes mais pressionantes do mundo.
Com 68 gols marcados em 2025, o Flamengo tem o melhor ataque entre os clubes brasileiros e o quinto melhor entre os 32 participantes do Mundial. Apenas PSG (91), Al-Hilal (81), Real Madrid (79) e Benfica (74) balançaram as redes mais vezes que o Rubro-Negro na temporada.
Artilheiro do Flamengo no ano, Arrascaeta é peça-chave na engrenagem ofensiva da equipe. O camisa 10 soma 12 gols e seis assistências em 2025, sendo também o principal goleador do Campeonato Brasileiro, com nove tentos.
O Flamengo estreia no Grupo D contra o Espérance, no dia 16. Depois, encara o Chelsea (ING) em 20 de junho, novamente na Filadélfia. A fase de grupos será encerrada diante do Los Angeles FC (EUA), no dia 24, em Orlando.
Líder do Brasileirão com 24 pontos, o time de Filipe Luís também está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores. O bom momento embala a equipe na busca pelo inédito título do novo formato do Mundial de Clubes.
Mengão comprou terreno na zona portuária para a construção de sua arena própria, mas a remoção de toxicidades na área atrapalha obra
|
O projeto do Flamengo para construir seu estádio no terreno do antigo Gasômetro, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, sofrerá um atraso significativo. Segundo o arquiteto Fabrício Chicca, do canal “Mundo na Bola”, será necessário um período mínimo de dois anos para a descontaminação total do solo — impedindo qualquer avanço nas obras nesse intervalo.
Fabrício Chicca sobre estádio do Flamengo no Gasômetro: A gestão anterior não levou a contaminação a sério
A informação representa um entrave importante ao cronograma inicial, que previa a inauguração do estádio em 2029, conforme estimativa da antiga gestão do clube, presidida por Rodolfo Landim. Chicca destacou que a contaminação do terreno já era conhecida, mas foi subestimada pelos antigos dirigentes.
“A gestão anterior não levou a contaminação a sério, apesar de informações públicas já indicarem um risco maior do que o divulgado na época”, afirmou o arquiteto. Enquanto o processo de limpeza estiver em andamento, nenhuma outra intervenção poderá ser realizada na área.
Apesar do impacto no cronograma, o especialista vê uma oportunidade positiva. Para Chicca, os 24 meses de espera permitirão ao Flamengo aperfeiçoar o projeto, realizar concursos de arquitetura e organizar uma concorrência mais eficiente para a execução da obra.
“O Flamengo terá mais tempo para aprimorar o projeto, realizar concursos de arquitetura e concorrências de construção, o que pode diminuir o custo final da obra”, completou Fabrício Chicca. O tempo extra, segundo a análise, também pode ser determinante para o clube alcançar um objetivo ambicioso: construir o estádio mais impactante do mundo em termos de atmosfera e identidade — o chamado “maior caldeirão do planeta”.
Enquanto nos bastidores o Flamengo se move pelo projeto do estádio, no campo, o time se prepara para a estreia no Mundial de Clubes da FIFA. O Mengão terá seu primeiro compromisso pela competição nesta segunda-feira (16) às 22h (horário de Brasília) diante do Espérance de Tunis, da Tunísia.
Foram 08 horas e 35 minutos de voo. A chegada foi no Aeroporto Internacional de Atlantic City, que fica na cidade turística litorânea de Nova Jersey
|
O Flamengo chegou aos Estados Unidos para a disputa do Mundial de Clubes. A equipe rubro-negra anunciou a chegada às 9h43 (horário de Brasília) desta quinta-feira (12). Cabe lembrar que a delegação embarcou para Atlantic City em voo fretado por volta de 23h (de Brasília) dessa quarta (11).
Foram 08 horas e 35 minutos de voo. A chegada foi no Aeroporto Internacional de Atlantic City, que fica na cidade turística litorânea de Nova Jersey. Na sequência, a delegação se deslocará por cerca de 19 minutos até Two Convention Boulevard. Lá, o Flamengo ficará hospedado no Sheraton Atlantic City Convention.
Inicialmente, o centro de treinamento rubro-negro será na Universidade de Stockton. Inclusive, ainda nesta quinta-feira (12), às 17h (horário de Brasília), Filipe Luís comanda a primeira atividade em solo norte-americano. Ao todo, o Flamengo ainda terá quatro dias para se preparar para estreia do Mundial de Clubes.
O Flamengo inicia a trajetória no Mundial de Clubes na próxima segunda-feira (16), contra o Esperánce de Tunis (TUN). A partida acontece às 22h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field. Além disso, quatro dias depois, o time de Filipe Luís enfrenta o Chelsea (ING), às 15h (de Brasília), no mesmo estádio. Por fim, o Mengão encerra a fase de grupos diante do Los Angeles FC (EUA), no Camping World Stadium, em Orlando.